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Planejamento Estratégico Empresarial e Pessoal! Projeto PIRADO Luana Brito Tavares - 12.10.13.

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1 Planejamento Estratégico Empresarial e Pessoal! Projeto PIRADO Luana Brito Tavares

2 BOM DIA!!!!!!!!!!!!!!

3 Luana Brito Tavares • Atua como Gerente Executiva em uma organização social chamada CLP – Centro de Liderança Pública; • Mais de 7 anos de experiência em organizações sociais, atuando em diversas áreas: Operações, Comunicação, Gestão Interna, Gestão & Gente, Gente & Cultura e Gestão de Projetos. • É Comunicadora com habilitação para Publicidade e Propaganda pela Universidade Estácio de Sá – SP e candidata à Pós-Graduação em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas – SP (CEAG). • Em 2011, concluiu especialização em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Vanzolini, além de ter realizado cursos de aperfeiçoamento em inglês na Escola de Extensão da Universidade de Harvard e também na Universidade de Boston, no ano de Luana também participou do curso de Formação para Executivos em Finanças pelo INSPER, em 2008.

4 Quem são vocês, famosos!?

5 O que vamos aprender hoje? 1) Planejamento Estratégico: O que é? Para o que serve?  Principais Ferramentas: PDCA / SWOT / META / PLANO DE AÇÃO 2) Roda da Vida: Equilíbrio “Planejamento Estratégico Pessoal” 9h00 às 13h00

6 “A melhor forma de prever o futuro, é criá-lo”. Peter Drucker Para refletir “O encontro da preparação com a oportunidade gera o rebento que chamamos sorte”. Anthony Robbins

7 Plano X Planejamento Conceitos

8 O que será que o Zé fez?

9 X

10 PDCA A CICLO DE GERENCIAMENTO (Ciclo para Melhorar) C P D Conduzir a Execução do Plano Verificar o atingimento da meta Padronizar e Treinar no sucesso Estabelecer Plano de Ação Tomar Ação Corretiva no Insucesso 5 1 Localizar Problemas e estabelecer Metas Fonte: Instituto de Desenvolvimento Gerencial - INDG

11 Metas Globais da Alta administração Ambiente Externo Análise de Atratividade e Competitividade Cenários/Sinalizadores Modelagem organizacional Missão Visão Crenças e Valores Ambiente Interno OportunidadesAmeaças Ambiente Externo ForçasFraquezas SWOT Estratégias de Negócios Estratégias Estruturais Gerenciamento pelas Diretrizes Sistema de Padronização Planos de Ação Integração com Orçamento Diagnóstico Preliminar O que vem por aí A base para a formulação das estratégias inclui análises dos ambientes externo e interno, além da revisão da identidade organizacional. Hierarquia de Ação Fonte: Instituto de Desenvolvimento Gerencial - INDG

12 Hierarquia de Ação Definição da Estratégia Análise Externa e Interna Definição dos Valores Definição da Missão e Visão Elaboração de Planos de Ação • Negócio • “Sonho Grande” • Pontos fortes e de desenvolvimento • Oportunidades e ameaças • Identidade presente desejada • Identidade futura desejada • Identificação dos valores reais • Identificação dos valores ideais • Definição de Estratégias • Detalhamento do Planejamento Definição dos Objetivos/ Metas • Definição de objetivos e prazos • Indicadores de desempenho e resultado P Acomp. e Correção • Definição de Estratégias • Detalhamento do Planejamento Identidade Organizacional SWOT Implementação ETAPAS PRINCIPAIS

13 1 Qual é o seu? 1. DEFINIÇÃO DA ESTRATÉGIA DO NEGÓCIO

14 Missão e Visão Nossa missão revela nosso compromisso como empresa. Nossa visão expressa o nosso sonho. A missão da Ambev é sua razão de ser e seu compromisso como empresa. “Criar vínculos fortes e duradouros com os consumidores e clientes, fornecendo-lhes as melhores marcas, produtos e serviços.“ A visão da Ambev traduz a representação do seu sonho. “Ser a melhor empresa de bebidas do mundo em um mundo melhor." 2. IDENTIDADE ORGANIZACIONAL

15  É um destino específico, uma imagem desejada para o futuro.  Percepção não só das necessidades externas, mas de como a organização vai poder atendê-las.  Deve ser concisa, e formalizá-la exige respostas diretas a perguntas claras.  É positiva e inspiradora. Definição de Identidade P VISÃO Que tipo de organização desejamos nos tornar? O que queremos que as pessoas falem de nós como resultado de nosso trabalho?

16 A missão é tida como o detalhamento da razão de ser da empresa, ou seja, é o porquê da empresa. Na missão, tem-se acentuado o que a empresa produz, sua previsão de conquistas futuras e como espera ser reconhecida pelos clientes e demais stakeholders.empresastakeholders Definição de Identidade P MISSÃO Como faremos para atingir nosso SONHO GRANDE?

