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PublicouThiago Almeda Alterado mais de 10 anos atrás
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Planejamento Estratégico Empresarial e Pessoal!
Tempo = 1 min O que: Abertura Luana Brito Tavares Projeto PIRADO
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BOM DIA!!!!!!!!!!!!!!
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Luana Brito Tavares Atua como Gerente Executiva em uma organização social chamada CLP – Centro de Liderança Pública; Mais de 7 anos de experiência em organizações sociais, atuando em diversas áreas: Operações, Comunicação, Gestão Interna, Gestão & Gente, Gente & Cultura e Gestão de Projetos. É Comunicadora com habilitação para Publicidade e Propaganda pela Universidade Estácio de Sá – SP e candidata à Pós-Graduação em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas – SP (CEAG). Em 2011, concluiu especialização em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Vanzolini, além de ter realizado cursos de aperfeiçoamento em inglês na Escola de Extensão da Universidade de Harvard e também na Universidade de Boston, no ano de Luana também participou do curso de Formação para Executivos em Finanças pelo INSPER, em 2008.
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Quem são vocês, famosos!?
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O que vamos aprender hoje?
1) Planejamento Estratégico: O que é? Para o que serve? Principais Ferramentas: PDCA / SWOT / META / PLANO DE AÇÃO 2) Roda da Vida: Equilíbrio “Planejamento Estratégico Pessoal” 9h00 às 13h00
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“A melhor forma de prever o futuro, é criá-lo”. Peter Drucker
Para refletir “A melhor forma de prever o futuro, é criá-lo”. Peter Drucker “O encontro da preparação com a oportunidade gera o rebento que chamamos sorte”. Anthony Robbins Tempo = 30 seg O que: Reflexão sobre o tema
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Plano X Planejamento Conceitos Tempo = 2 min
O que: Explanação sobre a importância do Planejamento (processo), e comparação com o conceito de Plano (produto)
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O que será que o Zé fez?
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X
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A P C D 6 1 5 2 4 3 PDCA CICLO DE GERENCIAMENTO Padronizar e
(Ciclo para Melhorar) Padronizar e 6 1 Localizar Problemas Treinar no e estabelecer Metas sucesso 5 2 A P Estabelecer Tomar Ação Plano de Corretiva no Ação Insucesso C D Tempo = 5 min O que: Explanação sobre o Método PDCA e sua aderência ao Planejamento de Sistemas – Empresas e Indivíduos 4 3 Verificar o Conduzir a atingimento da Execução do meta Plano Fonte: Instituto de Desenvolvimento Gerencial - INDG
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Hierarquia de Ação A base para a formulação das estratégias inclui análises dos ambientes externo e interno, além da revisão da identidade organizacional. Metas Globais da Alta administração Ambiente Externo Análise de Atratividade e Competitividade Cenários/Sinalizadores Modelagem organizacional Missão Visão Crenças e Valores Ambiente Interno Oportunidades Ameaças Forças Fraquezas SWOT Estratégias de Negócios Estratégias Estruturais Gerenciamento pelas Diretrizes Sistema de Padronização Planos de Ação Integração com Orçamento Diagnóstico Preliminar O que vem por aí Tempo = 3 min O que: Conceituação de Formulação Estratégica Fonte: Instituto de Desenvolvimento Gerencial - INDG
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P Hierarquia de Ação ETAPAS PRINCIPAIS 1 2 3 4 5 6 7 Negócio
Definição da Estratégia Negócio “Sonho Grande” 1 2 Definição da Missão e Visão Identidade presente desejada Identidade futura desejada Identidade Organizacional Definição dos Valores 3 Identificação dos valores reais Identificação dos valores ideais Análise Externa e Interna Pontos fortes e de desenvolvimento Oportunidades e ameaças 4 SWOT 5 Definição dos Objetivos/ Metas Definição de objetivos e prazos Indicadores de desempenho e resultado Tempo = 3 min O que: Formulação Estratégica do Indivíduo nos níveis neurológicos Definição de Estratégias Detalhamento do Planejamento 6 Elaboração de Planos de Ação Implementação Definição de Estratégias Detalhamento do Planejamento Acomp. e Correção 7
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Qual é o seu? 1 1. DEFINIÇÃO DA ESTRATÉGIA DO NEGÓCIO
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2. IDENTIDADE ORGANIZACIONAL
Missão e Visão Nossa missão revela nosso compromisso como empresa. Nossa visão expressa o nosso sonho. A missão da Ambev é sua razão de ser e seu compromisso como empresa. “Criar vínculos fortes e duradouros com os consumidores e clientes, fornecendo-lhes as melhores marcas, produtos e serviços.“ A visão da Ambev traduz a representação do seu sonho. “Ser a melhor empresa de bebidas do mundo em um mundo melhor."
