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Fundamentos do Comportamento Organizacional nas Empresas Prof a : Martha Izaura do Nascimento MBA SERVIÇOS DE TELECOMUNICAÇÕES ESPECIALIZAÇÃO EM COMUNICAÇÕES.

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1 Fundamentos do Comportamento Organizacional nas Empresas Prof a : Martha Izaura do Nascimento MBA SERVIÇOS DE TELECOMUNICAÇÕES ESPECIALIZAÇÃO EM COMUNICAÇÕES MÓVEIS FUNDAMENTOS DO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

2 Fundamentos do Comportamento Organizacional nas Empresas Prof a : Martha Izaura do Nascimento Profa. Martha Izaura do Nascimento Psicóloga graduada pela Universidade Santa Úrsula (1977), especialista em psicopedagogia institucional e clínica; Mestre em Educação na área de ensino-aprendizagem, desenvolveu atividade de pesquisa (1989 a 1994) na Universidade Estácio de Sá; Apresentou pesquisa no Congresso Brasileiro de Psicopedagogia e no Encontro de Pesquisa Educacional do Rio de Janeiro; Desenvolve atividades na área de psicologia clínica com crianças e adolescentes com dificuldades de aprendizagem e desempenha atividade docente em Cursos de Pós- Graduação em Psicopedagogia e em cursos de reciclagem com educadores.

3 Fundamentos do Comportamento Organizacional nas Empresas Prof a : Martha Izaura do Nascimento Era da Consciência 2001 MUDANÇAS  Crise Paradigmática (de Percepção)  Rupturas nos contextos sociais, culturais, tecnológicos e institucionais Era da Agricultura Era Industrial Era da Informação

4 Fundamentos do Comportamento Organizacional nas Empresas Prof a : Martha Izaura do Nascimento  As mudanças paradigmáticas precisam ser analisadas em uma perspectiva histórica. O sujeito tem uma história pessoal, construída por relações sociais.  Três contribuições foram decisivas para mudar o mundo da Idade Média: Copérnico derrubou o paradigma de que a terra era o centro do universo; Newton, com as leis da Física, conceituou o Universo como uma grande máquina regido por leis eternas e precisas; Descartes com o “ Penso, logo existo”.DEFINIÇÃO PARADIGMAS CIENTÍFICOS

5 Fundamentos do Comportamento Organizacional nas Empresas Prof a : Martha Izaura do Nascimento  A cisão entre corpo e mente (pensamento cartesiano) influencia até hoje a civilização ocidental, em que o enfoque dominante (enfoque industrial) coloca o homem dominando a natureza, explorando e utilizando-a segundo suas conveniências.  Outra conseqüência foi a fragmentação das áreas do conhecimento.  Quem planeja não executa e vice-versa.  Nas organizações: hierarquia com muitos níveis, linhas de produção, cargos especializados, divisão clara entre atribuições gerenciais e atribuições de execução. PARADIGMAS CIENTÍFICOSDEFINIÇÃO

6 Fundamentos do Comportamento Organizacional nas Empresas Prof a : Martha Izaura do Nascimento DEFINIÇÃO  São modelos, crenças, guias que ajudam a estruturar a forma de pensar e agir. Interfere no nosso comportamento.  Os paradigmas muitas vezes são “invisíveis“ para nós, criando caminhos e rotinas de pensamento que eliminam sumariamente tudo que não se encaixa no referencial pré- estabelecido.  Estar travado num paradigma inadequado pode ser absolutamente fatal para as pessoas e para as empresas. PARADIGMAS

7 Fundamentos do Comportamento Organizacional nas Empresas Prof a : Martha Izaura do Nascimento  A relação homem-máquina desperta preocupações e estudos científicos que apontam a emergência de uma mudança de foco — o relacionamento humano. MUDANÇAS NO TEMPO

8 NOVOS CENÁRIOS TURBULENTOINCERTORUPTURAESCASSEZCOMPETÊNCIASESTÁVELPREVISÍVELCONTINUIDADEABUNDÂNCIA HABILIDADES SURGE O NOVO PARADIGMA

9 Fundamentos do Comportamento Organizacional nas Empresas Prof a : Martha Izaura do Nascimento  Teoria dos Sistemas. (Ludwig Von Bertalanffy)  Cibernética. (Norbert Wiener)  Noção de complexidade. (Edgard Morin)  Teorias de auto-regulação. (Henry Atlan)  Caos. (Edward Lorentz)  Transdisciplinaridade. (Piaget) NOVAS FORMAS DE PENSAR A REALIDADE O homem retoma a dimensão espiritual, amplia sua visão a partir de múltiplas experiências culturais que exigem sistemas educacionais inovadores e atitudes mentais holísticas. PARADIGMA PÓS-MODERNO SISTEMAS ABERTOS

10 Fundamentos do Comportamento Organizacional nas Empresas Prof a : Martha Izaura do Nascimento CONDICIONANTES DO MERCADO COORPORATIVO Autoconhecimento – conhecimento do outro Ideologias culturas Sensibilidade Relatividade Transparência TEMPO DE CONVERGIR CONGRUÊNCIA PARADIGMA HOLÍSTICO, ECOLÓGICO OU SISTÊMICO MUDANÇAS PARADIGMÁTICAS

11 Fundamentos do Comportamento Organizacional nas Empresas Prof a : Martha Izaura do Nascimento Quatro Perigos de Tempos Imprevisíveis. MUDANÇAS PARADIGMÁTICAS  Falha na execução  Crise de confiança  Perda do foco  Medo disseminado FONTE:Resultados Previsíveis em Tempos Imprevisíveis. Stephen R. Covey.

12 Fundamentos do Comportamento Organizacional nas Empresas Prof a : Martha Izaura do Nascimento Quatro Perigos de Tempos Imprevisíveis. MUDANÇAS PARADIGMÁTICAS  Falha na execução Você entendeu a crise. Você tem a sua estratégia. Agora a pergunta é: sua equipe pode executá-las? Ela o fará?

