A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Influências da TV e da internet no desenvolvimento infantil Importância de se respeitar o ritmo natural do desenvolvimento de uma criança: A ordem da natureza.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Influências da TV e da internet no desenvolvimento infantil Importância de se respeitar o ritmo natural do desenvolvimento de uma criança: A ordem da natureza."— Transcrição da apresentação:

1 Influências da TV e da internet no desenvolvimento infantil Importância de se respeitar o ritmo natural do desenvolvimento de uma criança: A ordem da natureza tem suas leis e seus ritmos: não pode ser violentada impunemente Para cada indivíduo, existe uma velocidade adequada, impondo limites à capacidade de absorção de sensações, imagens e informações, que constitui a matéria prima de todo pensamento humano. Este ritmo orgânico de apreensão, compreensão e assimilação é variável para cada pessoa, mas em todas é lento e compassado, uma vez que o conhecimento humano se faz por etapas

2 Influencia da tv e da internet no desenvolvimento infantil  Segredo da boa pedagogia  ADEQUAR A TAIS RITMOS O QUE É ENSINADO

3 INFLUÊNCIA DA TV E DA INTERNET NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL  DESENVOLVIMENTO INFANTIL:  Uma criança não nasce raciocinando  Ela primeiro toma contato com o chocalho, as grades do berço, a bola.Observa o pai e a mãe e os irmãos. Como que “sente” e “apalpa” o ambiente doméstico  Só mais tarde, com o uso da razão, ela irá adquirir a noção genérica e abstrata de bola, pai, mãe, casa etc.,e a formular em palavras a idéia que concebeu de cada coisa.

4 A INFLÊNCIA DA TV E DA INTERNET NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL  As impressões sensoriais: visual,auditiva,olfato, gosto e tato, propiciam a matéria prima para as operações da inteligência e a formação de uma noção abstrata e universal das coisas, das pessoas e dos ambientes

5 INFLUENCIA DA TV E DA INTERNET NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL  “As primeiras experiências sensoriais, na infância são tão importantes e marcantes, que tais impressões são as últimas a sobreviverem, quando o cérebro se desorganiza diante da sensibilidade, traumatismos físicos e mentais e outros acontecimentos psicofísicos.São também os primeiros a voltarem à recordação, após um período de amnésia.Comprova- se assim quão fortes e persistentes são as imagens e impressões vivenciadas e presenciadas na infância” (Carleial. B.)

6 A INFLUENCIA DA TV E DA INTERNET NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL  O DESENVOLVIMENTO NATURAL DO ALUNO FACILITA A TAREFA DO PROFESSOR  O respeito ao ritmo do desenvolvimento infantil pela Escola, graduando informações, estímulos e ensinamentos, ao nível da compreensão da criança.  Desperta o interesse, a vivacidade, a vontade de aprender, molas propulsoras do pleno desenvolvimento infantil  Assim se torna fácil para o professor oferecer aos seus alunos amplas visões de conjunto, sólidos sistemas de pensamento, certezas e princípios morais inabaláveis.

7 INFLUÊNCIA DA TV E DA INTERNET NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL  Os ritmos da TV e a demolição da psiquê infantil  A criança fica exposta a horas seguidas de uma torrente de imagens que se sucedem em um ritmo alucinante e informações fragmentárias desconexas  Absorvem além do mais, propagandas e anúncios que as induzem para os mais diversos apetites e inclinações.  Pela rapidez e pelo fato de as imagens se sucederem umas às outras, a TV é um mau instrumento de aprendizagem.  Ela não deixa tempo para refletir, para deter-se um pouco mais demoradamente nos assuntos como se faz com as frases de um livro  A televisão se dirige a todos ao mesmo tempo, não podendo atender ao nível de cada um, o que é necessária a toda aprendizagem.  A criança aprenderá coisas novas sem localizar onde tais coisas se passam, sem conhecer o contexto geográfico, histórico ou político, de um acontecimento

