A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PARÁGRAFO PADRÃO UNIDADE BÁSICA DE UM BOM TEXTO. O parágrafo padrão... É resultado de um planejamento mental composto por: Delimitação do tema (o que.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PARÁGRAFO PADRÃO UNIDADE BÁSICA DE UM BOM TEXTO. O parágrafo padrão... É resultado de um planejamento mental composto por: Delimitação do tema (o que."— Transcrição da apresentação:

1 PARÁGRAFO PADRÃO UNIDADE BÁSICA DE UM BOM TEXTO

2 O parágrafo padrão... É resultado de um planejamento mental composto por: Delimitação do tema (o que dizer?) Estabelecimento do objetivo (Para que dizer?) Plano de desenvolvimento (Como dizer?) Frase núcleo (apresentação do assunto) Frases intermediárias (Desenvolvimento dos argumentos)

3 O parágrafo padrão... Dificilmente, um texto terá todos seus parágrafos na estrutura padrão (frase núcleo+ frases intermediárias+ frase conclusiva). Entretanto, todos deverão que seguir a lógica desse tipo de parágrafo. (Apresentar um assunto+ desenvolvê-lo+ concluir ou anunciar outro aspecto)

4 Conceito e processos de elaboração do parágrafo O parágrafo é uma unidade de composição constituída por um ou mais de um período, em que se desenvolve determinada ideia central, ou nuclear, a que se agregam outras, secundárias, intimamente relacionadas pelo sentido e logicamente decorrentes dela. [...] esse conceito se aplica a um tipo de parágrafo considerado como padrão, e padrão não apenas no sentido de modelo, de protótipo, que se deva ou que convenha imitar, dada a sua eficácia, mas também no sentido de ser frequente, ou predominante, na obra de escritores – sobretudo modernos – de reconhecido mérito. (Othon M. Garcia. Comunicação em prosa moderna. R. de Janeiro: FGV, 1988, p.203)

5 Conceito e processos de elaboração do parágrafo (Continuação) Em geral, o parágrafo-padrão, aquele de estrutura mais comum e mais eficaz, – o que justifica seja ensinado aos principiantes – consta, sobretudo na dissertação e na descrição, de duas e, ocasionalmente, de três partes: a introdução, representada na maioria dos casos por um ou dois períodos curtos iniciais, em que se expressa de maneira sumária e sucinta a ideia-núcleo (é o que passaremos a chamar daqui por diante de tópico frasal); o desenvolvimento, isto é, a explanação mesma dessa ideia- núcleo; e a conclusão, mais rara, mormente nos parágrafos pouco extensos ou naqueles em que a ideia central não apresenta maior complexidade. (Othon M. Garcia. Comunicação em prosa moderna. R. de Janeiro: FGV, 1988, p.206)

6 Definição A delimitação do tema A delimitação do assunto, feita com adjuntos adnominais e adverbiais, não é capricho do autor. É uma forma que lhe possibilita tratar do assunto com maior profundidade e eficácia. Permite-lhe total controle do assunto. (Andrade/Medeiros. Curso de Língua Portuguesa. S. Paulo: Atlas, 1997, p.225) Cabe a quem vai escrever optar por uma entre as várias possibilidades de delimitação do assunto. Essa opção deve ser feita com base nos conhecimentos, experiências e interesses de quem vai escrever: não se pode escrever bem sobre um tema que não se conhece bem, de que não se tem experiência ou pelo qual não se tem interesse. (Magda B. Soares e Edson N. Campos. Técnica de redação. S. Paulo: Ao Livro Técnico, 1987, p.49)

7 Características e vantagens da delimitação Torna o tema menos genérico As ideias passam por um processo de afunilamento Mais facilidade para controlar o assunto sobre o qual se está escrevendo Melhor definição sobre quantidade e variedade das ideias Melhor sintonia entre as escolhas e o conhecimento/interesse do autor Imposição de uma ordem ao assunto Estabelecimento dos limites do parágrafo Possibilidade de tratar o assunto com maior profundidade e eficácia Favorece a criação de ideias Mesmo assunto permite diferentes delimitações