13 Fundamentos do Comportamento Organizacional nas Empresas Prof a : Martha Izaura do Nascimento Quatro Perigos de Tempos Imprevisíveis. MUDANÇAS PARADIGMÁTICAS  Crise de confiança: Os níveis de confiança caem em tempos incertos. Os mercados de ações desabam devido às crises de segurança. Em uma estrada insegura e cheia de buraco todo mundo tira o pé do acelerador.

14 Fundamentos do Comportamento Organizacional nas Empresas Prof a : Martha Izaura do Nascimento Quatro Perigos de Tempos Imprevisíveis. MUDANÇAS PARADIGMÁTICAS  Perda do Foco: Você tem poucos recursos, pouco pessoal e mais confusão. As pessoas tentam fazer dois ou três trabalhos ao mesmo tempo. Uma pessoa tentando fazer dois trabalhos tem a metade do foco de uma pessoa fazendo um e metade da probabilidade de fazer bem qualquer coisa.

15 Fundamentos do Comportamento Organizacional nas Empresas Prof a : Martha Izaura do Nascimento Quatro Perigos de Tempos Imprevisíveis. MUDANÇAS PARADIGMÁTICAS  Medo disseminado: A recessão econômica causa recessão psicológica. As pessoas têm medo de perder seus empregos, fundos de previdência ou até mesmos seus lares.  Medo se acumula.  Há perda de foco e do empenho também.

16 Fundamentos do Comportamento Organizacional nas Empresas Prof a : Martha Izaura do Nascimento  Para Peter Drucker (1989), em vez de uma nova ordem, temos uma nova desordem mundial, e por quanto tempo ainda não sabemos.  O mundo está vivendo um processo de grandes transformações profundas e aceleradas; tudo se modifica a cada dia.  “A única coisa imutável no mundo de hoje é a Mudança”. CONSEQÊNCIAS CONSEQÜÊNCIAS MUDANÇAS PARADIGMÁTICAS

17 Fundamentos do Comportamento Organizacional nas Empresas Prof a : Martha Izaura do Nascimento  Empresa voltada para o cliente.  Equilíbrio entre resultados/pessoas/inovações.  Unidades de negócio pequenas, ágeis e flexíveis.  Estrutura achatada, com poucos níveis hierárquicos.  Profissionais exigindo qualidade de vida no trabalho (QVT).  Inovativa, empreendedora.  RH descentralizador e apoiador.  Gerência da turbulência mais prioritária do que gerência da eficiência.ORGANIZAÇÃO NOVOS PARADIGMAS EMPRESARIAIS

18 Fundamentos do Comportamento Organizacional nas Empresas Prof a : Martha Izaura do Nascimento  Uma questão de competitividade/sobrevivência.  Lidar com as questões humanas de forma inclusiva, ampla e planejada gera um diferencial competitivo para as organizações.  As atuais teorias que abordam processos de mudança organizacional apontam que a estratégia mais efetiva não é a que muda as “coisas” para mudar as pessoas, senão as que mudam as “pessoas” que mudam as coisas (Lima, 2003). MOTIVAÇÕES PARA MUDAR NOVOS PARADIGMAS EMPRESARIAIS

19 Fundamentos do Comportamento Organizacional nas Empresas Prof a : Martha Izaura do Nascimento  Buscar uma nova organização em que os interesses de cada um dos seus participantes possam convergir harmoniosamente.  Uma empresa que atenda melhor seus clientes, colaboradores, acionistas, fornecedores, parceiros e a comunidade em que está inserida.  Equilíbrio qualitativo entre os aspectos da vida pessoal e profissional, cada vez mais integrados.  Maior convergência entre o racional e o emocional, o intelecto e a intuição, o pensar e o fazer, o planejamento e a ação. MOTIVAÇÕES PARA MUDAR NOVOS PARADIGMAS EMPRESARIAIS

20 Fundamentos do Comportamento Organizacional nas Empresas Prof a : Martha Izaura do Nascimento  Maior grau de convergência entre os membros da equipe e entre as diversas equipes de uma empresa.  Convergência entre os dois hemisférios cerebrais. O cérebro com “circuitos integrados”.  Convergência entre a realidade interna (vontades, desejos, valores) e realidade externa. Não deve haver predomínio no momento decisório.  Convergência entre o potencial cognitivo (QI), afetivo (QE) e ambiente sócio-cultural. Sujeito holístico. MOTIVAÇÕES PARA MUDAR NOVOS PARADIGMAS EMPRESARIAIS

21 Fundamentos do Comportamento Organizacional nas Empresas Prof a : Martha Izaura do Nascimento “Com os negócios cada vez mais dinâmicos e sujeitos a constantes mudanças, a figura do profissional competente, criativo, responsável, com capacidade decisória, que trabalha em equipes multidisciplinares, passou a constituir a figura central nas organizações” (Moraes, 2001, p.119). PERFIL PROFISSIONAL NOVOS PARADIGMAS EMPRESARIAIS

22 Fundamentos do Comportamento Organizacional nas Empresas Prof a : Martha Izaura do Nascimento  Entusiasta.  Comprometido.  Proativo.  Sensível.  Vontade de Ensinar/Prazer em Ensinar.  Assertivo.  Motivador.  Negociador.  Ético. PERFIL PROFISSIONAL NOVOS PARADIGMAS EMPRESARIAIS

23 Fundamentos do Comportamento Organizacional nas Empresas Prof a : Martha Izaura do Nascimento novo modelo de trabalhador.  No conjunto de transformações ocorridas, principalmente no final do século XX, as mudanças políticas, tecnológicas, econômicas e sociais contribuíram para as alterações nos modelos de gestão autocráticos, permitindo formas de gerenciamento e de estruturação organizacional mais participativas, integradas, grupais, descentralizadas, propiciando além das inovações produtivas, o surgimento de um novo modelo de trabalhador. MUDANÇAS NO MUNDO DO TRABALHO