8 INFLUENCIA DA TV E DA INTERNET NO DESENVOVIMENTO INFANTIL  “Demorou muito tempo até que se desse conta de que as crianças não são homens ou mulheres em dimensões reduzidas.  As crianças criam para si, brincando, o pequeno mundo próprio” (Walter Benjamin)

9 A INFLUENCIA DA TV E DA INTERNET NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL  Atitude da criança frente a TV  Em grande parte das famílias, são as crianças que abrem os aparelhos de TV, definem a programação que será assistida e até sua localização no espaço doméstico.  A criança por ser criança, não tem um instrumental que lhe permita ser crítica; adotando uma “atitude mental passiva”:deitada, imóvel, a criança consome tudo o que aparece e absorve como uma esponja os conteúdos emitidos pela TV.  Geralmente as crianças vêem TV sem discutir informações, sem analisar as mensagens que estão assistindo. Nem dizem se gostam ou não do que estão vendo.Ninguém comenta o que assiste. Simplesmente vêem e observam, consomem sem fazer uma análise. Muitas vezes se desligam do mundo real e entram no mundo da TV.

10 INFLUENCIA DA TV E DA INTERNET NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL  Passividade ?  Orosco, considera que a criança não é tão passiva como se pensa: o esforço da criança se faz em três níveis: atenção- percepção, assimilação-compreensão e apropriação- significação.  No processo de interação com a TV: ◦ Considera-se que a criança se deixa levar pelas promessas da fada/bruxa e faz tudo que a TV manda ◦ O primeiro pedido é para que a criança se torne um consumidor voraz (durante a vida escolar a criança assiste uma média de comerciais) determinando a socialização da criança como consumidora. ◦ O alvo inicial são os alvos alimentares, definidos pelos anúncios de doces, refrigerantes, salgadinhos, achocolatados, iogurtes e fast food (constituem 80% dos comerciais dirigidos às crianças)

11 INFLUÊNCIA DA TV E DA INTERNET NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL  “Por exemplo,uma marca de iogurte bastante conhecida no mercado assegura à criança,se consumido seu produto, força suficiente para levantar um refrigerador. Misturar ao leite determinada marca de chocolate em pó permite à criança ingressar no mundo dos heróis, fantasia e diversão” (Zilda Grinberg Lewin)

12 INFLUÊNCIA DA TV E DA INTERNET NO DESENVOVIMENTO INFANTIL  Preocupação com os efeitos da propaganda :  Não se restringem a hábitos de consumo,  Efeitos colaterais relacionados ao tipo de percepção da realidade social que a criança aprende com os anúncios, mas não só com eles, mas também com as novelas, os filmes, os desenhos e os programas de auditório.  São considerados a percepção do amor e do sexo, a exacerbação da violência e a indução ao conformismo

13 INFLUÊNCIAS DA TV E DA INTERNET NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL  Efeitos positivos da TV  Considerando ser a TV um excelente professor, é importante sabermos que ela ensina coisas positivas e produz resultados benéficos. A TV cultura é um exemplo de oferecer programas que são satisfatórios para a criança.  Desde o inicio da TV nas décadas de 1950 e 1960, a televisão era usada para ensinar alunos de todas as idades, várias habilidades acadêmicas. As pesquisas mostram que ela pode ser eficaz no desenvolvimento da habilidade da leitura, vocabulário, matemática, resolução de problemas e criatividade.  Nos conteúdos acadêmicos, observa-se que os estudantes se beneficiam através da mídia com informações pertencentes a diversas áreas do conhecimento, incluindo história,arte,música,ciência, antropologia, literatura e muitos outros

14 INFLUÊNCIA DA TV E DA INTERNET NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL  Efeitos positivos  Comportamento pró-social: tornarem-se solidários, persistência na realização de tarefas, cooperação, etc  Nutrição e Saúde: A TV pode ser uma boa oferta de informações sobre uma grande variedade de tópicos relacionados a saúde  Questões sociais e políticas: veiculadas não só por programas noticiários, mas também através de programa de entretenimento. Apresentação dramática de questões sociais, como violência familiar, discriminação racial etc.

