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Trabalho realizado por: Sandra Leal. 10º3A

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Apresentação em tema: "Trabalho realizado por: Sandra Leal. 10º3A"— Transcrição da apresentação:

1 Trabalho realizado por: Sandra Leal. 10º3A
Mercado Trabalho realizado por: Sandra Leal. 10º3A

2 Noção Mercado é a situação “ideal” onde se confrontam as intenções de produção dos produtores – a oferta de um bem – e as solicitações de consumo dos consumidores – a procura de um bem – de que resulta o “preço de mercado” para aquele bem. Bolsa de valores de Lisboa

3 Tipos de mercado: Mercado de capitais; Mercado de câmbios;
Mercado de trabalho; Mercado de petróleo; Mercado dos bens e serviços.

4 É através do mercado que se adequam a oferta e a procura de cada bem, de tal forma que é garantida aos consumidores a obtenção de todos os bens de que carecem, e aos produtores, a certeza de que venderão os bens que irão produzir, isto é, no mercado chega-se à compatibilização entre a oferta e a procura de um bem, para certo preço. Produtor Mercado/preço Consumidor Oferta Procura

5 Dois sentidos de mercado:
Concreto – lugar onde se encontram vendedores e compradores. Ex: feira. Abstracto – conjunto de possíveis compradores e vendedores de um determinado bem. Ex: comércio electrónico.

6 A procura Conjunto de bens e serviços que os consumidores estão dispostos a comprar aos diferentes preços.

7 Para cada bem existe uma procura:
Individual – é a quantidade de um bem que cada indivíduo deseja consumir para certo preço. Agregada – somatório de todas as procuras individuais.

8 Lei da procura A quantidade procurada de um bem varia em sentido inverso ao do seu preço, desde que o resto se mantenha constante. Preço dos bens e serviços procura dos bens e serviços Preço dos bens e serviços procura dos bens e serviços

9 Factores determinantes da procura:
Preço do bem; Aumento da população; Variação dos gostos dos consumidores; A dimensão do mercado;

10 Preço dos outros bens: Bens substituíveis – se o preço do bem A desce, a quantidade procurada de A aumenta, mas a procura do bem B diminui, pois uma parte dela será transferida para o bem A. Ex: se o preço da manteiga baixa, a procura de margarina tenderá a diminuir. Bens complementares - se o preço do bem A desce, a quantidade procurada de A aumenta, mas a procura do bem B também aumenta, pois A e B são bens complementares, têm de ser consumidos simultaneamente para satisfazerem a mesma necessidade. Ex: se o preço dos automóveis baixar a procura de gasolina tenderá a subir.

11 Rendimento dos consumidores:
rendimento preço dos bens e serviços Deslocação da curva da procura para a direita. rendimento preço dos bens e serviços Deslocação da curva da procura para a esquerda. Excepção: com os bens inferiores, a procura varia em sentido inverso ao do rendimento. Quando o rendimento da famílias aumenta são substituídos por outros de preço superior.

12 A oferta Consiste na quantidade de bens e serviços que os vendedores estão dispostos a vender por um determinado preço, num determinado período de tempo.

13 Para cada bem existe uma oferta:
Individual – Quantidade de bem que um produtor esta disposto a vender a um determinado preço; Agregada – Quantidade de produto que as empresas estariam dispostas a produzir e a vender para cada nível de preços, custos e condições de mercado

14 Lei da oferta A oferta aumenta sempre que sobem os preços e vice-versa. preço dos bens e serviços oferta dos bens e serviços

15 Factores determinantes da oferta:
Custos dos factores de produção Os aumentos dos custos diminuem a oferta e inversamente (fertilizantes e agricultura). Curva anda para esquerda se diminui oferta. A Tecnologia A inovação tecnológica não só faz diminuir os custos de produção pelo aumento da produtividade como, normalmente, faz aumentar a capacidade produtiva da empresa. A curva desloca-se para a direita.

16 Preço dos outros bens: Bens complementares – se o preço do bem A aumenta, a tendência é para aumentar a quantidade oferecida do bem e dos que lhe são substituíveis. A curva da oferta desloca- se para a direita. Bens substituíveis – se o preço do bem A aumenta a tendência é para a redução da quantidade oferecida do bem substituto deste. A curva da oferta desloca-se para a esquerda.

17 Concorrência perfeita
Características: Livre acesso ao mercado – qualquer empresa que decida produzir um bem, poderá fazê-lo sem que as empresas já produtores desse bem se possam opor;

18 Mobilidade – há livre deslocalização dos factores produtivos;
Atomicidade – existência de muitos produtores e consumidores em que nenhum destes pode provocar qualquer alteração no mercado; Mobilidade – há livre deslocalização dos factores produtivos;

19 Transparência – há informação sobre tudo o que se passa no mercado, quer seja a nível de preços, quer seja a nível de presença produtiva; Homogeneidade – os bens produzidos têm características semelhantes e, assim, são substituíveis.

20 Concorrência imperfeita
Monopólio: Existência de uma única empresa que controla totalmente o mercado; Empresas de grandes dimensões; Vende o seu produto a um elevado número de compradores; Inexistência no mercado de produtos capazes de substituir o que é produzido; Recurso raro à publicidade.

21 Monopólio legal Quando o estado intervém, e por via legislativa pode impedir a entrada de novos concorrentes no mercado. Ex: medicamentos, petróleo, etc.

22 Monopólio natural Surge quando uma única empresa tem capacidade para fornecer um mercado completo com um nível de custo mais baixo do que se houvesse mais empresas nesse mercado.

23 Monopólio tecnológico
Quando há necessidade de elevados investimentos iniciais. A produção de bens resulta de processos de investigação que requerem um investimento inicial muito significativo, o que afasta potenciais produtores.

24 Concorrência monopolística
Número relativamente grande de empresas com certo poder concorrencial; Margem de manobra para fixação dos preços não é muito ampla, uma vez que existem produtos substitutos no mercado; Muitos compradores e muitos vendedores; Os bens e serviços são heterogéneos;

25 Oligopólio Número reduzido de grandes empresas;
Os produtos são similares ou com pequenas diferenças; É uma concorrência entre poucos; As empresas têm grande poder económico; Difícil entrada neste mercado.

26 Concentração de empresas
Concentração Horizontal : Realizada no mesmo ramo de actividade. Concentração vertical : Reúne diversas empresas de ramos diferentes.

27 Fusão de empresas ou trust
O trust resulta da fusão de várias empresas, dando origem a uma nova empresa que utiliza os meios de produção e os trabalhadores nas diversas empresas iniciais. O trust visa eliminar as empresas concorrentes e na racionalização das empresas, procurando reduzir os custos de produção, através de uma maior dimensão.

28 Aquisições Quando uma ou mais empresas são adquiridas por outra, tornando-a maior. Prática das OPV (oferta Pública de venda): uma empresa oferece-se no mercado para ser comprada por outras, colocando à venda no Mercado de Bolsa parte ou a totalidade do seu capital.

29 Fim


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