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Professor Ulisses Mauro Lima

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Apresentação em tema: "Professor Ulisses Mauro Lima"— Transcrição da apresentação:

1 Professor Ulisses Mauro Lima
Projeto UERJ 2014 historiaula.wordpress.com Professor Ulisses Mauro Lima

2 1ª. Questão: A publicidade abaixo expressa ideias e valores dos movimentos de contestação e de crítica de costumes, ocorridos em sociedades europeias e americanas, incluindo-se o Brasil, na década de 1960. Uma das transformações ocasionadas por esses movimentos de contestação, claramente explorada na publicidade, foi: (A) politização das questões de gênero (B) mecanização do trabalho doméstico (C) modernização da identidade feminina (D) massificação dos hábitos de consumo Gabarito: A

3 2ª. Questão: A polêmica sobre os efeitos do genocídio de Ruanda, ocorrido em 1994, aponta para contradições dos processos de constituição de Estados nacionais na África contemporânea. Com base na análise dos textos, a resolução dessas contradições estaria relacionada à adoção das seguintes medidas: (A) conciliação político-religiosa – afirmação das identidades locais (B) punição das diferenças culturais – unificação da memória nacional (C) denúncia da dominação colonial – integração ao mundo globalizado (D) reforço do pertencimento nacional – revisão das heranças da descolonização Gabarito: D

4 3ª. Questão: Essa tela foi produzida entre 1886 e 1888, momento de crise do Estado Imperial e de expansão do republicanismo. A imagem da independência do Brasil nela representada enfatiza uma memória desse acontecimento político entendido como: (A) ação militar dos grupos populares (B) fundação heroica do regime monárquico (C) libertação patriótica pelos líderes brasileiros (D) luta emancipadora face ao domínio estrangeiro Gabarito: B

5 4ª. Questão: Na história europeia, durante o século XX, estabeleceu-se uma diferença entre socialismo e comunismo relacionada ao seguinte aspecto: (A) crítica dos valores liberais (B) controle da indústria pelo Estado (C) defesa da ditadura do proletariado (D) importância do sentimento patriótico Gabarito: C

6 5ª. Questão: Em 2009, comemoram-se na Alemanha vinte anos da derrubada do Muro de Berlim. Sua construção, em 1961, esteve relacionada à: (A) divisão étnica da cidade (B) crise dos regimes democráticos europeus (C) bipolaridade das relações internacionais (D) reação nacionalista à influência estrangeira Gabarito: C

7 6ª. Questão:

8 Entre 1969 e 1973, em função das taxas de crescimento então alcançadas, o momento econômico do país ficou conhecido como o do “milagre brasileiro”. Com base no testemunho do movimento operário e na publicidade, pode-se concluir que os principais efeitos do “milagre brasileiro” foram: (A) elevação do PIB – expansão dos sindicatos (B) nacionalização da indústria – revisão das leis trabalhistas (C) modernização da tecnologia – qualificação da mão-de-obra (D) internacionalização da economia – concentração de renda Gabarito: D

9 7ª. Questão: A vitória de Barack Obama nas eleições presidenciais de 2008 foi revestida de grande significado. O mapa dos resultados finais do último pleito nacional norte-americano revela que a história do país continua afetando a sua geografia eleitoral. É possível associar cerca de metade dos estados onde Barack Obama foi derrotado em 2008 ao seguinte aspecto da história dos Estados Unidos: (A) utilização da mão-de-obra escrava (B) proibição da entrada de imigrantes (C) implantação das primeiras unidades industriais (D) consolidação das principais organizações sindicais Gabarito: A

10 8ª. Questão:

11 8ª. Questão: Os conflitos relacionados à propriedade fundiária no Brasil possuem raízes históricas profundas e uma multiplicidade de agentes sociais envolvidos. Na situação referida nos quadrinhos, um desses agentes sociais, o grileiro, é mais especificamente definido por: (A) apoderar-se de terras de forma ilegal (B) promover a segurança pessoal dos latifundiários (C) pressionar os pequenos fazendeiros para a venda dos imóveis (D) ocupar uma pequena área desprovida de título de propriedade Gabarito: A

