A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

HISTÓRICO DA GINASTICA UNIC – Faculdade de Educação Física Disciplina: Metodologia do Ensino da Ginástica Docente: Tânia Aparecida de Oliveira Fontes.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "HISTÓRICO DA GINASTICA UNIC – Faculdade de Educação Física Disciplina: Metodologia do Ensino da Ginástica Docente: Tânia Aparecida de Oliveira Fontes."— Transcrição da apresentação:

1 HISTÓRICO DA GINASTICA UNIC – Faculdade de Educação Física Disciplina: Metodologia do Ensino da Ginástica Docente: Tânia Aparecida de Oliveira Fontes

2 GINÁSTICA Segundo o Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa,Ginástica vem do GREGO (Gimnastiké ) e significa: Arte ou ato de exercitar o corpo para fortificá-lo e dar-lhe agilidade. Segundo o Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa,Ginástica vem do GREGO (Gimnastiké ) e significa: Arte ou ato de exercitar o corpo para fortificá-lo e dar-lhe agilidade.

3 A prática do exercício físico vem da pré- história. Neste período a atividade física tinha papel relevante para sua sobrevivência, expressa principalmente na necessidade vital de atacar e defender-se.

4 Na Grécia nasceu o ideal de beleza humana, onde a prática do exercício físico era altamente valorizada como educação corporal em Atenas e como preparação para a guerra em Esparta. Na Grécia nasceu o ideal de beleza humana, onde a prática do exercício físico era altamente valorizada como educação corporal em Atenas e como preparação para a guerra em Esparta.

5 O fato de ser a Grécia o berço dos Jogos Olímpicos, disputados 293 vezes durante quase 12 séculos (776 a.C. – 393 d.C). Demonstra a importância da Atividade Física nesta época. Física nesta época.

6 No principio, diversas práticas corporais foram denominadas GINÁSTICA: Ex: Saltos, Corridas,Esgrimas,Jogos, Acrobacias, Equitação, Natação, Exercícios de preparação para a guerra...

7 A evolução histórica As bases do ensino e da Educação Física foram desenvolvidas na Europa a partir da REVOLUÇÃO FRANCESA (1789 – Séc. XVII) As bases do ensino e da Educação Física foram desenvolvidas na Europa a partir da REVOLUÇÃO FRANCESA (1789 – Séc. XVII)

8 Que promoveu:  Conquista do acesso a Escola pelas demais camadas sociais;  A influencia do Sistema Educacional Europeu pelo mundo;

9 Movimento Ginástico Europeu  Métodos formulados com os princípios da cultura GREGA que enaltecia saúde, a força e a beleza;  Ocorreu ao longo do século XIX;  Desenvolvimento dos conteúdos de Educação Física;

10 Este movimento foi composto pela Alemanha, Dinamarca, Suécia, França e juntamente com o esporte da Inglaterra, formaram as bases da Ed. Física que ainda vigoram no mundo. Este movimento foi composto pela Alemanha, Dinamarca, Suécia, França e juntamente com o esporte da Inglaterra, formaram as bases da Ed. Física que ainda vigoram no mundo.

11 CORRENTE MILITARISTA Por ser um período de guerras e revoluções pela conquista de terras a formação física e moral foi voltada para o fim nacionalista de lutar pela pátria, o que gerou a maior corrente do Movimento Ginástico Europeu, a MILITARISTA.

12 Que concebia formar indivíduos FORTES, SAUDÁVEIS e de CARATER, para servir a nação.

13 Por este motivo a Ginástica ganhou força no aspecto UTILITÁRIO Por este motivo a Ginástica ganhou força no aspecto UTILITÁRIO  = UTIL AO INDIVIDUO  = UTIL PARA A PÁTRIA  = UTIL PARA O TRABALHO Ex: aprender a nadar.

14 TENDENCIA NATURALISTA OU MÉTODO NATURAL  A pessoa em si passa a ser o foco e não mais a nação;  Benefícios da Ginástica revertidos para o praticante;  Ginástica = lazer, liberdade, prazer. Ex: Jogos.