24 Fundamentos do Comportamento Organizacional nas Empresas Prof a : Martha Izaura do Nascimento ERA INDUSTRIAL  Organogramas/funções  Níveis hierárquicos  Departamentalização “Paredes” Organizações tradicionais EXECUTOR Habilidades Técnicas ERA DA CONSCIÊNCIA (informação/conhecimento)  Unidades Estrat. Negócios  Hierarquia reconceituada  Multifuncionalidade “Pontes” Organizações de alto desempenho PENSAR, RELETIR, TOMAR DECISÕES E EXECUTAR Habilidades Técnicas + Interpessoais MUDANÇAS NO MUNDO DO TRABALHO

25 Fundamentos do Comportamento Organizacional nas Empresas Prof a : Martha Izaura do Nascimento  Aquisições de empresas nacionais, fusões, incorporações etc..  Retorno moderado das privatizações.  Confronto com novos concorrentes internacionais.  Aumento do poder de negociação de fornecedores, consumidores e grupos reguladores.  Rápido desenvolvimento tecnológico. PANORAMA ATUAL AMBIENTE ORGANIZACIONAL BRASILEIRO

26 Fundamentos do Comportamento Organizacional nas Empresas Prof a : Martha Izaura do Nascimento  A reinvenção das atividades empresariais passa por uma primeira mudança de paradigma, onde é preciso que, pensemos a vida de forma integral, sem fragmentação, é preciso que os atuais e futuros gestores destes tipos de organizações internalizem a necessidade de ter uma visão do todo, de unidade, uma visão holística e ecológica que entenda que, empresas, atividades sociais e ambientais são partes de um todo. As organizações devem ser vistas como comunidades, que evoluem e aprendem há todo momento. TRANSIÇÃO (Pierre Weil) CULTURA ORGANIZACIONAL

27 Fundamentos do Comportamento Organizacional nas Empresas Prof a : Martha Izaura do Nascimento  O desenvolvimento e a disseminação do paradigma quântico, aliado ao aprofundamento dos problemas recorrentes do mundo, têm feito a sociedade planetária repensar esta estrutura, inclusive as próprias organizações empresariais, que acreditavam que somente a economia poderia resolver todos os problemas do mundo, já reconhecem seus erros históricos e começam a modificar suas práticas, criando outros modos de se relacionar com a vida. NOVO MODELO (Pierre Weil) CULTURA ORGANIZACIONAL

28 Fundamentos do Comportamento Organizacional nas Empresas Prof a : Martha Izaura do Nascimento  As organizações empresariais, como atores efetivos e importantes na sociedade moderna, devem ser bastante atuantes nessa construção de um “novo mundo”, modificando suas práticas e estratégias.  Estas mudanças necessitam de pessoas com outras habilidades, com novos conceitos, com características e competências inovadoras e criativas, para gerir estas organizações, rumo a sustentabilidade da vida no planeta terra. NOVO MODELO (Pierre Weil) CULTURA ORGANIZACIONAL

29 Fundamentos do Comportamento Organizacional nas Empresas Prof a : Martha Izaura do Nascimento  A segurança não mais residirá unicamente no acúmulo de dinheiro, mas, sobretudo, na confiança íntima das pessoas, na certeza da cooperação e da ajuda dos companheiros. Na busca da união para a preservação da vida e no respeito das diferenças. O sucesso no mundo dos negócios será medido pelo serviço prestado a sociedade, pela paz propiciada, pela realização pessoal, pela contribuição à saúde planetária e individual, além da recompensa material, através do dinheiro ou posses. A riqueza não será medida por bens, o respeito e poder também não, mas terá o reconhecimento àqueles que contribuírem mais para o sucesso da preservação do planeta. NOVO MODELO (Pierre Weil) CULTURA ORGANIZACIONAL

30 Fundamentos do Comportamento Organizacional nas Empresas Prof a : Martha Izaura do Nascimento  Estas organizações deixarão de ter os termos “produtividade”, “competitividade” e “qualidade” associados a produtos e os terão ligado aos serviços que prestará a sociedade como um todo. Novos termos se somarão a estes existentes, como: “interdependência”, “auto-organização”, “sustentabilidade”, “ciclos ecológicos”, “Fluxo de energia”, “parceria”, “caos” etc.  A natureza pode ser um modelo já que a seleção natural, no decorrer de bilhões de anos, criou estratégias vencedoras, adotadas por todos os ecossistemas complexos e maduros. NOVO MODELO (Pierre Weil) CULTURA ORGANIZACIONAL

31 Fundamentos do Comportamento Organizacional nas Empresas Prof a : Martha Izaura do Nascimento Fleury e Fleury (2000) “conjunto de conhecimentos, habilidades, atitudes que afetam a maior parte do trabalho de uma pessoa, e que se relacionam com o desempenho no trabalho” (p.19)DEFINIÇÃO COMPETÊNCIA

32 Fundamentos do Comportamento Organizacional nas Empresas Prof a : Martha Izaura do Nascimento Zarifian (2001) “é o tomar iniciativa e assumir responsabilidade diante de situações profissionais com as quais se depara. (...) Tomar iniciativa é uma ação que modifica algo que existe, que introduz algo novo, que começa alguma coisa, que cria (p.69)DEFINIÇÃO COMPETÊNCIA

33 Fundamentos do Comportamento Organizacional nas Empresas Prof a : Martha Izaura do Nascimento DEFINIÇÃO COMPETÊNCIA EMOCIONAL  É a capacidade de identificarmos nossas emoções e sentimentos, de expressá-los adequadamente, de lidarmos com eles a nosso favor, mas não em detrimento do próximo, de contermos nossos impulsos, de adiarmos a gratificação imediata em função de metas de médio-longo prazo e desenvolvermos estratégias que nos permitam enfrentar situações novas com eficiência, transformando-as em desafios e motivação.  Competência emocional não é “ausência de problemas”, mas desenvolvimento da capacidade de solucioná-los, na medida em que ocorram.

