A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

WWW.WILLIANBRONGUEL.NO.COMUNIDADES.NET. TEMAS ABORDADOS INSTRUTOR Willian Bronguel Técnico em Segurança do Trabalho OBJETIVO QUEM É O LIDER? DIFERENÇA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "WWW.WILLIANBRONGUEL.NO.COMUNIDADES.NET. TEMAS ABORDADOS INSTRUTOR Willian Bronguel Técnico em Segurança do Trabalho OBJETIVO QUEM É O LIDER? DIFERENÇA."— Transcrição da apresentação:

1

2 TEMAS ABORDADOS INSTRUTOR Willian Bronguel Técnico em Segurança do Trabalho OBJETIVO QUEM É O LIDER? DIFERENÇA ENTRE LIDER NATO E DESENVOLVIDO PESSOAS NÃO SÃO MAQUINAS ESTILOS DE LIDERANÇA ASSOCIADOS À RELAÇÃO CASUAL TIPOS DE LIDERANÇA LIDER VS AUTORIDADE LIDERANÇA

3 INSTRUTOR Willian Bronguel Técnico em Segurança do Trabalho Melhorar o relacionamento interpessoal no campo profissional e pessoal, mostrar as formas de liderança e identificar em qual se encaixamos. As pessoas não são maquinas, possuem sentimentos os quais devemos conhecer. OBJETIVO LIDERANÇA

4 INSTRUTOR Willian Bronguel Técnico em Segurança do Trabalho Quem é o líder? É o homem que nunca deixa se abater, crê em si mesmo, possui energia suficiente para sua tarefas; É positivo e sabe adaptar-se a qualquer situação; Não espera a oportunidade, mas cria oportunidades; Sempre se destaca do grupo e assumir posições de liderança; O que mais se percebe nesse profissional é sua motivação.

5 LIDERANÇA INSTRUTOR Willian Bronguel Técnico em Segurança do Trabalho Diferença entre um líder nato e um líder desenvolvido! Líder Desenvolvido Líder Nato É o profissional que aprende com o tempo de experiência. É o homem que nasce com o dom da liderança.

6 LIDERANÇA INSTRUTOR Willian Bronguel Técnico em Segurança do Trabalho TIPOS DE LIDERANÇA LIDERANÇA Tipos de liderança

7 LIDERANÇA INSTRUTOR Willian Bronguel Técnico em Segurança do Trabalho LIDERANÇA AUTOCRÁTICA Este tipo de liderança também é chamado de liderança autoritária ou diretiva. O líder toma decisões individuais, desconsiderando a opinião dos liderados. O líder determina as providências e as técnicas para a execução das tarefas, de modo imprevisível para o grupo. Além da tarefa que cada um deve executar, o líder determina ainda qual o seu companheiro de trabalho. O líder é dominador e pessoal nos elogios e nas críticas ao trabalho de cada membro.

8 LIDERANÇA INSTRUTOR Willian Bronguel Técnico em Segurança do Trabalho LIDERANÇA DEMOCRÁTICA Chamada ainda de liderança participativa ou consultiva, este tipo de liderança é voltado para as pessoas e há participação dos liderados no processo decisório. Aqui as diretrizes são debatidas e decididas pelo grupo, estimulado e assistido pelo líder. O próprio grupo esboça as providências para atingir o alvo solicitando aconselhamento técnico ao líder quando necessário, passando este a sugerir duas ou mais alternativas para o grupo escolher. As tarefas ganham novas perspectivas com o debate. A divisão das tarefas fica ao critério do próprio grupo e cada membro pode escolher os seus próprios companheiros de trabalho. O líder procura ser um membro normal do grupo. Ele é objetivo e limita-se aos fatos nas suas críticas e elogios.

9 LIDERANÇA INSTRUTOR Willian Bronguel Técnico em Segurança do Trabalho LIDERNÇA LIBERAL Neste tipo de liderança as pessoas tem mais liberdade na execução dos seus projetos, indicando possivelmente uma equipe madura, auto dirigida e que não necessita de supervisão constante. Por outro lado, a Liderança liberal também pode ser indício de uma liderança negligente e fraca, onde o líder deixa passar falhas e erros sem corrigi-los.

