A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AS PESSOAS COMO ELEMENTO BÁSICO DAS ORGANIZAÇÕES AS PESSOAS COMO ELEMENTO BÁSICO DAS ORGANIZAÇÕES PEDRO CARLOS DE CARVALHO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AS PESSOAS COMO ELEMENTO BÁSICO DAS ORGANIZAÇÕES AS PESSOAS COMO ELEMENTO BÁSICO DAS ORGANIZAÇÕES PEDRO CARLOS DE CARVALHO."— Transcrição da apresentação:

1 AS PESSOAS COMO ELEMENTO BÁSICO DAS ORGANIZAÇÕES AS PESSOAS COMO ELEMENTO BÁSICO DAS ORGANIZAÇÕES PEDRO CARLOS DE CARVALHO

2 AS PESSOAS AS PESSOAS •AS ORGANIZAÇÕES DEPENDEM DE PESSOAS PARA PROPORCIONAR-LHES O NECESSÁRIO PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO; PARA DIRIGI-LAS E CONTROLÁ-LAS E PARA FAZÊ-LAS OPERAR E FUNCIONAR. NÃO EXISTE ORGANIZAÇÃO SEM PESSOAS. TODA ORGANIZAÇÃO É CONSTITUÍDA DE PESSOAS E DELAS DEPENDE PARA SEU SUCESSO E CONTINUIDADE. • NÃO EXISTE ORGANIZAÇÃO SEM PESSOAS. TODA ORGANIZAÇÃO É CONSTITUÍDA DE PESSOAS E DELAS DEPENDE PARA SEU SUCESSO E CONTINUIDADE. AS PESSOAS PODEM SER CLASSIFICADAS DE DUAS FORMAS DIFERENTES:  AS PESSOAS PODEM SER CLASSIFICADAS DE DUAS FORMAS DIFERENTES:  AS PESSOAS COMO PESSOAS = DOTADAS DE PERSONALIDADE E DE INDIVIDUALIDADE, COM PERSONALIDADE E DE INDIVIDUALIDADE, COM VALORES, ATITUDES, ASPIRAÇÕES, MOTIVAÇÕES E OBJETIVOS INDIVIDUAIS ; RECEBEM TRATAMENTO PESSOAL E INDIVIDUALIZADO  AS PESSOAS COMO RECURSOS = DOTADAS DE HABILIDADES, CAPACIDADES, DESTREZAS E CONHECIMENTOS NECESSÁRIOS PARA AS ATIVIDADES ORGANIZACIONAIS. RECEBEM TRATAMENTO PELA MÉDIA, IGUAL E GENÉRICO DURANTE MUITO TEMPO AS PESSOAS FORAM TRATADAS COMO OBJETOS E RECURSOS PRODUTIVOS, IGUAIS ÀS MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS DE TRABALHO. • DURANTE MUITO TEMPO AS PESSOAS FORAM TRATADAS COMO OBJETOS E RECURSOS PRODUTIVOS, IGUAIS ÀS MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS DE TRABALHO. ISSO GEROU FORTE RESSENTIMENTO E CONFLITOS TRABALHISTAS, ALÉM DE UM GRADATIVO DISTANCIAMENTO E ALHEAMENTO DAS PESSOAS EM RELAÇÃO A SUAS TAREFAS NA ORGANIZAÇÃO. • ISSO GEROU FORTE RESSENTIMENTO E CONFLITOS TRABALHISTAS, ALÉM DE UM GRADATIVO DISTANCIAMENTO E ALHEAMENTO DAS PESSOAS EM RELAÇÃO A SUAS TAREFAS NA ORGANIZAÇÃO. PEDRO CARLOS DE CARVALHO 02 – AS PESSOAS NAS ORGANIZAÇÕES • SURGIRAM PROBLEMAS DE QUALIDADE E DE PRODUTIVIDADE, QUE ERAM ENCARADOS COMO RESPONSABILIDADE DA GERÊNCIA E DIREÇÃO E NÃO DAS PESSOAS.

