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ADMINISTRAÇÃO DE CONFLITOS Conceito A Administração de Conflitos consiste exatamente na escolha e implementação das estratégias mais adequadas para se.

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1 ADMINISTRAÇÃO DE CONFLITOS Conceito A Administração de Conflitos consiste exatamente na escolha e implementação das estratégias mais adequadas para se lidar com cada tipo de situação.

2 ADMINISTRAÇÃO DE CONFLITOS Lidar com o conflito consiste em trabalhar com grupos e tentar romper alguns estereótipos vigentes na organização. Criar tarefas a serem executadas em conjunto por grupos diferentes é uma forma de garantir que seu cumprimento seja reconhecido pelo trabalho dos grupos. Mediador: mobiliza as partes em conflito para um acordo. Ajuda as partes envolvidas a discutir e resolver as situações de conflito. Facilitador do processo.

3 ADMINISTRAÇÃO DE CONFLITOS A solução de conflitos ocorre mediante 3 estratégias: Há a repressão das reações emocionais e a procura de outros caminhos, ou mesmo o abandono da situação. Deixam dúvidas e medos acerca do mesmo tipo de situação no futuro. Evitar Adiar Protelar a situação, até que a situação se resfria. Resulta em sentimentos de insatisfação e insegurança acerca do futuro.

4 Enfrentar ADMINISTRAÇÃO DE CONFLITOS Confronto com as situações e pessoas em conflito. Subdivide-se em: Estratégias de poder Inclui o uso da força física e outras punições. Caracteriza-se pelo comportamento agressivo. Há um vencedor e um vencido. Conseqüências: hostilidade, angústia, e ferimentos.

5 Estratégias de negociação ADMINISTRAÇÃO DE CONFLITOS Objetivo consiste em resolver o conflito, com uma solução que satisfaça a ambos os envolvidos. Caracteriza-se pelo comportamento assertivo: defesa dos próprios direitos e opiniões, sem apelar para a violência ou desrespeito ao outro. Fornece maior quantidade de conseqüências positivas.

6 ADMINISTRAÇÃO DE CONFLITOS Estilos de Administração de Conflitos Competição: busca satisfação dos interesses, tenta convencer a outra parte, leva a outra parte a aceitar a culpa. Colaboração: contempla os interesses das partes envolvidas, busca resultado benéfico para ambas. Acomodação: tende a apaziguar a situação, chegando a colocar as necessidades e interesses da outra parte acima dos seus (fuga). Caracteriza- se pelo comportamento submisso.

7 ADMINISTRAÇÃO DE CONFLITOS Estilos de Administração de Conflitos Compromisso: uma das partes do conflito desiste de alguns pontos ou itens, levando a distribuir os resultados entre ambas as partes.

8 ADMINISTRAÇÃO DE CONFLITOS Etapas da solução de um conflito 1. Identificar o problema Determinar a natureza do conflito. Saber se as pessoas envolvidas estão conscientes do problema e dispostas a buscar a solução. 2. Analisar e escolher a melhor solução Transformar o negativo em positivo, diversidade de idéias, respeito às características individuais, conciliar os opostos.

9 ADMINISTRAÇÃO DE CONFLITOS Etapas da solução de um conflito 4. Colocar em prática 5. Avaliar os resultados 6. Manutenção Acompanhamento e avaliação

10 Para a solução de um conflito é necessário: ADMINISTRAÇÃO DE CONFLITOS Saber comunicar; Saber ouvir; Saber perguntar; Controle emocional; Colaboração; Empatia.

11 ADMINISTRAÇÃO DE CONFLITOS 11 Sugestões para uma boa administração de conflitos 1.Procure soluções, não culpados; 2.Analise a situação; 3.Mantenha um clima de respeito; 4.Aperfeiçoe a habilidade de ouvir e falar; 5.Seja construtivo ao fazer uma crítica; 6.Procure a solução Ganha-ganha;

12 7. Aja sempre no sentido de eliminar os conflitos; 8. Evite preconceitos; 9. Mantenha a calma; 10. Quando estiver errado, reconheça; 11. Não varra os problemas para debaixo do tapete. O manejo de situações de conflito é essencial para as pessoas e as organizações como fonte geradora de mudanças, pois das tensões conflitivas, dos diferentes interesses das partes envolvidas é que nascem as oportunidades de crescimento mútuo.

13 RESILIÊNCIA A arte de ser flexível Capacidade do indivíduo se moldar frente às dificuldades. Capacidade de responder de forma mais consistente aos desafios e dificuldades; Tremo utilizado pela física: capacidade de um material voltar ao seu estado normal depois de ter sofrido uma pressão.

14 Capacidade de reagir com flexibilidade; Capacidade de recuperação diante de desafios e circunstâncias desfavoráveis; Atitude otimista, positiva e perseverante Equilíbrio dinâmico durante e após embates. RESILIÊNCIA Melhor preparação do indivíduo para suportar pressões; Flexibilidade sem perder os objetivos. Criatividade; Lidar melhor com o estresse. Resultados


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