8 Definição Estabelecimento de objetivo Determinar para quê se vai escrever sobre determinado assunto, com que finalidade, para atingir quais objetivos, é uma etapa indispensável no planejamento do ato de escrever. (Magda B. Soares e Edson N. Campos. Técnica de redação. S. Paulo: Ao Livro Técnico, 1987, p.56) Um procedimento comumente indicado como técnica para melhorar o desempenho na redação é estabelecer um objetivo para alcançar em cada um dos parágrafos. Qual a finalidade do texto? Onde se pretende chegar? (Andrade/Medeiros. Curso de Língua Portuguesa. S. Paulo: Atlas, 1997, p.225)

9 Características e vantagens da fixação do objetivo Facilita a seleção das ideias e sua ordenação Indica o para quê escrever sobre determinado assunto Oferece direção ao assunto O texto se desenvolve em função do objetivo estabelecido Serve de controle de fidelidade do pensamento Mantém o trabalho nos limites da linha escolhida Auxilia na manutenção da unidade e da coerência

10 Características e vantagens do plano e do desenvolvimento Trata-se da explanação da ideia principal do parágrafo contida na frase-núcleo. Trata-se da fundamentação, de maneira clara e convincente, do objetivo fixado pelo autor. Trata-se da exposição dos pormenores que irão constituir o corpo do parágrafo. Consiste na seleção e ordenação das ideias que irão dar sequência à frase-núcleo. A seleção e ordenação das ideias são determinadas pelo objetivo e constituem o plano de desenvolvimento. O plano será o controle do desenvolvimento e evitará a inclusão de detalhes desnecessários. A divisão do assunto em parcelas torna o texto mais comunicativo. Possibilita a expressão de uma ideia de cada vez.

11 Definição Elaboração da frase-núcleo ou tópico frasal Constituído habitualmente por um ou dois períodos curtos iniciais, o tópico frasal encerra de modo geral e conciso a ideia- núcleo do parágrafo. É, como vimos, uma generalização, em que se expressa opinião pessoal, um juízo, se define ou se declara alguma coisa. (Othon M. Garcia. Comunicação em prosa moderna. R. de Janeiro: FGV, 1988, p.206) Depois que o assunto foi delimitado, depois que o objetivo que deverá orientar o parágrafo foi especificado, pode-se começar a escrever. É importante redigir, em primeiro lugar, uma ou mais frases que traduzam o objetivo escolhido. Essa ou essas frases iniciais do parágrafo são o que se pode chamar de frase-núcleo. (Magda B. Soares e Edson N. Campos. Técnica de redação. S. Paulo: Ao Livro Técnico, 1987, p.62)

12 Características e vantagens da elaboração da frase- núcleo ou tópico frasal Indica a delimitação do assunto e o objetivo que o dirige Encerra de modo geral e conciso a ideia-núcleo do parágrafo Trata-se de um generalização que expressa uma opinião pessoal, um juízo, define ou declara alguma coisa Trata-se de um raciocínio dedutivo Constitui um meio eficaz de expor ou explanar ideias Garante a objetividade, a coerência e a unidade do parágrafo Define o propósito do parágrafo e evita digressões

13 Características e vantagens da elaboração da frase- núcleo ou tópico frasal Funciona como um controle de fidelidade ao objetivo fixado Mantém o parágrafo nos limites do objetivo fixado Facilita o resumo ou sumário de um texto Serve de orientação para o leitor Capta o interesse do leitor, prendendo-lhe a atenção Assemelha-se ao lead de um texto jornalístico Em síntese: a) controla a fidelidade ao objetivo b) garante a coerência das ideias com esse objetivo c) orienta e prende a atenção daquele que vai ler o trabalho


Carregar ppt "PARÁGRAFO PADRÃO UNIDADE BÁSICA DE UM BOM TEXTO. O parágrafo padrão... É resultado de um planejamento mental composto por: Delimitação do tema (o que."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google