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FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO David Nadler Prata.

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1 FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO David Nadler Prata

2 Agradecimentos e Direitos  Somos gratos ao Prof. Eduardo que cedeu gratuitamente estas apresentações.

3 CLASSIFICAÇÃO DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÕES COMPUTADORIZADOS. David Nadler Prata

4 Classificação dos sistemas de informações computadorizados.  Tal classificação apresenta como critério de categorização o nível organizacional ao qual aqueles sistemas buscam atender.  Assim são definidas três categorias essenciais:  a) Os Sistemas de Processamento de Transação (SPT)  atendem ao nível operacional da organização.  b) Os Sistemas de Informações Gerenciais (SIG)  atendem ao nível gerencial.  c) Sistemas de Apoio à decisão (SAD) ou Sistemas de Suporte à Decisão (SSD)  visam atender às necessidades do nível estratégico da organização.

5 Sist Processamento Transações (SPT) Sist Inf. Gerenciais (SIG) Sist Apoio Decisão (SAD) Operacional Conhecimento Gerenciamento Estratégico Tático Organização Sist Automação Escritório (SAE) Sistemas Informações Executivas (EIS)

6 Aplicações-Chaves na Organização  Sistemas Nível-Operacional: suporte aos gerentes organizacionais no desenvolvimento de atividades elementares e transacionais na organização  Sistemas Nível-Conhecimento: suporte ao negócios para integrar novos conhecimentos e auxiliar a organização controlar o fluxo de papéis

7 Aplicações-Chaves na Organização  Sistemas Nível-Gerenciamento: suporte ao monitoramento, controle, tomada de decisões e atividades administrativas de gerentes middle  Sistemas Nível-Estratégico: auxiliam gerentes sêniors manipular e situar questões estratégicas e tendências de longo-prazo, ambas na organização e no ambiente externo.

8 Relação entre os níveis hierárquicos de uma organização e os tipos de sistemas de informações.

9 Exercício:  Faça uma lista dos principais sistemas computadorizados que você conhece na organização em que você trabalha (ou em alguma que você conheça) e procure agrupá-los segundo as categorias apresentadas. Mesmo sem o aprofundamento teórico faça esta lista e chame-a de Lista Zero.

10 PRINCIPAIS TIPOS DE SISTEMAS DE INFORMACAO

11 Principais Tipos de SIs  EIS (Sistemas de Informações Executivas)  SIG (Sistemas de Informações Gerenciais)  SAD (Sistemas de Apoio a Decisão)  SAE (Sistemas de Automação de Escritório)  SPT (Sistemas de Processamento de Transações)

12 Sistema Processamento de Transação (SPT)  Utilizada atualmente na maioria das organizações.  Monitoram, coletam, armazenam, processam e distribuem os dados das diversas transações realizadas dentro da empresa, servindo como base para os demais sistemas existentes dentro da mesma.  São considerados de extrema importância para o funcionamento das organizações,  dão suporte a diversas operações do tipo chão-de-fábrica e frente-de-loja.  São essenciais para suportar as atividades de interface,  gestão de materiais, faturamento, elaboração de folha de pagamento, entre outras.

13 Sistema Processamento de Transação (SPT)  Toda vez que a empresa produz ou presta um serviço, ocorre uma transação que será processada por um ou mais SPT’s.  O objetivo principal deste tipo de sistema é o fornecimento de todas as informações legais ou organizacionais referentes à empresa, para manter eficientemente os seus negócios.

14 Sistema Processamento de Transação (SPT)  Vantagens  precisão e confiabilidade obtidas, redução no custo e tempo de obtenção das informações.  Tais sistemas normalmente processam um grande volume de dados para funções rotineiras  são elaborados para suportar o alto grau de repetição do processo, a realização de operações simples, a necessidade de grande capacidade de armazenamento e, por fim, o impacto sobre um grande número de funcionários.