15 INFLUÊNCIA DA TV E DA INTERNET NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL  Efeitos gerais adversos  1- Em primeiro lugar as atividades são essencialmente sedentárias e tiram o tempo de outras predominantemente físicas.  2- Em segundo lugar, essas atividades podem promover hábitos alimentares indesejáveis  3- Em terceiro lugar as atividades da mídia são freqüentemente solitárias, ou sejam reduzem contatos interpessoais significativos  4- Finalmente a grande quantidade de tempo consumida por essas atividades diminui o tempo disponível para outras, incluindo o sono, tarefas de casa, leitura, socialização, comunicação familiar.

16 INFLUÊNCIA DA TV E DA INTERNET NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL  Conseqüência dos efeitos adversos  1-aumento do comportamento violento  2-Obesidade  3-Diminuição da atividade física e da boa forma  4-Aumento dos níveis de colesterol  5-Consumo excessivo de sal  6-Insônia  7-Convulsões ópticas em indivíduos vulneráveis.  8-Desempenho escolar prejudicado  9-Aumento do uso do tabaco e do álcool  10-Aumento da atividade sexual precoce  11-Diminuição da atenção  12-Diminuição da comunicação familiar  13-Enfoque excessivo de consumo (resultando em inveja, ambição etc.

17 INFLUÊNCIA DA TV E DA INTERNET NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL  O conteúdo violento e seus efeitos adversos:  A transmissão da TV é paga por anunciantes que têm produtos e serviços a vender.  Quanto mais altos os índices de audiência mais dinheiro as empresas de televisão podem cobrar pelo espaço comercial.  Portanto o objetivo da televisão é captar atenção do publico e mantê-la por tempo suficiente, para que os anunciantes vendam seus produtos.  A forma mais eficaz de prender atenção de alguém é estimular uma resposta.  A violência é altamente eficiente para provocar uma resposta. A violência é universalmente compreendida e valorizada, uma vantagem decisiva para ampliar ao máximo o mercado de um programa

18 INFLUÊNCIA DA TV E DA INTERNET NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL  Como a violência na mídia afeta o comportamento e as atitudes dos expectadores, especialmente as crianças:  1-imitação de comportamento – uma vez que a principal forma de aprendizado das crianças mais jovens é a observação e a imitação.Para as crianças menores essa imitação inclui quadrinhos e desenhos, que elas não distinguem da violência imaginária da real ( Power Rogers Tartaruga Ninja )  2-Heróis violentos: as crianças competirão e imitarão com os modelos que são apresentados. Os modelos dos quais elas gostam e que são considerados atraentes, são ainda mais influentes.Este é o motivo que os heróis violentos são mais prejudiciais às crianças do que os vilões violentos

19 INFLUENCIA DA TV E DA INTERNET NO DESENVOVIMENTO INFANTIL  CONTINUAÇÃO  3-Violência recompensada: a violência que é glamurizada e mostrada como eficaz, ensina às crianças que é premiada em nossa sociedade.  4-Violência justificada: a violência tende a ser mais imitada se ela contiver implícita a mensagem:está correto recorrer a violência, contanto que você acredite está no seu direito.Qual a criança que numa situação de conflito, não acredita está com a razão?  5-Dessensibilização: a exposição repetida a qualquer estímulo provocador de emoções sem as subseqüentes conseqüências, leva a dessencibilização

20 INFLUÊNCIA DA TV E DA INTERNET NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL  Cont.  6-Aumento do medo: com pesada ênfase da mídia sobre a violência, o mundo parece um lugar atemorizante para o expectador jovem impressionável (as crianças menores não conseguem distinguir o que assistem do real). Pode resultar pela repetição de programas em depressão emocional, pesadelos ou outros problemas relativos ao sono. Uma criança amedrontada pode se tornar vítima ou agressor.  7-Maior apetite pela violência:  8- Violência realista: as crianças preferem mais os programas que mostram uma violência realista do que aqueles de ficção  9-Cultura do desrespeito: levando ao “bullying”

