A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CONTROLE E IMPLANTAÇÃO DE RASTREABILIDADE

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CONTROLE E IMPLANTAÇÃO DE RASTREABILIDADE"— Transcrição da apresentação:

1 CONTROLE E IMPLANTAÇÃO DE RASTREABILIDADE
1º Simpósio de Enfermagem Em Hemodinâmica Viviane Degani

2 RASTREABILIDADE VERBO: RASTREAR (SEGUIR O RASTRO, INVESTIGAR, INDAGAR) E SUBST. FEMININO: HABILIDADE ( QUALIDADE DE HÁBIL)‏ “REPRESENTA A CAPACIDADE DE TRAÇAR O CAMINHO DA HISTÓRIA, APLICAÇÃO, USO E LOCALIZAÇÃO DE CARACTERÍSTICA DE UMA MERCADORIA INDIVIDUAL OU DE UM CONJUNTO DE CARACTERÍSTICAS DE MECADORIAS, ATRAVÉS DA IMPRESSÃO DE NÚMEROS DE IDENTIFICAÇÃO”

3 A RASTREABILIDADE PERMITE
IDENTIFICAR TODO LOTE DE PRODUTOS DANIFICADOS, CONTAMINADOS, ETC; RETIRADA RÁPIDA DO MERCADO DOS LOTES IDENTIFICADOS; DEFINIÇÃO DE RESPONSABILIDADES; INTERVENÇÃO RÁPIDA AUTORIDADES COMPETENTES; CONTROLE E COMBATE ÀS FALSIFICAÇÕES CONTRABANDOS E ROUBOS;

4 A RASTREABILIDADE PERMITE
ATENDIMENTO ÀS NORMAS LEGAIS; ATENDIMENTO AO ELEVEDO NÍVEL DE EXGIÊNCIAS DOS CLIENTES (PACIENTES,CONVÊNIOS E FORNECEDORES); AUMENTAR A SEGURANÇA NO PROCESSO; IDENTIFICAÇÃO DE TODO MATERIAL UTILIZADOS DURANTE PROCEDIMENTO; MELHORAR EFICIÊNCIA OPERACIONAL - GESTÃO EFICIÊNTE DO ESTOQUE, CAIXA, COMPRA, DISTRIBUIÇÃO,ETC.

5 RASTREABILIDADE DE QUE?

6 RASTREABILIDADE DE QUE?

7 O INÍCIO DA RASTREABILIDADE
INDÚSTRIAS E A AGROPECUÁRIA PIONEIRAS NA IMPLANTAÇÃO DA RASTREABILIDADE; FORMAÇÃO DE BLOCOS ECONÔMICOS – UE, NAFTA, MERCOSUL E OUTROS NO BRASIL NO FINAL DA DÉCADA DE 90 - GLOBALIZAÇÃO Aumento exigências

8 RASTREABILIDADE E ANVISA
RDC 59 DE JUN/2000 MATERIAS NOVOS – FABRICANTES CONSULTA PÚBLICA Nº 98 DE 2001 REPROCESSAMENTO; RDC Nº30 E Nº 515 DE FEV/2006 ARTIGOS DE USO ÚNICO, REGRAS PARA REUTILIZAÇÃO; RDC Nº 156, RE Nº 2605 E RE Nº 2606 DE AGO/2006;

9 RASTREABILIDADE E ANVISA
RDC 156 – RÓTULOS E RISTROS DE PRODUTOS; RE 2605 – PRODUTOS PROIBIDOS PARA REPROCESSAMENTO; RE 2606 – PROTOCOLOS E PARÂMETROS PARA O REPROCESSAMENTO

10 RASTREABILIDADE E ANVISA
RE 2606 – ART.4º – IV – “O PRODUTO POSSUI CARACTERÍSTICAS QUE PERMITEM A RASTREABILIDADE E O CONTROLE DO NÚMERO DE REPROCESSAMENTOS”

11 RASTREABILIDADE Material Procedimento Paciente

12 RASTREABILIDADE PARA ISTO PRECISAMOS:
QUE O PRODUTO (CATETER) ESTEJA IDENTIFICADO; A ORIGEM( FORNECEDOR) SEJA CONHECIDA; O DESTINO( PACIENTE) PRECISA SER DEFINIDO.

13 RASTREABILIDADE E IDENTIFICAÇÃO
RASTREABILIDADE E TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO (TI) SÃO CONCEITOS INDISSOCIÁVEIS; PRESENÇA DE SISTEMA QUE PERMITA A ENTRADA, TRANSFERÊNCIA E SAÍDA DO PRODUTO; Opere com código de barras – IDENTIFICAÇÃO ÚNICA E EXCLUSIVA; IDENTIFICAR NÃO É RASTREAR!!!!

14 RASTREABILIDADE E IDENTIFICAÇÃO
Entrada de produtos OPMES PACIENTE CME

15 RASTREABILIDADE E PROCESSOS
PRECISA ESTAR DEFINIDA ATRAVÉS DE PROCESSOS: PERMITEM PADRONIZAÇÃO DAS AÇÕES; DIMINUIÇÃO DOS RISCOS EXISTENTES; ANÁLISE CRÍTICA DO PROCESSO; ATENDIMENTO DAS METAS; CONFIANÇA NAS PARTES INTERESSADAS.

16 TIPOS DE MATERIAIS RASTREADOS
Materais novos: OPMES; fabricantes. MATERIAIS REPROCESSADOS: NÃO EXISTE NORMA REGULADORA; Definição do processo pela instituição.

17 TIPOS DE MATERIAIS RASTREADOS
PROCESSO INTERNO: IDENTIFICAÇÃO de cada material- cada material deverá ter identificação única; QUANTIDADE DE REPOCESSAMENTOS DEFINIDA; Criação de um estoque para reprocessados LANÇAMENTO EM TEMPO HÁBIL materais utilizados – código de barras ; LIMPEZA, REMARCAÇÃO E ESTERELIZAÇÃO; TranferÊncia para estoque hmd.

18 CONTROLE DO PROCESSO CONTROLE DE ESTOQUE: INVENTÁRIOS periódicos;
Contagem Dos MATERIAIS; VALIDADE DOS PRODUTOS; CONTROLE DIÁRIO DA IDENTIFICAÇÃO DOS MATERAIS; EQUIPE TREINADA. INDICADORES RASTREABILIDADE – produto -procedimento- paciente

19 ENTÃO PORQUE RASTREAR?? QUALIDADE E SEGURANÇA SÃO DECISIVOS PARA AUMENTAR A CONFIANÇA DOs PACIENTEs , FORNECEDORES,CONVÊNIOS; ATENDIMENTO DE REQUISITOS DA ONA E NIAHO – ATESTAM EXCELÊNCIA DO SERVIÇO PRESTADO; DESAFIO de MELHORIA CONTÍNUA DOS PROCESSOS; DIREITOS DO PACIENTE; RASTREABILIDADE É SINÔNIMO DE EFICIÊNCIA E Segurança; TENDÊNCIA MUNDIAL; A VIDA É O VALOR MAIOR.

20 OBRIGADA!!!! VIVIANE DEGANI – 3289-5202/9259-0901


Carregar ppt "CONTROLE E IMPLANTAÇÃO DE RASTREABILIDADE"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google