A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Psicologia Histórico Cultural: origens e pressupostos gerais Lígia Márcia Martins UNESP-SP.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Psicologia Histórico Cultural: origens e pressupostos gerais Lígia Márcia Martins UNESP-SP."— Transcrição da apresentação:

1 Psicologia Histórico Cultural: origens e pressupostos gerais Lígia Márcia Martins UNESP-SP

2 Lev Semenovich Vigotski ( ) Graduado em Direito, História, Literatura e posteriormente em Medicina. Professor de literatura e psicologia em Gomel ( ) Instituição, em 1924, do trio Vigotski, Luria ( ) e Leontiev ( ) Professor de Psicologia e Pedagogia no Instituto de Psicologia de Moscou ( ) Criador do Instituto de Defectologia e diretor do departamento de Educação para deficientes Físicos e Mentais. Obras suspensas na União Soviética de 1936 a 1956!

3 Teoria Histórico Cultural – L.S. Vigotski Fundamentos Epistemológicos: Vigotski: *crítica à psicologia tradicional, (a-histórica, cartesiana, lógico formal). *mudança metodológica radical. (“O significado histórico da crise da psicologia”). Contrapondo-se ao a-historicismo: Materialismo Histórico Contrapondo-se à lógica formal: Materialismo Dialético

4 Materialismo Histórico Dialético (Karl Marx e Friedrich Engels) Materialismo Histórico: núcleo teórico da epistemologia marxiana. Materialismo Dialético: instrumento gnosiológico para a apreensão do real em sua historicidade (método) Fundamentos da Crítica Vigotskiana à psicologia tradicional.

5 Centralidade das Críticas à Psicologia Tradicional: Homem como ser naturalmente determinado. Sociedade como meio ao qual o homem deva adaptar-se por força das circunstâncias. Unilateralidade individual do psiquismo: naturalização das diferenças.

6 Concepção hegemônica de Desenvolvimento: O desenvolvimento é considerado uma sucessão universal e natural de etapas (Piaget). O ensino edifica-se em níveis de desenvolvimento já alcançados. As situações sociais (entre elas, as de aprendizagem sistematizada) acionam, pela via da maturação, os mecanismos que sustentam a relação individuo\ambiente.

7 Desenvolvimento Humano e Apropriação da Cultura Natureza social do homem: Processos interpessoais transmutam-se, por internalização, em processos intrapessoais “lei genética geral do desenvolvimento”. Subjetivação do objetivo e objetivação do subjetivo. Internalização de signos.

8 Signos:*portadores reais da cultura humana. *“instrumentos” psicológicos. Instrumento (Marx): o homem se serve de coisas para fazê-las atuar como forças sobre outras coisas. Instrumento (Vigotski): o homem cria “instrumentos” para agir sobre o psiquismo do outro, e, como ele próprio é um “outro”, sobre si mesmo.

9 Portanto: Instrumentos / Signos Mediação Mediação: interposição que provoca transformações

10 Psiquismo Humano: sistema interfuncional complexo. Desenvolvimento mediado pela cultura: confronto entre formas primitivas e formas culturais de comportamento. “Evolução por Revolução”: contradições internas entre fatores naturais e sociais. Superação das Funções Psicológicas Elementares em direção às Funções Psicológicas Superiores = Aprendizagem.

11 Inversão da ordem de condicionabilidade entre Desenvolvimento e Aprendizagem: Aprendizagem precede o desenvolvimento para poder orientá-lo. O bom ensino se adianta ao desenvolvimento para poder promovê-lo: zona de desenvolvimento real e área do desenvolvimento iminente.

12 Em Suma: em sua breve existência Vigotski produziu cerca de 200 artigos científicos, deixando em legado que norteou os trabalhos de seus companheiros de equipe – Luria e Leontiev - e demais continuadores (Elkonin, Davídov, Galperin, dentre outros).


Carregar ppt "Psicologia Histórico Cultural: origens e pressupostos gerais Lígia Márcia Martins UNESP-SP."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google