34 Fundamentos do Comportamento Organizacional nas Empresas Prof a : Martha Izaura do Nascimento  Está relacionada a habilidades tais como motivar a si mesmo e persistir mediante frustrações; controlar impulsos, canalizando emoções para situações apropriadas; praticar gratificação prorrogada; motivar pessoas, ajudando-as a liberarem seus melhores talentos, e conseguir seu engajamento a objetivos de interesses comuns. INTELIGÊNCIA EMOCIONAL COMPETÊNCIA EMOCIONAL

35 Fundamentos do Comportamento Organizacional nas Empresas Prof a : Martha Izaura do Nascimento  Daniel Goleman mapeou a Inteligência Emocional em cinco áreas de habilidades.  Auto-Conhecimento Emocional - reconhecer um senti- mento enquanto ele ocorre.  Controle Emocional - habilidade de lidar com seus próprios sentimentos, adequando-os para a situação.  Auto-Motivação - dirigir emoções a serviço de um objetivo é essencial para manter-se caminhando sempre em busca.  Reconhecimento de emoções em outras pessoas.  Habilidade em relacionamentos inter-pessoais. INTELIGÊNCIA EMOCIONAL COMPETÊNCIA EMOCIONAL

36 Fundamentos do Comportamento Organizacional nas Empresas Prof a : Martha Izaura do Nascimento Pessoas de Resultado - O perfil de quem se destaca sempre. Luiz Fernando Garcia (2003)  Foram realizadas “entrevistas focadas”, das quais o autor definiu um perfil comportamental.  Foram selecionados 188 perfis (cerca de 15% do universo pesquisado) e identificado “homens de resultados” ou realizadores, seja no âmbito pessoal, seja na área empresarial.  Metodologia exclusiva do Sebrae usada no Brasil e na América Latina. PESQUISA

37 Fundamentos do Comportamento Organizacional nas Empresas Prof a : Martha Izaura do Nascimento O QUE FAZ UMA PESSOA DAR ERRADO:  Arrogância da certeza.  Incompatibilidade entre a realidade interna (idealizações, desejos, crenças, educação, preconceitos..) e a realidade externa (dado objetivo, o que é possível ser feito).  Procrastinação (protelar e se acomodar).  Insatisfações constantes, falta de motivação, angústias e ansiedades (projeção). RESULTADOS

38 Fundamentos do Comportamento Organizacional nas Empresas Prof a : Martha Izaura do Nascimento PESSOA DE RESULTADO (CARACTERÍSTICAS) 93% da amostra (188 perfis) tinham em comum sete características:  VISUALIZAÇÃO – “só conseguimos atingir aquilo que somos capazes de ver”  DESAFIO – “o medo é a matéria-prima da atenção”  MANUTENÇÃO DO FOCO – “o preço da identidade fortalecida é saber dizer não”  CRIAÇÃO DE MAPAS DE PERCURSO – “não há nada melhor do que determinar como o futuro será”  EXPECTÂNCIA (capacidade de manutenção de um propósito) e DRIVE – “os outros são a garantia de que você fará o que prometeu”  TOLERÂNCIA À AMBIGUIDADE E À INCERTEZA – “errar é a única solução para quem quer experimentar o sucesso”  AUTO-REFORÇO PARA A AUTO–ESTIMA – “parabéns, você chegou lá: agora, faça justiça a si mesmo RESULTADOS

39 Fundamentos do Comportamento Organizacional nas Empresas Prof a : Martha Izaura do Nascimento  “Está na nossa natureza a motivação para agir: para falar, para pegar, para realizar, para ser independente, para ser donos do próprio nariz. As realizações só dependem da própria capacidade de começar, de ousar, de iniciar algo” (p.142)  “Como mostra a história, mesmo quando parecemos mais mortos que vivos, nossos núcleos ainda podem ser ativados. Tudo depende da nossa força de viver. (...) A força da vida se incorpora naturalmente a nós sem que percebamos. Assim, a plenitude, aquilo que produzirá nosso desenvolvimento, mora em nós mesmos. É o que chamamos de propósito” (p.144) DADOS DE PESQUISA - CONCLUSÕES

40 Fundamentos do Comportamento Organizacional nas Empresas Prof a : Martha Izaura do Nascimento OBJETIVO:  Refletir – Como conduzimos nossas vidas Fomos educados para sermos gestores de qualidade da nossa vida? Que recursos humanos (pessoais) usamos para enfrentar situações mutáveis eimprevisíveis no cotidiano? Como direcionar nossas ações para resultados, sendo éticos e criativos? DESAFIO: Sair do mundo do condicionamento para o mundo do agir consciente COMPORTAMENTO HUMANO

41 Fundamentos do Comportamento Organizacional nas Empresas Prof a : Martha Izaura do Nascimento  A unidimensionalidade do emprego deve ser substituída por um repertório mais amplo de opções.  O conhecimento como recurso competitivo e gerador de resultados.  “pessoas de portfólio”- a pessoa poderá ativar gradativamente as várias dimensões do seu portfólio.  “habilidades portáteis”- “aquelas que a pessoa pode utilizar em diferentes contextos profissionais”. HÁ VAGAS Empreendedor Cooperativo Líder Time “Cérebro-de-obra” NÃO HÁ VAGAS Empregado Corporativo Gerente Individual Mão-de-obra O QUE É PRECISO SABER

42 Fundamentos do Comportamento Organizacional nas Empresas Prof a : Martha Izaura do Nascimento  Evolução e sofisticação das estruturas tradicionais, numa tentativa de se fugir das críticas e dos problemas que elas apresentam.  Desenvolvimento da abordagem sistêmica, aplicada no equacionamento dos problemas organizacionais.  Caráter de alta dinamicidade da sociedade atual, de crescentes, profundas e rápidas mudanças, exigindo novos modelos organizacionais, mais adequados à época em que estamos vivendo, de grandes realizações e de complexos projetos. FONTE: Cury, Antonio. Organizações e Métodos. Uma Visão Holística. Ed. Atlas NOVAS CONCEPÇÕES ESTRUTURAIS ORGANIZACÃO ESTRUTURAS DE PONTA

