A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Jogos Tradicionais Jogos TradicionaisPortugueses.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Jogos Tradicionais Jogos TradicionaisPortugueses."— Transcrição da apresentação:

1 Jogos Tradicionais Jogos TradicionaisPortugueses

2 B ERLINDE Material: Berlindes (esferas de vidro ou metal ) Terreno: Terra batida e plana Número de Participantes: Vários Objectivo: Meter os berlindes nas covas Desenvolvimento: Fazem-se 3 covas. Cada jogador lança o berlinde. Quem conseguir chegar mais longe inicia o jogo que consiste em tentar por os berlindes sucessivamente nas 3 covas que estão em linha recta empurrando-o com os dedos. Quando se consegue chegar à ultima cova faz-se o percurso no sentido oposto. À medida que os jogadores vão conseguindo estas etapas ficam com o direito de tentar acertar nos berlindes dos outros jogadores, também utilizando a técnica de os empurrar com os dedos na terra. Quando acertam ganham esses berlindes.

3 M ACACA Material: Uma pedra lisa, tintas para desenhar a macaca no chão… Terreno: Um local de terra ou cimento onde se possa desenhar Número de participantes: Seis a doze jogadores Objectivo: Deitar a pedra dentro de cada casa; Saltar a casa onde está a pedra sem a pisar; Saltar as casas ao pé coxinho apanhar a pedra sem cair e não pisar as riscas. Desenvolvimento: Atira-se a pedra para a primeira casa e quando começo a jogar salto ao pé coxinho, pulando a casa onde está a pedra. Fazemos o mesmo para todas as casas até ao fim da macaca. Depois começa outro jogador. Quando a pedra sai fora também joga outro.

4 Saltar à Corda Regras: O Jogo de Saltar à Corda, podia ser disputado por várias participantes ao mesmo tempo corda grande ou corda pequena. Numa corda relativamente grande, duas participantes pegavam nas extremidades fazendo-a balançar, em movimento circular (dando à corda). As participantes, individualmente, entravam na corda e sempre saltando de acordo com o movimento da corda. Tinham que manter-se dentro durante determinado tempo previamente designado. Pela mesma forma tinham que sair, tudo isto, sem interromper o normal andamento da corda. Também era jogado com vários concorrentes ao mesmo tempo, que tinham que entrar e sair, sempre saltando, de acordo com o fosse determinado e conforme a ordem de participação dos concorrentes. Perdia a participante que prendesse a corda, deixando por isso de rodar e, quando isso acontecesse, essa concorrente era penalizada sendo excluída do jogo, podendo ainda ter que tomar o lugar de pegar na corda (dando à corda). Nestes jogos de Saltar à Corda, ganhava sempre o concorrente que durante as provas tivesse menos faltas.

5 C ABRA C EGA Terreno: O terreno deve ser plano e limpo, de preferência sem buracos. Número de participantes: Vários. Objectivo: A cabra cega tenta apanhar os outro jogadores e identificá- los pelo tacto. Desenvolvimento: Põe-se uma venda a um jogador para ser a Cabra Cega.Os outros jogadores andam à sua volta tocando-lhe e dizendo Cabra Cega, mas sem se deixarem apanhar nem ir para muito longe. Quando um jogador é apanhado pela Cabra Cega não pode falar porque esta deve identificá-lo através do tacto.Se conseguir passa então o jogador apanhado a ser a Cabra Cega.

6 EB2 S ÃO J OÃO B APTISTA Joana Sofia nº10 e Laura Reis nº14 6A


Carregar ppt "Jogos Tradicionais Jogos TradicionaisPortugueses."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google