21 A INFLUÊNCIA DA TV E DA INTERNET NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL  Sugestão aos pais sobre o uso da mídia:  1 – Fique alerta para programas que seus filhos assistem.Estas sugestões são importantes para todas as crianças, principalmente para as mais jovens: quanto mais jovem é a criança, mais impressionável ela é.  2 – Evite usar a televisão, vídeos ou video games como se fossem uma babá. Pode ser conveniente para pais muito ocupados, mas pode acabar se tornando um padrão usual se utilizar a mídia para entretenimento e diversão. Simplesmente desligar os aparelhos não é, nem de longe, tão eficaz como planejar alguma outra atividade divertida para a família.  3 – Limite o uso da mídia. O uso de TV deve ser limitado, a não ser mais de uma ou duas horas de boa qualidade por dia. Estabeleça também limite de acordo com a situação: nada de televisão ou vídeo games antes da aula, durante o dia, na hora das refeições ou antes que a tarefa de casa esteja feita.

22 INFLUÊNCIA DA TVE DA INTERNET NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL  4 – Mantenha aparelhos de TV e vídeo games fora do quarto dos seus filhos. Colocá-los lá encoraja o uso e diminui a capacidade de controle.  5 – Desligue o Televisor durante as refeições. Utilize este tempo para conversar e manter contatos familiares.  6 – Ligue a TV somente quando houver algo específico que você decidiu que vale a pena assistir. Não ligue a TV para ver se está passando alguma coisa. Decida com antecedência se vale a pena assistir o programa. Identifique programas de alta qualidade, utilizando avaliações ao selecioná-los  7 - Não transforme a TV no ponto central da casa. Evite colocar a TV no lugar mais importante. As famílias assistirão menos TV ou jogarão menos vídeos se os aparelhos não estiverem literalmente situados no centro de suas vidas

23 INFLUÊNCIA DA TV E DA INTERNET NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL  8 – Assista os programas que seus filhos estiverem assistindo. Isso permitirá você saber o que eles estão assistindo e lhe dará uma oportunidade de discutir com eles. Seja ativo:fale e faça conexões enquanto assistem o programa.  9 – Tome cuidado especial ao assistir programas antes de ir dormir. Imagens que provocam emoções podem perdurar e atrapalhar o sono.  10 – Informe-se sobre os filmes que estão passando e sobre os vídeos disponíveis para venda ou aluguel.Seja explícito com seus filhos sobre suas diretrizes quanto a filmes apropriados e analise, antecipadamente as escolhas de filmes propostos.

24 INFLUENCIA DA TV E DA INTERNET NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL  11 – Torne-se um alfabetizado em MIDIA. Isso significa aprender a avaliar criticamente as ofertas da mídia. Primeiro aprenda você e depois ensine a seus filhos.Aprenda sobre publicidade e ensine a seus filhos a repeito de sua influência nos meios de comunicação que eles usam.  12 - Limite sua própria permanência frente a televisão. Dê um bom exemplo através de sua moderação e discriminação ao assistir programas.Seja cuidadoso quando as crianças estiverem por perto e possam observar seu programa.  13 – FAÇA-SE OUVIR. Todos necessitamos elevar nossas vozes de tal forma que sejamos ouvidospor quem toma decisões sobre as programações e por seus patrocinadores. É necessário que insistamos numa melhor programação para os nossos filhos

25 INFLUENCIA DA TV E DA INTERNET NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL  INTERNET  “Devido ao acesso a internet, um número crescente de crianças e adolescentes, faz desta o seu mundo, sendo um inesgotável manancial de informação e o meio privilegiado para jogar,comunicar, fazer novos amigos, bem como meio para disponibilizar informações, muitas vezes sensíveis (dados pessoais, vídeos e fotografias)”

26 INFLUENCIA DA TV E DA INTERNET NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL  INTERNET  Segundo Valdemar Setzer (professor de ciência da Computação da USP): “tanto o computador como todos os outros meios eletrônicos exigem uma enorme autodisciplina e um enorme autocontrole, coisa que as crianças e os adolescentes não possuem”  Continua Setzer:as crianças ainda estão desenvolvendo a capacidade de discernir o que é verdadeiro ou falso, bom ou mau, e colocá-las diante de uma tela cheia de possibilidades e informações, é uma porta aberta para diversos perigos  Ainda para Setzer: o tipo de pensamento estimulado pelo computador é excessivamente exato e restrito para uma criança. “ ele prejudica a capacidade de pensar e de imaginar, mostrando que o uso freqüente do computador é um dos fatores que piora o rendimento escolar

