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SUPERINTENDÊNCIA DE ADMINISTRAÇÃO TRIBUTÁRIA REDESENHO DE PROCESSO - IMPLANTAÇÃO Plano de Desenvolvimento de Pessoas MAR/2012.

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1 SUPERINTENDÊNCIA DE ADMINISTRAÇÃO TRIBUTÁRIA REDESENHO DE PROCESSO - IMPLANTAÇÃO Plano de Desenvolvimento de Pessoas MAR/2012

2 SUPERINTENDÊNCIA DE ADMINISTRAÇÃO TRIBUTÁRIA REDESENHO DE PROCESSO - IMPLANTAÇÃO Impacto Organizacional O processo de implantação • Prontidão à Mudança • Alinhamento Cultural • Compromisso dos Líderes • Envolvimento dos funcionários • Comunicação Aberta • Capacidade Individual e da Equipe GT + UCS + NDSH +ASCOM GESTORES SAT +

3 SUPERINTENDÊNCIA DE ADMINISTRAÇÃO TRIBUTÁRIA REDESENHO DE PROCESSO - IMPLANTAÇÃO As pessoas direta ou indiretamente envolvidas no processo de mudança têm comportamentos diversos em relação à nova proposta. Tais comportamentos podem conduzir o processo de implantação de novos processos/projetos a um grande fracasso ou a um grande sucesso. A MUDANÇA COM AS PESSOAS MUDANÇAS OCORREM A DESPEITO DE NOSSA VONTADE

4 SUPERINTENDÊNCIA DE ADMINISTRAÇÃO TRIBUTÁRIA REDESENHO DE PROCESSO - IMPLANTAÇÃO Medo da Mudança Sentimento de Perda Medo do Desconhecido A MUDANÇA COM AS PESSOAS Medo de Perder: • Controle • Confiança • Escopo de ação • Poder • Imagem

5 SUPERINTENDÊNCIA DE ADMINISTRAÇÃO TRIBUTÁRIA REDESENHO DE PROCESSO - IMPLANTAÇÃO •A maioria das pessoas não gostam de mudar o jeito que sempre trabalhou •Ou mudar a posição de sentar na sala •Ou mudar o local de trabalho •Ou da versão nova do Word •Peculiaridades/diferenças •jeitos próprios de falar e de gostos de tratamento; •objetivos e pontos de vista; •diferentes estilos, ritmos e por vezes horários e locais de trabalho; •personalidades e “valores”; •modelos de aprendizagem; •níveis de conhecimento e treinamento; •expectativas em relação às motivações & valorizações se colaborarem; •dificuldades de assumirem riscos juntos e de partilhar os méritos. ALGUNS COMPORTAMENTOS NATURAIS FRENTE A MUDANÇA NA ORGANIZAÇÃO

6 SUPERINTENDÊNCIA DE ADMINISTRAÇÃO TRIBUTÁRIA REDESENHO DE PROCESSO - IMPLANTAÇÃO São vários os comportamentos das pessoas que se pode observar ao longo de um processo de implantação de uma mudança:  Indiferença;  Rejeição passiva;  Rejeição ativa;  Colaboração não intencional;  Colaboração intencional;  Entusiasmo não comprometido;  Entusiasmo comprometido;  Propensão natural ao engajamento DIVERSIDADE DE COMPORTAMENTO

7 SUPERINTENDÊNCIA DE ADMINISTRAÇÃO TRIBUTÁRIA REDESENHO DE PROCESSO - IMPLANTAÇÃO MUDANÇA E O PAPEL DA LIDERANÇA O processo de mudança exige liderança. A participação do líder é, portanto, de extrema importância para a condução do processo e para a resolução das questões inerentes à mudança. Liderar não significa “mandar”, mas sim coordenar o processo. Os modernos líderes não dizem às pessoas o que e como fazer. Ele as faz pensar e extrai o melhor delas. Atua como um facilitador para as ações/necessidades. Mudanças são complexas, multi-facetadas. Uma adequada solução é aquela que emerge da troca, e não da imposição, de cima para baixo. Uma solução obtida em conjunto é uma das formas mais efetivas de obter comprometimento das pessoas com a mudança.

8 SUPERINTENDÊNCIA DE ADMINISTRAÇÃO TRIBUTÁRIA REDESENHO DE PROCESSO - IMPLANTAÇÃO MUDANÇA E O PAPEL DA LIDERANÇA Liderar / coordenar não significa concordar com todos os pontos de vista. O líder está sempre exposto ao risco nas relações pois tem o dever de se posicionar em direção às soluções que visem o alcance dos objetivos estratégicos da organização. Esta perspectiva implica em capacidade de condução e autoridade e ao mesmo tempo em sensibilidade para contornar conflitos pessoais. Liderar pode implicar em alterar relacionamentos com entidades e pessoas que prezamos.