15 Sistema Processamento de Transação (SPT) Resumindo:  Executam operações rotineiras  São a base para os demais sistemas de informação  Demandam grande quantidade de entrada de dados e produzem grande quantidade de saída, sem exigir processamento complexo ou sofisticado

16 Sistema Processamento de Transação (SPT) Objetivos:  Aumentar a eficiência do trabalho  Ajudar a fornecer mais e melhores serviços  Processar dados gerados pelas e sobre as transações  Manter um alto grau de precisão  Assegurar a integridade e a precisão dos dados e informações  Produzir documentos e relatórios com pontualidade

17 Sistema Processamento de Transação (SPT)  Os problemas a nível operacional são resolvidos em curtíssimo prazo.  Exemplo 1:  A decisão de pagar um empregado ativo fundamenta-se em dois critérios predefinidos:  o empregado está na folha de pagamento?  trabalhou esta semana?  Uma decisão destas não requer muita deliberação da direção. Tudo que precisa ser verificado é se o empregado satisfaz a esses critérios.  Em conseqüência, esses sistemas são utilizados principalmente por pessoas com pouca ou nenhuma responsabilidade – funcionários de folha de pagamento, da entrada de pedidos ou promotores de lojas.  Os sistemas não exigem pouca ou nenhuma decisão das pessoas que os operam.

18 Sistema Processamento de Transação (SPT) Exemplo de Aplicação 2:  Sistemas de Processamento de Pedidos (Entrada do pedido; Configuração das vendas; Planejamento da entrega; Execução da entrega; Controle de estoque de produto acabado; Faturamento; Interação com o cliente; Planejamento da logística de entrega e agendamento)

19 Sistema Processamento de Transação (SPT)

20 Outros Exemplos de Aplicação  Processamento de pedidos  Fatura  Controle de Estoques  Contas a pagar  Contas a receber  Compras  Recebimento  Expedição  Folha de pagamento  Contabilidade Geral

21 Inter-relação entre os diversos SPT de uma empresa Processa- mento de pedidos Fatura Análises de Vendas Contas a receber Recebim. de caixa Livro- Razão Geral Relatórios Financeiros Contas a pagar Desemb. de caixa Folha de Pagamento Controle de Ponto SPT VENDAS PROCESSAMENTO LIVROS CONTÁBEIS SPT FOLHA DE PAGAMENTO Compras Processa- mento de inventário SPT COMPRAS

22 Características dos Sistemas de informações Transacionais

23 Exercício:  Agora que você conhece detalhes e exemplos de SPT, refaça, se necessário, a sua Lista Zero, pondo os SPT´s na posição correta. Chame esta nova lista de Lista Um.

24 SAE - Sistemas de Automação de Escritório Definições:  São sistemas destinados a aumentar a produtividade dos trabalhadores da informação nos escritórios.  São sistemas que dão suporte às atividades de gerenciamento de documentos, cronogramas, comunicações, gerenciamento de dados e de projetos.

25 SAE - Sistemas de Automação de Escritório Definições:  Compreendem sistemas de edição de textos, sistemas baseados em redes de comunicação, sistemas de agenda eletrônica e groupware, sistemas de gerenciamento de projetos, sistemas de tratamento de imagens (scanners,...).

26 SAE - Sistemas de Automação de Escritório Exemplos de aplicações:  Workflow (Fluxo de Trabalho) eletrônico de aprovação de despesas de viagens.  Gerenciamento eletrônico de documentos para controlar e gerenciar a revisões e aprovações de normas internas da empresa.

27 Sistemas típicos de automação de escritórios Atividade do EscritórioTecnologia Gerenciamento de documentosProcessamento de textos, editoração eletrônica, geração de imagens, publicação Web, gerentes de fluxo de trabalho ProgramaçãoCalendários eletrônicos, groupware, intranets Comunicação correio de voz, sistemas de secretária eletrônica digital, groupware, intranets Gerenciamento de dadosBanco de dados de desktops, planilhas eletrônicas, interfaces amigáveis com o usuário para bancos de dados de mainframes

28 Sistema de Informação Gerencial (SIG)  A ênfase dos SIG´s está sobretudo na saída das informações.  Esses sistemas extraem as informações de base de dados compartilhada e de processos que estão de acordo com o que o SIG necessita para suas operações.  Também chamados de sistemas de apoio à gestão organizacional ou sistemas gerenciais.

29 Sistema de Informação Gerencial (SIG)  Cumpre informar entretanto que de modo geral estes dados são originários dos SPT´s.  Processos de decisão segundo Oliveira (1998):  coleta dos dados  transformação dos mesmos em informação,  SIG entra em campo  prove o gerente com informações passadas e presentes sobre as operações internas e sobre o ambiente da empresa,  orienta a execução do processo decisório,  assegura que as estratégias do negócio sejam implementadas,  faz com que os objetivos traçados sejam alcançados de modo satisfatório. OLIVEIRA, D. P. R. Sistemas de informações gerenciais: estratégicas, táticas, operacionais. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1998.