43 Fundamentos do Comportamento Organizacional nas Empresas Prof a : Martha Izaura do Nascimento  As organizações de alto desempenho, com seu ambiente desafiador, incerto, envolvente, turbulento, passaram a utilizar-se com mais freqüência dos trabalhos com pequenas células (ou grupos), com objetivo de ganhar vantagem competitiva, num mercado cada vez mais acirrado, de concorrentes dispostos a tudo para satisfazer o cliente.  Ascensão de estudos de dinâmica de grupo e de gerência participativa. Constituição de equipes de trabalho segundo a natureza do problema, o tipo de empreendimento e a complexidade da situação enfrentada. ESTRUTURA DE ALTO DESEMPENHO ORGANIZACÃO ESTRUTURAS DE PONTA

44 Fundamentos do Comportamento Organizacional nas Empresas Prof a : Martha Izaura do Nascimento DIMENSÃO CULTURAL:  Permite e estimula diversificação de práticas, comportamentos e atitudes.  Valoriza iniciativa, responsabilidade e liberdade.  Orientação é para o futuro, embora não elimine o passado.  Preocupa-se com princípios éticos.  Clima interno favorece mudanças, inovação e aprendizagem. DIMENSÃO POLÍTICA:  Regime político democrático.  Processo decisório descentralizado e democrático. INDICADORES: Fonte: Marisa Eboli ORGANIZACÃO ESTRUTURAS DE PONTA

45 Fundamentos do Comportamento Organizacional nas Empresas Prof a : Martha Izaura do Nascimento  Estimula a ação política.  Favorece a consciência e o exercício da cidadania.  Estimula a autonomia, iniciativa de ação e decisão. DIMENSÃO SOCIAL:  Encorajamento à interação social.  Estimula participação das pessoas nos processos organizacionais.  Diminui as distâncias e barreiras sociais.  Favorece que as pessoas se mantenham informadas.  Favorece que as pessoas atinjam seus objetivos materiais e existenciais. INDICADORES: Fonte: Marisa Eboli ORGANIZACÃO ESTRUTURAS DE PONTA

46 Fundamentos do Comportamento Organizacional nas Empresas Prof a : Martha Izaura do Nascimento DIMENSÃO ADMINISTRATIVA:  Há definição clara de missão, objetivos, estratégias e metas.  Estrutura organizacional favorecendo a participação das pessoas.  Políticas e práticas promovendo a ousadia, a criatividade, a eficácia e o desempenho das pessoas.  Políticas e práticas estimulando o autodesenvolvimento.  Preocupação em avaliar resultados, em nível organizacional e pessoal. INDICADORES: Fonte: Marisa Eboli ORGANIZACÃO ESTRUTURAS DE PONTA

47 Fundamentos do Comportamento Organizacional nas Empresas Prof a : Martha Izaura do Nascimento DIMENSÃO ECONÔMICA:  Objetivos econômicos subordinam-se aos objetivos sociais e princípios éticos.  A preocupação com eficácia e prosperidade traduz-se em participação no mercado, produtividade, lucratividade, rentabilidade, retorno sobre o investimento e qualidade dos produtos ou serviços ofertados. INDICADORES: Fonte: Marisa Eboli ORGANIZACÃO ESTRUTURAS DE PONTA

48 Fundamentos do Comportamento Organizacional nas Empresas Prof a : Martha Izaura do Nascimento DIMENSÃO TECNOLÓGICA:  Utilização de tecnologias que favoreçam a eficácia.  Flexibilidade para inovação.  Harmonia entre tecnologia e utilização da criatividade humana.  Tecnologia é meio e não fim.  Favorece alto grau de informação das pessoas. INDICADORES: Fonte: Marisa Eboli ORGANIZACÃO ESTRUTURAS DE PONTA

49 Fundamentos do Comportamento Organizacional nas Empresas Prof a : Martha Izaura do Nascimento “SÓ POSSO COMPREENDER UM TODO SE CONHEÇO ESPECIFICAMENTE, AS PARTES, MAS SÓ POSSO COMPREENDER AS PARTES SE CONHECER O TODO.” Pascal DIVIDIR UM ELEFANTE AO MEIO NÃO PRODUZ DOIS PEQUENOS ELEFANTES. Fábula muçulmana PENSAMENTO SISTÊMICO AS ORGANIZACÕES COMO UM SISTEMA

50 Fundamentos do Comportamento Organizacional nas Empresas Prof a : Martha Izaura do Nascimento A MOTIVAÇÃO NO TRABALHO

51 Fundamentos do Comportamento Organizacional nas Empresas Prof a : Martha Izaura do Nascimento CONCEITO  MOTIVAÇÃO: refere-se à carga energética colocada no ato de conhecer. É o “liga/ desliga” que tem que ser vencido para se construir o conhecimento. Este chaveamento se remete às necessidades, interesses, afetividade, desejos sentimentos, etc.  Para ir em busca de conquistas a pessoa precisa sentir necessidade, carência.  A necessidade implica em um movimento, em ATIVIDADE. MOTIVAÇÃO

52 Fundamentos do Comportamento Organizacional nas Empresas Prof a : Martha Izaura do Nascimento MOTIVAÇÃO NA EQUIPE  Relacionada ao grau de interação dos participantes, posicionamento do gestor e política da empresa.  Supõe uma liderança eficaz, que facilita a compreensão do sentido, das atividades de cada um, como pequenas partes de um grande quebra-cabeças, que é o objetivo.  Condição regular do ser humano preferir partir do entendimento para encontrar motivos para se envolver, e se dedicar aos objetivos, trabalhos. MOTIVAÇÃO NO TRABALHO

