A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

F O R Ç A S (2) Prof. Cesário.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "F O R Ç A S (2) Prof. Cesário."— Transcrição da apresentação:

1 F O R Ç A S (2) Prof. Cesário

2 Interações entre um prego e um ímã.
3ª Lei de Newton Interações entre um prego e um ímã. Observe que o imã atrai o prego e o prego atrai o imã. N S Se alguém segurar o ímã (grande) o prego irá mover e agarrar ao ímã e quando segurar o prego (grande) o ímã ira se mover em direção ao prego. Interações entre uma pessoa e o chão. O skatista empurra o chão para trás enquanto que o chão o empurra para a frente. Interações entre uma pessoa e um objeto Quando você empurra um objeto, você sente que o objeto empurra você ao contrário.

3 “a toda ação corresponde uma reação de mesma
Nas situações descritas, sempre que uma força age sobre um corpo, este também exerce outra força de mesma intensidade e de sentido contrário sobre o corpo responsável pela força. Assim, “a toda ação corresponde uma reação de mesma intensidade e de sentido oposto”. Esta afirmativa é conhecida como terceira lei de Newton. A Terra atrai a Lua com uma força de 2 x 1020 N. A Lua atrai a Terra com uma força de 2 x 1020 N.

4 4 – TIPOS DE FORÇAS Podemos classificar as forças como: (i) Ação à distância Neste grupo temos: - Força gravitacional Ocorre entre duas massas quaisquer. O peso é uma força gravitacional. - Força elétrica É uma força de origem atômica devido à propriedade dos prótons e elétrons chamada carga elétrica. - Força magnética Força entre um ímã e um objeto que contenha ferro ou entre dois ímãs. Você verá no futuro que este tipo de força tem a ver com cargas elétricas em movimento.

5 (ii) Forças de contato Quando há necessidade de um corpo estar em contato com outro. Forças como aquelas que aplicamos a um corpo quando o seguramos, empurramos ou puxamos. Forças quando se puxa um corpo com uma corda. Forças quando se empurra um objeto com uma barra. A força de atrito. Todas essas são forças de contato. Analisemos algumas situações: 1ª - A força peso A Terra atrai o corpo, aplicando sobre ele uma força vertical para baixo. Esta força é denominada peso. (força P) P Pelo princípio da ação e reação, o corpo também atrai a Terra. (força F) F

6 2ª - Segurando um corpo ou corpo apoiado
A primeira força a ser considerada é o peso do bloco (P) N O bloco então faz uma força (de contato) forçando a mão para baixo (F). P A mão do ator faz então uma força para cima (N – normal) de modo a sustentar o bloco. F O bloco está em equilíbrio pois N = P são forças opostas atuantes no mesmo corpo. É evidente que a mão do ator também estará em equilíbrio pois os músculos do braço fazem sobre ela uma força para cima. Somente o par N – F entre as forças citadas constituem um par ação-reação.

7 N P - peso do cilindro F - força que o cilindro faz na mesa P N - reação normal da mesa sobre o cilindro F Outras forças do sistema seriam: Força que a mesa (pés) faz no chão -Força que o chão faz na mesa (nos pés da mesa) Estas forças não estão representadas pois, em geral, interessa analisar o que acontece com o corpo em termos de forças.

8 3ª - sistema de corpos com cordas
Considere uma corda presa a uma carroça e alguém puxando a corda.

9 F2 F2’ F1 F’1 Temos na situação as seguintes forças: F1 – força da pessoa puxando a corda As forças F1 e F2 são denominadas trações. F1’ – força da corda na pessoa – reação a F1 As forças F1’ e F2’ são denominadas tensões. F2 – força da corda na carroça F2’ – força da carroça na corda – reação a F2. Em qualquer sistema com cordas bastam ser indicadas as trações, que são forças atuantes nos corpos presos à corda pois as cordas na corda são anuladas. (forças de mesmo módulo, opostas, agindo no mesmo corpo – resultante nula)


Carregar ppt "F O R Ç A S (2) Prof. Cesário."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google