12 9ª. Questão: Com essas palavras, o demógrafo e economista francês Alfred Sauvy caracterizou, na década de 1950, a expressão Terceiro Mundo. No contexto das relações internacionais a que se refere o texto, esse conceito foi utilizado para a crítica da: (A) luta pela descolonização (B) expansão do comunismo (C) bipolaridade da Guerra Fria (D) política da Coexistência Pacífica Gabarito: C

13 10ª. Questão: O modelo de desenvolvimento do capitalismo e o correspondente elemento da organização da produção industrial representados neste trabalho de Warhol estão apontados em: (A) taylorismo – produção flexível (B) fordismo – produção em série (C) toyotismo – fragmentação da produção (D) neofordismo – terceirização da produção Gabarito: B

14 11ª. Questão: Os participantes da Revolta da Chibata ( ) exigiam direitos de cidadania garantidos pela Constituição da época. As limitações ao pleno exercício desses direitos, na Primeira República, foram causadas pela permanência de: (A) hierarquias sociais herdadas do escravismo (B) privilégios econômicos mantidos pelo Exército (C) dissidências políticas relacionadas ao federalismo (D) preconceitos étnicos justificados pelas teorias científicas Gabarito: A

15 12ª. Questão: A comparação entre a propaganda comemorativa do cinquentenário de Brasília e o trecho da reportagem explicita aspectos contraditórios do processo de crescimento urbano do Distrito Federal. Um dos principais aspectos responsáveis por essas contradições é: (A) inexistência de recursos públicos destinados à infraestrutura habitacional (B) concentração fundiária derivada da demanda por mão de obra qualificada (C) retração das atividades industriais ligada à modernização do setor de serviços (D) intensificação do fluxo migratório associada à insuficiência de postos de trabalho formal Gabarito: D

16 13ª. Questão: Os monumentos históricos possuem relação com a memória, de modo a destacar imagens e valores para a identidade coletiva de povos e sociedades. As fotos acima retratam monumentos históricos brasileiros produzidos em épocas distintas. A comparação entre ambos evidencia uma mudança referente à identidade nacional brasileira. Essa mudança está mais claramente vinculada à valorização da: (A) tradição democrática (B) integração territorial (C) miscigenação racial (D) diversidade étnica Gabarito: D

17 14ª. Questão: O disco e a música Tropicália tornaram-se símbolos do “Tropicalismo”, movimento protagonizado por artistas e intelectuais, no Brasil, em finais da década de 1960. Esse movimento destacou-se, principalmente, pela seguinte proposta: (A) valorização do pluralismo cultural (B) denúncia das influências estrangeiras (C) enaltecimento da originalidade nacional (D) defesa da homogeneização de comportamentos sociais Gabarito: A

18 15ª. Questão: As alterações na política armamentista do governo norte-americano, de acordo com as reportagens, apontam para novas tensões nas relações internacionais. Essas tensões estão associadas ao seguinte contexto: (A) cooperação entre China e Índia (B) crise em países do Oriente Médio (C) supremacia da Comunidade Europeia (D) polarização entre as ex-repúblicas soviéticas Gabarito: B

19 16ª. Questão: A abertura da avenida Presidente Vargas foi uma das principais obras realizadas na cidade do Rio de Janeiro durante a gestão do prefeito Henrique Dodsworth, de 1937 a 1945. No contexto da época, essa obra tinha como principal objetivo: (A) valorização imobiliária de regiões favelizadas (B) integração das redes rodoviária e ferroviária urbanas (C) ampliação dos acessos entre as zonas central e norte (D) modernização da infraestrutura habitacional da área portuária Gabarito: C

20 17ª. Questão: No final da década de 1950, a sociedade brasileira passava por transformações marcantes em diferentes áreas. A letra da canção “Chiclete com banana” enfoca o seguinte elemento da conjuntura desse momento: (A) difusão da cultura estrangeira (B) diversificação da identidade étnica (C) valorização da pluralidade artística (D) expansão da dependência econômica Gabarito: A

21 18ª. Questão: A tela de John Gast simboliza a difusão de progressos materiais, como as ferrovias e o telégrafo, nos EUA, no decorrer do século XIX. Essas mudanças contribuíram para a conquista de novos territórios e foram justificadas pelo seguinte conjunto de ideias: (A) Doutrina Monroe (B) Política do Big Stick (C) Política da Boa Vizinhança (D) Doutrina do Destino Manifesto Gabarito: D

