A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1. Instalações da EHTCV 2. Plano de desenvolvimento Institucional 3. Actividade formativa da EHTCV 4. Principais Desafios e Estratégias de intervenção.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1. Instalações da EHTCV 2. Plano de desenvolvimento Institucional 3. Actividade formativa da EHTCV 4. Principais Desafios e Estratégias de intervenção."— Transcrição da apresentação:

1

2 1. Instalações da EHTCV 2. Plano de desenvolvimento Institucional 3. Actividade formativa da EHTCV 4. Principais Desafios e Estratégias de intervenção da EHTCV

3 O “ Estado da Arte” EHTCV – Edifício  Recepção parcial e provisória da Obra  ( falta a jardinagem )  Montagem dos equipamentos em curso :  ( cozinhas, lavandaria e bar)  Em falta, mobiliários e equipamentos informáticos  computadores e softwares:  G estão académica,  Gestão hoteleira e  Sistemas globais de reservas

4 O “ Estado da Arte” EHTCV – Edifício  Edifício (lay-out) corresponde a um CONCEITO:  Reproduzir um ambiente próximo quanto possível da realidade das empresas do sector;  Possibilitando práticas em posto real de trabalho;  Restaurantes (aplicação, self service, sala polivalente) e bar de aplicação  As PRÁTICAS EM POSTO REAL de trabalho serão executadas pelas turmas de Cozinha e de Restaurante – no estrito cumprimento da finalidade pedagógica.

5 “ Estado da Arte” EHTCV DESTAQUE para a preocupação e a integração de mecanismos da protecção ambiental  Arquitectura com soluções de Quebra sol  Painéis solares e fotovoltaicos)  Reutilização das aguas para sanitários e jardins  Separador de gorduras  Distribuição de lixo.  Zona de cargas e descargas e oficinas de manutenção em locais independentes e com circuitos próprios

6 “ Estado da Arte” EHTCV  Plano de desenvolvimento Institucional (em analise)  Plano de marketing  Regulamento interno  Implementação do HACCP (procedimentos para a qualidade de higiene e segurança alimentar) – visando a certificação internacional  Estatutos em implementação (conselho consultivo)  Equipa técnica e formadores em recrutamento e formação (parceiros)  Planos curriculares elaborados (adaptação)  Perfis em fase de conclusão (SNQ)  Extensão do projecto por mais dois anos ( assistência técnica e construção da residência)  Plano de desenvolvimento Institucional (em analise)  Plano de marketing  Regulamento interno  Implementação do HACCP (procedimentos para a qualidade de higiene e segurança alimentar) – visando a certificação internacional  Estatutos em implementação (conselho consultivo)  Equipa técnica e formadores em recrutamento e formação (parceiros)  Planos curriculares elaborados (adaptação)  Perfis em fase de conclusão (SNQ)  Extensão do projecto por mais dois anos ( assistência técnica e construção da residência)

7 TEMÁTICAS do plano de Desenvolvimento institucional Conceito, descrição e caracterização da actividade da EHTCV Análise da envolvente externa do projecto Mercado relevante e posicionamento da EHTCV Factores críticos de sucesso Plano de Operações Estratégia de Marketing Modelo de Gestão e Estratégia de Recursos Humanos Análise de Rendibilidade Económica e de Modelo de Financiamento Análise de Riscos e Planos de Contingência Plano de Acção e Sistema de Monitorização e Controle

8 Escola de Hotelaria e Turismo de Cabo Verde  Pólo Tecnológico de referencia para o sector e para o sistema de formação.  laboratórios especializados  práticas em posto real de trabalho  Desenvolver parcerias e complementaridades com:  Ministérios da Educação, do Ensino Superior, e do Turismo  Empresas do sector  identificação das necessidades, apoio aos estágios curriculares e na integração dos formandos.  Universidades  Câmaras Municipais – mobilidade e apoio na realização e descentralização das formações.

9 é uma Escola para habilitar profissionais com elevado nível de competências, contribuindo para o aumento da produtividade das empresas e para uma projecção positiva na imagem da oferta turística de Cabo Verde É uma Escola com características especiais, com um funcionamento complexo, custos elevados, mas com um retorno incomensurável para o País.

