A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

(2) Prof. Cesário 3ª Lei de Newton Observe que o imã atrai o prego e o prego atrai o imã. Se alguém segurar o ímã (grande) o prego irá mover e agarrar.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "(2) Prof. Cesário 3ª Lei de Newton Observe que o imã atrai o prego e o prego atrai o imã. Se alguém segurar o ímã (grande) o prego irá mover e agarrar."— Transcrição da apresentação:

1

2 (2) Prof. Cesário

3 3ª Lei de Newton Observe que o imã atrai o prego e o prego atrai o imã. Se alguém segurar o ímã (grande) o prego irá mover e agarrar ao ímã e quando segurar o prego (grande) o ímã ira se mover em direção ao prego. Quando você empurra um objeto, você sente que o objeto empurra você ao contrário. O skatista empurra o chão para trás enquanto que o chão o empurra para a frente. N S NS Interações entre um prego e um ímã. Interações entre uma pessoa e o chão. Interações entre uma pessoa e um objeto

4 Nas situações descritas, sempre que uma força age sobre um corpo, este também exerce outra força de mesma intensidade e de sentido contrário sobre o corpo responsável pela força. Assim, “a toda ação corresponde uma reação de mesma intensidade e de sentido oposto”. Esta afirmativa é conhecida como terceira lei de Newton. A Lua atrai a Terra com uma força de 2 x N. A Terra atrai a Lua com uma força de 2 x N.

5 4 – TIPOS DE FORÇAS Podemos classificar as forças como: (i) Ação à distância Neste grupo temos: - Força gravitacional Ocorre entre duas massas quaisquer. O peso é uma força gravitacional. - Força elétrica É uma força de origem atômica devido à propriedade dos prótons e elétrons chamada carga elétrica. - Força magnética Força entre um ímã e um objeto que contenha ferro ou entre dois ímãs. Você verá no futuro que este tipo de força tem a ver com cargas elétricas em movimento.

6 F P (ii) Forças de contato Quando há necessidade de um corpo estar em contato com outro. Forças como aquelas que aplicamos a um corpo quando o seguramos, empurramos ou puxamos. Forças quando se puxa um corpo com uma corda. Forças quando se empurra um objeto com uma barra. A força de atrito. Todas essas são forças de contato. Analisemos algumas situações: 1ª - A força peso A Terra atrai o corpo, aplicando sobre ele uma força vertical para baixo. Esta força é denominada peso. (força P) Pelo princípio da ação e reação, o corpo também atrai a Terra. (força F)

7 N 2ª - Segurando um corpo ou corpo apoiado P A primeira força a ser considerada é o peso do bloco (P) O bloco então faz uma força (de contato) forçando a mão para baixo (F). F A mão do ator faz então uma força para cima (N – normal) de modo a sustentar o bloco. O bloco está em equilíbrio pois N = P são forças opostas atuantes no mesmo corpo. É evidente que a mão do ator também estará em equilíbrio pois os músculos do braço fazem sobre ela uma força para cima. Somente o par N – F entre as forças citadas constituem um par ação-reação.

8 N P F P - peso do cilindro F - força que o cilindro faz na mesa N - reação normal da mesa sobre o cilindro Outras forças do sistema seriam: -Força que a mesa (pés) faz no chão -Força que o chão faz na mesa (nos pés da mesa) Estas forças não estão representadas pois, em geral, interessa analisar o que acontece com o corpo em termos de forças.

9 Considere uma corda presa a uma carroça e alguém puxando a corda. 3ª - sistema de corpos com cordas

10 F 1 – força da pessoa puxando a corda F1F1 F1F1 F’ 1 F 1 ’ – força da corda na pessoa – reação a F 1 F 2 – força da corda na carroça F 2 ’ – força da carroça na corda – reação a F 2. F2F2 F2F2 F2’F2’ F2’F2’ Temos na situação as seguintes forças: As forças F 1 e F 2 são denominadas trações. As forças F 1 ’ e F 2 ’ são denominadas tensões. Em qualquer sistema com cordas bastam ser indicadas as trações, que são forças atuantes nos corpos presos à corda pois as cordas na corda são anuladas. (forças de mesmo módulo, opostas, agindo no mesmo corpo – resultante nula)


Carregar ppt "(2) Prof. Cesário 3ª Lei de Newton Observe que o imã atrai o prego e o prego atrai o imã. Se alguém segurar o ímã (grande) o prego irá mover e agarrar."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google