53 Fundamentos do Comportamento Organizacional nas Empresas Prof a : Martha Izaura do Nascimento HIERARQUIA DAS NECESSIDADES HUMANAS  A hierarquia das necessidades humanas, segundo o modelo proposto por Maslow, é uma divisão hierárquica em que as necessidades de nível mais baixo devem ser satisfeitas antes das necessidades de nível mais alto.  Cada um tem de "escalar" uma hierarquia de necessidades para atingir a sua auto-realização.  Para ir em busca de conquistas a pessoa precisa sentir necessidade, carência.  Neste modelo, representado sob a forma de pirâmide, Maslow define um conjunto de 5 níveis. MOTIVAÇÃO NO TRABALHO

54 Fundamentos do Comportamento Organizacional nas Empresas Prof a : Martha Izaura do Nascimento HIERARQUIA DAS NECESSIDADES HUMANAS NECESSIDADES HUMANAS respiração, comida, água, sexo, sono, homeostase, excreção segurança do corpo, de recursos da moralidade, da família, da saúde, da propriedade, do trabalho amizade, família, intimidade sexual auto-estima, confiança, conquista, respeito dos outros, respeito aos outros Realização pessoal Estima Amor/Relacionamento Segurança Fisiologia ética, criatividade, espontaneidade, solução de problemas, ausência de preconceito, aceitação dos fatos MODELO DE MASLOW

55 Fundamentos do Comportamento Organizacional nas Empresas Prof a : Martha Izaura do Nascimento A ENERGIA DE SE FAZER MOVER E DE SE ENTUSIASMAR PARA A AÇÃO DIRETAMENTE PROPORCIONAL À INTENSIDADE DAS NECESSIDADES UM PROCESSO INTERNO QUE DETERMINA O COMPORTAMENTO DIFERENTE DE UMA PESSOA PARA A OUTRA, POIS ESTÁ DIRIGIDA PARA O OBJETIVO A SER ATINGIDO O QUE É MOTIVAÇÃO MOTIVAÇÃO NO TRABALHO

56 Fundamentos do Comportamento Organizacional nas Empresas Prof a : Martha Izaura do Nascimento Pensamentosnegativos Emoções negativas Níveis baixos, moderados de energia Comportamento de rotina, imitativo imitativo CICLO DESMOTIVADOR MOTIVAÇÃO NO TRABALHO

57 Fundamentos do Comportamento Organizacional nas Empresas Prof a : Martha Izaura do Nascimento Pensamentos positivos EmoçõesPositivas/energizantes Altos níveis de energia ComportamentoProdutivo/criativo CICLO MOTIVADOR MOTIVAÇÃO NO TRABALHO

58 Fundamentos do Comportamento Organizacional nas Empresas Prof a : Martha Izaura do Nascimento O PAPEL DA LIDERANÇA NOS NOVOS CENÁRIOS ORGANIZACIONAIS

59 Fundamentos do Comportamento Organizacional nas Empresas Prof a : Martha Izaura do Nascimento REFLEXÕES E DEFINIÇÕES “ Todo mundo pode ser líder?” “ Todo mundo deveria desejar ser líder?” Constatação: o atual líder de uma equipe pode vir a ser liderado amanhã, num processo de mudança de papéis. Definições:  Liderança é a arte de educar, orientar e estimular as pessoas a persistirem na busca de melhores resultados num ambiente de desafios, riscos e incertezas. LIDERANÇA

60 Fundamentos do Comportamento Organizacional nas Empresas Prof a : Martha Izaura do Nascimento REFLEXÕES E DEFINIÇÕES  Recentemente o termo Liderança foi definido como a habilidade de inspirar confiança e apoio entre as pessoas de cuja competência e compromisso depende o desempenho.  Na visão de John Kotler, o gerenciamento lida com a complexidade, que requer a preservação da ordem e da consistência. A liderança, por sua vez, lida com as mudanças em um mundo competitivo, formulando uma visão do futuro e estabelecendo uma direção para essa visão.Eles estão fortemente envolvidos em persuadir, inspirar e motivar os outros e forçar as mudanças úteis. (DuBrin) LIDERANÇA

61 Fundamentos do Comportamento Organizacional nas Empresas Prof a : Martha Izaura do Nascimento GERENTE  Focaliza-se em sistemas e estrutura  Apóia-se no controle  Tem uma visão a curto prazo  Administra  Aceita o status quo  Organiza os recursos visando produzir resultados  Lida com a velocidade  Focaliza-se nas pessoas  Inspira-se na confiança  Tem uma perspectiva a longo prazo  Inova  Desafia  Extrai sua força de valores e princípios  Lida com orientação LÍDER LIDERANÇA

62 Fundamentos do Comportamento Organizacional nas Empresas Prof a : Martha Izaura do Nascimento  Planejamento.  Organização e alocação de pessoal.  Controle e solução de problemas. FUNÇÕES BÁSICAS DO GERENCIAMENTO LIDERANÇA

63 Fundamentos do Comportamento Organizacional nas Empresas Prof a : Martha Izaura do Nascimento  Estabelecimento de direção:  visão de futuro  definição de estratégias para produzir mudanças  Alinhamento das pessoas:  comunicação da direção  criação de equipes  Motivação e inspiração para a ação:  satisfação das necessidades humanas básicas FUNÇÕES BÁSICAS DA LIDERANÇA LIDERANÇA

64 Fundamentos do Comportamento Organizacional nas Empresas Prof a : Martha Izaura do Nascimento  TEORIA DOS TRAÇOS DE PERSONALIDADE (líder nato).  TEORIA DOS ESTILOS DE LIDERANÇA.  TEORIA CONTINGENCIAL OU SITUACIONAL. TEORIAS SOBRE LIDERANÇA LIDERANÇA

