A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ESCOLA E/B FREI MANUEL DE SANTA INÊS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ESCOLA E/B FREI MANUEL DE SANTA INÊS"— Transcrição da apresentação:

1 ESCOLA E/B FREI MANUEL DE SANTA INÊS
Ano Lectivo FUTSAL

2 A actividade física e desportiva :
Fortalece saúde, Previne as doenças Aumenta a auto-estima

3 História Origem no Uruguai;
Em 1933, foram redigidas as primeiras regras, fundamentadas no futebol, no basquetebol, no andebol e no pólo aquático; Em 1965, a Confederação Sul-Americana de Futebol de Salão foi fundada. Seus membros eram Uruguai, Paraguai, Peru, Argentina e Brasil, país onde o desporto era uma paixão. Década de 80, começaram os primeiros campeonatos pan-americanos e mundiais, sendo o Brasil vencedor. Anos 90 ocorreu uma grande mudança no Futsal, com a fusão do futebol de 5 (praticado pela FIFA) com o Futebol de salão (praticado pela Federação Internacional de Futebol de Salão) surgiu o Futsal.

4 Portugal Em 1985 são fundadas as primeiras Associações Distritais de Futebol de Salão; Em 1986 é fundada a FPFS – Federação Portuguesa de Futebol de Salão; Em 1991 cria-se a Federação Portuguesa de Futsal. Portugal classificou-se em 3º lugar no campeonato do mundo em Em 2007 Portugal organiza o campeonato da Europa e termina em 4º lugar.

5 Regras Campo

6 Regras Duração Jogadores Duas partes com 20 minutos cada.
5 jogadores de campo mais 7 suplentes. Número indeterminado de substituições.

7 Regras LANÇAMENTO DE BALIZA
Quando a bola sai pela linha de baliza tocada em último lugar por um atacante. Só o guarda-redes é que pode repor a bola em jogo com a mão e a partir da área de grande penalidade. A bola só está em jogo quando sai da área de grande penalidade. Não pode ser marcado golo directamente O guarda-redes pode tocar novamente na bola : Quando a bola passa o meio campo; Quando a bola toca num adversário. Após um Pontapé de linha lateral

8 Regras Pontapé de linha lateral
A reposição da bola em jogo é feita com o pé. A bola deverá permanecer imóvel sobre a linha lateral. Não pode ser marcado golo directamente. 4 segundos para ser executado. 5metros de distância à bola para equipa adversária.

9 Regras Pontapé de Canto A reposição da bola em jogo é feita com o pé.
A bola deverá permanecer imóvel sobre a linha lateral. Pode ser marcado golo directamente. 4 segundos para ser executado. 5metros de distância à bola para equipa adversária.

10 Regras Pontapés Livres (Barreiras a 5metros de distância.)
Livre directo (pode ser marcado golo directamente na baliza adversária). Livre indirecto (não pode ser marcado golo directamente).

11 Regras Faltas Acumuladas
São todas as sancionadas com pontapé livre directo. A partir da 5ª falta acumulada por cada equipa em cada parte, será marcada um livre directo sem barreira no local da falta. Todos os jogadores deverão estar atrás da linha imaginária da bola.

12 Regras Sinais dos Árbitros

13 Nas Aulas Passe - Acção técnica que permite imprimir deslocamento à bola até um outro jogador.

14 Nas Aulas Recepção - Acção que permite o domínio e controle da bola.

15 Nas Aulas Condução de Bola - É a acção técnica que permite progredir com a bola controlada.

16 Nas Aulas Remate - Acção técnica mediante a qual o jogador executa o envio da bola para a baliza contrária com intenção de obter golo.

17 Nas Aulas Drible/Finta - Acção que permite iludir um adversário ultrapassando-o através de uma rápida condução de bola.

18 Nas Aulas Desarme - Acção que permite o “roubo” da bola a um adversário.

19 Nas Aulas Marcação - Acção defensiva que se destina a dificultar a acção ofensiva do adversário.

20 Teste Teórico 30 Setembro a 19 Outubro Dia ___ de Dezembro de 2008 FIM

21 Videos


Carregar ppt "ESCOLA E/B FREI MANUEL DE SANTA INÊS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google