A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Professora: Suzana Maria Marques Zamberlan Orientador: Daniel de Lima

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Professora: Suzana Maria Marques Zamberlan Orientador: Daniel de Lima"— Transcrição da apresentação:

1 Professora: Suzana Maria Marques Zamberlan Orientador: Daniel de Lima
“As Ciências da Natureza através da Modelação Matemática em Ambientes Informatizados” Professora: Suzana Maria Marques Zamberlan Orientador: Daniel de Lima

2 Programa PDE 2009/2010 Introdução: Etapa Implementação Pedagógica
O projeto desenvolvido foi requisito parcial do Programa de Desenvolvimento Educacional do Paraná - Etapa Implementação Pedagógica na Escola e visou capacitar professores da rede pública estadual que atuam na Educação Básica, do Núcleo Regional de Educação de Cianorte. Dentre distintas tendências optou-se pela Modelagem Matemática como alternativa pedagógica para o ensino de Matemática, com base os autores: BIEMBENGUT (2009), BURAK (1992), GRAVINA (2004), GROTHMANN (2009), KILLNNER (2009), como alternativa pedagógica para o ensino de Matemática. Tendo como tema central a Geometria através da Modelação Matemática em Ambientes Informatizados.

3 Fundamentação Teórica
Paulo Freire buscava fundamentar o ensino- aprendizagem em ambientes interativos, através de recursos áudio-visuais. Reforçou o uso de novas tecnologias, principalmente o vídeo, a TV e a informática. Ele deixou claro, na sua teoria, a importância da comunicação no processo de construção do conhecimento e que este acontece em outros lugares além da escola. O blog surge como uma ferramenta que pode viabilizar essa comunicação da escola com o mundo, contextualizando a aprendizagem através da interação.

4 Objetivos Geral: Contribuir para a qualificação teórica-prática de profissionais em Educação para a utilização de tecnologia informática no ensino e aprendizagem da matemática na escola. Específicos: Aprender para ensinar modelagem; Melhorar a apreensão dos conceitos matemáticos e físicos na geometria e na mecânica; Despertar o interesse pela matemática ante a aplicabilidade; Conhecer o Blog na Educação para enriquecer e acompanhar a proposta pedagógica através de redes sociais e rede de saberes; Promover a interação entre alunos/professores construindo um Blog educacional; Construir modelos geométricos com o software “Régua e Compasso”.

5 Metodologia: Apresentamos um modelo para ensinar Matemática e Física - cuja intenção é que sirva como norteador ao trabalho em sala de aula. Este modelo, intitulado “O uso da bicicleta e o meio ambiente” foi adaptado com a utilização do software Régua e Compasso para a simulação do movimento através do desenho Geométrico.

6 Metodologia: A presente proposta, subdividida em três secções de questionamentos, permitiu desenvolver conceitos de Ciências, Física e Matemática, através dos conteúdos estruturantes: Meio Ambiente, Mecânica e Geometria. Sua originalidade permite ao professor maior mobilidade para adaptá-la a qualquer período escolar. È possível utilizá-la, também, como forma de re-educar para conscientização sobre a conservação do meio ambiente.

7 Metodologia: A proposta foi discutida com os professores do grupo de rede como uma possibilidade de implementação na sala de aula. Foram realizados ajustes necessários identificando este momento como pré-teste. No período de implementação do projeto na escola foi realizado oficinas com professores da rede pública estadual mediante inscrição prévia, até o limite máximo de vagas, que comportava o laboratório da escola, para o uso do software Régua e Compasso, o que nos levou a pensar em 20 ao todo já que corresponde ao número de máquinas disponíveis. A carga horária total foi de 32 horas das quais 16 horas foram presenciais, distribuídas em 4 encontros de 4 horas cada, realizados toda segunda-feira à tarde no Laboratório de Informática do Colégio Estadual Cianorte, por ocasião da hora-atividade dos professores de Matemática. As demais horas foram ofertadas à distância quando se potencializou os recursos do Blog.

