A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROJETO FINAL Elisa Guadalupe Alves Seminário e Projeto Licenciatura em Educação Musical – 3º ano Vila Nova de Gaia, 10 de julho de 2013.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROJETO FINAL Elisa Guadalupe Alves Seminário e Projeto Licenciatura em Educação Musical – 3º ano Vila Nova de Gaia, 10 de julho de 2013."— Transcrição da apresentação:

1 PROJETO FINAL Elisa Guadalupe Alves Seminário e Projeto Licenciatura em Educação Musical – 3º ano Vila Nova de Gaia, 10 de julho de 2013

2 TEMAS ABORDADOS  Caraterização do meio – Mosteiró  Instituições Culturais  Espaços dedicados ao Ensino da Música  Métodos e Metodologia  Criação e Motivação - Escola de Música  Promoção e Divulgação do Projeto

3

4 CARACTERIZAÇÃO DO MEIO - MOSTEIRÓ  Mosteiró pertence ao distrito do Porto e concelho de Vila do Conde desde 6 de novembro de 1836;  Nesta freguesia encontram-se vestígios de povoamento remoto, especialmente romana.  No que respeita à economia, o setor primário possui na freguesia alguma expressão, com terrenos muito férteis.  Em Mosteiró existe ainda a indústria de fabrico de barcos desportivos.

5  A dinâmica dos outros setores tem sido reforçada e incentivada através dos investimentos industriais que têm registado nos últimos anos e que se concentram basicamente na indústria metalomecânica, mecânica e de papel, são aquelas que utilizam mais mão-de-obra.  Como símbolo representativo, a freguesia apresenta a sua centenária Farmácia (1737), a mais antiga de Portugal, que se mantém na família desde a fundação, assim como a feira da lameira que já existe desde 25 de março de 1896.

6 INSTITUIÇÕES CULTURAIS  Associação de Solidariedade Social de Mosteiró  Associação de Pais e Encarregados de Educação das Escolas de Mosteiró  Juventude Unida de Mosteiró ou JUM

7  Legalizada em 16 de Abril de 1977 (Diário da República III Série) como Associação Cultural, Desportiva e Recreativa.  Até aos dias de hoje tem um papel determinante na formação, educação e ocupação sadia dos tempos livres dos jovens da freguesia (e não só), assim como, no desenvolvimento e na promoção do nome de Mosteiró.

8  É uma das Associações fundadoras da Associação de Desportos e Cultura do Concelho de Vila do Conde), da Federação das Associações Juvenis do Distrito do Porto) e, mais recentemente, da Federação Nacional de Associações Juvenis, das quais é ainda um dos membros mais ativos.  Recentemente adquiriu a declaração de Instituição de Utilidade Pública, DL nº 460/77, de 7 de Novembro – DR nº 87, II Série, de

9  ÁREA DESPORTIVA: Futebol, o Voleibol, o Atletismo e o Andebol,o Xadrez, o Ténis de Mesa e o Basquetebol.  ÁREA RECREATIVA : . Festa de Carnaval;  Escola de Dança (com uma Gala);  Corrida de Galgos (a contar para o Campeonato Nacional);  Festa de S. Martinho

10  A JUM possui diversos instrumentos musicais.  Propus um dia vir a dar aulas de Música na Associação.  Numa reunião com a direção expliquei e mencionei que estava a realizar um projeto para uma Unidade Curricular do Instituto Piaget de Vila Nova de Gaia, Seminário e Projeto relacionado com a Licenciatura de Educação Musical.  Fui muito bem-sucedida quando coloquei na mesa a proposta da área da música vir a ser uma das atividades desenvolvidas na freguesia de Mosteiró, não só apenas com instrumentos musicais, mas com o intuito de num futuro próximo adquirir crianças para criar grupos para atividades relacionadas com Expressões Integradas.

11 MÉTODOS E METODOLOGIA Teoria de Aprendizagem Musical  A originalidade na perspetiva de E. Gordon, um dos mais destacados investigadores da atualidade no âmbito da Psicologia e Pedagogia da Música é, precisamente, questionar-se não sobre como se deve ensinar música, mas antes como esta é aprendida. Em que momento a criança (ou adulto) está preparado para aprender determinada competência, e qual a sequência de conteúdos adequada.

12  Os princípios da Teoria de Aprendizagem Musical orientam professores de todas as faixas etárias, desde a primeira infância até à idade adulta, a estabelecerem objetivos curriculares.  Um outro aspeto privilegiado é o movimento.  Gordon acredita que o movimento é essencial para o desenvolvimento do sentido rítmico.  Ao experienciar as sensações de fluidez, peso e espaço antes de vivenciar o tempo musical a criança desenvolverá uma melhor consciência corporal e rítmica, relaxada e não rígida.  O relaxamento e a flexibilidade são indispensáveis para que o corpo esteja preparado para participar na Música.

13 O PROJETO DE EXPRESSÕES INTEGRADAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO BÁSICO  De grande importância para a realização deste projeto foi a pesquisa realizada em onde descreve a importância das Expressões Integradas no Ensino Básico, em que a Música está incluída.  Trabalho este realizado pelos Docentes do Instituto Piaget de Vila Nova de Gaia: Assunção Pestana; Alexandra Mendes; Sérgio Bruno M. Amaral, docentes durante o meu percurso de Licenciatura de Educação Musical ao longo de três anos.

14  Instalações da Escola de Música inserida no projeto, será a Associação Unida de Mosteiró (JUM), onde tem duas salas já com instrumentos musicais e provavelmente uma das salas da Junta, pois o presidente na entrevista que realizei prontificou-se a ceder uma sala. e um jardim de Infância que está neste momento desocupado.  O Jardim de Infância será para as atividades de Expressões Integradas, pois ao lado existe uma Escola Primária.  As motivações são várias, tanto da parte da Associação como pelo Presidente da Junta de Freguesia, quando foi entrevistado. A CRIAÇÃO E MOTIVAÇÃO DE UMA ESCOLA DE MÚSICA

15  Tendo como alvo cumprir este projeto, será realizada a divulgação das aulas de música no próximo Verão em cartazes espalhados pela freguesia, bem como pela Junta de Freguesia, afim de no próximo ano letivo começarem as aulas de música em conjunto com uma das áreas de Expressão - a dança. PROMOÇÃO E DIVULGAÇÃO DO PROJETO

16 COMO PIAGET REFERE, O PRINCIPAL OBJETIVO DA EDUCAÇÃO É CRIAR PESSOAS CAPAZES DE FAZER COISAS NOVAS E NÃO SIMPLESMENTE REPETIR O QUE OUTRAS GERAÇÕES FIZERAM, POR ISSO APRESENTAÇÃO DE UM NOVO PROJETO.

17


Carregar ppt "PROJETO FINAL Elisa Guadalupe Alves Seminário e Projeto Licenciatura em Educação Musical – 3º ano Vila Nova de Gaia, 10 de julho de 2013."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google