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P Definição de Identidade VISÃO
É um destino específico, uma imagem desejada para o futuro. Percepção não só das necessidades externas, mas de como a organização vai poder atendê-las. Deve ser concisa, e formalizá-la exige respostas diretas a perguntas claras. É positiva e inspiradora. Que tipo de organização desejamos nos tornar? O que queremos que as pessoas falem de nós como resultado de nosso trabalho? Tempo = 3 min O que: Definição de Identidade
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P Definição de Identidade MISSÃO
A missão é tida como o detalhamento da razão de ser da empresa, ou seja, é o porquê da empresa. Na missão, tem-se acentuado o que a empresa produz, sua previsão de conquistas futuras e como espera ser reconhecida pelos clientes e demais stakeholders. Como faremos para atingir nosso SONHO GRANDE? Tempo = 3 min O que: Definição de Identidade
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P Definição de Identidade VALORES
Os valores incidem nas convicções que fundamentam as escolhas por um modo de conduta tanto de um indivíduo quanto em uma organização. Richard Barrett, ex-diretor do Banco Mundial, declara que em uma organização os valores “dizem” e os comportamentos “fazem”. Os valores organizacionais podem ser definidos como princípios que guiam a vida da organização, tendo um papel tanto de atender seus objetivos quanto de atender às necessidades de todos aqueles a sua volta. Tempo = 3 min O que: Definição de Identidade
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EXEMPLO VALORES Satisfação do cliente Ele é a razão da existência de qualquer negócio. Valorização e respeito às pessoas São as pessoas o grande diferencial que torna tudo possível. Atuar como parte integrante do Grupo Fiat Juntos nossa marca fica muito mais forte. Responsabilidade social É a única forma de crescer em uma sociedade mais justa. Respeito ao Meio Ambiente É isso que nos dá a perspectiva do amanhã.
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3. MATRIZ SWOT Apresenta a síntese das análises de ambiente interno e externo. FATORES INTERNOS FORÇAS S FRAQUEZAS W São situações externas à organização, atuais ou futuras que, se adequadamente aproveitadas por ela, podem influenciá-la positivamente. São características internas à organização, que podem influenciar positivamente no seu desempenho atual. São características internas à organização, que podem influenciar negativamente no seu desempenho atual. FATORES EXTERNOS OPORTUNIDADES O ( AMEAÇAS T São situações externas à organização, atuais ou futuras que, se não eliminadas, minimizadas ou evitadas por ela, podem influenciá-la negativamente.
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DIRETRIZ = Meta + Plano de ação
O poder da Meta P 4. DEFINIÇÃO DA META O que é uma Meta? META = Objetivo + Valor + Prazo DIRETRIZ = Meta + Plano de ação “ Planejar significa elaborar um plano de ação com medidas suficientes para se atingir a meta” Tempo = 2 min Fonte: Instituto de Desenvolvimento Gerencial - INDG
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P Planos de Ação 5. PLANO DE AÇÃO
Meta – Realizar o Planejamento até 31/10/13 O quê Prazo Como Por quê Interações Participar da aula da Luana 2. Esclarecer dúvidas 3. Fazer a Primeira Auto-Análise 4. Revisar e adequar a versão prévia do Planejamento 5. Imprimir o Plano e usá-lo como bússola 13/10 15/10 16/10 21/10 23/10 Agendar e comparecer Luana Tavares As 5 Pessoas que Você mais confia Conhecer Metodologia Aprofundar o Conhecimento Definir a Primeira versão do Planejamento Reconhecer o Sujeito, definir o teor certo, aprender Perseguir meu Sonho Grande Questionar palestrante, buscar Bibliografia Seguir/ adaptar a Metodologia Sugerida Meditar sobre o plano, compartilhá- Lo, refazê-lo Tempo = 5 min
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D Aja! “Se você não tentar você já errou”. Anônimo
“Não arriscar nada é arriscar tudo”. Cesare Cantú Tempo = 2 min
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C 6. IMPLEMENTAÇÃO! Mensalmente acompanhe seu Plano de Ação.
