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Prof. Dr. Marco Aurélio A. Monteiro PROGRAMA REAÇÃO O SOLO.

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1 Prof. Dr. Marco Aurélio A. Monteiro PROGRAMA REAÇÃO O SOLO 4 ª SÉRIE 2008

2 ROTEIRO  O SOLO E O MEIO AMBIENTE  O SOLO E OS SERES VIVOS  O SOLO E OS SERES HUMANOS  O SOLO E OS RECURSOS TECNOLÓGICOS

3 O SOLO E O MEIO AMBIENTE Nuvem de gás e poeira Primeiro bloco de poeira e gás que deu origem ao Sol Segundo bloco de poeira e gás que deu origem aos planetas FORMAÇÃO DO SISTEMA SOLAR OS METEORITOS AJUDARAM A COMPOR A MASSA DA TERRA AÇÃO DO CLIMA E DE MICROORGANISMOS RELEVO ROCHA PROCESSOS SOLO

4 O SOLO E O MEIO AMBIENTE DIASTROFISMO = TECTONISMO Deformações geradas por forças internas (no interior do planeta) causadas pela pressão e pelas altas temperaturas das camadas mais profundas da Terra.

5 O SOLO E O MEIO AMBIENTE As montanhas e as cordilheiras, os vulcões e os terremotos são conseqüências do Diastrofismo

6 EXPERIMENTO (SOLO E MEIO AMBIENTE) O INTERIOR DA TERRA É LÍQUIDO OU SÓLIDO? Ovo cozido Ovo natural QUAL DOS DOIS GIRA COM MAIS FACILIDADE?

7 EXPERIMENTO (SOLO E MEIO AMBIENTE) QUESTÕES  Você percebeu alguma diferença quando tentou girar os dois ovos?  Qual dos dois ovos apresentou mais dificuldade em girar?  Qual a diferença entre um ovo cozido e um ovo natural?  Por que um apresentou mais dificuldade de girar do que o outro?  A partir da experiência podemos concluir que o interior da Terra é sólido ou líquido?

8 EXPERIMENTO (SOLO E MEIO AMBIENTE) Como se forma o magma dos vulcões? Compare com um desodorante aerossol: o gás quando é submetido à uma pressão muito grande se liquefaz. Por isso sacudimos a embalagem do desodorante de aerossol e sentimos que o conteúdo está no estado líquido. Mas quando a pressão diminui sobre ele, ou seja, apertamos a válvula e ele escapa, o desodorante volta ao estado de gás. No interior da Terra a temperatura alta e tende a tornar a rocha líquida. Contudo, como a pressão é grande a estrutura fica sólida. Mas à medida que nos aproximamos da superfície a pressão diminui e a rocha funde- se formando o magma

9 EXPERIMENTO (SOLO E MEIO AMBIENTE) QUESTÕES  Ao sacudir a embalagem de desodorante, qual a sua conclusão? Ele está no estado líquido ou gasoso?  E ao apertar a válvula? O desodorante escapa na forma de líquido ou de gás?  A pressão dentro da embalagem é maior ou menor que fora dela?  Na temperatura ambiente se aumentarmos muito a pressão da matéria no estado líquido, ela tende a se transformar para o estado sólido ou passar para o estado gasoso? E se diminuirmos a pressão?  A partir dessa conclusão, você é capaz de explicar o fenômeno da embalagem de desodorante aerossol?  E como você explicaria a formação do magma?

10 O SOLO E OS SERES VIVOS Microorganismos não podem ser vistos a olho nu, mas existem e podem promover reações químicas importantes. Assim, a reação química entre esses microorganismos e determinadas substâncias produzidas pelas raízes da plantas são fundamentais para a respiração do solo. AÇÃO DO CLIMA E DE MICROORGANISMOS RELEVO ROCHA PROCESSOS SOLO Os seres vivos contribuem para aeração do solo. Inclusive os microorganismos que atuam quimicamente reagindo com substâncias do solo e das raízes das plantas, originando fertilidade ao solo.

