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Engenharia na UFABC Junho - 2010.

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Apresentação em tema: "Engenharia na UFABC Junho - 2010."— Transcrição da apresentação:

1 Engenharia na UFABC Junho

2 Considerações Preliminares Principais qualidades do Engenheiro de 2020:  Criativo e orientado para inovação  Um projetista de sistemas  Um colaborador  Disposto a abraçar a diversidade cultural. Fonte: The Engineer of 2020: Visions of Engineering in the New Century (2004), National Academy of Engineering, The National Academies Press.

3 Considerações Preliminares Constatação:  Toda sociedade precisa de pessoas que resolvam problemas.  Estudantes precisam adquirir habilidades e competências multidisciplinares para a solução de problemas reais da sociedade.  Convivência com grupos multidisciplinares auxilia na aquisição de capacidade para solução de problemas reais.  Atividades extra-curriculares são essenciais para o aprendizado.  O estudante deve ter em mente todos os propósitos da Universidade e não apenas o objetivo de ajudar a economia crescer.

4 Considerações Preliminares Constatação:  A complexidade das inovações atuais exige um grande trabalho de colaboração entre engenheiros, pois um produto realmente inovativo requer o conhecimento de muitas tecnologias.  Desta forma, o engenheiro do futuro, embora possa ter um conhecimento profundo de uma tecnologia, ele deve ser exposto a uma vasta área de outros conhecimentos relevantes.

5 Considerações Preliminares Aspectos da educação de engenharia que obtiveram sucesso em algumas universidades:  Cursos que integram teoria com atividades práticas.  Oferta de trabalhos de colaboração em atividades de projeto.  Oferta de projetos-desafio e pesquisa tão cedo quanto possível para o aluno de graduação.  Exposição dos estudantes a riscos, desafios e incertezas que estimulem a verdadeira criatividade e inovação. Fonte: Almgren, R. C., Converging Complexity Challenges Educators to Prepare Tomorrow’s Innovators, Photonics Spectra (jan. 2007), pp

6 ENGENHARIAS DA UFABC  Estabelecimento com base nas grandes linhas atuais de desenvolvimento tecnológico.  Busca da interdisciplinaridade e da inovação.  Característica de grande flexibilidade e dinâmica dos currículos. PRINCIPIOS:

7 ENGENHARIAS DA UFABC  Aeroespacial  Energia  Ambiental e urbana  Bioengenharia  Instrumentação, automação e robótica  Materiais  Informação  Gestão

8 ENGENHARIAS DA UFABC – Considerações Iniciais  A estrutura curricular das engenharias da UFABC, a ser apresentada, foi preparada levando em consideração a necessidade de se atender diversas obrigações, impostas aos alunos, pelo Conselho Nacional de Ensino (CNE) e pelo modelo pedagógico da UFABC, em termos de formação acadêmica e carga horária.  Através de Resoluções, o CNE impõe condições a serem seguidas pelos cursos de bacharelado em engenharia, no Brasil.

9 Modelo Pedagógico, Pareceres e Resoluções MODELO PEDAGÓGICO:  Documento Original de Criação da UFABC PARECER CNE/CES Nº 184/2006 estabelece a carga horária mínima dos cursos de engenharia em 3600 horas, envolvendo:  Aulas, exercícios, laboratórios, tutoriais, estágio, pesquisa, etc.  As horas de estudo em casa não são computadas. RESOLUÇÃO CNE/CES Nº 11, de 11/03/2002 institui diretrizes curriculares nacionais de cursos de graduação em engenharia. Estrutura do curso de engenharia:  Núcleo de conteúdos básicos (30% da carga horária mínima).  Núcleo de conteúdos profissionalizantes (15% da carga horária mínima)  Núcleo de conteúdos específicos, representado por extensões e aprofundamentos dos conteúdos do núcleo de conteúdos profissionalizantes.  Além destes núcleos de conteúdos, esta resolução define a necessidade de um mínimo de 160 horas de estágios curriculares e a realização de um trabalho final de curso, como atividade de síntese e integração de conhecimentos.