30 Saídas de um SIG  Envolvem relatórios de natureza variada:  Relatórios Programados – Contém dados rotineiros, que são frequentemente solicitados pela gerencia, com informações sintéticas.  Relatórios de Pontos Críticos – Visam exibir apenas situações que estão fora dos parâmetros normais, a exemplo de itens de estoque que estão abaixo do ponto mínimo para reposição ou produtos cuja data de validade estão próximas do vencimento.  Relatórios Ad hoc – São documentos concebidos sob demanda, implicam na possibilidade do sistema oferecer facilidades para que sejam criadas novas consultas a partir de novas necessidades dos gerentes.

31 STP X SIG  Enquanto o SPT tem a visão da organização a partir de cada operação com cada cliente (interno ou externo à organização).  O SIG busca agregar os dados de determinada operação, fornecendo informações consolidadas sobre aquela operação num determinado período de tempo, para que o gerente tenha um panorama global inerente àquele tipo de operação.

32 Características dos Sistemas de Informações Gerenciais

33 Exemplos de SIGs  Sistema bancário  controlaria os saldos das contas e mostraria as opções de transferência entre contas para que não fosse necessário utilizar limites ou realizar negociações para cobertura de saldo.  Também auxiliaria na seleção de melhores linhas de negociação/investimento analisando as taxas de retorno informadas para os bancos que a empresa tem conta.  Sistema de controle de orçamento  comparativo entre versões anuais e entre versões dentro do mesmo ano, mostrando o que está em linha, o que está acima e abaixo.  Este sistema permitiria controlar, departamento a departamento, como os gastos estão sendo realizados e se é necessário alguma ação corretiva em função do andamento do orçamento dentro do fluxo de caixa atual e assim vai.

34 Exemplos de SIGs empresariais  Sistema de Informações Gerenciais Financeiro  Fornece informações financeiras a todos os administradores financeiros dentro de uma organização, inclusive ao diretor financeiro.  Especificamente, SIG financeiro:  Analisa as atividades financeiras históricas e atuais;  Projeta as necessidades financeiras futuras ;  Monitora e controla o uso de recursos através do tempo.  Exemplo de Aplicação: Previsão financeira  A atividade financeira se baseia na atividade do comércio anterior.  Por exemplo, vendas passadas de mercadorias e serviços podem ser convertidas em expectativa de faturamento e custos.  O preço de venda por unidade e os fatores do custo da produção podem ser multiplicados pelo número esperado de unidades a serem vendidas, a fim de chegar a um valor de faturamento e custos.  Custos fixos, tais como seguros, aluguéis e despesas gerais de escritórios, são estimados e usados para determinar a expectativa de lucros líquidos em base mensal, quinzenal ou anual.

35 Exercício:  Agora que você conhece os detalhes sobre os SIG´s, reavalie sua Lista Um, verificando se suas propostas de Sistemas Gerenciais estavam adequadas. Chame a nova lista de Lista Dois.

36 Sistema de Apoio à Decisão (SAD)  Estes sistemas têm como essência o tratamento de situações onde os problemas são semiestruturados ou não-estruturados.  Embora os SAD´s sejam concebidos para atender aos níveis estratégicos, onde problemas desta natureza são mais freqüentes, estes podem servir para toda a organização, pois todos os níveis defrontam-se com problemas pouco- estruturados.

37 Sistema de Apoio à Decisão (SAD)  Os SAD’s apresentam como suas principais características o uso de dados de diferentes fontes, preocupação com o estilo do decisor e possibilidades de simulação.  Tal preocupação, ou estilo cognitivo, é importante, uma vez que as formas de percepção dos dados e a formulação do conhecimento diferem para cada pessoa.

38 Sistema de Apoio à Decisão (SAD)  São exemplos de características destes sistemas:  Manipulação de grande volume de dados – A análise de longas séries históricas de dados são essenciais para apoiar análises e decisões eficazes;  Obter e processar dados de fontes diversas – Os SAD´s necessitam de um grande volume de dados que muitas vezes é retirado de sistemas distintos e fontes externas e internas, a sua eficiência depende desta capacidade de conexão;  Flexibilidade de relatórios e apresentações – Para representar de forma condensada grande volume de informações, os relatórios devem permitir representações gráficas e textuais, assim como manipulações de detalhamento ou generalizações dos dados, conforme necessidade do executivo;