15 Ginástica X Ciência  A ciência impregnou o Século XIX e a Ginástica incorporou algumas de suas características:  Pesquisa;  Medição;  Classificação;

16  Comparação a partir da descoberta de Leis;  Com caráter ordenativo, disciplinador e metódico;  Necessidade do conhecimento preciso por se justificar também na saúde;

17 Os estudos que estruturaram a Ginástica desenvolveram áreas médicas como:  a ANATOMIA e a FISIOLOGIA;  Fundamentou a ciência da Mecânica do Movimento;

18 As pesquisas levaram a invenção de aparelhos e máquinas com a finalidade de: aumentar a força, de utilidade e corretivos (corrigir a postura) e aparelhos ortopédicos.

19 A Cultura Corporal Popular No mesmo período da explosão da Ciência, existia uma outra face do movimento cultural, as atividades manifestadas em circos e feiras; No mesmo período da explosão da Ciência, existia uma outra face do movimento cultural, as atividades manifestadas em circos e feiras;

20  Os artistas populares = malabaristas, saltimbancos,bailarinas, contorcionistas, palhaços, anões e gigantes;  Os movimentos expressavam liberdade de um corpo ágil e alegre que desejavam divertir o povo;  Não serviam ao TRABALHO ou a GUERRA, não se enquadravam no comprometimento utilitário.

21 Fugindo ao espírito cientifico da época, despertaram a atenção e o medo dos médicos, higienistas e filantropos que cuidavam do corpo, porque eles exerciam fascínio em todas as camadas populares e poderiam interferir (dominar) a idéia de disciplina e ordem moldadas pela concepção cientifica. Fugindo ao espírito cientifico da época, despertaram a atenção e o medo dos médicos, higienistas e filantropos que cuidavam do corpo, porque eles exerciam fascínio em todas as camadas populares e poderiam interferir (dominar) a idéia de disciplina e ordem moldadas pela concepção cientifica.

22

23 Estes artistas se opunham-se aos novos MODELOS de corpo acabado, perfeito, fechado, limpo e isolado que a ciência construira, de vida fixa e disciplinada que a nova ordem exigia. Estes artistas se opunham-se aos novos MODELOS de corpo acabado, perfeito, fechado, limpo e isolado que a ciência construira, de vida fixa e disciplinada que a nova ordem exigia.

24 Os artistas manifestavam a liberdade e mostravam o que deveria ficar oculto. Sendo assim a CULTURA CORPORAL POPULAR, com o movimento imprevisível e ousado dos artistas, foi REINVENTADA com a identidade da GINÁSTICA CIENTIFICA.

25  Ginástica Cientifica = ordem estabelecida, ações previstas e utilidade na vida cotidiana;  Somado a isso foram exigidos da sociedade: fixidez, limpeza, prudência, segurança, produtividade. Para que pudesse ser implantada em Ginásios e escolas.  O mesmo aconteceu com os aparelhos utilizados no circo, como barras e trapézios.

26 Ginástica Popular = encontrada Nos circos, praças e feiras. Retiram suas características : universais, espontâneas, ambigüidades do grotesco Criaram a Ginástica da Ciência e da técnica

27 FIG Federação Internacional de Ginástica Federação Internacional de Ginástica É a organização mais antiga e com maior abrangência internacional na área de Ginástica, é portanto, o órgão que possui maior poder e influência na Ginástica mundial. É a organização mais antiga e com maior abrangência internacional na área de Ginástica, é portanto, o órgão que possui maior poder e influência na Ginástica mundial. Ela tem como objetivo orientar, regulamentar, controlar, difundir e promover eventos na área de Ginástica. Ela tem como objetivo orientar, regulamentar, controlar, difundir e promover eventos na área de Ginástica.

28 FONTES: BREGOLATO, Roseli Aparecida. Cultura corporal da Ginástica: livro do professor e do aluno. São Paulo, SP. Ícone, Cultura corporal da Ginástica: livro do professor e do aluno. São Paulo, SP. Ícone, Site:


Carregar ppt "HISTÓRICO DA GINASTICA UNIC – Faculdade de Educação Física Disciplina: Metodologia do Ensino da Ginástica Docente: Tânia Aparecida de Oliveira Fontes."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google