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Avaliação Educacional Externa Conceito e utilidade da avaliação em larga escala. Palestrante: Francisca Sales.

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1 Avaliação Educacional Externa Conceito e utilidade da avaliação em larga escala. Palestrante: Francisca Sales

2 O que é avaliar? É refletir sobre uma determinada realidade a partir de dados e informações, e emitir um julgamento que possibilite uma ação.

3 Tipos de Avaliação Diagnóstica Formativa Somativa Interna Escola Interna Escola Externa Sistemas Externa Sistemas Interna Escola Interna Escola Externa Sistemas Externa Sistemas Interna Escola Interna Escola Externa Sistemas Externa Sistemas Pequena escala Larga escala Avaliação

4 Diferença entre: Provas abertas Provas objetivas Observação/Registro Portfólio Provas abertas Provas objetivas Observação/Registro Portfólio TEORIA CLÁSSICA TEORIA DA RESPOSTA AO ITEM TEORIA DA RESPOSTA AO ITEM Avaliação Interna/Escola Processo da aprendizagem AVALIAÇÃO EDUCACIONAL Avaliação Externa/Sistemas Testes de proficiência Questionários contextuais Testes de proficiência Questionários contextuais Desempenho dos alunos

5 A diferença entre a avaliação interna e externa está principalmente na metodologia e no que podemos fazer com os resultados. • Mas, tanto na avaliação interna quanto na externa, como avaliar(?) e o que fazer com a avaliação(?) são duas discussões diferentes. A primeira se remete à especificações da ferramenta e, a segunda, ao melhor uso dessa ferramenta.

6 Contribuição da avaliação em larga escala Diagnóstico do desempenho e fatores que interferem nesse desempenho no universo avaliado. Acompanhamento / monitoramento da qualidade da educação ao longo do tempo. Definição de subsídios para a formulação de políticas educacionais - foco qualidade e equidade. Promoção de melhorias na relação com orgãos centrais e escolas e no ensino ofertado pela rede como um todo

7 Por quê? Principal: Principal: Melhorar a qualidade da educação com promoção da equidade Desenho próprio da avaliação com vistas ao atendimento das necessidades específicas Rapidez no acesso às informações (menor tempo de processamento da base de resultados) Menor periodicidade entre os ciclos avaliativos (ciclos anuais de avaliação) Vantagens de um sistema próprio de avaliação

8 Para quê? Avaliação do efeito das políticas públicas implementadas Divulgação, apropriação e uso dos resultados com foco na identidade escolar Estabelecimento de metas próprias e de padrões de desempenho estudantil Inclusão de outras séries e áreas do conhecimento na avaliação Alinhamento entre Currículo, Ensino e Avaliação Sistemas Próprios de Avaliação

9 Outra importante vantagem Resultados Transversais, ou Longitudinais, por diferentes níveis. Estado Regionais Municípios Escola Turma Aluno

10 Formas de Apresentação dos Resultados Proficiência média – médias comparadas Participação Distribuição do percentual de alunos por nível de proficiência e padrão de desempenho Evolução do percentual de alunos por padrão de desempenho Percentual de acerto por descritor Resultados por aluno

11 De Rede: Planejamento e execução de políticas públicas Criação de metas de qualidade e equidade educacionais Políticas de incentivos diretos ou indiretos Ações de formação continuada de professores De Escola: Elaboração do projeto pedagógico da escola Monitoramento da qualidade de ensino Subsídio para avaliação institucional Uso dos Resultados Gestor

12 • Intervenção pedagógica • Elaboração de projetos especiais • Foco nos alunos com dificuldades • Ações de reforço escolar • Planejamento das ações de sala de aula • Visão proativa quanto ao desenvolvimento de habilidades e competências ao longo da educação básica Uso dos Resultados Professor

13 • Acompanhamento individual do desempenho escolar pelos alunos e seus familiares • Informações sobre a qualidade dos serviços educacionais oferecidos Uso dos Resultados Estudante

14 Como funciona a avaliação em larga escala?

15 O que é avaliado?

16 Matriz de Referência INSERIR TABELA COM CORTES DE PADRÕES

17 Como os testes são montados? Itens Organizados em blocos Distribuídos em vários cadernos

18 O item e suas partes Suporte Enunciado Comando Alternativas de reposta Gabarito Distratores

19 São os elementos que compõem os testes e questionários. São elaborados segundo uma metodologia específica.

20 Como os testes são corrigidos?  Parâmetros da Teoria de Resposta ao Item – TRI – utilizada para correção dos testes aplicados pelo CAEd

21 CCIs de itens com diferentes parâmetros de dificuldade: quanto mais difícil é o item, mais ele se desloca para a direita, na direção dos maiores níveis de habilidade.

22 Vantagens desta metodologia A TRI nos permite: Comparar resultados de diferentes avaliações, como o SAEB. Avaliar com alto grau de precisão a proficiência de alunos em amplas áreas do conhecimento sem submetê-los a longos testes. Comparar os resultados entre diferentes séries, como o início e fim do Ensino Médio.

23 Como os valores de proficiência são gerados? Exemplo hipotético: Construindo uma escala para medir altura Nossa altura afeta nossas ações e o que somos capazes de fazer. Possíveis questões:  Você consegue guardar as malas no bagageiro interno de um ônibus? Você consegue guardar as malas no bagageiro interno de um ônibus?  Quando dorme à noite, seus pés ficam do lado de fora? Quando dorme à noite, seus pés ficam do lado de fora?  Você consegue alcançar produtos que ficam na prateleira de cima dos supermercados? Você consegue alcançar produtos que ficam na prateleira de cima dos supermercados?

24 Alcançar prateleira superior Como os valores de proficiência são gerados? 1,60m 1,70m 1,80m 1,90m Alcançar malas no bagageiro Dormir com pés para fora da cama Como todas essas questões estão associadas à altura da pessoa podemos estimar sua medida com base no que ela é capaz, ou não, de fazer.

25 • Embora mais complexo, o processo de avaliação do desempenho é o mesmo. • Como há uma certa progressão no desenvolvimento de competências e habilidades, podemos ordernar estas habilidades segundo sua complexidade e criar uma ‘régua’ para estimar o desempenho. • Esta régua pode se estender para além de um ano ou etapa escolar, abrangendo o conteúdo curricular do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, como é feito atualmente pela escala SAEB. Dessa forma, é possível comparar não só resultados de alunos dentro da mesma série, mas também a progressão dos mesmos ao longo de todo o seu aprendizado. Como os valores de proficiência são gerados?

26 INSERIR CÓPIA DA ESCALA Escala de Proficiência A nossa “régua” para o desempenho

27 Como interpretar os resultados de proficiência? Uma das formas mais simples e objetivas de se analisar os resultados da avaliação é através dos padrões de desempenho. Estes padrões representam recortes na escala de proficiência, definidos a partir dos objetivos e metas de aprendizagem de cada etapa e disciplina avaliada.

28 Relacione a imagem a seguir com as desigualdades sociais existentes na escola e responda: Como as medidas educacionais podem ser usadas para superar a situação representada pela figura? • Atividade

29

30 Outras dimensões avaliadas

31 Fatores socioeconômicos Fatores familiares Fatores individuais Gestão e administração Prática pedagógica Condições de infraestrutura Qualificação dos profissionais Fatores Extraescolares Fatores Intraescolares

32 Ilustrando o nosso desafio

33 Avaliação Educacional Externa Conceito e utilidade da avaliação em larga escala. Palestrante: Francisca Sales


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