A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNIVERSIDADE POTIGUAR-UNP ESCOLA DE EDUCAÇÃO CURSO DE PEDAGOGIA A MÚSICA COMO RECURSO FACILITADOR DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA CRIANÇA AUTORES: NATAL.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNIVERSIDADE POTIGUAR-UNP ESCOLA DE EDUCAÇÃO CURSO DE PEDAGOGIA A MÚSICA COMO RECURSO FACILITADOR DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA CRIANÇA AUTORES: NATAL."— Transcrição da apresentação:

1 UNIVERSIDADE POTIGUAR-UNP ESCOLA DE EDUCAÇÃO CURSO DE PEDAGOGIA A MÚSICA COMO RECURSO FACILITADOR DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA CRIANÇA AUTORES: NATAL

2 JUSTIFICATIVA  O presente artigo tem por finalidade investigar e refletir sobre os benefícios das práticas musicais no desenvolvimento da criança  e, também, constatar a importância da música como um recurso facilitador no processo ensino aprendizagem em salas regulares de pré-escolas.

3 OBJETIVO GERAL O objetivo geral da nossa pesquisa foi investigar a música como recurso didático para facilitar a aprendizagem e o desenvolvimento da criança. Além disso, pesquisar sobre o uso da música na educação infantil e refletir sobre a música como recurso facilitador no processo ensino aprendizagem.

4 METODOLOGIA  Estudo de caso;  Abordagem quantitativa;  Universo da pesquisa = 200 alunos;  A amostra 92 alunos;  Questionários fechados.

5 REFERENCIAL TEÓRICO  Rosa Nereide  Brésia  Rcnei  Brito

6 A ATUAÇÃO DO PEDAGOGO NAS INSTITUIÇOES  As crianças na educação infantil têm necessidades de atenção, carinho, segurança, onde a mesma consiste em adquirir uma identidade própria.  Trabalhar com suas especificidades, observar e oportunizar; a capacidade de desenvolvimento que a criança tem através da musicalização trabalhada em sala de aula.  Lutamos por uma educação de qualidade, porém não devemos esquecer que ela começa desde o nascimento da criança.

7 CONSIDERAÇÕES . Acreditamos que a música é uma ferramenta fundamental para a aprendizagem e desenvolvimento da criança, principalmente nos anos iniciais. Portanto para se trabalhar a música em sala de aula, temos que ter um objetivo a ser alcançado, não levá-la como se fosse um objeto de distração para as crianças. Saber aliar a prática educativa e a música é fazer da escola um lugar alegre e receptivo.

8   BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a educação infantil / Brasília: MEC/SEF,1998.  BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Parâmetros Curriculares Nacionais/Arte. Brasília, DF: MEC/SEF,  BRÉSCIA, Vera Lúcia Pessagno. Educação Musical: bases psicológicas e ação preventiva. São Paulo: Átomo, 2003  LOUREIRO, Alicia Maria Almeida. O ensino da música na escola fundamental. São Paulo: Papirus,  ROSA, Nereide Schilaro Santa. Educação Musical para a Pré-escola. São Paulo: Ática,  ROSA, Nereide Schilaro Santa. Educação Musical para 1ª a 4ª série. São Paulo: Ática,  BRITO, Teca Alencar de. Música na Educação Infantil : propostas para a formação integral da criança. São Paulo: Peirópolis,  BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares Nacionais : Arte, secretaria de Educação. Fundamental. -Brasil: MEC/SEF,1997  FERREIRA, Martins. Como usar a música na sala de aula. São Paulo: Contexto, REFERÊNCIAS

9  “Educar musicalmente é propiciar á criança uma compreensão progressiva da linguagem musical, através de experimentos e convivência orientada.” Rosa Nereide

10  OBRIGADO!


Carregar ppt "UNIVERSIDADE POTIGUAR-UNP ESCOLA DE EDUCAÇÃO CURSO DE PEDAGOGIA A MÚSICA COMO RECURSO FACILITADOR DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA CRIANÇA AUTORES: NATAL."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google