10 Modelo Pedagógico, Pareceres e Resoluções Compatibilidade entre:  Modelo pedagógico da UFABC  Compatibilização do Pós-BC&T com o BC&T.  Escala progressiva de decisões a serem tomadas pelos alunos que ingressam na universidade, ao longo do programa.  Possibilidade de monitoração e atualização contínua dos conteúdos a serem oferecidos pelos programas.  Interdisciplinaridade não apenas com as áreas de conhecimentos básicos, mas, também, entre as diversas especialidades de engenharia.  Elevado grau de autonomia do aluno na definição de seu projeto curricular pessoal.  Resoluções e pareceres do CNE/CES  Diretrizes curriculares da Engenharia  Carga horária mínima recomendada

11 Diretrizes Gerais  Permitir que o estudante possa assumir a responsabilidade de, ao longo do tempo, tomar decisões, em graus diversos, sobre sua profissão futura, com base em um volume maior de informações e de sua maior maturidade.  Para clarear esta questão  Progressividade de Decisões: • Ao se matricular na UFABC, o estudante decidiu que sua carreira deverá estar vinculada às áreas científico-tecnológicas oferecidas pela Universidade; • Ao concluir as disciplinas obrigatórias do BC&T e ao se matricular em disciplinas de opção limitada, o estudante, intimamente, deverá optar por uma carreira em engenharia ou em outra área das ciências básicas; • Ao longo de todo o programa, caberá ao aluno optar e decidir pelas disciplinas que irão compor o seu perfil de formação.

12 Engenharias - Proposta curricular básica Imposições do BC&T Uma das exigências da UFABC, obrigatória para todos os alunos que se matriculam no BC&T, consiste do conjunto de disciplinas apresentado abaixo: NomeTPICréditos Bases Computacionais da Ciência0222 Base Experimental das Ciências Naturais0323 Estrutura da Matéria3043 Bases Matemáticas das Ciências Naturais4054 Origem da Vida e Diversidade dos Seres Vivos3043 Natureza da Informação3043 Fenômenos Mecânicos3265 Transformações nos Seres Vivos e Ambiente3043 Funções de uma Variável4064 Geometria Analítica3063 Processamento da Informação3255 Fenômenos Térmicos3144 Transformações Químicas3265 Equações Diferenciais Ordinárias4044 Bases Epistemológicas da Ciência Moderna3043 Comunicação e Redes3043 Fenômenos Eletromagnéticos3265 Transformações Bioquímicas3265 Funções de Várias Variáveis4044 Estrutura e Dinâmica Social3043 Energia: Origem, Conversão e Uso2042 Física Quântica3043 Introdução à Probabilidade e Estatística3043 Ciência, Tecnologia e Sociedade3043 Interações Atômicas e Moleculares3043 Projeto Dirigido0252 Este conjunto corresponde aos 90 créditos obrigatórios para o BC&T e a uma carga horária de 1080 horas, representando 30% da carga horária mínima de um bacharelado em Engenharia.

13 Engenharias - Proposta curricular básica Imposições do CECS Embora este conjunto de disciplinas cubra parte do núcleo de conteúdos básicos recomendados pelo CNE/CES, ele deve ser complementado com disciplinas adicionais. Desta forma, o CECS recomenda que os alunos interessados em engenharia cursem o conjunto adicional de disciplinas mostrado na a seguir. NomeTPICréditos Requisitos Álgebra Linear6056 Geometria Analítica Cálculo Numérico3144 Funções de uma variável Circuitos Elétricos e Fotônica3154 Fenômenos Eletromagnéticos Engenharia Econômica2133 Fundamentos de Desenho e Projeto1344 Instrumentação e Controle3154 Introdução às Equações Diferenciais Ordinárias Introdução às Engenharias2042 Materiais e Suas Propriedades3144 Mecânica dos Fluidos I3154 Fenômenos Térmicos Mecânica dos Sólidos I3154 Funções de Uma Variável, Fenômenos Mecânicos Métodos Experimentais em Engenharia0323 Circuitos Elétricos e Fotônica, Mecânica dos Fluidos Termodinâmica Aplicada I3144 Fenômenos Térmicos Totais Essas disciplinas correspondem a 46 créditos que requerem uma carga horária de 552 horas, representando 15,33% da carga horária mínima de um bacharelado em Engenharia Elas são parte integrante do conjunto de disciplinas de opção limitada do BC&T e recomenda-se ao estudante que as curse durante o BC&T para viabilizar sua graduação em engenharia (independentemente da modalidade) no período estimado de 5 anos. Contudo a ordem recomendada para que as disciplinas sejam cursadas varia de acordo com cada curso

