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IV ENCONTRO DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA DOS TRIBUNAIS DE CONTAS 2013

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Apresentação em tema: "IV ENCONTRO DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA DOS TRIBUNAIS DE CONTAS 2013"— Transcrição da apresentação:

1 IV ENCONTRO DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA DOS TRIBUNAIS DE CONTAS 2013
O ESPAÇO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EM TRILHAS DE CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL IV ENCONTRO DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA DOS TRIBUNAIS DE CONTAS 2013

2 passamos metade de nossa infância e adolescência nos bancos escolares

3 na juventude dedicamo-nos ao sonho de uma profissão

4 não satisfeitos, já adultos, ingressamos na pós-graduação

5 e, apesar de formados, pós-graduados, concursados,
continuamos a estudar e nos encontramos, aqui, em um evento de educação corporativa

6 qual a diferença entre... educação formal educação corporativa

7 foco na construção de conhecimentos
programa de formação geral e de habilitação profissional programa de aprimoramento profissional foco na construção de conhecimentos foco no aperfeiçoamento de competências ancorada em matriz curricular ancorada em trilhas de aperfeiçoamento profissional pouca flexibilidade e variabilidade grande flexibilidade e variabilidade diplomação certificação

8 Programas de formação geral e de habilitação profissional
FOCO = CONHECIMENTO

9 Programas de aprimoramento profissional
FOCO = COMPETÊNCIAS COMPETÊNCIA PROFISSIONAL ESTADO construído a partir de atributos articulados a conhecimento habilidade atitude valor que se expressam por meio do desempenho das atividades profissionais

10 Matemática Financeira I Responsabilidade Fiscal
FINANÇAS PÚBLICAS Matemática Financeira I juros simples juros compostos capitalização Finanças Responsabilidade Fiscal Auditoria Contábil insumo do currículo = conhecimento

11 insumo da trilha = competência
Orientar continuamente suas ações e atitudes para prevenir acidentes e incidentes de qualquer natureza observando os padrões de segurança da Instituição. O QUE [estado] orientação permanente à existência de condições seguras A FIM DE [ação] para prevenir acidentes e incidentes de qualquer natureza POR MEIO DE [forma de realização] da observação aos padrões de segurança da Instituição FOCO EM SEGURANÇA competência

12 O QUE [estado] Orientação permanente à existência de condições seguras para todos
LOGO, SÃO EVIDÊNCIAS... dissemina os padrões de segurança da instituição. conscientiza sua equipe sobre os padrões de segurança da instituição. analisa as ocorrências de falta de segurança e os potenciais riscos em seus procedimentos de trabalho. monitora condições de falta de segurança de forma ampla na instituição. notifica a existência de condições de falta de segurança na instituição.

13 EVIDENCIAS CONHECIMENTO HABILIDADE ATITUDE VALOR dissemina os padrões de segurança da instituição padrões de segurança da instituição comunicação institucional disseminação de conhecimento qualidade de vida conscientiza sua equipe sobre os padrões de segurança da instituição coordenação de equipe conscientização de equipe analisa as ocorrências de falta de segurança e os potenciais riscos em seus procedimentos de trabalho análise ambiental atenção sustentabilidade monitora condições de falta de segurança de forma ampla na instituição notifica a existência de condições de falta de segurança na Instituição notificação de problemas responsabilidade

14 Porque TRILHA e não CURRÍCULO ?

15 pilares da educação UNESCO maturidade profissional ROSENBERG
[RE]CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO ser criarei meu próprio caminho especialista compartilhar experiente ajude-me a achar o que preciso fazer conhecedor ajude-me a fazer melhor No começo, detalhes do curso e/ou livros/materiais necessários para uma aula/projeto. conhecer iniciante mostre-me como fazer pilares da educação UNESCO maturidade profissional ROSENBERG CONHECIMENTO PRÉVIO

