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A organização de projetos de trabalho e sequências didáticas: Diferenças Metodológicas. JANINE CECÍLIA GONÇALVES PEIXOTO PROFESSORA REDE MUNICIPAL DE UBERLÂNDIA.

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1 A organização de projetos de trabalho e sequências didáticas: Diferenças Metodológicas. JANINE CECÍLIA GONÇALVES PEIXOTO PROFESSORA REDE MUNICIPAL DE UBERLÂNDIA TUTORA EM EAD- CURSO AEE PARA ALUNOS SURDOS(UFU) ESPECIALISTA EM A.E.E (UNIANDRADE)E ESPECIALISTA EM DOCÊNCIA PARA DIVERSIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA(UFU)

2 O QUE SABEMOS SOBRE? Sequências didáticasProjetos de trabalho Tanto a sequencia didática quanto os projetos de trabalho são procedimentos didáticos, estratégias de ensino para avançar a aprendizagem..... PORTANTO

3 QUANDO O PROFESSOR REFLETE SOBRE SUA PRÁTICA, ELE ORGANIZA O TRABALHO DIDÁTICO, LEMBRANDO : • dos objetivos que deseja alcançar; • do seu fazer pedagógico; que reflete em suas escolhas e ações. • de atividades a serem desenvolvidas, de forma a articulá-las, consciente com o que se pretende desenvolver;

4 AO ORGANIZAR O TRABALHO PEDAGÓGICO O PROFESSOR TAMBÉM PENSA: • Materiais didáticos disponíveis • Continuidade da rotina escolar e as atividades permanentes, lúdicas, interativas entre outras... • A flexibilidade: ser flexível com o conteúdo, ou com a aula contribui para aproveitar oportunidades de aprendizado significativo.

5 Estratégias metodológicas SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS e PROJETOS DE TRABALHO

6 Propostas de organização: SEQUÊNCIA DIDÁTICA: • Atividades ligadas entre si; • Planejadas para ensinar um conteúdo; ou uma sequência de conteúdos comuns • Tem como característica seguir etapa por etapa; • Envolvem atividades rotineiras, de descobertas e também avaliativas; • Prioridade é atingir os objetivos da aprendizagem para aquele ano/série; • Considerada como um procedimento de ensino; • Pode ser ministrada de forma interdisciplinar ou não; PROJETOS DE TRABALHO 1) Tem uma Intencionalidade; 2) Busca uma Problematização; 3) Provoca Ações; 4) Proporciona Experiências; 5) Desafia: Propõe Pesquisas. 6) Confeccionam ou apresentam um produto.

7 Exemplo de sequências dídáticas: Necessidade da turma: Referência 1º ano Ensino Fundamental Meus alunos estão, pré-silábicos na leitura e na escrita, vou organizar uma sequência didática para que eles avancem significativamente!

8 •Escolher uma música, explorar a oralidade, cantar com os alunos. •Escolher palavras dessa música e escrever no quadro. •Chamar a atenção para as vogais e consoantes, •Escrever palavras (a partir das escolhidas) apenas com as vogais - o que ou quais descobrimos? •Escrever palavras sem as vogais - provocar a leitura. •Explorar o som das letras e das sílabas que compõe cada palavra. •Escrever essas palavras em fichas e recortar os pedaços para montar coletivamente - pequenos grupos. •A partir desse trabalho, solicitar que as crianças explorem as sílabas, juntando outras sílabas e formando novas palavras, podem ser conhecidas ou inventadas. (explorando a criatividade) •Pensar sobre as palavras que surgiram e no grande grupo questionar: existe, não existe? O que significa? •Registrar essas atividades no caderno em forma de atividades previamente digitadas ou por meio da cópia das palavras ou representando em forma de desenho ou escrita espontânea; •Ditados de figuras com as palavras escolhidas facilitam avaliar o que foi trabalhado com as crianças;

9 Exemplo de situações provocadoras: Necessidade da turma: Referência 1º ano Ensino Fundamental Meus alunos estão, pré-silábicos na leitura e na escrita, vou provocar uma situação para chamar a atenção e desenvolver um projeto didático!

10 •Escrever uma música, em um grande cartaz: QUESTIONAR, PROVOCAR, PERGUNTAR O QUE ESTÁ ESCRITO AQUI? •Indicar possibilidades: é um texto, uma história, uma música, são só palavras? O que significa? •Quem está curioso para descobrir? •EXPLORAR A CAPACIDADE DA CRIANÇA EM PENSAR E REFLETIR

11 •O QUE PRECISAMOS FAZER PARA DESCOBRIR? •COMO VAMOS FAZER ISSO? •O QUE VAMOS FAZER COM O QUE APRENDERMOS AQUI? Os projetos de trabalho iniciam-se em sua maioria na oralidade, por isso é importante o registro do professor como escriba, principalmente nas séries iniciais: SEGUNDO NOGUEIRA(2001): “São ferramentas que possibilitam uma melhor forma de trabalhar velhos conteúdos de maneira mais atraente e interessante, e ainda focada no aluno, percebendo sua individualidade, as diferentes formas de aprender, os diferentes níveis de interesse, assim como as dificuldades e potencialidades de cada um”. (NOGUEIRA, 2001, p. 80)

12 ESSES QUESTIONAMENTOS PROVOCAM A: • participação dos alunos em todo o desenvolvimento das ações. • estimula cooperação, a autonomia, a iniciativa, a descoberta.... o pensar, consequentemente o aprender. Após isso realizado pode-se trabalhar uma sequência didática organizada para atingir os objetivos iniciais. POR EXEMPLO:

