A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SOCIOLOGIA DA INFÂNCIA WILLIAM CORSARO ALBERTO ALBUQUERQUE GOMES.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SOCIOLOGIA DA INFÂNCIA WILLIAM CORSARO ALBERTO ALBUQUERQUE GOMES."— Transcrição da apresentação:

1 SOCIOLOGIA DA INFÂNCIA WILLIAM CORSARO ALBERTO ALBUQUERQUE GOMES

2 1. Estudos com crianças – tendências Movimento da pesquisa sobre para a pesquisa com ou para as crianças. Esse movimento reflete a preocupação em capturar as vozes infantis, suas perspectivas, seus interesses e direitos como cidadãos. atores sociais As crianças são vistas como atores sociais (protagonistas) e os métodos adaptados para captar suas vidas.

3 2.Métodos para capturar a natureza da infância no tempo e no espaço (macro) 3.Métodos para capturar o cotidiano das crianças como participantes em suas culturas (micro);

4 2.Métodos para capturar a natureza da infância no tempo e no espaço (macro) Métodos de pesquisa em nível macro permitem explorar a variabilidade e a natureza da infância e as experiências infantis Estudos demográficos: Estudos usando dados de censos documentam alterações na estrutura familiar e na vida infantil que interferem na formulação de políticas sociais. Exemplo: Longevidade + queda das taxas de fertilidade = mudanças nas políticas sociais

5 2.2. Pesquisas em ampla escala: coleta e análise de dados censitários ajudam a avaliar os efeitos da globalização na vida, bem-estar e trajetória social das crianças até a idade adulta. Crianças tratadas como protagonistas (sujeitos ativos das pesquisas) 2.3. Métodos históricos: debate sobre uma nova história da infância. Os estudos da nova história da infância baseiam-se em uma variedade de fontes (registros públicos, testemunhos orais, livros de registro escolar, trabalhos manuais infantis, memórias, correspondência familiar, etc.

6 3. Métodos para capturar o cotidiano das crianças como participantes em suas culturas (micro): entrevistas presenciais formais e informais e pesquisa etnográfica Entrevistas individuais/grupos. Entrevistas individuais ou em grupo com crianças podem contribuir para explorar suas interpretações sobre suas vidas. Podem ocorrer situações de tensão e desequilíbrio como em qualquer tipo de entrevista.

7 3.2. Etnografia e análise lingüística: é um método eficaz para estudar interações e culturas difíceis de serem compreendidas através de entrevistas Pesquisa prolongada e engajada. Em abordagens prolongadas, as crianças aceitavam melhor os adultos do que se poderia julgar. Porém, é preciso ser aceito pelo grupo. Um dos obstáculos é o tamanho físico Etnografia microscópica e holística: este processo exige mais do que a descrição das especificidades. Exige uma descrição densa.

8 Flexibilidade e autocorreção: uma das características mais importantes da etnografia é a flexibilidade e a possibilidade de pesquisa com as crianças e não sobre as crianças. Etnografia longitudinal Análise sociolingüística: documentação das culturas infantis através de gravações de áudio ou vídeo.

9 4.Métodos não tradicionais no estudo das crianças 4.1. Desenhos 4.2. Agendas 4.3. Projetos infantis 5.Questões éticas 5.1. Termo de consentimento livre e esclarecido (geralmente assinado pelos pais e eventualmente pelas crianças 5.2. A pesquisa com crianças do círculo de convivência do pesquisador traz alguns problemas éticos Um dos cuidados do pesquisador deve ser registrar/documentar todo o processo de pesquisa


Carregar ppt "SOCIOLOGIA DA INFÂNCIA WILLIAM CORSARO ALBERTO ALBUQUERQUE GOMES."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google