22 19ª. Questão: A realização mais conhecida do governo de Juscelino Kubitschek foi a construção de Brasília. No entanto, essa obra contemplava objetivos mais abrangentes desse governante. Dentre esses objetivos, destaca-se o de promover a integração nacional por meio da seguinte ação: (A) modernização do setor terciário (B) ampliação da infraestrutura de transportes (C) interligação das redes de telecomunicações (D) exploração das regiões Nordeste e Centro-Oeste Gabarito: B

23 20ª. Questão: A charge de J. Carlos na capa da revista Careta representa a ofensiva dos aliados, em julho de 1944, que delineou os rumos da Segunda Guerra Mundial. No que se refere às relações internacionais, a vitória dos aliados provocou mudanças que tiveram como um dos seus efeitos: (A) extinção dos regimes totalitários (B) redefinição da ordem geopolítica (C) controle do expansionismo tecnológico (D) multipolaridade das relações diplomáticas Gabarito: B

24 21ª. Questão: As décadas de 1950 e 1960 foram marcadas por movimentos sociais contra políticas de discriminação em sociedades americanas e africanas. A foto e o texto remetem a uma conjuntura histórica em que proliferaram movimentos defensores da: (A) revisão dos códigos penais (B) expansão dos direitos civis (C) abolição das hierarquias sociais (D) valorização das diferenças étnicas Gabarito: B

25 22ª. Questão: A Guerra de Canudos, de 1896 a 1897, foi um dos principais conflitos que marcaram o início do período republicano no Brasil. Os prisioneiros retratados na foto são sobreviventes dessa guerra, sertanejos vítimas de exclusão social e política. Os fatores responsáveis por essa exclusão, naquele contexto, foram: (A) êxodo rural – voto de cabresto (B) desemprego – reação monarquista (C) crise agrícola – sincretismo religioso (D) concentração fundiária – coronelismo Gabarito: D

26 23ª. Questão: No final do século XIX, os europeus defendiam seus interesses imperialistas nas regiões africanas e asiáticas, justificando-os como missão civilizatória. Uma das ações empreendidas pelos europeus como missão civilizatória nessas regiões foi: (A) aplicação do livre comércio (B) qualificação da mão de obra (C) padronização da estrutura produtiva (D) modernização dos sistemas de circulação Gabarito: D

27 24ª. Questão:

28 As disputas territoriais podem ocorrer em diferentes escalas geográficas, envolvendo agentes sociais também diversificados. Os quadrinhos acima abordam simultaneamente a violência dessas disputas nas seguintes situações: (A) invasão de terras indígenas - guerras convencionais deflagradas por potências regionais (B) conflitos fundiários no campo - intervenções militares realizadas por governos nacionais (C) apropriação de terras improdutivas - extermínio de minorias efetuado por exércitos regulares (D) ocupação de reservas ambientais - perseguição de populações civis promovida por milícias locais Gabarito: B

29 25ª. Questão: Diversas experiências históricas da sociedade brasileira interferiram nas variações dos fluxos imigratórios nos séculos XIX e XX. Para o período situado entre 1880 e 1899, a variação indicada no gráfico associou-se ao seguinte fator: (A) expansão cafeeira (B) crise da monarquia (C) abolição da escravidão (D) modernização industrial Gabarito: C

30 26ª. Questão: A expansão do processo de modernização da sociedade brasileira nas décadas de 1960 e Havia, no entanto, contradições relacionadas ao exercício dos direitos políticos. Uma dessas contradições estava associada ao seguinte aspecto: (A) restrição do voto feminino (B) supressão do poder legislativo (C) proibição das associações sindicais (D) cerceamento da representação partidária Gabarito: D

31 27ª. Questão: No contexto da expansão capitalista no século XIX, uma das ideias centrais do Iluminismo, de acordo com o texto, está associada diretamente à valorização da: (A) superioridade técnica (B) soberania econômica (C) liberdade política (D) razão científica Gabarito: D

32 28ª. Questão: O personagem Jeca Tatu, criado por Monteiro Lobato, tornou-se mais conhecido na década de 1930, por meio de anúncios publicitários, como o ilustrado acima: Esse anúncio retratava aspectos da sociedade brasileira da época, expressando críticas principalmente às condições de: (A) acesso à escolarização (B) assistência médico-hospitalar (C) salubridade nas áreas rurais (D) integração econômica regional Gabarito: C

