A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

QUESTÕES FUNDAMENTAIS PARA A HISTÓRIA  -Não existe uma verdade absoluta na história. Os fatos históricos são narrados de acordo com a interpretação do.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "QUESTÕES FUNDAMENTAIS PARA A HISTÓRIA  -Não existe uma verdade absoluta na história. Os fatos históricos são narrados de acordo com a interpretação do."— Transcrição da apresentação:

1 QUESTÕES FUNDAMENTAIS PARA A HISTÓRIA  -Não existe uma verdade absoluta na história. Os fatos históricos são narrados de acordo com a interpretação do historiador que deve contrapor as fontes documentais que são muito variadas, escritas, imagens e orais.  -Como não existe uma verdade absoluta na história, a mesma não está pronta e acabada, podendo ser revista, reescrita na medida em que se tem acesso a novos documentos.  -A história deve ser entendida de forma processual, como resultado de embates, de conflitos entre grupos diferentes.

2  Quem garante que a história é carroça abandonada  Numa beira de estrada, ou numa estação inglória  A história é um carro alegre, cheio de um povo contente  Que atropela indiferente todo aquele que a negue.  Chico Buarque e Pablo Milanez  -Embora os mais pobres tenham contribuído para a construção da história, as classes menos favorecidas nunca figuraram na historiografia (escrita da história), sempre foram excluídos, assim como as mulheres.  -O paradigma positivista da história defendia que a história era feita pelos governantes, as únicas fontes documentais confiáveis eram as escritas e oficiais.

3 Perguntas de um trabalhador que lê  Quem construiu a Tebas de sete portas? Nos livros estão nomes de reis: Arrastaram eles os blocos de pedra?  E a Babilônia várias vezes destruída Quem a reconstruiu tantas vezes?  Em que casas da Lima dourada moravam os construtores? Para onde foram os pedreiros, na noite em que a Muralha da China ficou pronta?  A grande Roma está cheia de arcos do triunfo: Quem os ergueu? Sobre quem triunfaram os Césares?  A decantada Bizâncio Tinha somente palácios para os seus habitantes?

4  Mesmo na lendária Atlântida Os que se afogavam gritaram por seus escravos Na noite em que o mar a tragou?  O jovem Alexandre conquistou a Índia. Sozinho?  César bateu os gauleses. Não levava sequer um cozinheiro?  Filipe da Espanha chorou, quando sua Armada naufragou. Ninguém mais chorou?  Frederico II venceu a Guerra dos Sete Anos. Quem venceu além dele? Cada página uma vitória. Quem cozinhava o banquete?

5  A cada dez anos um grande Homem. Quem pagava a conta?  Tantas histórias. Tantas questões.  Bertolt Brecht (Augsburg, 10 de Fevereiro de 1898 — Berlim, 14 de Agosto de 1956) foi um influente dramaturgo, poeta e encenador alemão do século XX.

6  -É importante entender a história não como um amontoado de fatos, acontecimentos, mas sim como um processo que ocorre pela ação dos homens, desde os tempos primitivos  -Ainda na Pré-história a ação dos homens foi fundamental para o desenrolar da história  -No final do período Neolítico houve grandes avanços como o domínio da agricultura e da pecuária que possibilitou ao homem sedentarizar-se

7  -Mesmo sem escrita os homens da pré-história deixaram importantes registros, como as pinturas rupestres que nos permite conhecer um pouco do modo de vida naqueles tempos  -Por volta do ano 4000 a.C., surgiram as primeiras civilizações, às margens de grandes rios, como o Nilo, Tigres e Eufrates

8  -As civilizações clássicas – Grécia e Roma – e suas importantes contribuições (legado) deixadas para as outras civilizações.  -Grécia= democracia, artes (teatro), arquitetura, filosofia...  -Roma= uma das mais importantes contribuições de Roma foi o direito (leis ocidentais).  -As desigualdades sociais sempre existiram na história, desde os primórdios, uns poucos acumularam terras e outros ficaram sem nada, tendo que recorrer a empréstimos aos donos de terra e quando não conseguiam pagar suas dívidas os devedores eram feitos de escravos.  -Tanto na Grécia quanto em Roma houve revoltas, exigindo mudanças nas relações sociais, políticas e econômicas.  -Tibério e Caio Graco foram dois importantes nomes da história de Roma na antiguidade, que lutaram em defesa dos menos favorecidos, propondo inclusive reforma agrária.


Carregar ppt "QUESTÕES FUNDAMENTAIS PARA A HISTÓRIA  -Não existe uma verdade absoluta na história. Os fatos históricos são narrados de acordo com a interpretação do."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google