9 SUPERINTENDÊNCIA DE ADMINISTRAÇÃO TRIBUTÁRIA REDESENHO DE PROCESSO - IMPLANTAÇÃO Essa caminhada deve ser coordenada de forma totalmente integrada entre: • Objetivos esperados • Agentes de mudança • Pessoas / Público alvo • Processos de negócio/trabalho •Tecnologias • Cultura da organização É algo extremante complexo e dinâmico. Envolve uma transição da situação atual para uma situação desejada futura, definida no escopo do projeto. O PROCESSO DA GESTÃO DE MUDANÇAS

10 SUPERINTENDÊNCIA DE ADMINISTRAÇÃO TRIBUTÁRIA REDESENHO DE PROCESSO - IMPLANTAÇÃO São processos, ferramentas e técnicas para gerenciar os vários aspectos envolvidos no processo de mudança a fim de minimizar impactos, resistências e atingir resultados previstos da forma mais eficaz possível e em menor tempo O QUE É GESTÃO DE MUDANÇAS?

11 SUPERINTENDÊNCIA DE ADMINISTRAÇÃO TRIBUTÁRIA REDESENHO DE PROCESSO - IMPLANTAÇÃO Promover um equilíbrio entre o lado humano e técnico do processo de mudança TÉCNICO HUMANO Metodologia Melhores Práticas Gestão de Projetos Eficaz Conhecimento dos Processos Conhecimento da Organização Conhecimento Funcional Prontidão à Mudança Alinhamento Cultural Compromisso da Liderança Envolvimento dos Funcionários Comunicação Aberta Capacidade Individual e da Equipe Estratégias organizacionais O PAPEL DA GESTÃO DE MUDANÇAS PLANO DE DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS

12 SUPERINTENDÊNCIA DE ADMINISTRAÇÃO TRIBUTÁRIA REDESENHO DE PROCESSO - IMPLANTAÇÃO OBJETIVO Realizar, através da UCS Sefaz e do NDSH, em parceria com os gestores da SAT, ASCOM e demais unidades envolvidas, o planejamento, acompanhamento e a execução das ações relacionadas à gestão de pessoas durante o processo de implantação do Redesenho da SAT, considerando as principais necessidades de desenvolvimento e capacitação dos servidores impactados pelo Projeto. PLANO DE DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS

13 SUPERINTENDÊNCIA DE ADMINISTRAÇÃO TRIBUTÁRIA REDESENHO DE PROCESSO - IMPLANTAÇÃO PLANO DE DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS FASE 1 – Capacitar o GT para implantação do R-SAT Período Previsto: novembro/2011 a novembro/2012 FASE 2 - Realizar oficinas para aprofundar compreensão dos processos Período Previsto: novembro/2011 a outubro/2012 FASE 3 – Preparar a Mudança  Sensibilização de Gestores  Capacitação em Gestão da Mudança  Encontros regionais de diagnóstico de clima, situação dos servidores e sensibilização das equipes  Realização de Oficinas de acompanhamento Período Previsto: março/2012 a dezembro/2013

14 SUPERINTENDÊNCIA DE ADMINISTRAÇÃO TRIBUTÁRIA REDESENHO DE PROCESSO - IMPLANTAÇÃO PLANO DE DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS FASE 4 – Revisar o Plano de Capacitação e Desenvolvimento  Revisar competências  Mapear competências instaladas  Identificar lacunas de competências  Ajustar o Plano de Capacitação e Desenvolvimento Período Previsto: junho/2012 a dezembro/2012 FASE 5 – Executar Plano de Capacitação Período Previsto: junho/2012 a dezembro/2014 FASE 6 – Acompanhar as ações de implantação Período Previsto: março/2012 a dezembro/2014

15 SUPERINTENDÊNCIA DE ADMINISTRAÇÃO TRIBUTÁRIA REDESENHO DE PROCESSO - IMPLANTAÇÃO 4. “Não esquecer que as mudanças vão impactar na vida das pessoas. Evitar ações que visem exclusivamente o funcionamento técnico, sem considerar as conseqüências na vida das pessoas, das regiões e municípios a serem afetados” Secretário Carlos Martins Diretrizes para Implantação Redesenho SAT “A única coisa imutável é a mudança.” Ramakrishna

16 SUPERINTENDÊNCIA DE ADMINISTRAÇÃO TRIBUTÁRIA REDESENHO DE PROCESSO - IMPLANTAÇÃO PLANO DE DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS Referências: RABELO. Ricardo. Gestão de Mudanças: Avaliação de Desempenho de Sistemas. Universidade Federal de Santa Catarina: 2010 (Adaptado) Plano de Desenvolvimento de Pessoas – Redesenho SAT

17 GT-RSAT


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