A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O ESPAÇO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EM TRILHAS DE CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O ESPAÇO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EM TRILHAS DE CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL."— Transcrição da apresentação:

1 O ESPAÇO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EM TRILHAS DE CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL

2 passamos metade de nossa infância e adolescência nos bancos escolares

3 na juventude dedicamo-nos ao sonho de uma profissão

4 não satisfeitos, já adultos, ingressamos na pós-graduação

5 e, apesar de formados, pós-graduados, concursados, continuamos a estu dar e, apesar de formados, pós-graduados, concursados, continuamos a estu dar e nos encontramos, aqui, em um evento de educação corporativa

6 qual a diferença entre... educação formal educação corporativa

7 programa de formação geral e de habilitação profissional programa de aprimoramento profissional foco na construção de conhecimentos foco no aperfeiçoamento de competências ancorada em matriz curricular ancorada em trilhas de aperfeiçoamento profissional pouca flexibilidade e variabilidade grande flexibilidade e variabilidade diplomação certificação

8 Programas de formação geral e de habilitação profissional FOCO = CONHECIMENTO

9 COMPETÊNCIA PROFISSIONAL ESTADO construído a partir de atributos articulados a COMPETÊNCIA PROFISSIONAL ESTADO construído a partir de atributos articulados a conhecimento habilidade atitudevalor Programas de aprimoramento profissional FOCO = COMPETÊNCIAS Programas de aprimoramento profissional FOCO = COMPETÊNCIAS que se expressam por meio do desempenho das atividades profissionais

10 insumo do currículo = conhecimento

11 O QUE [estado] orientação permanente à existência de condições seguras A FIM DE [ação] para prevenir acidentes e incidentes de qualquer natureza POR MEIO DE [forma de realização] da observação aos padrões de segurança da Instituição O QUE [estado] orientação permanente à existência de condições seguras A FIM DE [ação] para prevenir acidentes e incidentes de qualquer natureza POR MEIO DE [forma de realização] da observação aos padrões de segurança da Instituição Orientar continuamente suas ações e atitudes para prevenir acidentes e incidentes de qualquer natureza observando os padrões de segurança da Instituição. competência FOCO EM SEGURANÇA competência FOCO EM SEGURANÇA insumo da trilha = competência

12 O QUE [estado] Orientação permanente à existência de condições seguras para todos LOGO, SÃO EVIDÊNCIAS...  dissemina os padrões de segurança da instituição.  conscientiza sua equipe sobre os padrões de segurança da instituição.  analisa as ocorrências de falta de segurança e os potenciais riscos em seus procedimentos de trabalho.  monitora condições de falta de segurança de forma ampla na instituição.  notifica a existência de condições de falta de segurança na instituição. O QUE [estado] Orientação permanente à existência de condições seguras para todos LOGO, SÃO EVIDÊNCIAS...  dissemina os padrões de segurança da instituição.  conscientiza sua equipe sobre os padrões de segurança da instituição.  analisa as ocorrências de falta de segurança e os potenciais riscos em seus procedimentos de trabalho.  monitora condições de falta de segurança de forma ampla na instituição.  notifica a existência de condições de falta de segurança na instituição.

13 EVIDENCIASCONHECIMENTOHABILIDADEATITUDEVALOR dissemina os padrões de segurança da instituição padrões de segurança da instituição comunicação institucional disseminação de conhecimento qualidade de vida conscientiza sua equipe sobre os padrões de segurança da instituição coordenação de equipe conscientização de equipe analisa as ocorrências de falta de segurança e os potenciais riscos em seus procedimentos de trabalho análise ambientalatençãosustentabilidade monitora condições de falta de segurança de forma ampla na instituição notifica a existência de condições de falta de segurança na Instituição notificação de problemas responsabilidade

14 Porque TRILHA e não CURRÍCULO Porque TRILHA e não CURRÍCULO ?

15 [RE]CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CONHECIMENTO PRÉVIO pilares da educação UNESCO experiente especialista maturidade profissional ROSENBERG mostre-me como fazer ajude-me a fazer melhor ajude-me a achar o que preciso criarei meu próprio caminho compartilhar ser conhecer

16 relacionada a pessoas inteligência interpessoal inteligência intrapessoal relacionada a objetos inteligência espacial inteligência cinestésica inteligência naturalística relacionada a processos inteligência linguística inteligência musical inteligência lógico- matemática

17 conhecimento comum nivelado por concurso práticas profissionais definidas por cargos cargos descritos por competências DIVERSIDADE DE SOLUÇÕES EDUCACIONAIS maturidades profissionais distintas diversidades cognitivas expectativas profissionais diversas hábitos de estudo próprios maturidades profissionais distintas diversidades cognitivas expectativas profissionais diversas hábitos de estudo próprios