65 Fundamentos do Comportamento Organizacional nas Empresas Prof a : Martha Izaura do Nascimento  Segundo essa teoria, alguns indivíduos já nascem líderes, ou seja, com determinadas características: Físicas -aparência, estatura, força física; Intelectuais - competência verbal, raciocínio rápido,, inteligência elevada; Traços sociais - cooperação, habilidades administrativas e interpessoais); Traços relacionados com a tarefa - persistência, impulso de realização e iniciativa. TEORIA DOS TRAÇOS DE PERSONALIDADE LIDERANÇA

66 Fundamentos do Comportamento Organizacional nas Empresas Prof a : Martha Izaura do Nascimento  Segundo essa teoria existem três estilos de liderança:  Autocrático: é o centralizador, possessivo e controlador, que ilustra o célebre ditado “manda quem pode, obedece quem tem juízo”.  Democrático: permite ao colaborador maior participação, compartilhando o poder.  Laissez-faire: não se envolve com as atividades de áreas de seus colaboradores e exerce pequenas influências, conhecido como “deixa rolar”, tendo, portanto, menor visibilidade por parte dos funcionários. TEORIA DOS ESTILOS DE LIDERANÇA LIDERANÇA

67 Fundamentos do Comportamento Organizacional nas Empresas Prof a : Martha Izaura do Nascimento  A Teoria Contingencial desfoca a atenção no líder para o fenômeno da liderança. Liderança é uma relação entre líderes, liderados e a situação.  Não se pode falar desses pilares independentemente.  Quando se fala em líder, essa teoria destaca a questão da autoridade formal (não garante a liderança, mas pode facilitá-la) e as características de personalidade.. TEORIA CONTINGENCIAL OU SITUACIONAL LIDERANÇA

68 Fundamentos do Comportamento Organizacional nas Empresas Prof a : Martha Izaura do Nascimento  Quanto aos liderados, a teoria aborda a questão das expectativas, dos interesses e das motivações, e afirma que aquele que satisfizer essas questões para os liderados será considerado líder.  E, finalmente, quanto à situação, ou seja, a organização, a teoria reforça a importância do cenário em que o relacionamento de liderança acontece e a tarefa que está sendo executada. TEORIA CONTINGENCIAL OU SITUACIONAL LIDERANÇA

69 Fundamentos do Comportamento Organizacional nas Empresas Prof a : Martha Izaura do Nascimento  Ênfase em personalidades harmoniosas, porém firmes e lúcidas.  Integração líder-liderados.  Sentimento de igualdade líder-liderados.  Estímulo à cooperação e sinergia.  Ética espontânea.  Decisões baseadas no equilíbrio entre as 4 funções psíquicas: razão, intuição, sentimento e sensação.  Conflito: procura das causas, oportunidade de aprender e dialogar.  Pensar globalmente e agir localmente. NOVOS PARADIGMAS DA LIDERANÇA LIDERANÇA

70 Fundamentos do Comportamento Organizacional nas Empresas Prof a : Martha Izaura do Nascimento NOVO PARADIGMA DE LIDERANÇA “Os líderes devem olhar constantemente para dentro de si mesmos, a fim de decidir o que querem, o que valorizam e o que estão dispostos a enfrentar”.  A auto-liderança é a essência da liderança.  Ela se baseia no autoconhecimento. Richard LeiderAUTO-LIDERANÇA

71 Fundamentos do Comportamento Organizacional nas Empresas Prof a : Martha Izaura do Nascimento  Neste contexto, a liderança é vista não como um traço de personalidade ou um atributo pessoal que dirigentes empresariais devem aprender, mas como um campo de consciência a ser despertado e desenvolvido por todos.  A Liderança Auto Consciente é o caminho do auto- conhecimento e do autodomínio, e o líder auto-consciente é o herói que empreende esta difícil jornada em busca de si mesmo.AUTO-LIDERANÇA NOVO PARADIGMA DE LIDERANÇA

72 Fundamentos do Comportamento Organizacional nas Empresas Prof a : Martha Izaura do Nascimento  Articulam e despertam o entusiasmo por uma visão ou missão compartilhada.  Adiantam-se para liderar quando necessário independente- mente de sua posição.  Guiam o desempenho de outras pessoas, mantendo-as responsáveis pelo que fazem.  Lideram dando o exemplo. AS PESSOAS COM ESSA COMPETÊNCIA: AUTO-LIDERANÇA

73 Fundamentos do Comportamento Organizacional nas Empresas Prof a : Martha Izaura do Nascimento Peter Drucker Foundation A LIDERANÇA PARA O SÉCULO XXI COMEÇA PELA LIDERANÇA INTERNA. Peter Drucker Foundation AUTO-LIDERANÇA

74 Fundamentos do Comportamento Organizacional nas Empresas Prof a : Martha Izaura do Nascimento BARREIRAS À COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL  Semântica – Esclareça as idéias antes de enviá-las.  Filtragem de informações negativas - Motive o receptor.  Credibilidade do remetente – Discuta as diferenças dos paradigmas.  Sinais misturados – Encoraje a comunicação informal.  Diferentes padrões de referência – Comunique os sentimentos implícitos nos fatos. LIDERANÇA E COMUNICAÇÃO EFICAZ

75 Fundamentos do Comportamento Organizacional nas Empresas Prof a : Martha Izaura do Nascimento BARREIRAS À COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL  Julgamentos de valor – Tome cuidado com o comportamento não verbal.  Sobrecarga de comunicação – Adapte-se ao estilo de comunicação da outra pessoa.  Estilo interpessoal – Obtenha Feedback. OBS: A comunicação interpessoal face a face, é considerada a mais completa de todas, visto que propicia uma troca instantânea, feedback. (Aspectos comportamentais da Gestão de pessoas, FGV, 2003) LIDERANÇA E COMUNICAÇÃO EFICAZ

76 Fundamentos do Comportamento Organizacional nas Empresas Prof a : Martha Izaura do Nascimento REGRAS DO FEEDBACK EFICAZ Ao dar feedback …  seja específico  procure descrever fatos e não julgar a pessoa  seja sincero e mantenha a auto- estima Ao receber feedback …  ouça com atenção  encare o feedback como uma oportuni- dade de aprendizado  peça exemplos específicos

