A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sínodo sobre nova evangelização “Não se pode falar de Nova Evangelização se a catequese de adultos é inexistente, fragmentada, fraca ou descuidada. Quando.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sínodo sobre nova evangelização “Não se pode falar de Nova Evangelização se a catequese de adultos é inexistente, fragmentada, fraca ou descuidada. Quando."— Transcrição da apresentação:

1 Sínodo sobre nova evangelização “Não se pode falar de Nova Evangelização se a catequese de adultos é inexistente, fragmentada, fraca ou descuidada. Quando estes defeitos estão presentes, a pastoral enfrenta um desafio muito sério”.

2 ➨ SUPERAR CONCEITO E PRÁTICA LIMITADAS ÀS CRIANÇAS E ADOLESCENTES; ➨ FORMAR CATEQUISTAS; ➨ USAR METODOLOGIA ADEQUADA = COM ADULTOS, CATEQUESE ADULTA; ➨ ELABORAR SUBSÍDIOS E ➨ ENVOLVER A FAMÍLIA (DNC- cap. 3, n. 96) PRIORIDADE NA IGREJA NO BRASIL EXIGE

3 •São responsáveis pela formação de novas gerações cristãs; •Podem assumir instâncias decisórias na Igreja e na sociedade; •Sofrem os embates dos diversos contextos sociais, culturais e religiosos. ADULTOS INTERLOCUTORES PRIMEIROS DA MENSAGEM CRISTÃ POR QUÊ? DNC –cap. 6, nn.181) “O adulto que precisa de catequese não é só aquele que não a recebeu em outras faixas etárias. Todos precisam continuar progredindo na fé e no conhecimento do Senhor “ (DNC, cap.6, n.180).

4 POR QUÊ?  URGE QUE AOS ADULTOS SUPEREM UMA FÉ INDIVIDUALISTA, INTIMISTA E DESENCARNADA E FAÇAM UMA OPÇÃO DECISIVA POR JESUS CRISTO E SEU PROJETO (CR, 130).  OS DESAFIOS DA REALIDADE EXIGEM O TESTEMUNHO DE ADULTOS NA FÉ QUE ASSUMAM A MISSÃO EVANGELIZADORA.  HÁ NECESSIDADE DE INICIAR E RE- INICIAR NA FÉ MUITOS ADULTOS QUE ASSUMEM ESPONSABILIDADES NOS DIVERSOS SETORES E QUE NÃO CONTAM COM CRITÉRIOS FIRMES DE FÉ QUE ILUMINEM SUA AÇÃO.

5 SÃO OS ADULTOS QUE ASSUMEM MAIS DIRETAMENTE, NA SOCIEDADE NA IGREJA, AS INSTÂNCIAS DECISÓRIAS QUE MAIS FAVORECEM OU DIFICULTAM A VIDA COMUNITÁRIA, A JUSTIÇA E A FRATERNIDADE (cf.CR 130). POR QUÊ?

6 A EDUCAÇÃO DA FÉ DAS CRIANÇAS E JOVENS EXIGE O TESTEMUNHO DE PESSOAS E COMUNIDADES ADULTAS NA FÉ, POIS A FÉ SE EDUCA NA FÉ. O ADULTO É EDUCADOR DAS CRIANÇAS E DOS JOVENS E, CATEQUIZADO, PODERÁ COMPREENDER MELHOR AS PRÓPRIAS NECESSIDADES ESPIRITUAIS BEM COMO A DOS JOVENS E DAS CRIANÇAS.

7 ✽ reforçar adesão pessoal a Jesus Cristo;  formar e levar à maturidade em Cristo;  educar para viver e participar na comunidade cristã;  ajudar a viver na vida da graça, alimentada pelos sacramentos;  levar a cumpri os deveres do próprio estado de vida;  estimular o senso crítico e a participação na transformação da sociedade;  esclarecer dúvidas de fé;  educar para o diálogo ecumênico e inter- religioso;  animar para a missão além fronteiras ( DNC, cap.6, n. 183)

8 “Não se pode falar de Nova Evangelização se a catequese de adultos é inexistente, fragmentada, fraca ou descuidada. Quando estes defeitos estão presentes, a pastoral enfrenta um desafio muito sério”. Proposição 28

9 Catequese com pessoas idosas COM ELAS Catequese da esperança Catequese da esperança •Valorizá-las •Descobrir talentos •Levar ao testemunho •Preparar para o encontro definitivo com Deus •Preparar para a Unção dos Enfermos COM A COMUNIDADE E SOCIEDADE Catequese conscientizadora Catequese conscientizadora •Assegurar respeito, cuidado e valorização; •Levar à superação de preconceitos; •Cultivar o diálogo entre as gerações. (DNC - cap. 6, nn ).

10 CATEQUESE COM ADULTOS ESPAÇOS PRIVILEGIADOS CATEQUESE COM ADULTOS ESPAÇOS PRIVILEGIADOS (cf.DNC-cap.6,n FAMÍLIA, ESCOLA, TRABALHO, LAZER. CULTURA URBANA, MUNDO UNIVERSITÁRIO e ESPORTIVO, TURISMO, MIGRAÇÕES DEVEM SER ILUMINADAS COM O EVANGELHO ÁREAS COMO:  COMUNICAÇÃO, ECOLOGIA,  COMPROMISSO NA CONSTRUÇÃO DA PAZ, DO DESENVOLVIMENTO, DA LIBERTAÇÃO DOS POVOS;  DEFESA DOS DIREITOS HUMANOS = MINORIAS,MULHERES E CRIANÇAS;  INVESTIGAÇÕES CIENTÍFICAS E RELAÇÕES INTERNACIONAIS. “A inculturação possibilita correlacionar mais incisivamente fé e vida” (DNC, n. 229)

11 COMPETE ÁS DIVERSAS COORDENAÇÕES COORDENAÇÃO PAROQUIAL - Organizar equipes nos vários níveis de catequese (adultos, Matrimônio, Batismo, Confirmação, Eucaristia, - sistematizar uma catequese permanente com os pais e promover ações referentes à formação com adultos (DNC- cap 8, n. 325, e.h) COORDENAÇÃO DIOCESANA Estabelecer os itinerários e a modalidade da catequese segundo a pedagogia catecumenal para as diversas idades, especialmente para adultos, tanto batizados como não batizados (DNC-cap.8,n.327,d) COMISSÃO NACIONAL -propor, - em parceria com o setor da liturgia, -itinerários catequéticos -inspirados na dimensão catecumenal, - tendo presente o RICA; (DNC-cap.8,n.329,d)


Carregar ppt "Sínodo sobre nova evangelização “Não se pode falar de Nova Evangelização se a catequese de adultos é inexistente, fragmentada, fraca ou descuidada. Quando."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google