3 COMO A GERÊNCIA E A DIREÇÃO CONSTITUEM UM PEQUENO PERCENTUAL DAS PESSOAS QUE TRABALHAM NA ORGANIZAÇÃO, OS PROBLEMAS ERAM ANALISADOS E RESOLVIDOS APENAS POR UMA PEQUENA MINORIA, QUE TINHA OUTRAS COISAS PARA FAZER. COMO A GERÊNCIA E A DIREÇÃO CONSTITUEM UM PEQUENO PERCENTUAL DAS PESSOAS QUE TRABALHAM NA ORGANIZAÇÃO, OS PROBLEMAS ERAM ANALISADOS E RESOLVIDOS APENAS POR UMA PEQUENA MINORIA, QUE TINHA OUTRAS COISAS PARA FAZER. •ASSIM MUITOS PROBLEMAS ERAM ADIADOS E TRANSFERIDOS, CONTRIBUINDO PARA A REDUÇÃO DA COMPETITIVIDADE DAS ORGANIZAÇÕES. A TENDÊNCIA ATUAL É FAZER COM QUE TODAS AS PESSOAS DA ORGANIZAÇÃO SEJAM ADMINISTRADORES E NÃO SIMPLESMENTE EXECUTORES DE SUAS TAREFAS. • A TENDÊNCIA ATUAL É FAZER COM QUE TODAS AS PESSOAS DA ORGANIZAÇÃO SEJAM ADMINISTRADORES E NÃO SIMPLESMENTE EXECUTORES DE SUAS TAREFAS. ALÉM DA EXECUÇÃO DAS TAREFAS AS PESSOAS DEVEM SE CONSCIENTIZAR QUE ELAS SÃO RESPONSÁVEIS PELO DIAGNÓSTICO E PELA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS PARA OBTER UMA MELHORIA CONTÍNUA DE SEU TRABALHO.  ALÉM DA EXECUÇÃO DAS TAREFAS AS PESSOAS DEVEM SE CONSCIENTIZAR QUE ELAS SÃO RESPONSÁVEIS PELO DIAGNÓSTICO E PELA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS PARA OBTER UMA MELHORIA CONTÍNUA DE SEU TRABALHO. SE AS ORGANIZAÇÕES SÃO DIFERENTES ENTRE SI, O MESMO OCORRE COM AS PESSOAS. • SE AS ORGANIZAÇÕES SÃO DIFERENTES ENTRE SI, O MESMO OCORRE COM AS PESSOAS. A VARIABILIDADE HUMANA É GRANDE, POIS CADA PESSOA É UM FENOMENO MULTIDIMENSIONAL, SUJEITA ÀS INFLUÊNCIAS DE UMA ENORMIDADE DE VARIÁVEIS. • A VARIABILIDADE HUMANA É GRANDE, POIS CADA PESSOA É UM FENOMENO MULTIDIMENSIONAL, SUJEITA ÀS INFLUÊNCIAS DE UMA ENORMIDADE DE VARIÁVEIS. PEDRO CARLOS DE CARVALHO 03 – AS PESSOAS NAS ORGANIZAÇÕES • O RAIO DE DIFERENÇAS EM APTIDÕES É GRANDE E OS PADRÕES DE COMPORTAMENTO APRENDIDOS SÃO DIVERSOS E DE FORMAS DIFERENTES. O SER HUMANO VIVE EM ORGANIZAÇÕES E EM AMBIENTES CADA VEZ MAIS COMPLEXOS E DINÂMICOS. • O SER HUMANO VIVE EM ORGANIZAÇÕES E EM AMBIENTES CADA VEZ MAIS COMPLEXOS E DINÂMICOS. • COMO AS ORGANIZAÇÕES SÃO COMPOSTAS DE PESSOAS, O ESTUDO DAS PESSOAS CONSTITUI A UNIDADE BÁSICA PARA AS ORGANIZAÇÕES E PARA ARH.