39 Sistema de Apoio à Decisão (SAD)  Análise de simulações por metas – Consiste em permitir ao usuário a criação de cenários hipotéticos, visando construir projeções de novas situações de negócio. Estas simulações utilizam dentre outros, modelos matemáticos e estatísticos.  Suporte a abordagens de otimização, satisfação e heurística  As abordagens de otimização correspondem ao emprego de modelos matemáticos determinísticos e estruturados onde a resposta é facilmente encontrada.  A abordagem de satisfação envolve problemas semi-estruturados e modelos de solução probabilísticos onde não existe um valor único e sim uma faixa de valores que tem a probabilidade de ocorrer.  Nas abordagens de heurística temos problemas não-estruturados, com grande complexidade onde o sistema pode encontrar uma boa solução, mas não a melhor.  Os SAD´s devem oferecer suporte a todas as abordagens.

40 Componentes de um Sistema de Apoio a Decisão  Os SAD são sistemas de interfaces relativamente simples, mas de processamento complexo, com busca de informações de inúmeras fontes sejam elas internas ou externas a organização.  No caso de fontes internas pode-se mencionar os próprios SPT e SIG.  Já as fontes externas podem ser compostas por outros bancos de dados ou sistemas integrados (STAIR, 1998). STAIR, R. M. Princípios de sistemas de informação: uma abordagem gerencial. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 1998.

41 Componentes de um SAD

42  Banco de Dados (BD) - Considere que no caso dos SAD´s podemos ter um conjunto de bancos de dados das mais diversas origens e sistemas, visando exatamente tornar mais precisas as análises do SAD.

43 Componentes de um SAD  Banco de Modelos – Para analisar um grande volume de dados é necessário, por vezes, submetê-los a modelos baseados na estatística, administração financeira, adm da produção, modelagem gráfica, modelos de projetos entre outros.  Nele ficam armazenados os modelos gerais aos quais, de acordo com a necessidade e especificidade, os dados serão submetidos.  Por exemplo, para se analisar a evolução do quadro de vendas nos últimos 4 anos, o Sistema buscará os dados das vendas no BD, por outro lado e, paralelamente, o modelo estatístico que calculará a evolução comparativa será acessado no Banco de Modelos;

44 Componentes de um SAD  SGBD – Sistema Gerenciador de Banco de Dados, conjunto de softwares responsável por manter atualizado e consistente a estrutura e o conteúdo do banco de dados;

45 Componentes de um SAD  SGM – Sistema Gerenciador de Modelos é um conjunto de softwares que fornece instrumentos para que os modelos possam ser especificados, descritos e acessados, conforme a necessidade do gestor e as características dos dados a serem tratados;

46 Componentes de um SAD  Interface com Usuário – A interface dos SAD´s deve ser a mais simples possível, valendo-se de instrumentos gráficos e muitas vezes recursos de linguagem natural (g. linguagem natural no ambiente computacional é o uso da linguagem humana – textual ou oral – para se comunicar com os sistemas informatizados).

47 Sistema de Apoio à Decisão (SAD)  Conforme se pode perceber os SAD´s atendem principalmente às necessidades do nível estratégico, podendo contudo, ter utilidade para outros níveis organizacionais.  Valem-se de modelos para o tratamento de grande volume de dados e necessitam de grande flexibilidade para atender a abordagens heurísticas de solução de problemas.  Vale ressaltar que, em linhas gerais, normalmente apenas organizações de grande porte dispõem de sistemas dessa natureza.

48 SAD - Sistemas de Apoio à Decisão Exemplos de Aplicações:  Definição de aplicação em mercado financeiro de acordo com as características definidas pelo usuário, analisando as taxas e rentabilidade, baseado numa expectativa de rendimento  Aprovação de financiamento de acordo com as regras e dados de entrada

49 Exemplo Classico de SAD Supermercado Fim de Semana - + venda de carnes Relacionamento dos dados - pessoas que compram carne, também levam carvão e bebidas Com base nessas informações a rede pode traçar estratégias de vendas mais elaboradas. Pode inclusive, decidir por evitar colocar o carvão em oferta nos finais de semana.

50 Algumas Empresas que Trabalham com SSD no Brasil  A Keyword, empresa situada na cidade de São Paulo, desenvolve projeto para empresas de qualquer área. Os projetos são desenvolvidos para plataforma Windows e utilizam linguagem Visual Basic. Dão suporte na fase de implantação e treinamento para os usuários   A Infoservice, situada no Rio de Janeiro, trabalha em parceria com a empresa Pointer Software proprietária do DATAHABITAT ferramenta adotada para sistemas voltados ao tratamento de informações gerenciais para qualquer segmento de empresa.   A Wiser é parte integrante do programa da Oracle Corporation na qualidade de Value Service.   A ILab Sistemas Especialistas é uma empresa focada no desenvolvimento e implantação de aplicações avançadas de apoio à tomada de decisão. 

