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Prof. Dr. Daniel D. Abdala AnáliseProjeto • Escopo • Requisitos • Casos de Uso • Operações & Consultas • Diagramas de Seqüência •

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Apresentação em tema: "Prof. Dr. Daniel D. Abdala AnáliseProjeto • Escopo • Requisitos • Casos de Uso • Operações & Consultas • Diagramas de Seqüência •"— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Dr. Daniel D. Abdala

2 AnáliseProjeto • Escopo • Requisitos • Casos de Uso • Operações & Consultas • Diagramas de Seqüência • Modelagem Conceitual • Contratos • Arquitetura do Software • Diagramas de Classe • Diagramas de Colaboração • Máquina de Estados • Diagrama de Atividades • Diagramas de Componentes • Padrões de Projeto • Testes Automatizados • Testes de Usabilidade • Diagramas de Entrega Entendimento do problema a ser resolvido Planejamento de COMO executar o projeto

3 1. Modelo conceitual, abstração, não contém detalhes de implem. 2. Genérico – pode derivar em vários projetos 3. Três “tipos” de classes 4. Menos formal 5. Mais barato p/ desenv. 6. Pode ser descartado ao longo do ciclo de vida 7. Define a estrutura essencial para modelar o sistema 1. Modelo físico, “planta” da implementação 2. Concreto, específico para uma implement. 3. ‘n’ tipos de classes 4. Mais formal 5. Mais caro p/ desenv. 6. Deve ser mantido ao logo do ciclo de vida 7. Modela o sistema tentando preservar a estrutura da analise

4 Define protótipos de telas, especifica regras de negócio e fluxos de telas para operações Engenheiro de Software Define a arquitetura para geração da aplicação. Arquiteto

5 • Configura o sistema para operar sobre as tecnologias da empresa • Opera em modelos e em código – Traz um diagrama de configuração de arquiteturas; – Padroniza e documenta as tecnologias utilizadas em produção; – Identifica tecnologias de terceiros a serem utilizadas pelo projeto; Os recursos para o arquiteto permitem planejar e automatizar as linhas de produção da empresa de TI.

6

7 Modelo Específico de Plataforma (PSM) Seleciona tecnologias através dos profiles e adiciona ao modelo

8 1. Definir a estrutura ideal de hardware/software 2. Projetar as interfaces para os componentes externos (hardware, software e usuário) 3. Projetar interfaces entre os componentes 4. Decidir entre processamento centralizado ou distribuido 5. Determinar concorrências entre tarefas/objetos

9 6. Determinar estratégias de controle 7. Determinar estratégias de armazenamento de dados, manutenção e alocação de memória. 8. Projetar banco de dados e estruturas de manutenção 9. Projetar mecanismos de inicialização e desligamento do sistema

10 10. Projetar algoritmos e funções de processamento de dados 11. Projetar tratamento de erros 12. Conduzir análise de desempenho 13. Projetar todo software a ser usado nos testes 14. Escrever a documentação • Manual do Usuário • Manual do Programador

11 15. Realizar revisões internas 16. Fazer o projeto detalhado dos componentes definidos na arquitetura do sistema 17. Desenvolver os casos de testes e demais procedimentos de validação 18. Documentar a arquitetura do software na forma de diagramas

12  V. B. Mazzola e J-M. Farines, "Metodologias de Concepcao de Software e de Sistemas"Metodologias de Concepcao de Software e de Sistemas  Raul Sidnei Wazlawick, Análise e Projeto de Sist. de Informação Orient. a Objetos, Ed. Campus (livro + transp.), caps 6 e 7.


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