33 29ª. Questão: As artes são frequentemente utilizadas como instrumento de propaganda política e ideológica. Os desenhos de Disney, por exemplo, foram peça importante para a estratégia geopolítica dos E.U.A. para a América Latina, como se observa no texto acima. Essa estratégia geopolítica norte-americana foi concretizada na década de 1940 por meio de um conjunto de ações que ficou conhecido como: (A) Aliança para o Progresso (B) Política da Boa Vizinhança (C) América para os Americanos (D) Doutrina do Destino Manifesto Gabarito: B

34 30ª. Questão: Observe a foto do grupo de Lampião e Maria Bonita e o mapa que destaca a área do Nordeste brasileiro onde o cangaço se disseminou nas décadas de 1920 e 1930. O cangaço representou uma manifestação popular favorecida, basicamente, pela seguinte característica da conjuntura social e política da época: (A) cidadania restringida pelo voto censitário (B) analfabetismo predominante nas áreas rurais (C) criminalidade oriunda das taxas de desemprego (D) hierarquização derivada da concentração fundiária Gabarito: D

35 31ª. Questão: Durante a Primeira República ( ), em cidades como o Rio de Janeiro e São Paulo, o movimento operário tornou-se um dos principais críticos às exclusões da sociedade brasileira. Considerando as propostas defendidas na fala citada do personagem, uma das ideologias que se fez presente no movimento operário brasileiro, naquele momento, foi: (A) socialismo (B) anarquismo (C) liberalismo (D) cooperativismo Gabarito: B

36 32ª. Questão: Um slogan busca divulgar uma ideia importante de forma simples e direta, além de traduzir valores e intenções, sobretudo se utilizado para fins de propaganda política. As propostas do governo Médici e do governo Lula relacionadas aos slogans acima estão identificadas, respectivamente, na seguinte alternativa: (A) defesa da segurança nacional − integração sociocultural (B) distribuição equilibrada de renda − socialização da riqueza (C) diminuição das desigualdades jurídicas − democracia racial (D) qualificação da mão de obra fabril − desenvolvimentismo econômico Gabarito: A

37 33ª. Questão: Os textos referem-se aos efeitos da gestão do prefeito Pereira Passos ( ), momento em que a cidade do Rio de Janeiro passou por uma de suas mais importantes reformas urbanas. Uma intervenção de destaque foi a abertura da avenida Central, hoje avenida Rio Branco, provocando não só elogios, como também conflitos sociais. A principal motivação para esses conflitos esteve relacionada à: (A) restrição ao comércio popular (B) devastação de áreas florestais (C) demolição de moradias coletivas (D) elevação das tarifas de transporte Gabarito: C

38 34ª. Questão: No governo Vargas, foi criado o Serviço Especial de Mobilização de Trabalhadores para a Amazônia − S.E.M.T.A., uma medida direcionada para a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial ( ). Com base no cartaz, as ações programadas por esse serviço tiveram como principal objetivo: (A) ocupação militar relacionada à redefinição das fronteiras nacionais (B) proteção dos trabalhadores rurais em resposta à depressão econômica (C) estímulo à migração para exploração de recursos naturais estratégicos (D) demarcação de reservas florestais associada à política de defesa ambiental Gabarito: C

39 35ª. Questão: Observe a imagem abaixo, do episódio ocorrido nos E.U.A., no dia 11 de setembro de 2001.

40 A guinada histórica colocada em questão pelo historiador Eric Hobsbawm associa-se à seguinte repercussão internacional da queda das torres do World Trade Center: (A) concentração de atentados terroristas na Ásia Meridional (B) crescimento do movimento migratório de grupos islâmicos (C) intensificação da presença militar norte-americana no Oriente Médio (D) ampliação da competição econômica entre a União Europeia e os países árabes Gabarito: C

41 36ª. Questão: O romance Iracema, de José de Alencar, publicado em 1865, influenciou artistas, como José Maria de Medeiros, que nele encontraram inspiração para representar imagens do Brasil e do povo brasileiro no período imperial ( ). Na construção da identidade nacional durante o Império do Brasil, identifica-se a valorização dos seguintes aspectos: (A) clima ameno / índole guerreira dos ameríndios (B) grandeza territorial / integração racial das etnias (C) extensão litorânea / sincretismo religioso do povo (D) natureza tropical / herança cultural dos grupos nativos Gabarito: D

