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Using SSM to structure the identification of inputs and outputs in DEA Mônica Domenico Roberto Fullgraf Sandro Ormond Sérgio Motta.

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2 Using SSM to structure the identification of inputs and outputs in DEA Mônica Domenico Roberto Fullgraf Sandro Ormond Sérgio Motta

3 Assuntos abordados no paper Combinação de métodos “hard” e “soft” – SSM com DEA A utilização do SSM para melhorar as especificações do DEA Exemplo inovador de “multimetodologia” Case: Avaliação de desempenho da Academia Chinesa de Ciências (CAS)

4 Necessidades Avaliar o desempenho (perfomance) da Academia Chinesa de Ciências e seus diversos institutos Definir critérios e indicadores de produtividade para a avaliação

5 Dificuldades Comparar de Institutos de diferentes naturezas Utilização do DEA. Entretanto era essencial para a definição dos Inputs e Outputs. Divergência sobre a definição dos parâmetros (indicadores e critérios)

6 Busca de soluções Em 2004 o chefe do REC foi à Business School – University of Kent – UK aprender sobre o SSM. Mingers (um dos autores) juntou-se ao projeto para ajudar na utilização do SSM com um modelo mais detalhado do DEA. O trabalho ocorreu durante o ano de 2005

7 Contribuições do paper SSM é uma maneira importante de investigar e estruturar decisões e como julgar I/O para o estudo do DEA; Desenvolvimento de modelo conceitual – Raiz de definição (RD) Exemplo de multimetodologia - multiparadigmas

8 Definições SSM – Soft System Methodology (figura rica) Metodologia geral e participativa para entender e aprender com situações por diferentes pontos de vista DEA – Data Envelopment Analysis Modelo matemático para determinar a eficiência relativa de unidades operacionais similares em transformar os Inputs (recursos) em Outputs (produto) com dados confiáveis.

9 Definição do problema Contextualização Customers Actors Transformation Wordview Owners Environment

10 Relações entre SSM e DEA DMU – unidades de decisão Inputs – Pessoas, Custo, Equipamentos, Estudante Outputs – nº de clientes, estudantes formados, etc. A eficiência é a razão entre os outputs e inputs. O DEA verifica os “pesos”

11 Planejamento Sistêmico Critério de controle PerguntasMedidas de desempenho EficáciaA transformação funciona? produz a saída? Quantidade / qualidade das saídas EficiênciaSão os mínimos recursos usados? Relação das saídas com os recursos utilizados Efetividadecontribui no atendimento das expectativas e metas dos owners? Contribuição da saída no sistema mais amplo

12 CCustomer (s)Comunidade científica mundial AActor (s)Institutos e Adm. Central do CAS TTransformationMelhorar originalidade, significância, reputação e sustentabilidade WWeltanschauungMetas do CAS – melhora dos resultados das pesquisas OOwner (s)Conselho de Estado chinês EEnvironmentDificuldades culturais e econômicas e infraestrutura atual (R)Institutos, cientistas, dinheiro, equipamentos

13 CCustomer (s)Comunidade científica mundial em determinada área – reputação do CAS AActor (s)Profissionais do Instituto TTransformationGerar novos conhecimentos significantes WWeltanschauungO papel do instituto dentro do CAS OOwner (s)CAS EEnvironmentprocedimentos do CAS e financiamento (R) cientistas, outros funcionários, financiamento, equipamentos

14 Processos Feedback do CAS sobre os modelos SSM Desenvolvimento de base de dados de indicadores para fazer um piloto do DEA Tabela 4 – Indicadores de desempenho da pesquisa derivados do SSM ▫ Saídas da pesquisa ▫ Comunicações acadêmicas ▫ Sustentabilidade ▫ Gerenciamento organizacional

15 Processos Comparação entre os indicadores utilizados anteriormente e os atuais Discussão plenária com os envolvidos Questionários enviados aos institutos para verificar a importância dos diferentes indicadores de cada área.

16 Conclusões Projeto foi considerado como bem sucedido pelo CAS Podemos utilizar o SSM combinado com o DEA para avaliar os indicadores de um sistema amplo como os institutos de pesquisa Ainda existem as seguintes necessidades: ▫ Distinguir os input (recursos) com os output ▫ Considerar a natureza e propósito de cada instituto ▫ Melhorar a forma de apresentação dos indicadores – mais simples ▫ Considerar as diferenças entre eficácia e efetividade – eficácia – recursos ou efetividade – recursos?

17 Obrigado pela atenção!


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