18 trilha de capacitação profissional caso situação ancorada em prática profissional caso situação ancorada em prática profissional competência trabalhada iniciante conhecedor experiente especialista conhecimento subsídios teóricos para compreensão do caso conhecimento subsídios teóricos para compreensão do caso habilidade ferramentas para tratamento do problema habilidade ferramentas para tratamento do problema atitude reflexão dobre postura profissional frente à resolução do problema atitude reflexão dobre postura profissional frente à resolução do problema valor guia de comportamentos, normas e decisões valor guia de comportamentos, normas e decisões Plano de desenvolvimento individua [PDI] Gaps de competências

19 CONHECIMENTO [padrões de segurança da instituição] inicianteconhecedorexperienteespecialista Curso autoinstrucional Introdução dos Procedimentos de Segurança Apostila digital Inspeção de Segurança Slides Gestão de riscos Vídeo institucional Minimizando riscos Slides Procedimentos Básicos de Segurança Manual digital Inspeção de Segurança Curso autoinstrucional Gestão de riscos Curso autoinstrucional Custos do Risco Apostila digital Introdução dos Procedimentos de Segurança Curso autoinstrucional Segurança no dia a dia Visita técnicaMBA Gestão de Risco Vídeo institucional Segurança, somos todos responsáveis Vídeo Risco? Que risco? Livro digital Segurança e Gestão de riscos Livro digital O que se anda falando de segurança Vídeo Falando de segurança Visita técnica

20 E porque EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E porque EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA ?

21 Modalidade educacional, na qual a mediação didático- pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos MEC – Decreto 5.622/2005 Modalidade educacional, na qual a mediação didático- pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos MEC – Decreto 5.622/2005 internet webcast videoconferência CD e DVD TV papel internet webcast videoconferência CD e DVD TV papel

22 DESAFIOS DA EDUCAÇÃO CORPORATIVA  necessidade de conhecimentos e habilidades específicas  dispersão geográfica dos participantes  concentração de especialistas nos grandes centros  custo logístico do treinamento  custo da ausência ao trabalho  dificuldade de padronização do conhecimento  necessidade de conhecimentos e habilidades específicas  dispersão geográfica dos participantes  concentração de especialistas nos grandes centros  custo logístico do treinamento  custo da ausência ao trabalho  dificuldade de padronização do conhecimento

23 FATORES DE SUCESSO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA  aderência dos participantes à tecnologia  adequação do curso ao perfil do participante  recursos multimídia como opção ao texto  valorização do lúdico sob o formato de jogos e animações  biblioteca on-line para pesquisa  variedade de instrumentos de autoavaliação  ambiente colaborativo para troca e compartilhamento de ideias e trabalhos  tutoria especializada e capacitada em EAD  suporte técnico  controle de qualidade com diferentes relatórios  aderência dos participantes à tecnologia  adequação do curso ao perfil do participante  recursos multimídia como opção ao texto  valorização do lúdico sob o formato de jogos e animações  biblioteca on-line para pesquisa  variedade de instrumentos de autoavaliação  ambiente colaborativo para troca e compartilhamento de ideias e trabalhos  tutoria especializada e capacitada em EAD  suporte técnico  controle de qualidade com diferentes relatórios

24 vantagens da educação a distância custo/eficiênciasem deslocamentos e custos ofertaagilidade na realização socialização do conhecimentoatendimento a todos padronização da informaçãomesmo conteúdo para todos desempenho dos participantes  administração do tempo  ampliação da autonomia  aperfeiçoamento da organização  fortalecimento da iniciativa  aumento da criatividade  desenvolvimento da argumentação  incentivo à tomada de decisão  responsabilidade pelo progresso do trabalho  resgate da leitura e escrita  troca e compartilhamento de ideias  uso das TICs no trabalho

25 conhecimento comum nivelado por concurso práticas profissionais definidas por cargos cargos descritos por competências DIVERSIDADE DE SOLUÇÕES EDUCACIONAIS A DISTÂNCIA DIVERSIDADE DE SOLUÇÕES EDUCACIONAIS A DISTÂNCIA maturidades profissionais distintas diversidades cognitivas expectativas profissionais diversas hábitos de estudo próprios maturidades profissionais distintas diversidades cognitivas expectativas profissionais diversas hábitos de estudo próprios SE…

26 conhecimento básico nivelado por concurso práticas profissionais definidas por cargos cargos descritos por competências E SE… QUAIS AS VANTAGENS DA EAD EM PROGRAMAS DE CAPACITAÇÃO?

27 capacitação de tutores e monitores definição da forma de oferta das trilhas mapeamento de competências descrição dos perfis profissionais descrição da forma de certificação dos participantes descrição das evidências das competências modelagem das trilhas de aperfeiçoamento profissional definição da metodologia de avaliação da eficácia do programa indicação das soluções educacionais definição da metodologia de avaliação dos participantes PLANO PEDAGÓGICO

28 obrigada


Carregar ppt "O ESPAÇO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EM TRILHAS DE CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google