A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UFBA - Universidade Federal da Bahia n Faculdade n Faculdade de Educação n EDC n EDC - 266:INTRODUÇÃO DA INFORMATICA NA EDUCAÇÃO n Prof(a): n Prof(a):

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UFBA - Universidade Federal da Bahia n Faculdade n Faculdade de Educação n EDC n EDC - 266:INTRODUÇÃO DA INFORMATICA NA EDUCAÇÃO n Prof(a): n Prof(a):"— Transcrição da apresentação:

1

2 UFBA - Universidade Federal da Bahia n Faculdade n Faculdade de Educação n EDC n EDC - 266:INTRODUÇÃO DA INFORMATICA NA EDUCAÇÃO n Prof(a): n Prof(a): Dra. Maria Helena Silveira Bonilla n Alunos: n Alunos: Augusto José Pereira Pimentel Penha Jonas de Almeida Santos

3 Educação na Sociedade da Informação Sociedade da Informação no Brasil - Livro Verde

4 “O Homem é a medida do progresso.” (Leonardo da Vinci)

5 1. Do que se Trata   Educação para a Cidadania   Novos meios de Aprendizagem   Educação à Distância   O Desafio da Formação Tecnológica   Infra-estrutura de Informática e Redes p/ Educação   A Alfabetização Digital   A Geração de Novos Conhecimentos   A Aplicação de Tecnologias de Informação e Comunicação   A Aplicação de Tecnologia de Informação e Comunicação em quaisquer outras áreas   Novos Currículos

6 Figura 4.1 Aspectos do Impacto de Computadores Processamento Simbólico/lógico Processamento Simbólico/Lógico Processamento Numérico Comunicação (Multimídia/Remota) Fonte: SocInfo Fonte|:SocInfo

7 Figura 4.2 Aspectos de Capacitação Tecnológica Transferência Disseminação Fonte: SocInfo GeraçãoAplicaçãoUso

8 Alfabetização digital Figura 4.3 Figura 4.3 Capacitação de Recursos Humanos em TIC Capacitação de Recursos Humanos em TIC Formação de nível médio GeraçãoAplicaçãoUso Formação profissional de pós-graduação Formação profissional de graduação Fluência em TIC Alfabetização digital Transferência Disseminação Fonte: SocInfo

9 2. Onde Estamos INFORMATIZAÇÃO EM ESCOLAS EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA INFORMAÇÃO CAPACITAÇÃO AVANÇADA EM TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

10 2. Onde Estamos n GASTOS COM EDUCAÇÃO: 4,8 DO PIB (INEP) n GASTOS COM EDUCAÇÃO EM 1997: R$ 43,3 BILHOES (INEP) n ÍNDICE DE ANALFABETOS COM 15 ANOS OU MAIS DE IDADE EM 1991: 20,1% (INEP) n ÍNDICE DE ANALFABETOS COM 15 ANOS OU MAIS DE IDADE EM 1999: 14,1% (INEP) n ALUNOS MATRICULADOS NA ESCOLA EXCETO O ENSINO SUPERIOR, EM 1999:52,4 MILHÕES (INEP)

11 2. Onde Estamos  ALUNOS MATRICULADOS NO ENSINO SUPERIOR, EM 1999: 2,5 MILHOES (INEP) n POPULAÇÃO RURAL COM 15 ANOS OU MAIS DE IDADE SEM INSTRUÇÃO, EM 1996: 6,3 MILHOES (28,9% DA POP. RUAL)- (IBGE) n POPULAÇÃO URBANA COM 15 ANOS OU MAIS DE IDADE SEM INSTRUÇÃO, EM 1996: 10,5 DA POPULAÇÃO URBANA (IBGE) n NÚMERO DE ASSENTAMENTOS DE REFORMA AGRÁRIA: COM CERCA DE 380 MIL ANALFABETOS ( INCRA)

12 2.1 INFORMATIZAÇÃO EM ESCOLAS n A MAIORIA DAS ESCOLAS BRASILEIRAS NÃO ESTÁ AINDA CONECTADA À INTERNET n EM 1999, APENAS ESCOLAS POSSUIAM ACESSO À INTERNET (3,5% DAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BASICA) n EM 1999, 67,2% DAS ESCOLAS QUE ESTAVA CONECTADA À INTERNET ERAM PARTICULARES (MEC)

13 2.1 INFORMATIZAÇÃO EM ESCOLAS n NÚMERO DE ESCOLAS DO PAÍS QUE NÃO TÊM ENERGIA ELETRICA: 64 MIL (29,6% DO TOTAL) n EM CADA 100 ESTABELECIMENTOS APENAS 11 DISPOEM DE EQUIPAMENTOS PEDAGOGICOS n ÍNDICE DE ESCOLAS QUE POSSUIA BIBLIOTECA: 23,1% (MENOS DE 1/4 DO TOTAL) (MEC) n OS NÚMEROS REVELAM QUE AS ESCOLAS PARTICULARES SÃO MUITO MAIS EQUIPADAS QUE AS ECOLAS PÚBLICAS