10 LIDERANÇA INSTRUTOR Willian Bronguel Técnico em Segurança do Trabalho LIDERANÇA PATERNALISTA O paternalismo é uma atrofia da Liderança, onde o Líder e sua equipe tem relações interpessoais similares às de pai e filho. A Liderança paternalista pode ser confortável para os liderados e evitar conflitos, mas não é o modelo adequado num relacionamento profissional, pois numa relação paternal, o mais importante para o pai é o filho, incondicionalmente. Já em uma relação profissional, o equilíbrio deve preponderar, os resultados a serem alcançados pela equipe são mais importantes do que um indivíduo.

11 LIDERANÇA INSTRUTOR Willian Bronguel Técnico em Segurança do Trabalho LIDERANÇA VS AUTORIDADE Ordena Inibe a criatividade Ambiente Mecanicista Personalidade Autoritária Decisão Autoritária Exerce Influencia Estimula a criatividade Ambiente Dinâmico Personalidade Amigável Decisão Participativa Evoca

12 LIDERANÇA INSTRUTOR Willian Bronguel Técnico em Segurança do Trabalho Pessoas não são maquinas! Quando conversamos com um operador maquina ele diz que seu equipamento, pelo barulho vai apresentar alguma possível falha, quando conversamos com um líder ele sabe descrever o que o seu subordinado esta passando e já a autoridade diz que é corpo mole, falta de interesse ou a empresa não paga o suficiente. Você é bem remunerado para sua atividade? O que é corpo mole para você? EU SOU DIFERENTE DE VOCÊ E VOCÊ É DIFERENTE DE MIM.

13 LIDERANÇA INSTRUTOR Willian Bronguel Técnico em Segurança do Trabalho ESTILOS DE LIDERANÇA ASSOCIADOS À RELAÇÃO CASUAL Embora os estilos de liderança já tenham sido identificados anteriormente e designados com estes ou outros nomes aqui ficam outros estilos de liderança associados à relação causal entre cada estilo e os efeitos sobre o clima de trabalho e o desempenho: Estilo Visionário: Canaliza as pessoas para visões e sonhos partilhados. Tem um efeito muito positivo sobre o clima de trabalho. É apropriado para situações onde ocorra mudanças que exigem uma nova visão. Estilo Conselheiro: Relaciona os desejos das pessoas com os objetivos da organização. Ajuda um empregado a ser mais eficiente, melhorando as suas capacidades de longo prazo. Steve Jobs

14 LIDERANÇA INSTRUTOR Willian Bronguel Técnico em Segurança do Trabalho Estilo Relacional: Cria harmonia melhorando o relacionamento entre as pessoas. Ideal para resolver e sarar conflitos num grupo; dar motivação em períodos difíceis; melhorar o relacionamento entre as pessoas. Estilo Pressionador: Atinge objetivos difíceis e estimulantes. Tem um efeito por vezes negativo sobre o clima de trabalho pois é freqüentemente mal executado.

15 LIDERANÇA INSTRUTOR Willian Bronguel Técnico em Segurança do Trabalho Estilo Dirigista: Acalma os receios dando instruções claras em situações de emergência. É apropriado em situações de crise; para desencadear uma reviravolta na situação; com subordinados difíceis. Estilo de liderança: sempre foi complexo, por estar diretamente condicionado com as reações do comportamento humano, mas é imprescindível que seja situacional, flexível e adaptado para os resultados que se pretende. O principal objetivo pretendido deve contar com as etapas do estilo autocrático, democrático e liberal levando em conta o receptor com as ações de auto-estima e afetividade (respeito ao liderar ). O estilo deve ser situacional devido ao aprimoramento contínuo de todo o ambiente de trabalho.

16 LIDERANÇA INSTRUTOR Willian Bronguel Técnico em Segurança do Trabalho TODO LIDER PAGA UM PREÇO, VOCÊ ESTA DISPOSTA A PAGAR?

17 CONTATOS Willian Bronguel Téc. Em Segurança do Trabalho Celular (43) Telefone (43) Skype Willianbronguel Msn


Carregar ppt "WWW.WILLIANBRONGUEL.NO.COMUNIDADES.NET. TEMAS ABORDADOS INSTRUTOR Willian Bronguel Técnico em Segurança do Trabalho OBJETIVO QUEM É O LIDER? DIFERENÇA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google