4 A COMPLEXA NATUREZA DO SER HUMANO 1.O SER HUMANO COMO UM SER TRANSACIONAL QUANDO RECEBE INSUMOS DO AMBIENTE E REAGE AOS MESMOS, E TAMBÉM ADOTA UMA POSIÇÃO PROATIVA, ANTECIPANDO-SE E, MUITAS VEZES, PROVOCANDO MUDANÇAS EM SEU AMBIENTE. QUANDO RECEBE INSUMOS DO AMBIENTE E REAGE AOS MESMOS, E TAMBÉM ADOTA UMA POSIÇÃO PROATIVA, ANTECIPANDO-SE E, MUITAS VEZES, PROVOCANDO MUDANÇAS EM SEU AMBIENTE. 2.O SER HUMANO COM UM COMPORTAMENTO DIRIGIDO PARA UM OBJETIVO QUANDO É CAPAZ DE TER SEUS PRÓPRIOS OBJETIVOS OU ASPIRAÇÕES E DE APLICAR ESFORÇOS PARA ALCANÇÁ-LOS. 3.O SER HUMANO COMO MODELO DE SISTEMA ABERTO QUANDO É DIRIGIDO PARA OBJETIVOS, INTERDEPENDENTEMENTE DO MEIO FÍSICO E SOCIAL, E ATIVAMENTE ENVOLVIDO EM TRANSAÇÕES COM ESSE AMBIENTE À MEDIDA QUE PERSEGUE SEUS OBJETIVOS. ISSO REQUER QUE O SER HUMANO DESENVOLVA CAPACIDADES MENTAIS DE PROCEDIMENTO - PENSAR, DECIDIR, etc. - E QUE OBTENHA INFORMAÇÕES E CRENÇAS QUE LHE PERMITAM CONHECER AS PESSOAS E AS COISAS EM SEU MEIO AMBIENTE E ENFRENTÁ-LAS. • ISSO REQUER QUE O SER HUMANO DESENVOLVA CAPACIDADES MENTAIS DE PROCEDIMENTO - PENSAR, DECIDIR, etc. - E QUE OBTENHA INFORMAÇÕES E CRENÇAS QUE LHE PERMITAM CONHECER AS PESSOAS E AS COISAS EM SEU MEIO AMBIENTE E ENFRENTÁ-LAS. TORNA-SE IMPORTANTE CONHECER O CONTEÚDO MENTAL DO SER HUMANO E A FORMA COMO ESSE CONTEÚDO É OBTIDO, OU SEJA, SUAS PERCEPÇÕES E COMO ELAS INTERAGEM PARA CONCEBER A REALIDADE AMBIENTAL QUE O ENVOLVE. • TORNA-SE IMPORTANTE CONHECER O CONTEÚDO MENTAL DO SER HUMANO E A FORMA COMO ESSE CONTEÚDO É OBTIDO, OU SEJA, SUAS PERCEPÇÕES E COMO ELAS INTERAGEM PARA CONCEBER A REALIDADE AMBIENTAL QUE O ENVOLVE. PEDRO CARLOS DE CARVALHO 04 – AS PESSOAS NAS ORGANIZAÇÕES

5 O COMPORTAMENTO DAS PESSOAS DENTRO DA ORGANIZAÇÃO É COMPLEXO, DEPENDENDO DE: 1.FATORES INTERNOS (DECORRENTES DE SUAS CARACTERÍSTICAS DE PERSONALIDADE, COMO: CAPACIDADE DE APRENDIZAGEM, MOTIVAÇÃO, PERCEPÇÃO DO AMBIENTE INTERNO E EXTERNO, ATITUDES, EMOÇÕES, VALORES, etc.) 2.FATORES EXTERNOS: DECORRENTES DO AMBIENTE QUE O ENVOLVE DAS CARACTERÍSTICAS ORGANIZACIONAIS, COMO: SISTEMAS DE RECOMPENSAS E PUNIÇÕES, FATORES SOCIAIS, POLÍTICAS, COESÃO DO GRUPO, etc. FATORES EXTERNOS QUE INFLUENCIAM O COMPORTAMENTO DAS PESSOAS NAS ORGANIZAÇÕES PEDRO CARLOS DE CARVALHO 05 – AS PESSOAS NAS ORGANIZAÇÕES INDIVÍDUO NA ORGANIZAÇÃO PRESSÃO DA CHEFIA INFLUÊNCIA INFLUÊNCIADOS COLEGAS COLEGAS SISTEMAS SISTEMAS PESSOAIS PESSOAIS MUDANÇAS MUDANÇASNA TECNOLOGIA TECNOLOGIA DEMANDASDAFAMÍLIA PROGRAMASDETREINAM. DES. PESSOAL CONDIÇÕESAMBIENTAIS ESTADOSDEENERGIAINTERNA


Carregar ppt "AS PESSOAS COMO ELEMENTO BÁSICO DAS ORGANIZAÇÕES AS PESSOAS COMO ELEMENTO BÁSICO DAS ORGANIZAÇÕES PEDRO CARLOS DE CARVALHO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google