A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Administração Bases Históricas. O estudo da Administração é o desdobramento da própria história do homem, das transformações econômicas, sociais e políticas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Administração Bases Históricas. O estudo da Administração é o desdobramento da própria história do homem, das transformações econômicas, sociais e políticas."— Transcrição da apresentação:

1 Administração Bases Históricas

2 O estudo da Administração é o desdobramento da própria história do homem, das transformações econômicas, sociais e políticas.

3 O fenômeno da industrialização é, historicamente, relativamente recente.

4 • Antes da industrialização as organizações humanas eram fundamentalmente a família, a tribo, a igreja, o exército e estado

5 Administração pré-industrial Desde o princípio o homem sentiu necessidade de organizar-se para as campanhas militares, para os problemas familiares, para a administração governamental e para a operação de sua religião, decorrendo daí as primeiras noções de organização.

6 Administração pré-industrial Orientando-nos pela evolução da história, podemos situar acontecimentos que permitiram a evolução das antigas civilizações com base em princípios administrativos. Que são até hoje defendidos e utilizados pôr grandes teóricos da administração.

7 A construção das pirâmides Egípcios - Princípios de administração nos projetos arquitetônicos e de engenharia e construção das pirâmides.

8 Babilônia Elaboração do código de Hamurábi. As leis apresentam punições para o não cumprimento das regras estabelecidas em várias áreas como, por exemplo, relações familiares, comércio, construção civil, agricultura, pecuária, etc

9 Aristóteles Publicação da obra Metafísica Examina o que pode ser afirmado sobre qualquer coisa que existe por causa de sua existência e não por causa de alguma qualidade especial que se tenha. (384 a.C.)

10 Hebreus Princípios de organização para o êxodo de Moisés.

11 Roma Instituição do sistema semi-industrial de produção.

12 China Publicação da constituição CHOW. Na China de 500 a.C, a necessidade de adotar um sistema organizado de governo para o império. A Constituição de Chow oito regulamentos e as regras de Administração Pública de Confúcio Tentativa chinesa de definir regras e princípios de administração.

13 Igreja Católica Romana Princípio de hierarquia A Igreja Católica Romana pode ser considerada a organização formal mais eficiente da civilização ocidental

14 Grécia Vários estágios de evolução da administração. A política, o estado, a democracia e etc.

15 Influências da Administração na Idade Média Hierarquia de nobres Ampliação de mercados e avanços tecnológicos Comércio de mercadorias Relações de trabalho hierárquicas e hereditárias, previstas em leis Desenvolvimento das navegações e ampliação territorial

16 Administração na Idade Moderna Convulsões sociais de repercussões continentais Grandes invenções Revolução Industrial Domínio da burguesia Surgimento do proletariado e o “chão de fábrica” Instituição formal do nível intermediário do poder Diminuição sensível do trabalho escravo 1799

17 FREDERICK TAYLOR ( ) HENRI FAYOL ( ) Aumento do contingente de trabalhadores na indústria a escala de operações fabris exigiram o desenvolvimento de métodos totalmente novos na administração.

18 Taylor transformou a administração da eficiência do trabalho em um corpo de conhecimentos com vida própria. Fayol considou a empresa como um sistema racional de regras e de autoridade. Justificava sua existência à medida que atendia ao objetivo primário de fornecer valor, na forma de bens e serviços, a seus consumidores.

19 O Que é Administrar? "Dirigir recursos humanos, financeiros e materiais, reunidos em unidades organizadas, dinâmicas e capazes de alcançar os objetivos da organização. E ainda proporcionar satisfação àqueles que obtêm o produto / serviço e àqueles que executam o trabalho".

20 Objetivos Numa organização empresarial, três objetivos principais procuram ser alcançados: • a satisfação do consumidor com o produto/serviço produzido pela empresa; • o lucro obtido na comercialização da produção ou com o serviço • a remuneração para todos que executaram o trabalho (funcionários, empregados).


Carregar ppt "Administração Bases Históricas. O estudo da Administração é o desdobramento da própria história do homem, das transformações econômicas, sociais e políticas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google