51 Exercício:  Agora que você conhece os detalhes que caracterizam os SAD´s refaça, se necessário a sua Lista 2, acrescentando uma justificativa para cada escolha, em seguida crie a “Lista de Sistemas de Informação da minha organização”.  Compare a sua lista final com a Lista Zero e verifique o quanto você evoluiu na construção e interpretação dos conceitos de S.I.

52 EIS - Sistema de Informações Executivas Definições:  Dão suporte especializado para tomada de decisões estratégicas.  Permitem aos executivos de alto nível um meio de acompanhar os fatores críticos de sucesso.  Projetados para incorporar dados sobre eventos externos.

53 EIS - Sistema de Informações Executivas Características dos EIS’s:  Feitos sob medida para executivos específicos.  Fáceis de usar.  Recursos para fazer a estratificação de dados.  Ajudam em situações com alto grau de incertezas.

54 EIS - Sistema de Informações Executivas Recursos de um EIS:  Suporte à formação de uma visão sistêmica.  Suporte ao planejamento estratégico.  Suporte estratégico para organização e recursos humanos.  Suporte ao controle estratégico.  Suporte à administração de crises.

55 EIS - Sistema de Informações Executivas  Permite o acompanhamento diário de resultados, tabulando dados de todas as áreas funcionais da empresa para depois exibi-los de forma gráfica e simplificada.  Três aspectos críticos para a sua implementação  Simplicidade de uso (interface intuitiva);  Orientação para gráficos;  Complementar os sistemas existentes e não substituí-los  Uso de base já existente (não digitação e exportação);  Com contexto (séries históricas, comparações)

56 Exemplos de EIS  Best Ship  analisa tendências a partir de dados históricos da companhia. Cria cenários de marketing. Compara posições da empresa com tendências do total do mercado.  Commamder OLAP  inclui a base de dados ESSBase e o visualisados Exec View, que juntos compõem uma solução cliente/servidor.  DS-SIS  ou DoSoft Sales Information System, como o nome indica, é uma ferramenta para análise de vendas. Facilita a identificação de produtos que mais (ou menos) vendem, considerados por quantidade, valor ou margem de lucro. Compara vendas em diversos níveis: por produto, marca, seção, departamento, região, etc;  Forest & Tress,  Permite a análise de tendências dos negócios com base em dados históricos. Dispara alarmes quando sinais vitais da organização atingem pontos críticos. Gera relatórios, gráficos e tabelas. Aceita o envio de mensagens por meio de correio eletrônico;  MM-SAGE,  ou sistema de análise de Gestão Empresarial, volta-se principalmente para a análise de informações contábeis. Gera gráficos e relatórios;  Mondial Sistema de Análise Gerencial  sistema baseado em Excel para acompanhamento, análise e simulação de informações gerenciais, especialmente nas áreas de planejamento financeiro e orçamento;  NetProphet II,  sistema de avaliação de custos baseado em atividades. Analisa processos e preços e permite planejar a capacidade produtiva. Constrói cenários a partir de simulações da alocação de produção. Para Windows e Macintosh.

57 Exemplos de EIS

58 SIs: Tabela Comparativa Tipo de sistema Informações Entrada Processamento Informações Saída Usuários EIS Dados agregados, internos e externos Gráficos Comparações previsto/ realizado Alto escalão e gerencia SIG Alto volume de dados; modelo simples Análise de baixo nível; relatórios Sumários e relatórios de exceções Gerencia SAD Baixo volume dados; modelos analíticos Interativo; simulações Análise de decisões; relatórios especiais Gerencia e nível de staff SAE Documentos; dados não estruturados; cronogramas Gerenciamento atividades; troca de dados Atas; ; desenhos; documentos Área administrativa; gestores SPTTransações; eventos Listagem; atualização; ordenação Listas; relatórios detalhados Pessoal operacional

59 Trabalho  Resumo do Artigo:  Sistema de Informações Executivas: Suas Características e Reflexões sobre sua Aplicação no Processo de Gestão  Ilse Maria Beuren  Luciano Waltrick Martins  Impresso


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