A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Lucas Bilche Gomide (UFGD) Thiago de Almeida (UNESP/ UFGD)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Lucas Bilche Gomide (UFGD) Thiago de Almeida (UNESP/ UFGD)"— Transcrição da apresentação:

1 ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DA ROTINA COMO UM DOS FATORES ASSOCIADOS À VIDA DE CASADO
Lucas Bilche Gomide (UFGD) Thiago de Almeida (UNESP/ UFGD) Maria Luiza Lourenço (USP)

2 Introdução O terapeuta comportamental tem acesso aos assuntos amorosos em grande parte quando estão insatisfatórios; Quando ambos os parceiros estão inseridos em contingências aversivas; Quando reforços contingentes ao casamento não são mais tão significativos

3

4 Enamoramento O indivíduo se vê em uma nova relação com o seu ambiente que lhe dá acesso a consequências como: Reforço Primário (sexo); Reforços Arbitrários (auxílio do parceiro); Reforços Generalizados (aprovação social).

5 O novo ambiente As pessoas se encaram com uma nova família;
A necessidade de se engajar em comportamentos que não digam respeito a si; Comportamentos altruístas e empáticos

6 Rotina x Monotonia Rotina → (Etimologicamente do francês route): familiaridade, conquista de intimidade. Monotonia → (Etimologicamente do grego Monos + Tonus = uma força): monotonia designa o hábito de fazer uma sequência de usos ou atos que se faz cotidianamente de forma mecânica Ao contrário do que muitas pessoas podem imaginar nem toda a rotina é prejudicial.

7 Questionamentos A rotina tem funcionalidade?
Seria possível nos imaginarmos sem a rotina? Seria possível nos imaginarmos sem a monotonia?

8 O início da Rotina A descoberta de imperfeições com o seres amados;
A descoberta de um estilo de vida, costumes e hábitos diferentes daqueles já experienciados; Um mergulho profundo em novos pensamentos, convicções e sentimentos.

9 A rotina Estímulos neutros ou reforçadores passam se tornam aversivos;
O casal costuma então a consequenciar de forma aversiva ou a não consequenciar; A aparição de conflitos e cobranças;

10 O desdobramento O casal se questiona o quanto aquilo interfere na relação; A intimidade, a preocupação com o outro e o aumento de laços diminui contingências novas e curiosas antes presentes na relação; O casal age automaticamente um com o outro, deixando de lado o auto-controle e reflexões sobre os estímulos que controlam o ambiente.

11 Relação Ideal A tendência é dizer que a relação saudável é aquela que cada componente tem sua própria identidade e deseja fazer o bem a pessoa amada, sem esperar uma recompensa (o que não significa não ser consequenciado); As relações tem uma forte carga histórica; Não fazer projeções.

12 O que se cobra? A busca do parceiro em se engajar e valorizar os reforços; A busca do parceiro em caracterizar e dar importância ao mínimo estimulo que proporciona uma saída da rotina; A busca por oportunidades que sirvam de Sd para novas atividades;

13 Conclusões Mesmo inseridos em uma rotina o casal precisa de uma boa comunicação; A cultura que cada um carrega consigo sobre o casamento (controladoras das contingências); A rotina é uma forte aliada a resolução de problemas do casal, tendo em vista a estabilidade e a segurança vista no outro; Rotina reforça o comprometimento, vinculo do casal e pode ter uma funcionalidade significativa nas contingencia interrrelacionadas do casais.

14 Referências Almeida, T., Rodrigues, K. R. B. & Silva, A. A. (2008). O ciúme romântico e os relacionamentos amorosos heterossexuais contemporâneos. Estudos de Psicologia, 13(1), Almeida, T. (2007). Infidelidade heterossexual e relacionamentos amorosos contemporâneos. Pensando Famílias, 11, Almeida, T. & Mayor, A. S. (2006). O amar, o amor: uma perspectiva contemporâneo-ocidental da dinâmica do amor para os relacionamentos amorosos. In Roosevelt R. Starling & K. A. Carvalho. (Orgs.). Ciência do Comportamento: conhecer e avançar. (5, pp ). Santo André: Esetec Editores Associados. Almeida, T. (2003). O perfil da escolha de objeto amoroso para o adolescente: possíveis razões. Trabalho de conclusão de curso não publicado. São Carlos: UFSCar. Almeida, T. (2004, jan/dez). A gênese e a escolha no amor romântico: alguns princípios regentes. Revista de psicologia, 22 (1/2), 9-13.

15 Referências Bader, M. J. (2002). Arousal: The secret Logic of sexual Fantasies. Nova York: St. Martins. Epstein, M. (2005). Open to desire: Embracing a lust for life. Nova York: Gotham. Féres-Carneiro, T. (1998). Casamento contemporâneo: o difícil convívio da individualidade com a conjugalidade. Psicologia: Reflexão e Crítica,  11 (2). Ferreira, A. B. H. (1986). Novo dicionário da língua portuguesa. (2.ed.rev.aum.). Rio de Janeiro. Morris, D. (1997). Intimate Behavior: A Zoologist Classic Study of Human Intimacy. Nova Iorque: Kodansha Globe. Perel, E. (2007). Sexo no cativeiro. Rio de Janeiro: Objetiva. Pontes, A. C. F. (2007). Relacionamento amoroso: rotina, intimidade e desejo. Monografia Pós-Graduação Lato Sensu em Sexualidade Humana. Rio de Janeiro, Uni IBMR.


Carregar ppt "Lucas Bilche Gomide (UFGD) Thiago de Almeida (UNESP/ UFGD)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google