10  Formação integral dos Indivíduos, nos vários perfis de competências das profissões da hotelaria, restauração e turismo, de acordo com os parâmetros reconhecidos internacionalmente.  e ainda  O desenvolvimento de competências humano - comportamentais de: • acolhimento e serviço, • atitude profissional, • higiene e segurança, • trabalho em equipa, • adaptabilidade e responsabilidade EHTCV – Objectivos

11  Contribuir para a melhoria da oferta turística de Cabo Verde e para o aumento da produtividade das empresas do sector  Concorrer para o desenvolvimento de um sistema nacional de formação e qualificação nos sectores do turismo e da hotelaria  Promover Postos de Trabalho qualificados, através da formação de “Agentes de Mudança”  Contribuir para a dignificação e valorização das Profissões do sector  Ajudar na criação de uma Massa crítica técnico- pedagógica neste sector

12 EHTCV - Actividades Formativas  Flexibilidade contextual e temporal  Atender aos vários públicos (potenciais)  (jovens dos vários ciclos do ES, licenciados,trabalhadores do sector, empresas)  Atender as necessidades reais do mercado  As várias fases da vida (LLL) proporcionar a aprendizagem ao longo da vida  Promoção da empregabilidade e do emprego qualificado  ( reciclagem e actualização permanente, reconversão, especialização e polivalência)  Capacidade de descentralização:  “Brigadas Itinerantes”  Núcleos de formação em outras ilhas

13 Cursos de Formação inicial para jovens com 10º e 12º ano / 2011 = 200 alunos CursosNívelNº/cursos Total alunos Cozinha/Pastelaria III280 Restaurante/Bar III260 Recepção IV130 Técnico Agência de Viagens IV130

14 Cursos de formação contínua (aperfeiçoamento) para profissionais / 2011 = 100 alunos CursosNº cursosTotal alunos Cozinha 118 Pastelaria 112 Restaurante 120 Bar 112 Economato/Compras 118 Atendedor em Cafetarias/Pastelaria 120

15 Cursos de especialização (formação avançada) para licenciados em geral e quadros do sector 2011 = 180 alunos

16 Cursos de idiomas técnicos para a hotelaria profissionais do sector / 2011 = 40 alunos

17 Outros Cursos  Cursos por medida, para empresas  Módulos técnicos e tecnológicos integrados em cursos superiores de hotelaria e turismo, segundo parcerias e protocolos a serem estabelecidos com as Universidades promotoras  Cursos livres/workshops temáticos

18 Desafios e Perspectivas  Centro de referência e de excelência - com princípios de qualidade, rigor e exigência internacionais;  Uma Escola de renome e de apoio ao desenvolvimento da actividade turística e hoteleira ( no âmbito profissional e empresarial)  Formar e qualificar profissionais com qualidade – “agentes de mudança”.  Promover uma verdadeira Cultura de “servir” e uma forte interacção com o mercado de trabalho (formação, da pratica profissional e estágios)

19 Desafios e Perspectivas  Contribuir para a elevação do nível de qualificação do população através do cursos de dupla certificação.  Proporcionar aos jovens e adultos, oportunidades de reciclagem e manutenção da sua empregabilidade  Abrigar um Centro /Unidade de RVCC’s  Incubadora de serviços turísticos  Promover a investigação nas áreas de interesse para o sector de Turismo e Hotelaria.

20 Modelo de Financiamento do Projecto  Recomendação: Solução Mista:  Financiamento directo do Orçamento Geral do Estado, complementado por,  Estabelecimento de uma Parceria Público –Publico com o Ministério do Turismo, aconselhada para o financiamento e a sustentabilidade da EHTCV  Receitas proprias das propinas e da venda de serviços  Custos elevados de funcionamento (energia, agua matérias primas para a pratica e manutenção) mas com retorno incalculável para o país, sobretudo nos sectores do turismo e da educação/formação.

21 A EHTCV agradece a Vossa presença


Carregar ppt "1. Instalações da EHTCV 2. Plano de desenvolvimento Institucional 3. Actividade formativa da EHTCV 4. Principais Desafios e Estratégias de intervenção."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google