A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ESCOLA E/B FREI MANUEL DE SANTA INÊS Ano Lectivo 2008-2009.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ESCOLA E/B FREI MANUEL DE SANTA INÊS Ano Lectivo 2008-2009."— Transcrição da apresentação:

1 ESCOLA E/B FREI MANUEL DE SANTA INÊS Ano Lectivo

2 A actividade física e desportiva :  Fortalece saúde,  Previne as doenças  Aumenta a auto-estima

3  Origem no Uruguai;  Em 1933, foram redigidas as primeiras regras, fundamentadas no futebol, no basquetebol, no andebol e no pólo aquático;  Em 1965, a Confederação Sul-Americana de Futebol de Salão foi fundada. Seus membros eram Uruguai, Paraguai, Peru, Argentina e Brasil, país onde o desporto era uma paixão.  Década de 80, começaram os primeiros campeonatos pan-americanos e mundiais, sendo o Brasil vencedor.  Anos 90 ocorreu uma grande mudança no Futsal, com a fusão do futebol de 5 (praticado pela FIFA) com o Futebol de salão (praticado pela Federação Internacional de Futebol de Salão) surgiu o Futsal.

4  Em 1985 são fundadas as primeiras Associações Distritais de Futebol de Salão;  Em 1986 é fundada a FPFS – Federação Portuguesa de Futebol de Salão;  Em 1991 cria-se a Federação Portuguesa de Futsal.  Portugal classificou-se em 3º lugar no campeonato do mundo em 2000  Em 2007 Portugal organiza o campeonato da Europa e termina em 4º lugar.

5  Campo

6  Duração ◦ Duas partes com 20 minutos cada.  Jogadores ◦ 5 jogadores de campo mais 7 suplentes. ◦ Número indeterminado de substituições.

7  LANÇAMENTO DE BALIZA ◦ Quando a bola sai pela linha de baliza tocada em último lugar por um atacante. ◦ Só o guarda-redes é que pode repor a bola em jogo com a mão e a partir da área de grande penalidade. ◦ A bola só está em jogo quando sai da área de grande penalidade. ◦ Não pode ser marcado golo directamente O guarda-redes pode tocar novamente na bola : ◦ Quando a bola passa o meio campo; ◦ Quando a bola toca num adversário. ◦ Após um Pontapé de linha lateral

8  Pontapé de linha lateral ◦ A reposição da bola em jogo é feita com o pé. ◦ A bola deverá permanecer imóvel sobre a linha lateral. ◦ Não pode ser marcado golo directamente. ◦ 4 segundos para ser executado. ◦ 5metros de distância à bola para equipa adversária.

9  Pontapé de Canto ◦ A reposição da bola em jogo é feita com o pé. ◦ A bola deverá permanecer imóvel sobre a linha lateral. ◦ Pode ser marcado golo directamente. ◦ 4 segundos para ser executado. ◦ 5metros de distância à bola para equipa adversária.

10 ◦ Livre indirecto (não pode ser marcado golo directamente).  Pontapés Livres (Barreiras a 5metros de distância.) ◦ Livre directo (pode ser marcado golo directamente na baliza adversária).

11  Faltas Acumuladas ◦ São todas as sancionadas com pontapé livre directo. ◦ A partir da 5ª falta acumulada por cada equipa em cada parte, será marcada um livre directo sem barreira no local da falta. ◦ Todos os jogadores deverão estar atrás da linha imaginária da bola.

12  Sinais dos Árbitros

13  Passe - Acção técnica que permite imprimir deslocamento à bola até um outro jogador.

14  Recepção - Acção que permite o domínio e controle da bola.

15  Condução de Bola - É a acção técnica que permite progredir com a bola controlada.

16  Remate - Acção técnica mediante a qual o jogador executa o envio da bola para a baliza contrária com intenção de obter golo.

17  Drible/Finta - Acção que permite iludir um adversário ultrapassando-o através de uma rápida condução de bola.

18  Desarme - Acção que permite o “roubo” da bola a um adversário.

19  Marcação - Acção defensiva que se destina a dificultar a acção ofensiva do adversário.

20 Dia ___ de Dezembro de 2008 FIM 30 Setembro a 19 Outubro

21


Carregar ppt "ESCOLA E/B FREI MANUEL DE SANTA INÊS Ano Lectivo 2008-2009."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google