13 •Ex: SE A MÚSICA ESCOLHIDA FOR: SOPA - PALAVRA CANTADA Quem conhece? Alguém já ouviu? Podemos acompanhar? Opções para o trabalho interdisciplinar no desenvolvimento do projeto: 1.Alimentos, preparo e receitas 2.Nascimento, o que o bebê come quando nasce, e depois que cresce, história de vida da criança, nascimento até hoje. 3.Um nome para o neném.... Cada um tem um nome e uma história 4.Quantidade de legumes e verduras indicados na música 5.Quantidade de palavras que representam coisas ou animais e não são comestíveis, etc..... •Juntamente com várias outras atividades de outras disciplinas que podem ser envolvidas mediante o tema escolhido.

14 • Sequência didática Um ditado, por exemplo, fornece subsídios para avaliação se os objetivos foram alcançados. • Projeto didático: 1. Utilizar as palavras que descobriram para organizar um próprio texto, sendo de forma coletiva ou em pequenos grupos ou até individualmente. 2. O preparo de uma sopa na própria escola, 3.Uma apresentação cultural para a escola, ou outras turmas convidadas, etc A AVALIAÇÃO DE CADA PROCEDIMENTO DE ENSINO

15 VALENTE (2000) ACRESCENTA: “(...) no desenvolvimento do projeto o professor pode trabalhar com [os alunos] diferentes tipos de conhecimentos que estão imbricados e representados em termos de três construções: procedimentos e estratégias de resolução de problemas, conceitos disciplinares e estratégias e conceitos sobre aprender” (p. 4). O TRABALHO VIVENCIADO, TORNA A PRODUÇÃO AUTÊNTICA E O APRENDIZADO MAIS INTERESSANTE ALÉM SER COMPARTILHADO COM OS DEMAIS NA ESCOLA.

16 Organizando um projeto didático • Os projetos de trabalho precisam de um início, meio e fim. • Seguem uma organização metodológica. • Dependem de um registro estruturado.

17 Tópicos de um projeto didático • Título do projeto: Professor organiza o nome deste projeto para divulgação com a turma, pais e colegas de trabalho. • Área do conhecimento: Linguagens - que abarca alfabetização e letramento ou - Ciências Humanas - que abarca geografia e história, raciocínio – que envolve a matemática e geometria. • Trabalho interdisciplinar: quais os componentes curriculares irão ser explorados com o projeto.

18 Temas transversais: outros temas que podem ser trabalhados. Temas: considerando o universo infantil e de acordo com a realidade da turma. Tempo estimado: quando iniciar e quando terminar Produto: um texto, uma receita, um recital, uma paródia, etc......

19 Conhecimentos/habilidades: que os conhecimentos e/ou habilidades desejo alcançar com meus alunos. Etapas: descrição de cada etapa minuciosamente para orientação do professor e do próprio aluno. Materiais necessários: relacionar tudo que é necessário para o seu desenvolvimento, como: CD, revistas, jornais, livros, etc..... Avaliação: pode ser diagnóstica, usando como referência as atividades exploradas no projeto, e verificação da aprendizagem.

20 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto nacional pela alfabetização na idade certa: planejando a alfabetização: integrando diferentes áreas do conhecimento: projetos didáticos e sequências didáticas: ano 1, unidade 06. Brasília: MEC, SEB, BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto nacional pela alfabetização na idade certa: planejando a alfabetização e dialogando com diferentes áreas do conhecimento: ano 2, unidade 06. Brasília: MEC, SEB, FONSECA, Selva Guimarães (Org.). Ensino Fundamental: conteúdos, metodologias práticas. Campinas SP: Editora Alínea, HERNÁNDEZ, F. Transgressão e mudança na educação: os projetos de trabalho. Porto Alegre: ArtMed, MONTEIRO, Sara Mourão[et.al]. A criança de 6 anos a linguagem e o ensino fundamental de nove anos: orientações para o trabalho com a linguagem em turmas de 6 anos de idade. Belo Horizonte: UFMG/FaE/CEALE,2009. MEC – Secretaria de Educação Básica –Brasília,2009. NOGUEIRA Nilbo Ribeiro, Pedagogia de projetos: uma jornada interdisciplinar rumo ao desenvolvimento das múltiplas inteligências, São Paulo: Érica,2001. Valente (org.) O computador na Sociedade do Conhecimento. Campinas, SP: UNICAMP-NIED, SOARES, Magda Becker. A reinvenção da alfabetização. Presença Pedagógica. Belo Horizonte: Dimensão. v. 9. n. 52 jul./ago. p , 2003.

21 Trabalho em grupo: 1)Elaborar uma sequência didática - 30 MIN 2) Apresentar ao grupo as possibilidades elencadas. – 30 MIN Tarefa de casa Pense em uma situação em sua sala de aula que merece uma atenção especial, pode ser enquanto aprendizagem ou não. Tente elaborar um projeto para sua turma. E como tarefa: Escreva um texto explorando suas dúvidas, reflexões ao elaborar ou executar as ações deste projeto. Declare suas expectativas e se elas foram alcançadas ou não. Fale sobre o que considerou mais difícil e o que pensou que pudesse dar errado e deu certo. Não tenha medo !!!! Somos uma equipe!!!!! PRAZO E ENTREGA: 20/04/2014

22 Obrigada!


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