17 Os valores incidem nas convicções que fundamentam as escolhas por um modo de conduta tanto de um indivíduo quanto em uma organização. Richard Barrett, ex-diretor do Banco Mundial, declara que em uma organização os valores “dizem” e os comportamentos “fazem”. Os valores organizacionais podem ser definidos como princípios que guiam a vida da organização, tendo um papel tanto de atender seus objetivos quanto de atender às necessidades de todos aqueles a sua volta. Definição de Identidade P VALORES

18 EXEMPLO VALORES •Satisfação do cliente Ele é a razão da existência de qualquer negócio. •Valorização e respeito às pessoas São as pessoas o grande diferencial que torna tudo possível. •Atuar como parte integrante do Grupo Fiat Juntos nossa marca fica muito mais forte. •Responsabilidade social É a única forma de crescer em uma sociedade mais justa. •Respeito ao Meio Ambiente É isso que nos dá a perspectiva do amanhã.

19 FATORES INTERNOS FATORES EXTERNOS FORÇAS S FRAQUEZAS W OPORTUNIDADES O AMEAÇAS T ( São situações externas à organização, atuais ou futuras que, se adequadamente aproveitadas por ela, podem influenciá-la positivamente. São características internas à organização, que podem influenciar positivamente no seu desempenho atual. São características internas à organização, que podem influenciar negativamente no seu desempenho atual. São situações externas à organização, atuais ou futuras que, se não eliminadas, minimizadas ou evitadas por ela, podem influenciá-la negativamente. Apresenta a síntese das análises de ambiente interno e externo. 3. MATRIZ SWOT

20 O que é uma Meta? META = + + META = Objetivo + Valor + Prazo DIRETRIZ = + DIRETRIZ = Meta + Plano de ação “ Planejar significa elaborar um plano de ação com medidas suficientes para se atingir a meta” Fonte: Instituto de Desenvolvimento Gerencial - INDG O poder da Meta P 4. DEFINIÇÃO DA META

21 Planos de Ação O quê Prazo Como Interações Por quê Meta – Realizar o Planejamento até 31/10/13 1.Participar da aula da Luana 2. Esclarecer dúvidas 3. Fazer a Primeira Auto-Análise 4. Revisar e adequar a versão prévia do Planejamento 5. Imprimir o Plano e usá-lo como bússola 13/10 15/10 16/10 21/10 23/10 Luana Tavares Luana Tavares As 5 Pessoas que Você mais confia Conhecer Metodologia Aprofundar o Conhecimento Definir a Primeira versão do Planejamento Reconhecer o Sujeito, definir o teor certo, aprender Perseguir meu Sonho Grande Agendar e comparecer Questionar palestrante, buscar Bibliografia Seguir/ adaptar a Metodologia Sugerida Meditar sobre o plano, compartilhá- Lo, refazê-lo P 5. PLANO DE AÇÃO

22 Aja! “Não arriscar nada é arriscar tudo”. Cesare Cantú “Se você não tentar você já errou”. Anônimo D

23 C • Mensalmente acompanhe seu Plano de Ação. • Avalie quantitativamente mais qualitativamente. • Use fatos e dados, mas dê margem à intuição. • Avalie o ganho no todo, não apenas o seu. 6. IMPLEMENTAÇÃO!

24 A Atue! • Comemore as conquistas! • Entenda o que não ocorreu como planejado: Fonte: Maslow, 1954

25 • Os sortudos sempre aumentam as oportunidades de ter sucesso • Acreditam em sua intuição e agem • São confiantes e resilientes • Procuram enxergar o lado positivo diante de um infortúnio • Você é a causa e não o efeito da sua vida • Competência do sortudo: Formação técnica, habilidades de comunicação, atitudes como proatividade, paixão e compartilhamento. Sorte é uma habilidade!

26 • Se você acredita em alguma coisa, fará de tudo para que isto aconteça! • Crença é uma profecia realizadora! Crença não é verdade, é pensamento! •“São nossas decisões e não nossas condições de vida que determinam o nosso destino.” Antonny Hobbins •Ouse fazer e o poder lhe será dado. Você é capaz e você merece. Tenha em mente!

27 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PESSOAL !

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31 Econômico & Financeira Profissional Lazer Intelectual Emocional Relacionamentos (Familiar, intimo, social) Física Espiritual

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75 “A melhor forma de prever o futuro, é criá-lo”. Peter Drucker Para refletir

76 KEEP IT SIMPLE AND SMART! KISS

77 Luana Tavares

78 Bibliografia Falconi, Vicente – Controle Total da Qualidade, 2000 Ghemawat, Pankaj – A Estratégia e o Cenário de Negócios, 2000 Mancilha, Jairo – Apostila de Programação Neurolingüística, 2001 Robbins, Anthony – Poder sem Limites, 2002 Rovira, Alex – A Boa Sorte, 2004 Wiseman, Richard – O Fator Sorte, 2004 MBA Empresarial – Sandra Betti Bibliografia


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