8 Metodologia: A busca por alternativas de ensino nos encorajou a trabalhar com a criação e utilização de Blogs Educacionais na etapa presencial e à distância. Foi criado inicialmente um Blog para o Curso, como uma “Biblioteca Virtual” para ser postados textos, imagens, vídeos, tiras, links de sites relacionados ao tema e sugestões de atividades pedagógicas utilizando as diversas tecnologias de informação e comunicação em ambiente escolar. Nesse Blog os professores fizeram pesquisas e foi oportunizado o debate em relação à temática abordada. Foi sugerido aos professores a criação de seus próprios Blogs para os alunos interagirem de acordo com os conteúdos ou áreas de conhecimentos que se pretende estudar, no nosso caso falaremos sobre conteúdos da Geometria.

9 Metodologia: O uso do software Régua e Compasso surgiu como recurso para subsidiar o ensino da Geometria e a busca para a potencialidade das tecnologias na escola, ao utilizar os laboratórios de informática, foi uma opção reconhecida pelos professores que ampliou sua adesão e procura pela atualização. Os professores realizaram suas atividades com o software e exportaram como imagem para seus Blogs particulares e, ainda, produziram materiais didáticos integrados às TICs. O recurso do Blog - Comentário - foi utilizado para enriquecer e fortificar a interação. Todos os blogs têm links que se relacionam entre si formando uma grande rede.

10 Resultados O trabalho foi realizado por meio da resolução de problemas e exercícios de geometria, utilizando o software “Régua e Compasso”. Tal recurso pode ser utilizado para o preparo de provas, listas com exercícios e atividades outras que precisam de desenhos de figuras geométricas para ilustração. O Blog do Curso foi o recurso utilizado para disponibilizar o material produzido pelos professores e tem a relação de todos os links formando a rede que integra os blogs dos professores. O uso das TIC’s em Educação  Matemática possibilitou novas práticas pedagógicas, permitindo pelo uso de seus recursos tecnológicos, pesquisar, fazer antecipações e simulações, confirmar idéias prévias, experimentar, criar soluções e construir novas formas de representações mentais, contribuindo para uma nova possibilidade metodológica para o ensino da matemática na Educação Básica.

11

12 Dificuldades Os professores não se sentem seguros para trabalhar a informática educativa no ensino da matemática e têm dificuldades em manusear os programas disponíveis no laboratório de informática. Não possuem agente de apoio (laboratorista) nesta área que possam auxiliá-los em sua prática. Alguns gostariam de ter adaptadores para possibilitar a comunicação entre o notebook e a TV multimídia. Sugere-se que sejam intensificados mais capacitações através do uso de softwares como: Régua e Compasso, Geogebra e Cabri Geometrico, Calc entre outros, para o uso associado aos conteúdos e estratégias de ensino da Matemática. Os professores colocam-se enquanto aprendizes destes softwares, principalmente, o Geogebra e o Régua e Compasso.

13 Referências GRAVINA, Maria Alice A. Matemática na Escola Informatizada. IMUFRGS – ii Bienal da SBM / Outubro 2004. BIEMBENGUT, M. S. & HEIN, N. Ver o Book, 2005: Modelagem matemática no ensino. Disponível em: < Acesso em: 28/03/2009. BURAK, D. Modelagem Matemática: ações e interações no processo de ensino aprendizagem. Campinas - SP, Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. GRAVINA, M.A. 1996: Geometria Dinâmica: uma nova abordagem para o aprendizado da Geometria, Anais do VII Congresso Brasileiro de Informática na Educação, Belo Horizonte, MG.  GROTMANN, René. Site Régua e Compasso. Disponível em: Acesso em: 01/04/2009. KILLNER, G. I. Equilíbrio sobre rodas. Veja na Sala de Aula. Disponível em: < Acesso em: 24/09/2009.


Carregar ppt "Professora: Suzana Maria Marques Zamberlan Orientador: Daniel de Lima"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google