A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL Programa de Orientação de Carreira A ESCOLHA PROFISSIONAL Aline Ribeiro Silva Daniele Melo Louzada.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL Programa de Orientação de Carreira A ESCOLHA PROFISSIONAL Aline Ribeiro Silva Daniele Melo Louzada."— Transcrição da apresentação:

1 Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL Programa de Orientação de Carreira A ESCOLHA PROFISSIONAL Aline Ribeiro Silva Daniele Melo Louzada

2 “Assim como um girassol escolhe sempre estar voltado para o sol, escolha focalizar o lado melhor, mais bonito, mais luminoso e vibrante das coisas que lhe acontecem”. (Fênix Faustine)

3 A ESCOLHA Auto-conhecimento: Quem sou? Se perceber e refletir sobre os interesses, habilidades, crenças, valores, situação econômico-social, influências (familiares, amigos, professores), situando-se como um ser histórico. “Projeto de Vida” Relação Homem- Trabalho: O que é trabalho, mercado de trabalho, diferenças entre salários, função social do trabalho, função do trabalho na vida pessoal, realidade sócio- econômica.

4 A ESCOLHA • Informação Profissional: Informar-se sobre: o que é, o que faz, como faz, onde faz, o que estuda, onde estudar, habilitações, possibilidades de atuação e especialização. Informar-se sobre como e onde conseguir as informações.

5 Fatores que interferem na escolha • Fatores políticos – posicionamento do governo quanto a educação. • Fatores econômicos – mercado de trabalho, globalização, consequências do capitalismo. • Fatores sociais – influência da sociedade na família, divisão social em classes. • Fatores educacionais – sistema de ensino, oferta e ingresso ao ensino superior. • Fatores familiares – expectativas familiares quanto a escolha da profissão, necessidades e valores familiares. • Fatores psicológicos – interesses, motivações, habilidades, competências, nível de consciência e amadurecimento, informações disponíveis.

6 Formas de Acesso • Vestibular: é o modo mais tradicional e testa conhecimentos do estudante nas disciplinas cursadas no ensino médio. • Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM): foca em questões objetivas sobre o conteúdo aprendido no ensino médio e uma redação. • Avaliação Seriada no Ensino Médio: ocorre de forma gradual e progressiva, com provas aplicadas ao final de cada serie do ensino médio. Algumas faculdades e universidades também optam por processos de seleção baseados em entrevistas ou nas informações pessoais e profissionais dos candidato, como grau de escolaridade, cursos, histórico escolar.

7 Formas de Acesso • Programas e ações: o estado brasileiro mantem projetos que facilitam o acesso de alunos e professores à educação superior. Dentre eles: • Fies- O Fundo de Financiamento Estudantil: financia a graduação na educação superior dos estudantes matriculados nas instituições particulares.

8 Formas De Acesso • Pibid: Programa Institucional de Bolsas De Iniciação a Docência: oferece bolsas para alunos de cursos presenciais que se dedicam no estagio nas escolas publicas. O objetivo e antecipar o vinculo entre os futuros mestres e as salas de aula. • Prouni- O Programa Universidade para todos: sua finalidade é conceder bolsas de estudos integrais e parciais a estudantes de cursos de graduação e de cursos sequenciais de formação especifica.

9 Formas de Acesso • Sisu- (Sistema de Seleção Unificada), no qual as instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Enem. • Artigo 170- são bolsas de estudos fornecidas pelo governo de Santa Catarina para alunos economicamente carentes. • Puic- é o programa de pesquisa, que tem como objetivo estimular o desenvolvimento do pensamento cientifico e da iniciação à pesquisa. Participação de estudantes de graduação em atividades de pesquisa, sob a orientação de um professor- pesquisador.

10 Jovem Aprendiz • Nº /2000, ampliada pelo Decreto Federal nº 5.598/2005. Determina que todas as empresas de médio e grande porte contratem um número de aprendizes equivalente a um mínimo de 5% e um máximo de 15% do seu quadro de funcionários cujas funções demandem formação profissional. • No âmbito da Lei da Aprendizagem, aprendiz é o jovem que estuda e trabalha, recebendo, ao mesmo tempo, formação na profissão para a qual está se capacitando. Deve cursar a escola regular

11 Contrato : • O contrato de aprendizagem é um contrato de trabalho especial, com duração máxima de dois anos, anotação na Carteira de Trabalho e Previdência Social, salário mínimo/hora e todos os direitos trabalhistas e previdenciários garantidos.

12 Cursos Técnicos e Profissionalizantes Diferenças: - Os cursos técnicos devem ser aprovados pelo MEC, enquanto que os profissionalizantes não possuem essa necessidade. - Os cursos técnicos exigem uma carga horária mínima de estágio e um trabalho de conclusão de curso, como um projeto ou uma pesquisa na área, enquanto os profissionalizantes não. - Os cursos técnicos também tem a obrigatoriedade de que os alunos tenham concluído ou estejam cursando o ensino médio.

13 Cursos Técnicos e Profissionalizantes Semelhanças: -Ambos são destinados ao mercado de trabalho. -Duração de 6 meses a 2 anos. -Ambos fornecem conhecimento teórico e treinamento prático.

14 Tecnólogo • No Brasil, o tecnólogo é o profissional, formado em um curso superior de tecnologia. Seu formato, portanto, pode ser mais compacto, com duração em alguns casos menor que a dos cursos de graduação tradicionais. Por ser um profissional de nível superior, pode-se dar continuidade aos estudos cursando pós graduação, mestrado, doutorado e especializações. Além disso, podem se candidatar a cargos públicos e privados em que a exigência seja ter o nível superior completo.

15 Bacharel e Licenciatura • Bacharel é formado para atuar de forma mais ampla no mercado. • Licenciatura é indicada para quem quer virar professor e dar aula para o Ensino Fundamental e Médio. • Tempo de duração: em média 4 anos. • Ambos fornecem diploma.

16 Links Importantes • quais-sao-os-modos-de-entrada-no-ensino-superior.htm carreiras/noticia/2013/08/semelhancas-e-diferencas-entre- cursos-tecnicos-e-profissionalizantes html quais-sao-os-modos-de-entrada-no-ensino-superior.htm carreiras/noticia/2013/08/semelhancas-e-diferencas-entre- cursos-tecnicos-e-profissionalizantes html

17 Links Importantes • Profissionalizantes-ou-Cursos-Tecnicos/Paacutegina1.html enem/bacharelado-ou-licenciatura shtml noticias/2010/06/21/entenda-a-diferenca-entre-bacharelado- licenciatura-e-cursos-rapidos.jhtm ew=article&id=49 Profissionalizantes-ou-Cursos-Tecnicos/Paacutegina1.html enem/bacharelado-ou-licenciatura shtml noticias/2010/06/21/entenda-a-diferenca-entre-bacharelado- licenciatura-e-cursos-rapidos.jhtm ew=article&id=49

18 Links Importantes • sionalizantes/ ionalizantes-tubarao-sc sionalizantes/ ionalizantes-tubarao-sc


Carregar ppt "Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL Programa de Orientação de Carreira A ESCOLHA PROFISSIONAL Aline Ribeiro Silva Daniele Melo Louzada."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google