14 Engenharias - Proposta curricular básica Imposições do CECS Proposta de distribuição das disciplinas. IARAEROESPACIALINFORMAÇÃOBIOENGENHARIA 1 trimestre 2 trimestre 3 trimestre 4 trimestre 5 trimestre ALG MAT 6 trimestre MATNUMTER MATNUMTER MATNUMTER FOTINSTINT 7 trimestre FOTINSTFLUIINTFOTINSTFLUIINTFOTINSTFLUIINTTERMETALGDES 8 trimestre DESMETSOL DESMETSOL DESMETSOL FLUINUMECO 9 trimestre ECO SOL 10 trimestre UNI trimestre UNI - 1 UNI - 2 UNI trimestre UNI trimestre TRAG trimestre TRAG - 2EST -1 TRAG - 2EST -1 TRAG - 2EST -1 TRAG - 2EST trimestre TRAG - 3EST -2 TRAG - 3EST -2 TRAG - 3EST -2 TRAG - 3EST -2 GESTÃOMATERIAISAMBIENTAL E URBANAENERGIA 1 trimestre 2 trimestre 3 trimestre 4 trimestre 5 trimestre TER MAT TER 6 trimestre FLUIALGDES FOTINSTINT FLUIALGDES FLUIALGINT 7 trimestre MATSOLNUMECOTERMETALGDESMATSOLNUMECOMATSOLNUMDES 8 trimestre FOTINSTINT FLUINUMECO FOTINSTINT FOTINSTECO 9 trimestre MET SOL MET 10 trimestre UNI trimestre UNI - 2 UNI - 1 UNI trimestre UNI trimestre TRAG trimestre TRAG - 2EST -1 TRAG - 2EST -1 TRAG - 2EST -1 TRAG - 2EST trimestre TRAG - 3EST -2 TRAG - 3EST -2 TRAG - 3EST -2 TRAG - 3EST -2 Com as disciplinas, apresentadas nas tabelas 1 e 2, o núcleo de conteúdos básicos estará plenamente atendido.

15 Engenharias Para o atendimento das atividades de síntese e integração de conhecimento, assim como de estágios curriculares, o aluno deverá, ainda, se inscrever nas atividades e disciplinas apresentadas na Tabela 3. CódigoNomeTPICréditosRequisitos EN 1002Engenharia Unificada I1253Todas obrigatórias do CECS EN 1003Engenharia Unificada II1253Engenharia Unificada I EN 1004Estágio Orientado I0707 EN 1005Estágio Orientado II0707Estágio Orientado I EN 1006Trabalho de Graduação I0242 EN 1007Trabalho de Graduação II0242Trabalho de Graduação I EN 1008Trabalho de Graduação III0242Trabalho de Graduação II Totais Estas atividades representam um adicional de 26 créditos, computados através de aulas, em desenvolvimento de projeto em equipe, estágio supervisionado e trabalho de pesquisa e orientação individual. Do ponto de vista de carga horária, estas atividades representam 72 horas de engenharia unificada, 168 horas de estágio orientado e 72 horas de atividades de pesquisa e orientação associadas ao trabalho de graduação. No total, estas atividades representam 312 horas, ou 8,67% da carga horária mínima.

16 Estrutura Geral das Engenharias 90 créditos BC&T+ 46 créditos EN = 136 créditos. Ou seja Faltam 54 créditos para concluir o BC&T Sendo que deste 54 -> 8 de opção limitada – e 46 de livres 90 créditos BC&T+ 46 créditos EN = 136 créditos. Ou seja Faltam 54 créditos para concluir o BC&T Sendo que deste 54 -> 8 de opção limitada – e 46 de livres

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18 Imposições do BC&T e do CECS Conjunto de disciplinas obrigatórias do BC&T:  90 créditos obrigatórios  Carga horária de 1080 horas. Conjunto de disciplinas recomendadas, para os futuros engenheiros:  46 créditos de disciplinas da engenharia + 8 créditos de opção limitada da lista divulgada pela prograd.  Carga horária equivalente a 552 horas + 96 horas = 648 horas.  Atividades de síntese e integração de conhecimentos:  26 créditos, sendo:  Carga horária de 312 horas.  As atividades e disciplinas, apresentadas nas tabelas 1, 2 e 3, correspondem a 162 créditos, correspondentes a 1944 horas.  Mas no caso do aluno que fizer os 8 créditos de opção limitada = 96 horas de disciplina que façam parte do curso escolhido já concluirá durante o BC&T 2040 horas.

