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Instalações da EHTCV Plano de desenvolvimento Institucional Actividade formativa da EHTCV Principais Desafios e Estratégias de intervenção da EHTCV.

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1 Escola de Hotelaria e Turismo de Cabo Verde “ Estado da Arte” e Actividades da EHTCV

2 Instalações da EHTCV Plano de desenvolvimento Institucional Actividade formativa da EHTCV Principais Desafios e Estratégias de intervenção da EHTCV

3 O “ Estado da Arte” EHTCV – Edifício
Recepção parcial e provisória da Obra ( falta a jardinagem ) Montagem dos equipamentos em curso : ( cozinhas, lavandaria e bar) Em falta, mobiliários e equipamentos informáticos computadores e softwares: Gestão académica, Gestão hoteleira e Sistemas globais de reservas

4 O “ Estado da Arte” EHTCV – Edifício
Edifício (lay-out) corresponde a um CONCEITO: Reproduzir um ambiente próximo quanto possível da realidade das empresas do sector; Possibilitando práticas em posto real de trabalho; Restaurantes (aplicação, self service, sala polivalente) e bar de aplicação As PRÁTICAS EM POSTO REAL de trabalho serão executadas pelas turmas de Cozinha e de Restaurante – no estrito cumprimento da finalidade pedagógica.

5 “ Estado da Arte” EHTCV DESTAQUE para a preocupação e a integração de mecanismos da protecção ambiental Arquitectura com soluções de Quebra sol Painéis solares e fotovoltaicos) Reutilização das aguas para sanitários e jardins Separador de gorduras Distribuição de lixo. Zona de cargas e descargas e oficinas de manutenção em locais independentes e com circuitos próprios

6 “ Estado da Arte” EHTCV Plano de desenvolvimento Institucional (em analise) Plano de marketing Regulamento interno Implementação do HACCP (procedimentos para a qualidade de higiene e segurança alimentar) – visando a certificação internacional Estatutos em implementação (conselho consultivo) Equipa técnica e formadores em recrutamento e formação (parceiros) Planos curriculares elaborados (adaptação) Perfis em fase de conclusão (SNQ) Extensão do projecto por mais dois anos ( assistência técnica e construção da residência)

7 TEMÁTICAS do plano de Desenvolvimento institucional
Conceito, descrição e caracterização da actividade da EHTCV Análise da envolvente externa do projecto Mercado relevante e posicionamento da EHTCV Factores críticos de sucesso Plano de Operações Estratégia de Marketing Modelo de Gestão e Estratégia de Recursos Humanos Análise de Rendibilidade Económica e de Modelo de Financiamento Análise de Riscos e Planos de Contingência Plano de Acção e Sistema de Monitorização e Controle

8 Escola de Hotelaria e Turismo de Cabo Verde
Pólo Tecnológico de referencia para o sector e para o sistema de formação. laboratórios especializados práticas em posto real de trabalho Desenvolver parcerias e complementaridades com: Ministérios da Educação, do Ensino Superior, e do Turismo Empresas do sector identificação das necessidades, apoio aos estágios curriculares e na integração dos formandos. Universidades Câmaras Municipais – mobilidade e apoio na realização e descentralização das formações.

9 é uma Escola para habilitar profissionais com elevado nível de competências, contribuindo para o aumento da produtividade das empresas e para uma projecção positiva na imagem da oferta turística de Cabo Verde É uma Escola com características especiais, com um funcionamento complexo, custos elevados, mas com um retorno incomensurável para o País.

10 EHTCV – Objectivos Formação integral dos Indivíduos , nos vários perfis de competências das profissões da hotelaria, restauração e turismo, de acordo com os parâmetros reconhecidos internacionalmente. e ainda O desenvolvimento de competências humano - comportamentais de: acolhimento e serviço, atitude profissional, higiene e segurança, trabalho em equipa, adaptabilidade e responsabilidade

11 EHTCV – Objectivos Contribuir para a melhoria da oferta turística de Cabo Verde e para o aumento da produtividade das empresas do sector Concorrer para o desenvolvimento de um sistema nacional de formação e qualificação nos sectores do turismo e da hotelaria Promover Postos de Trabalho qualificados, através da formação de “Agentes de Mudança” Contribuir para a dignificação e valorização das Profissões do sector Ajudar na criação de uma Massa crítica técnico-pedagógica neste sector

12 EHTCV - Actividades Formativas
Flexibilidade contextual e temporal Atender aos vários públicos (potenciais) (jovens dos vários ciclos do ES, licenciados ,trabalhadores do sector, empresas) Atender as necessidades reais do mercado As várias fases da vida (LLL) proporcionar a aprendizagem ao longo da vida Promoção da empregabilidade e do emprego qualificado ( reciclagem e actualização permanente, reconversão, especialização e polivalência) Capacidade de descentralização: “Brigadas Itinerantes” Núcleos de formação em outras ilhas

13 Cursos de Formação inicial para jovens com 10º e 12º ano / 2011 = 200 alunos
Nível Nº/cursos Total alunos Cozinha/Pastelaria III 2 80 Restaurante/Bar 60 Recepção IV 1 30 Técnico Agência de Viagens

14 Cursos de formação contínua (aperfeiçoamento) para profissionais / 2011 = 100 alunos
Nº cursos Total alunos Cozinha 1 18 Pastelaria 12 Restaurante 20 Bar Economato/Compras Atendedor em Cafetarias/Pastelaria

15 Cursos de especialização (formação avançada) para licenciados em geral e quadros do sector = 180 alunos Cursos Nº/ cursos Total alunos Inovação e Empreendedorismo em Turismo 1 30 Animação Turística 25 Organização e Gestão de Eventos Marketing Turístico: atendimento e comunicação Sistemas globais de reservas 20 Gestão de Alimentos e Bebidas Higiene e Segurança Alimentar

16 Cursos de idiomas técnicos para a hotelaria profissionais do sector / 2011 = 40 alunos
Nº Cursos Total alunos Inglês Técnico 1 20 Francês Técnico

17 Outros Cursos Cursos por medida, para empresas
Módulos técnicos e tecnológicos integrados em cursos superiores de hotelaria e turismo, segundo parcerias e protocolos a serem estabelecidos com as Universidades promotoras Cursos livres/workshops temáticos

18 Desafios e Perspectivas
Centro de referência e de excelência - com princípios de qualidade , rigor e exigência internacionais; Uma Escola de renome e de apoio ao desenvolvimento da actividade turística e hoteleira ( no âmbito profissional e empresarial) Formar e qualificar profissionais com qualidade – “agentes de mudança”. Promover uma verdadeira Cultura de “servir” e uma forte interacção com o mercado de trabalho (formação, da pratica profissional e estágios)

19 Desafios e Perspectivas
Contribuir para a elevação do nível de qualificação do população através do cursos de dupla certificação. Proporcionar aos jovens e adultos, oportunidades de reciclagem e manutenção da sua empregabilidade Abrigar um Centro /Unidade de RVCC’s Incubadora de serviços turísticos Promover a investigação nas áreas de interesse para o sector de Turismo e Hotelaria.

20 Modelo de Financiamento do Projecto
Recomendação: Solução Mista: Financiamento directo do Orçamento Geral do Estado, complementado por, Estabelecimento de uma Parceria Público –Publico com o Ministério do Turismo, aconselhada para o financiamento e a sustentabilidade da EHTCV Receitas proprias das propinas e da venda de serviços Custos elevados de funcionamento (energia, agua matérias primas para a pratica e manutenção) mas com retorno incalculável para o país, sobretudo nos sectores do turismo e da educação/formação.

21 A EHTCV agradece a Vossa presença


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