Avalie quantitativamente mais qualitativamente. Use fatos e dados, mas dê margem à intuição. Avalie o ganho no todo, não apenas o seu. Tempo = 2 min
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A Atue! Comemore as conquistas!
Entenda o que não ocorreu como planejado: Tempo = 5 min Fonte: Maslow, 1954
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Sorte é uma habilidade! Os sortudos sempre aumentam as oportunidades de ter sucesso Acreditam em sua intuição e agem São confiantes e resilientes Procuram enxergar o lado positivo diante de um infortúnio Você é a causa e não o efeito da sua vida Competência do sortudo: Formação técnica, habilidades de comunicação, atitudes como proatividade, paixão e compartilhamento. Tempo = 2 min
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Tenha em mente! Se você acredita em alguma coisa, fará de tudo para que isto aconteça! Crença é uma profecia realizadora! Crença não é verdade, é pensamento! “São nossas decisões e não nossas condições de vida que determinam o nosso destino.” Antonny Hobbins Ouse fazer e o poder lhe será dado. Você é capaz e você merece. Tempo = 2 min
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PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PESSOAL!
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Relacionamentos (Familiar, intimo, social) Econômico & Financeira
Lazer Emocional Intelectual Espiritual Profissional Física A Roda da Vida é uma das ferramentas de autoavaliação mais famosas no processo de coaching pessoal, ou life coaching. Ele também é usado para iniciar um processo de coaching para mudança de carreira. Ela serve para medir o grau de satisfaç ão que a pessoa sente em diversas áreas de suas vida. Mas para que medir a satisfação? Segundo o Michaelis, satisfação é uma sensação agradável que sentimos quando as coisas correm à nossa vontade ou se cumprem a nosso contento. Satisfação é uma espécie de medida psicológica associada a sensação de realização e bem estar mais prolongados (Realizar uma obra, conquistar uma vitória, cumprir uma missão), diferentemente do prazer que é efêmero e mais biológico (Comer algo gostoso, comprar um objeto de consumo, fazer sexo). Podemos dizer que a satisfação está ligada com a nossa felicidade. E felizes todos nós queremos estar, certo? Para entender a Roda da Vida, imagine que sua vida possa ser divida em 8 áreas fundamentais e que você pudesse medir e representar a satisfação sentida em cada uma delas. Para cada área atribui-se uma pontuação de zero a 100%, onde zero significa totalmente insatisfeito e 100% totalmente satisfeito. Relacionamentos (Familiar, intimo, social) Econômico & Financeira
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“A melhor forma de prever o futuro, é criá-lo”. Peter Drucker
Para refletir “A melhor forma de prever o futuro, é criá-lo”. Peter Drucker Tempo = 1 min
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KISS KEEP IT SIMPLE AND SMART!
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Tempo = 1 min Luana Tavares
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Bibliografia Bibliografia
Falconi, Vicente – Controle Total da Qualidade, 2000 Ghemawat, Pankaj – A Estratégia e o Cenário de Negócios, 2000 Mancilha, Jairo – Apostila de Programação Neurolingüística, 2001 Robbins, Anthony – Poder sem Limites, 2002 Rovira, Alex – A Boa Sorte, 2004 Wiseman, Richard – O Fator Sorte, 2004 MBA Empresarial – Sandra Betti Tempo = 2 min
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