A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Engenho e Obra : Momentos de inovação e a engenharia em Portugal no séc. XX …um projecto de história contemporânea e de política tecnológica www.engenharia.com.pt.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Engenho e Obra : Momentos de inovação e a engenharia em Portugal no séc. XX …um projecto de história contemporânea e de política tecnológica www.engenharia.com.pt."— Transcrição da apresentação:

1

2 Engenho e Obra : Momentos de inovação e a engenharia em Portugal no séc. XX …um projecto de história contemporânea e de política tecnológica

3

4

5

6 O binómio de Newton é tão belo como a Vénus de Milo. O que há é pouca gente para dar por isso”. Álvaro de Campos, Poemas

7 ...aprender com a literatura? 3 sugestões: : José Anastácio da Cunha Notícias Literárias de Portugal Oliveira Martins Portugal Contemporâneo : José Mariano Gago Manifesto para a Ciência em Portugal... e Eça de Queirós, em particular “OS MAIAS”! INOVAÇÃO em PORTUGAL

8 PIB per Capita médio a nível mundial Fonte: Conceição e Heitor (2002)

9 Os engenheiros em Portugal... % engenheiros na população activa entre 25 e 64 anos, Heitor et al (2003)

10 2010: 80% da tecnologia tem menos de 10 anos, enquanto que 80% da força de trabalho adquiriu as suas qualificações há mais de 10 anos Fonte: IPTS (2000) o “gap” de conhecimento Novas Tecnologias Existentes Educação/ formação adquirida ao longo dos últimos 10 anos Educação/ formação adquirida há mais de 10 anos

11 ...e então? • Fazer História • Promover a cultura tecnológica: sensibilizar um publico diversificado para a contribuição da C&T no desenvolvimento socio-económico • Estimular a preservação do património • Desenvolver uma área cientifica: História da tecnologia

12 Uma análise de obras relevantes de engenharia, e do contexto do seu desenvolvimento em Portugal no século XX, de forma a expôr uma leitura sobre os desafios contínuos com os quais se tem confrontado a sociedade portuguesa quanto à aplicação da ciência e tecnologia. A Iniciativa • projectos com impacto na sociedade portuguesa no século XX; • traduzindo a “arte do engenheiro” como criador, empreendedor e inovador; • discutir o contexto da evolução histórica da engenharia em Portugal, de forma a possibilitar uma melhor compreensão dos “momentos de inovação tecnológica” que caracterizaram as últimas décadas da história de Portugal.

13 • uma exposição • um portal • um projecto nas Escolas: Pensar e Fazer • novas publicações • reunir património Engenho e Obra :

14 critérios •relevância histórica no impacto da engenharia na sociedade portuguesa; •relevância histórica no desenvolvimento da engenharia, e do seu ensino; •relevância tecnológica de obras; • relevância histórica no desenvolvimento do contexto necessário à promoção da engenharia e da inovação e de uma cultura de base científica.

15 O desafio: história e engenharia Duas perspectivas: 1. Cronologia de eventos: 2. Evolução temática: •Conjuntura política •Política Económica e de Obras Públicas •Contexto económico e social •Ensino da Engenharia e Investigação •Desenvolvimento tecnológico internacional •Cenário de entrada com base em obra de referência para o momento de inovação identificado •Exposição de elementos característicos das principais obras e actividades de engenharia ao longo do século

16

17 Electrificação: origens 2. Edificações, Materiais de Construção 3. Química Agricola 4. Metalurgia 6. Hidráulica Agrícola 5.Construção Naval, Portos e Pescas 7. Pontes e Vias Públicas 8. Minas e Georecursos 9. Electrificação 10. Barragens11. Metalomecânica 13. Aplicações Ferroviárias 12. Processos 14. Urbanização e Território 15. Florestas 17. Automóvel 18. Sistemas de Informação e Comunicação 20. Energia e Ambiente 21. Engenharia e Vida Raízes Passos Manuel (1837), Fontes Pereira de Melo,... A. Bensaúde 19. Calçado Moldes Desafios

18

19 PENSAR E FAZER engenharia com os mais novos OBRAS E ENGENHOS FAZER HISTÓRIA TEMAS E PERSONAGENS À ESCALA PARA BRINCAR RAIZ QUADRADA NA NETLÁ EM CASA 6-10 ANOS 9-15 ANOS 9-15 ANOS ANOS 9-15 ANOS 6-18 ANOS ANOS ANOS 6-10 ANOS 9-15 ANOS ANOS ANOS ANOS 9-15 ANOS ANOS 6-10 ANOS 9-15 ANOS

20

21 The wind mill with glass walls...

22

23 O que podemos aprender?. Aprender experimentando – experiência da construção e/ou observação de algo como elemento crítico de aprendizagem;. Esclarecer o processo de ensinar e a forma de aprender, combatendo a indiferença – estímulo do espírito crítico e do interesse pela C&T, combatendo a indiferença face às consequências da sua utilização;. Flexibilidade para saberes globais – o ensino experimental da C&T reflecte uma visão integradora e global dos saberes, e não apresenta soluções únicas (diversidade processual: “um professor, um grupo de alunos, um contexto e a procura de método”);. Ciência para todos – experimentação acessível a qualquer aluno, em qualquer lugar e tempo, e deverá estar presente ao longo de todo o percurso escolar e com uma evolução contínua na forma e nos conteúdos.

24 alunos matriculados no ensino secundário número de alunos por agrupamento Evolução percentual por agrupamento Agrup. 1: Científico/Natural Agrup. 2: Artes Agrup. 3: Económico Social Agrup. 4: Humanidades

25 Engenho e Obra : Momentos de inovação e a engenharia em Portugal no séc. XX …um projecto de história contemporânea e de política tecnológica


Carregar ppt "Engenho e Obra : Momentos de inovação e a engenharia em Portugal no séc. XX …um projecto de história contemporânea e de política tecnológica www.engenharia.com.pt."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google