A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

OUVIDORIA GERAL DA Petrobras. PERFIL DA PETROBRAS Gerência de Transparência e Integridade Sociedade anônima de capital aberto Acionista majoritário: União.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "OUVIDORIA GERAL DA Petrobras. PERFIL DA PETROBRAS Gerência de Transparência e Integridade Sociedade anônima de capital aberto Acionista majoritário: União."— Transcrição da apresentação:

1 OUVIDORIA GERAL DA Petrobras

2 PERFIL DA PETROBRAS Gerência de Transparência e Integridade Sociedade anônima de capital aberto Acionista majoritário: União Empresa de energia que atua nos seguintes setores: Exploração e produção > 135 plataformas Refino > 15 refinarias Comercialização, transporte e distribuição de derivados > km de dutos, 237 navios (60 ´próprios) e postos de serviços Fertilizantes > 3 fábricas Energia elétrica > 17 usinas termelétricas Biocombustível > 7 usinas Outras fontes renováveis de energia > 4 usinas eólicas

3 PERFIL DA PETROBRAS Gerência de Transparência e Integridade 7ª maior empresa de energia do mundo empregados acionistas Líder do setor petrolífero brasileiro, expandindo suas operações para estar entre as cinco maiores empresas integradas de energia no mundo até Está presente em 25 países.

4 Produtos PETROBRAS Gerência de Transparência e Integridade Para o consumidor direto > via subsidiárias ou empresas do grupo, tais como Petrobras Distribuidora e Liquigas, que comercializam produtos Petrobras Gasolina Óleo Diesel Etanol Gás natural veicular Arla 32 Gás Liquefeito de Petróleo Lubrificantes > produzidos, comercializados e distribuídos pela Petrobras Distribuidora Demandas de consumidores são direcionadas à Ouvidoria da Petrobras Distribuidora ou da Liquigas

5 Produtos PETROBRAS Gerência de Transparência e Integridade Para empresas > geralmente via Petrobras Gás natural Coque verde Gasolina Etanol Energia elétrica Combustível de aviação Graxas Ureia Amonia Diesel Entre outros A Petrobras opera num mercado regulado pela Agência Nacional do Petróleo – ANP

6 Clientes Comunidades Consumidores Investidores Imprensa Organizações da Sociedade civil Poder Público Público Interno Fornecedores Cidadãos Públicos de Interesse

7 Quando os Demandantes vão à Ouvidoria?  Vítima de discriminação na companhia  Ciente de infração aos princípios éticos do sistema Petrobras  Ciente de alguma irregularidade, infração à legislação ou a norma interna da Petrobras  Ciente de ato de corrupção ou de fraude contábil, financeira ou de auditoria na Petrobras  Se os canais de atendimento não correspondem ao esperado  Para pedir informação no âmbito da Lei de Acesso à Informação

8 Principais demandas Denúncias de empregados de empresas terceirizadas sobre o não cumprimento de legislação trabalhista Denúncias de empregados de empresas subcontratadas sobre o não cumprimento de obrigação trabalhista Denúncias sobre questões ligadas à relação com o trabalho e diversidade Reclamações de fornecedores Reclamações de cidadãos sobre a atuação da Petrobras

9 O desenvolvimento do trabalho A Ouvidoria Geral desenvolve seu trabalho: Sendo acessível a todos os seus públicos de interesse Conduzindo as demandas às áreas pertinentes para avaliação e resposta Monitorando o prazo de resposta Avaliando a resposta Divulgando ao demandante a resposta da gestão

10 Acessibilidade POLÍTICAS Confidencialidade Independência Isenção

11 URNAS EDISE EDICIN EDIVIT REGAP RLAM RPBC UO-BC RNEST OUVIDORIAS LOCAIS REGAPREMAN REVAPLUBNOR RECAPUO-BC REPLANUO-SEAL RPBCUO-ES REDUCFAFEN-SE RNESTUO-BS REPAR/SIXUO-RNCE-RPCC RLAMREFAP EDISP Acessibilidade

12 Confidencialidade e sigilo Utilização de sistema seguro, com privilégios de acesso Não revelação do nome do demandante, exceto: Com autorização expressa Em casos que a solução dependa dessa informação

13 Independência Escuta imparcial de todas as partes envolvidas, possibilitando um processo consistente de mediação Isenção Vínculo ao Conselho de Administração Mandato do Ouvidor de 2 anos Acesso aos diversos níveis hierárquicos da empresa

14 Estratégia Corporativa Desempenho Empresarial Gab do Presidente Secretaria Geral da Petrobras Conselho de Administração Diretoria Executiva Presidente Corporativa e de Serviços Engenharia, Tecnologia e Materiais Internacional Abastecimento Exploração e Produção Gás e EnergiaFinanceira Ouvidoria GeralAuditoria Interna Novos Negócios Jurídico Comunicação Institucional ORGANOGRAMA DA Petrobras

15 Coordenação de Denúncias Coordenação Secr. Exec. Com. Ética ORGANOGRAMA DA Ouvidoria Geral Conselho de Administração Ouvidoria Geral Assistente Gerência de Tratamento de Demandas Gerência de Planejamento e Gestão Gerência de Transparência e Integridade Coordenação Regional Sudeste Coordenação Norte e Nordeste Coordenação São Paulo, Sul e Centro-Oeste Coordenação de Distribuição de demandas Coordenação de Transparência Ativa Coordenação SIC Coordenação de Articulação e Recursos

16 Números Gerais em 2013 – 1º semestre Denúncia Reclamação Pedido 388 Elogio 29 Sugestão 101 Total 3.997

17 RESULTADOS DA AÇÃO Da Ouvidoria Geral Aperfeiçoamento de processos e da Gestão Transparência Soluções pontuais Soluções coletivas Possibilidades de soluções extrajudiciais

18 RELATÓRIOS E Diagnósticos Relatórios semestrais para a Diretoria Executiva e Conselho de Administração Relatórios trimestrais de pendências para cada Diretoria e Área Estratégica Relatórios trimestrais para Comitê de Auditoria Relatório periódico sobre LAI e o Programa Anticorrupção Balanço Anual

19 O QUE A OUVIDORIA Não Faz Não substitui os canais de atendimento da empresa responsáveis pela primeira orientação. Não trata manifestação sobre questão pessoal sem relação com a Petrobras ou formulada por terceiros. Não realiza investigação (mas encaminha denúncias para apuração).

20 O QUE A OUVIDORIA Não Faz Não decide pela área para a solução da demanda. Não modifica norma interna (mas contribui para sua melhoria). Não trata de demanda que esteja na esfera judicial (exceto na possibilidade de mediação de acordo).

21 Obrigada! Flavia Medina Vilhena (21)


Carregar ppt "OUVIDORIA GERAL DA Petrobras. PERFIL DA PETROBRAS Gerência de Transparência e Integridade Sociedade anônima de capital aberto Acionista majoritário: União."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google