42 37ª. Questão: A abordagem apresentada no texto foi desenvolvida a partir do início do século XX e originou uma nova perspectiva das ciências sociais em relação ao estudo das culturas. Essa perspectiva é denominada: (A) relativismo (B) materialismo (C) evolucionismo (D) etnocentrismo Gabarito: A

43 38ª. Questão: Alexandre Marcondes Filho foi ministro do trabalho do governo de Getúlio Vargas, entre 1941 e 1945. Seu texto, impresso nas carteiras de trabalho, reflete as políticas públicas referentes à legislação social que vinha sendo implementada naquela época. Duas características dessa legislação estão indicadas em: (A) garantia da estabilidade de emprego / liberdade de associação (B) previsão de assistência médica / intensificação do controle sindical (C) proibição do trabalho infantil / regulamentação do direito de greve (D) concessão de férias remuneradas / qualificação do trabalhador rural Gabarito: B

44 39ª. Questão: Entre a posse do presidente João Goulart, em 1961, e a abertura política, iniciada em , a economia brasileira enfrentou conjunturas de crise e de prosperidade, perceptíveis nas variações dos índices econômicos apresentados na tabela acima. As particularidades do período conhecido como “Milagre Econômico” foram caracterizadas por: (A) redução das taxas de inflação e crescimento do PIB (B) incremento da dívida externa e retração das importações (C) estagnação das exportações e manutenção das taxas de inflação (D) estabilização da balança comercial e diminuição da dívida externa Gabarito: A

45 40ª. Questão:

46 Na década de 1930, foi publicada a primeira edição da história em quadrinhos em que o personagem Tintim, um jovem repórter belga, faz uma expedição ao Congo, colônia do seu país na época. Com base nas imagens e nos diálogos apresentados, nota-se que Tintim simbolizava as práticas de colonização europeia na África, associadas à política de: (A) integração étnica (B) ação civilizadora (C) cooperação militar (D) proteção ambiental Gabarito: B

47 41ª. Questão: Na crítica feita na charge, os países latino-americanos são representados como um conjunto homogêneo. Contudo, há grandes diferenças entre eles, acentuadas, nas últimas décadas, pelas diretrizes do poder público em cada Estado-nacional. Um país latino-americano cuja história recente vem sendo marcada pela ampla aplicação dos princípios econômicos do liberalismo e o governante, a partir do qual foi adotada essa orientação, estão indicados em: (A) Bolívia – Evo Morales (B) Equador – Rafael Correa (C) Chile – Augusto Pinochet (D) Argentina – Néstor Kirchner Gabarito: C

48 42ª. Questão: Por meio de manifestos, livros e exposições, os modernistas refletiram sobre a sociedade brasileira, avaliando suas principais características e propondo a revisão da identidade nacional. Essa revisão está baseada na proposta de: (A) crítica da valorização romântica da natureza tropical (B) desqualificação das heranças coloniais luso-africanas (C) negação da cooperação cultural de artistas estrangeiros (D) reformulação da composição multiétnica da população nativa Gabarito: A

49 43ª. Questão: As ideias contidas no projeto político do nazismo buscavam solucionar os problemas enfrentados pela Alemanha após o fim da Primeira Guerra Mundial. Uma dessas ideias, abordada no texto, está associada ao conceito de: (A) xenofobia (B) espaço vital (C) purificação racial (D) revanchismo militar Gabarito: B

50 44ª. Questão: Nas décadas de 1930 e 1940, período de expansão do crescimento industrial, o cotidiano dos brasileiros residentes em grandes centros urbanos foi afetado por mudanças nos meios de comunicação, como ilustram as fotografias. A multiplicação de meios de comunicação contribuiu principalmente para a crescente uniformização de: (A) práticas religiosas (B) demandas políticas (C) hábitos de consumo (D) padrões tecnológico Gabarito: C

51 45ª. Questão: Assassinado em 1968, Martin Luther King iniciou suas atividades políticas em 1956, a partir do episódiorelatado na reportagem. O principal resultado das propostas de Martin Luther King para a sociedade norte-americana está diretamente relacionado com: (A) unificação das leis estaduais (B) expansão da igualdade social (C) regulação de causas trabalhistas (D) universalização dos direitos civis Gabarito: D

52 Até a próxima aula... e boa sorte no exame!


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