11 EXPERIMENTO ( O SOLO E OS SERES VIVOS) DETERMINAÇÃO DO pH DO SOLO Você sabe o que é um ácido? Não? Quando a gente chupa limão, ou uma laranja, nós percebemos um sabor azedo, não é mesmo? Isso porque elas contém uma pequena quantidade de ácido.O vinagre também é outra substância que possui uma certa quantidade de ácido. Os ácidos puros são perigosos, pois tem um alto poder corrosivo! Nosso estômago produz ácido para ajudar a dissolver os alimentos que consumimos.Quando a acidez do nosso estômago fica alta demais temos a sensação de uma queimação

12 EXPERIMENTO ( O SOLO E OS SERES VIVOS) E o que é uma base? Você sabe? Não? Quando a gente come uma banana ou outra fruta verde não sentimos um gosto que “amarra” nossa boca? Isto porque são substâncias que possuem uma pequena quantidade de uma base. Assim como dizemos que um ácido tem uma certa acidez, dizemos uma base tem uma certa alcalinidade.A base é uma substância que neutraliza a ação dos ácidos por isso, quando estamos com queimação os médicos costumam receitar anti-ácidos para tomarmos. Na verdade são remédios produzidos com substâncias alcalinas (ou seja, uma base) DETERMINAÇÃO DO pH DO SOLO

13 EXPERIMENTO ( O SOLO E OS SERES VIVOS) DETERMINAÇÃO DO pH DO SOLO E esse tal de pH? O que é? Bem, o pH é o potencial hidrogeniônico de uma substância (que nome, hein?). Ou seja, mede se uma substância é ácida, básica ou nem ácida e nem básica (neutra). Se a substância tiver um pH = 7 é neutra. Se o pH for maior que 7 a substância é um base. E se o pH for menor que 7, a substância é um ácido. Existem substâncias indicadoras que mudam de cor na presença de um ácido ou de uma base. Uma delas é a água de repolho-roxo.

14 EXPERIMENTO (SOLO E OS SERES VIVOS) QUESTÕES  Quando você mistura as amostras com o indicador o que acontece?  As mudanças de cores são as mesmas? Ou são diferentes?  Você conseguiu identificar quais substâncias são ácidas e quais são alcalinas? Quais são?  A amostra de solo com maior teor de matéria orgânica tem o pH mais ácido, neutro ou alcalino?

15 O SOLO E OS SERES HUMANOS AÇÃO DO HOMEM SOBRE O SOLO PODE ACARRETAR BENEFÍCIOS E MALEFÍCIOS PARA O MEIO AMBIENTE

16 EXPERIMENTOS (O SOLO E OS SERES HUMANOS) QUAL O EFEITO DA TEMPERATURA SOBRE O SOLO? AMOSTRA DO SOLO DO SERTÃO NORDESTINO

17 EXPERIMENTOS (O SOLO E OS SERES HUMANOS) QUESTÕES  Como eram as características das amostras antes de serem colocadas no fogo?  Quando foram colocadas no fogo o que de pode observar?  Você saberia explicar a causa dessas diferenças?  No caso da argila haveria algum modo de fazer com que ela voltasse a apresentar o aspecto original? Como?  E no caso da outra amostra? Como?

18 O SOLO E OS RECURSOS TECNOLÓGICOS ESPECTROSCÓPIO SÃO APARELHOS UTILIZADOS PARA SE ANALISAR A COMPOSIÇÃO QUÍMICA DE UMA DETERMINADA SUBSTÂNCIA. O espectroscópio funciona a partir da propriedade que todas as substâncias e elementos químicos têm em emitir luz de coloração determinada ao serem incinerados numa chama.

19 EXPERIMENTO (O SOLO E OS RECURSOS TECNOLÓGICOS) BICO DE BUNSEN Por que a chama muda de cor? Basta colocar a amostra a ser estudada em uma chama. Em seguida, basta observar a cor da chama resultante

20 EXPERIMENTOS (O SOLO E OS RECURSOS TECNOLÓGICOS ) QUESTÕES  Qual a cor da chama quando a colocamos em contato com o sal de cozinha?  Qual a cor da chama quando a colocamos em contato com o sulfato de cobre?  Qual a cor da chama quando a colocamos em contato com cal?  As cores são diferentes?  Você é capaz de dizer como um cientista analisa a composição química de uma determinada substância?


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