27 INFLUENCIA DA TV E DA INTERNET NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL  “ Adultos pais e educadores por desconhecerem sobre o seu funcionamento e pela falta de controle sobre o meio e local utilizados para o acesso à mesma, não tem capacidade de supervisionar e acompanhar o tipo de uso da internet feito pelas crianças e adolescentes, que recorrem a tecnologias móveis ou utilizam uma ligação fixa (em casa, na escola,num cyber café)”

28 INFLUENCIA DA TV E DA INTERNET NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL  Nem sempre as crianças e adolescentes usam a internet com objetivos educativos; e os outros recursos usados com freqüência são causadores de dependência se estes forem usados de forma excessiva.  O fato de crianças e adolescentes terem nos seus quartos o computador pessoal, com acesso a internet, diminui substancialmente a supervisão dos pais sobre a sua utilização e possibilita o tempo que passam na internet, servindo-se dela permanentemente para todos os fins  Neste contexto as crianças o os adolescentes podem facilmente ficar dependentes de jogos interativos on-line, do ‘instant Messaging’, da pornografia, dos sítios de relacionamento sociais e de chats  Geralmente não se tem consciência destes problemas até que estes se tornem sérios

29 INFLUENCIA DA TV E DA INTERNET NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL  Este excesso de utilização está a criar um serio problema social conhecido como dependência da internet.  O reconhecimento e prevenção do problema é um desafio, particularmente para os pais e educadores  É importante que não só os pais e educadores conheçam os sintomas de dependência, mas também as crianças e adolescentes, e os riscos que estão associados

30 1.INFLUENCIA DA TV E DA INTERNET NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL  Dependência na internet É a situação em que se encontra a pessoa que, por perda ou falta de autonomia física, psíquica ou intelectual, faz uso excessivo da internet por largos período de tempo, utilizando-a para as seguintes atividades: 1.Relacionamentos:passar tempo excessivo nos relacionamentos on-line, quer com sítios de relacionamentos social, quer em chat, em detrimento dos amigos reais e da família; 2.Dinheiro:gastar compulsivamente em jogos on-line (cassinos e loterias) ou em artigos que estão disponíveis em todo gênero de lojas virtuais. 3.Procura de informação – navegar compulsivamente na internet a procura de informação 4.Jogar: jogar obsessivamente jogos on-line; 5.Sexo: dependência de chats de sexo e sítios com pornografia

31 INFLUENCIA DA TV E DA INTERNET NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL  Sintomas de utilização exagerada da internet  Sintomas psicológicos  Preocupação com a internet, sendo esta um fator de elevada satisfação na vida das crianças e adolescentes.  Incapacidade de deixar de estar ligado na internet  Sentimento de irritabilidade, de vazio ou de depressão na ausência do computador  Sofrer sintomas de abstinência quando é interrompido ou controlado o acesso à internet. Estes sintomas incluem ansiedade, depressão e tremores nas mãos.  Ter certeza que o aprendido na internet tem mais qualidade e é superior ao que se aprende na Escola

32 INFLUENCIA DA TV E DA INTERNET NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL  Sintomas sociais  Menor investimento no relacionamento com os amigos reais e até ruptura de relacionamentos. Desinteresse por atividades escolares e encontros sociais  Problemas escolares  Não dar importância à família e aos amigos  Surgimento ou aumento da introversão

33 INFLUENCIA DA TV E DA INTERNET NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL  Sintomas físicos  Olhos secos  Dores de cabeça  Dores nas costas  Comer irregularmente, sem horas certas e, por vezes, interrompendo refeições.  Negligência na higiene pessoal;  Perturbação do sono e alteração dos padrões de sono  Fadiga  Obesidade