77 Fundamentos do Comportamento Organizacional nas Empresas Prof a : Martha Izaura do Nascimento FORMAS DE DAR “FEEDBACK” FORMA REAÇÃO PROVÁVEL RESULTADOS  VERDADE COM ÓDIO  MENTIRA COM AMOR  MENTIRA COM ÓDIO  VERDADE COM AMOR  AGRESSIVIDADE  DESCRÉDITO  APROVAÇÃO  DESCONFIANÇA  MÁGOA  INIMIZADE  MUDANÇA  CRESCIMENTO  AGRESSIVIDADE  FUGA  ACEITAÇÃO  SURPRESA  REVIDE  RAIVA  CONFLITO  ESTAGNAÇÃO  PERMANÊNCIA  REFORÇO DO COMPORTAMENTO

78 Fundamentos do Comportamento Organizacional nas Empresas Prof a : Martha Izaura do Nascimento  A Maestria Pessoal começa por esclarecer quais as coisas realmente importantes para nós, levando-nos a viver a serviço de nossas mais altas aspirações.  A Maestria envolve:  Inteligência emocional  Motivação para o auto-conhecimento e auto- desenvolvimento  Missão, visão e valores pessoais MAESTRIA PESSOAL MAESTRIA PESSOAL A ESSÊNCIA DA AUTO-LIDERANÇA

79 Fundamentos do Comportamento Organizacional nas Empresas Prof a : Martha Izaura do Nascimento  a si mesmo.  processos.  pessoas.  o negócio / a estratégia.  mudanças. MAESTRIA PESSOAL MAESTRIA PESSOAL A ESSÊNCIA DA AUTO-LIDERANÇA

80 Fundamentos do Comportamento Organizacional nas Empresas Prof a : Martha Izaura do Nascimento Auto-conhecimento Auto-compreensão Auto-respeito Auto-organização AUTO-GESTÃO Melhoramento individual Líder pelo exemplo A ESSÊNCIA DA AUTO-GESTÃO

81 Fundamentos do Comportamento Organizacional nas Empresas Prof a : Martha Izaura do Nascimento  Auto-confiança  Auto-motivação  Comunicação  Cooperação  Cosmovisão  Criatividade  Energia  Equilíbrio emocional  Flexibilidade  Humildade  Integridade  Iniciativa  Intuição  Julgamento  Liderança  Negociação  Planejamento estratégico  Postura Comercial  Relacionamento interpessoal  Resistência à frustração  Sensibilidade administrativa  Tolerância à ambigüidade INDICADORES DE ALTO POTENCIAL

82 ALICERCES DA REFORMA PESSOAL FOCO SEI O QUE FAZER Síndrome da Bicicleta de Exercício QUERO FAZER Síndrome da Mangueira Solta POSSO FAZER Síndrome do Crítico de Poltrona MISSÃO PESSOAL POTENCIALVONTADE

83 ADMINISTRAÇÃO DO TEMPO AUTO-TRANSFORMAÇÃO ESFORÇO MISSÃO PESSOAL MAESTRIA PESSOAL

84 ADMINISTRAÇÃO DO TEMPO

85 Fundamentos do Comportamento Organizacional nas Empresas Prof a : Martha Izaura do Nascimento ESTRUTURAÇÃO DO TEMPO PAPEL PROFISSIONAL PAPEL PROFISSIONAL PAPEL FAMILIAR PAPEL CONJUGAL PAPEL SOCIAL PAPEL EDUCACIONAL PAPEL RECREACIONAL PAPEL PESSOAL PAPEL PESSOAL

86 Fundamentos do Comportamento Organizacional nas Empresas Prof a : Martha Izaura do Nascimento  BAUER, Rubem. Gestão da Mudança: Caos e Complexidade nas Organizações. São Paulo: Atlas,  BERTALANFFY, Ludwig, Von. Teoria Geral dos Sistemas. Rio de Janeiro: Vozes, (esgotado).  BORGONOVI, Eduardo Castor. O livro das revelações. São Paulo: Alegro,  COVEY, Sean. Os 7 Hábitos dos Adolescentes Altamente Eficazes. Trad. Alberto Cabral Fussaro. São Paulo: Editora Nova Cultural,  CURY, Antonio. Organização e Métodos. Uma Visão Holística. São Paulo: Ed. Atlas,  EBOLI, Marisa. Educação para as empresas do séc XXI. Coletânea Universidades Corporativas. Brasília,  GOLEMAN, Daniel. Inteligência Emocional: Teoria Revolucionária. Rio de Janeiro: Editora Objetiva, REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

87 Fundamentos do Comportamento Organizacional nas Empresas Prof a : Martha Izaura do Nascimento  MATURANA, Humberto. Amar e Brincar. São Paulo: Ed Palas Athena,  MORIN, Edgar. A Inteligência da Complexidade. Trad. Nurimar Maria Falci. São Paulo: Petrópolis,  QUINTELLA, H. Fatores de Desenvolvimento: Fundamentos e Casos (Inglaterra e Japão), in Rh & sociedade, Ed. Cortez,  SENGE, Peter M. A Quinta Disciplina. Trad. OP traduções. 11. ed. São Paulo: Editora Nova Cultural Ltda,  SENGE, Peter (Coord). Presença: propósito humano e o campo do futuro. São Paulo: Editora Cultrix,  SCHEIN, Edgar H. Cultura Corporativa. Rio de Janeiro: José Olympio Editora,  WEIL, Pierre. Relações Humanas no trabalho. Petrópolis: Editora Vozes, REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

88 Fundamentos do Comportamento Organizacional nas Empresas Prof a : Martha Izaura do Nascimento  WEIL, Pierre. O Fim da Guerra dos Sexos. Brasília: Letrativa,  ZARIFIAN, Philippe. Objetivo Competência. Por uma Nova Lógica. São Paulo: Ed. Atlas, REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS


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