14 2.1 INFORMATIZAÇÃO EM ESCOLAS n ÍNDICE DE ESCOLAS DA REGIÃO SUL E SUDESTE QUE TÊM BIBLIOTECAS: 41,5% n ÍNDICE DE ESCOLAS DA REGIÃO NORTE E NORDESTE QUE TÊM BIBLIOTECAS: 11% n ÍNDICE DE ESCOLAS DA REGIÃO NORTE E NORDESTE QUE POSSUEM LABORATORIOS DE CIÊNCIAS OU INFORMÁTICA: 3% n ÍNDICE DE ESCOLAS DA REGIÃO SUL E SUDESTE QUE POSSUEM LABORATÓRIOS DE CIÊNCIAS OU INFORMÁTICA: 22% (MEC)

15 2.1 INFORMATIZAÇÃO EM ESCOLAS n ÍNDICE DE ESCOLAS DA REGIÃO NORTE QUE TÊM ACESSO À INTERNET: 0,8% n ÍNDICE DE ESCOLAS DA REGIÃO SUDESTE QUE TÊM ACESSO À INTERNET:9% n ÍNDICE DE ESCOLAS DA REGIÃO NORTE QUE POSSUEM ENERGIA ELÉTRICA: 37% n ÍNDICE DE ESCOLAS DA REGIÃO SUDESTE QUE POSSUEM ENERGIA ELÉTRICA: 92% (MEC)

16 2.2 - EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA n PROGRAMA TV ESCOLA n TELECURSO 2000 (TELESSALAS 2000) n UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA n CONSÓRCIO UNIREDE

17 2.3 - CAPACITAÇÃO AVANÇADA EM TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO n NÚMERO DE PESQUISADORES NO PAÍS: (CNPq) n NÚMERO DE PESQUISADORES QUE ATUAM NA ÁREA DE ENGENHARIA E COMPUTAÇÃO: (CNPq) n NÚMERO DE GRUPOS DE PESQUISA ATUANTES NOS SETORES DE INFORMÁTICA E TELECOMUNICAÇÕES: (CNPq)

18 2.3 - CAPACITAÇÃO AVANÇADA EM TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO n TEMPO MÉDIO NECESSÁRIO PARA FORMAÇÃO COMPLETA n ATUALIZAÇÃO E/OU ESPECIALIZAÇÃO SISTEMÁTICA DE PROFISSIONAIS JÁ FORMADOS n PROJETOS MOBILIZADORES

19 3 - PARA ONDE VAMOS n É PRECISO AUMENTAR DRASTICAMENTE O NÍVEL DE ALFABETIZAÇÃO DIGITAL DO PAÍS n É PRECISO BUSCAR MODELO DE CONECTIVIDADE AMPLO DE ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS n É PRECISO QUALIFICAR MINIMAMENTE NOVOS PROFISSIONAIS DE NÍVEL TÉCNICO E SUPERIOR DE TODAS AS ÁREAS NAS NOVAS TECNOLOGIAS

20 3 - PARA ONDE VAMOS n É PRECISO AUMENTAR SIGNIFICATIVAMENTE A FORMAÇÃO DE ESPECIALISTAS NAS NOVAS TECNOLOGIAS EM TODOS OS NÍVEIS n É PRECISO FAZER USO EM GRANDE ESCALA DAS NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO EM ENSINO A DISTÂNCIA

21 3 - PARA ONDE VAMOS n É PRECISO CRIAR LABORATÓRIOS VIRTUAIS DE APOIO À PESQUISA INTERDISCIPLINAR POR PARTE DE ESPECIALISTAS GEOGRAFICAMENTE DISPERSOS n É PRECISO UTILIZAR COMO TEMA TRANSVERSAL NOS NÍVEIS DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO A LITERATURA CRÍTICA E A PRODUÇÃO DE INFORMAÇÕES NO MEIO PROVIDO PELAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

22 4. O Que Fazer n Quadro n Quadro Jurídico Y regulamentação Y regulamentação de ensino não presencial; Y estabelecimento Y estabelecimento de diretrizes e parâmetros curriculares p/cursos ref. TIC; Y revisão Y revisão de diretrizes e parâmetros curriculares p/cursos de nível médio e superior. n Ações n Ações Estruturadoras n Outras n Outras Ações

23 “Escreve na areia todo mal que te fizerem; escreve no mármore todo bem que recebeste!” (Provérbio Árabe )


Carregar ppt "UFBA - Universidade Federal da Bahia n Faculdade n Faculdade de Educação n EDC n EDC - 266:INTRODUÇÃO DA INFORMATICA NA EDUCAÇÃO n Prof(a): n Prof(a):"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google