34 INFLUENCIA DA TV E DA INTERNET NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL  SUGESTÕES  O computador ligado à internet deve está situado no local publico partilhado pela família em vez de está no quarto das crianças ou adolescentes  Procurar sintomas de dependência a internet e verificar se o fato da criança ou adolescente passar muito tempo ligado à internet está a afetar seu rendimento escolar, a sua saúde e o seu relacionamento social com a família e com seus amigos  Não proibir o acesso à internet, mas estabelecer regras de utilização da mesma e os sítios que as crianças podem aceder. Estas regras podem incluir o período de tempo em que as crianças o os adolescentes podem aceder a internet.

35 INFLUENCIA DA TV E DA INTERNET NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL  Conversar com as crianças e adolescentes sobre os motivos pelos quais estão tanto tempo ligados a internet e qual a utilização que dela fazem;  Encorajar as crianças e adolescentes a participar em outras atividades que não na internet, de preferência atividade de natureza física ou ao ar livre.  Instalar software que restrinja/monitore o acesso a internet;  Se a criança ou adolescente evidenciar fortes sinais de dependência da internet procurar ajuda profissional

36 INFLUENCIA DA TV E DA INTERNET NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL  OS RISCOS ON-LINE  Exposição a conteúdos pornográficos e a contatos por parte de predadores sexuais  Tentativas de hacking por terceiros que visam obter dados pessoais;  Acesso facilitado a sites que permitam a compra on- line de drogas  Acesso facilitado a sites com conteúdo que incitam à violência e ao racismo.  Acesso facilitado a sites que incitam a pirataria;  Acesso facilitado a sites que fornecem jogos on-line e que promovem dependência

37 INFLUENCIA DA TV E DA INTERNET NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL  Principais perigos da internet para menores:os cinco CÊS  Conteúdos  Contactos  Comércio  Comportamentos  Copyright (direitos do autor)  As crianças menores estão mais expostas ao acesso inadvertido a conteúdos impróprios. No entanto, a medida que crescem e que aprofundam a sua utilização, vão estando potencialmente expostos aos demais riscos

38 INFLUENCIA DA TV E DA INTERNET NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL  Como as crianças encobrem as suas atividades:  Apagam históricos e o rasto do site que visitam  Utilizam varias contas de  Utilizam uma significativa variedade de ferramentas no Messenger  Recorrem a vários browsers  Eliminam  Usam jargões no Messenger:

39 INFLUENCIA DA TV E DA INTERNET NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL  Alguns jargões usados;  :-) – “ha-há”;  l - - “he-he”;  : -)))) - “muito feliz”;  (^-^)/ - “allo, está lá?”;  $ - “dinheiro, riqueza”  2 - “tu”  +trd - “mais tarde” - “escrevo-te um ”  **(, ´)**(, ´) - “mensagem sexual”  ==:-- - “masturbação”

40 INFLUENCIA DA TV E DA INTERNET NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL  Senhor Jesus, ei-nos aqui nesta noite, nesta quarta feira, para ordenar em nossas mentes muitas das coisas que já sabíamos, mas que tínhamos a esperança que estivesse longe dos nossos lares. De repente Senhor nos damos conta que pudemos está sendo omissos ou quem sabe até permissivos... São os nossos filhos que os geramos sob a benção do Sacramento do Matrimônio em sua dimensão procriativa, que tanto os amamos, e que estão expostos a serem manipulados pelos meios de comunicação e serem vítimas de seus conteúdos. Clamamos ao Espírito Santo que nos ilumine e sobretudo que nos conceda o dom da Fortaleza para tomarmos as atitudes que forem necessárias, para protegê-los e guiá-los. Te pedimos Senhor que grave em nossa memória, esta decisão, para que amanhã ela continue sendo presente e não passado.Amém

41 INFLUENCIA DA TV E DA INTERNET NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL  Deus os abençoe  E muito obrigada


Carregar ppt "Influências da TV e da internet no desenvolvimento infantil Importância de se respeitar o ritmo natural do desenvolvimento de uma criança: A ordem da natureza."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google