16 inteligências múltiplas
relacionada a pessoas relacionada a objetos relacionada a processos inteligência interpessoal inteligência intrapessoal inteligência espacial inteligência cinestésica inteligência naturalística inteligência linguística inteligência musical inteligência lógico-matemática inteligências múltiplas

17 conhecimento comum nivelado por concurso
práticas profissionais definidas por cargos cargos descritos por competências maturidades profissionais distintas diversidades cognitivas expectativas profissionais diversas hábitos de estudo próprios DIVERSIDADE DE SOLUÇÕES EDUCACIONAIS

18 trilha de capacitação profissional
iniciante trilha de capacitação profissional conhecedor Plano de desenvolvimento individua [PDI] Gaps de competências competência trabalhada experiente especialista caso situação ancorada em prática profissional conhecimento subsídios teóricos para compreensão do caso habilidade ferramentas para tratamento do problema atitude reflexão dobre postura profissional frente à resolução do problema valor guia de comportamentos, normas e decisões

19 CONHECIMENTO [padrões de segurança da instituição]
iniciante conhecedor experiente especialista Curso autoinstrucional Introdução dos Procedimentos de Segurança Apostila digital Inspeção de Segurança Slides Gestão de riscos Vídeo institucional Minimizando riscos Procedimentos Básicos de Segurança Manual digital Curso autoinstrucional Custos do Risco Apostila digital Introdução dos Procedimentos de Segurança Curso autoinstrucional Segurança no dia a dia Visita técnica MBA Gestão de Risco Vídeo institucional Segurança, somos todos responsáveis Vídeo Risco? Que risco? Livro digital Segurança e Gestão de riscos Livro digital O que se anda falando de segurança Falando de segurança

20 E porque EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA ?

21 internet webcast videoconferência CD e DVD TV papel Modalidade educacional, na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos MEC – Decreto 5.622/2005

22 DESAFIOS DA EDUCAÇÃO CORPORATIVA
necessidade de conhecimentos e habilidades específicas dispersão geográfica dos participantes concentração de especialistas nos grandes centros custo logístico do treinamento custo da ausência ao trabalho dificuldade de padronização do conhecimento

23 FATORES DE SUCESSO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
aderência dos participantes à tecnologia adequação do curso ao perfil do participante recursos multimídia como opção ao texto valorização do lúdico sob o formato de jogos e animações biblioteca on-line para pesquisa variedade de instrumentos de autoavaliação ambiente colaborativo para troca e compartilhamento de ideias e trabalhos tutoria especializada e capacitada em EAD suporte técnico controle de qualidade com diferentes relatórios

24 vantagens da educação a distância
custo/eficiência sem deslocamentos e custos oferta agilidade na realização socialização do conhecimento atendimento a todos padronização da informação mesmo conteúdo para todos desempenho dos participantes administração do tempo ampliação da autonomia aperfeiçoamento da organização fortalecimento da iniciativa aumento da criatividade desenvolvimento da argumentação incentivo à tomada de decisão responsabilidade pelo progresso do trabalho resgate da leitura e escrita troca e compartilhamento de ideias uso das TICs no trabalho

25 conhecimento comum nivelado por concurso SE…
práticas profissionais definidas por cargos cargos descritos por competências maturidades profissionais distintas diversidades cognitivas expectativas profissionais diversas hábitos de estudo próprios DIVERSIDADE DE SOLUÇÕES EDUCACIONAIS A DISTÂNCIA

26 conhecimento básico nivelado por concurso
E SE… conhecimento básico nivelado por concurso práticas profissionais definidas por cargos QUAIS AS VANTAGENS DA EAD EM PROGRAMAS DE CAPACITAÇÃO? cargos descritos por competências

27 PLANO PEDAGÓGICO descrição dos perfis profissionais mapeamento de competências descrição das evidências das competências modelagem das trilhas de aperfeiçoamento profissional capacitação de tutores e monitores indicação das soluções educacionais definição da forma de oferta das trilhas definição da metodologia de avaliação dos participantes definição da metodologia de avaliação da eficácia do programa descrição da forma de certificação dos participantes

28 obrigada


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