19 Imposições do BC&T e do CECS Conjunto de disciplinas livres do BC&T: devem cobrir as áreas de interesse do aluno. A estrutura do currículo, nesta primeira fase, particularmente no que se refere à seleção de disciplinas deste último grupo, deve ser acompanhada pela cuidadosa orientação dos docentes.  46 créditos obrigatórios de disciplinas livres para concluir o BC&T em 3 anos  Carga horária de 552 horas.  As atividades e disciplinas, apresentadas nas tabelas 1, 2 e 3, correspondem a 162 créditos, correspondentes a 1944 horas.  Mas no caso do aluno que oprtou por fazer os 8 créditos de opção limitada = 96 horas de disciplina que façam parte do curso que será escolhido no pós- BC&T já concluirá durante o BC&T 2040 horas.  Caso aluno consiga fazer como disciplinas livres as disciplinas recomendadas pelos colegiado de curso do pós-BC&T ao final de 3 anos, este alunos terá concluído uma carga didática de = 2592 horas e para a formatura restarão no mínimo 1008 horas (aproximadamente 84 créditos que serão realizados durante os 2 últimos anos).

20 Modelo das Engenharias Créditos Adicionais para a formação do Engenheiro nos 2 últimos anos das graduação:  São oferecidos, de acordo com o colegiado de cada curso, um conjunto de disciplinas divididos nas seguintes categórias:  Núcleo de Conteúdos Específicos/Profissionalizantes do Curso escolhido no pós- BC&T  Núcleo de Conteúdos Opções Limitadas do Curso escolhido no pós-BC&T  São obrigatórios 30 créditos de disciplinas eletivas livres no currículo dos alunos de engenharias.  Total de créditos para engenharia: 300  Total de carga horária: 3600 horas Obs.: Parte destes créditos deverá ser feita durante o BC&T.

21 Modelo das Engenharias  Sistematização das propostas curriculares: a descrição apresentada corresponde ao projeto curricular, sendo proposto pelo CECS, para a formação de engenheiros da UFABC. BCTCECSIntegração (estágio, projetos, etc.) CursoEspecíficasOpção LimitadaLivres Aeroespacial7434(de 109)30 Ambiental e Urbana73065 Bioengenharia8424 (de 163)30 Energia6840 (de 166)30 IAR8127 (de 103)30 Informação8028 (de 71)30 Gestão7038 (de 107)30 Materiais6624 (de 116)48 Total de créditos mínimos para formação em engenharia na UFABC 300

22 Modelo das Engenharias  Sistematização das propostas curriculares: a descrição apresentada corresponde ao projeto curricular, sendo proposto pelo CECS, para a formação de engenheiros da UFABC.  Algumas Engenharias possuem ênfases que podem ser atribuídas a depender do conjunto de disciplinas de opção limitada cursado pelo aluno.  Trata-se de uma proposta dinâmica, dentro do espírito do modelo pedagógico da UFABC, permitindo uma grande flexibilidade para o aluno estabelecer seu próprio currículo escolar, à medida que vai adquirindo maturidade para tal, contemplando aspectos de atualização e acompanhamento contínuos dos conteúdos sendo ministrados, e que atende às determinações das Diretrizes Curriculares Nacionais, do CNE/CES. CursoEspecíficasOpção LimitadaLivres Aeroespacial7434(de 109)30 Ambiental e Urbana73065 Bioengenharia8424 (de 163)30 Energia6840 (de 166)30 IAR8127 (de 103)30 Informação8028 (de 71)30 Gestão7038 (de 107)30 Materiais6624 (de 116)48 Total de créditos mínimos para formação em engenharia na UFABC 300

23 UFABC SEJAM BEM VINDOS A ÁREA DE ENGENHARIA E BOA SORTE


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