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Mídia & Comunicação Integrada.

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Apresentação em tema: "Mídia & Comunicação Integrada."— Transcrição da apresentação:

1 Mídia & Comunicação Integrada

2 Promoção

3 Tipos de promoção Existem dois tipos de promoção: Vendas Imagem

4 Promoção de vendas Atividade mercadológica através da qual se oferece ao consumidor um benefício extra e temporário para induzi-lo a adquirir o produto ou serviço

5 Quando usar a promoção de vendas
Para estimular uma resposta rápida Na introdução de produtos que exijam experimentação Para aumentar vendas e giro de estoque Em táticas de curto prazo Para aumentar a participação de mercado Para obter de clientes a indicação de prospects

6 Públicos de promoção de vendas
Internos Equipe de vendas Equipe de atendimento Equipe de suporte Representantes Externos Intermediários Influenciadores Compradores finais

7 Recursos usados em promoção de vendas
Campanhas de incentivo Liqüidação Sampling (amostra) Oferta especial Shrink pack Concurso Campanha “Indique um amigo” Troca direta ( juntou...trocou ) Vale-brinde ( achou...ganhou ) Cuponagem

8 Razões para usar a promoção de vendas
Rapidez na penetração da marca ou produto Gerar experimentação Apelo visual no ponto de venda para aumentar compra por impulso Criar relação de fidelidade com consumidores Conquistar clientes dos concorrentes Vendas a não-usuários

9 Dicas para usar a promoção de vendas
A promoção passa, sua imagem fica Observe antes se é legal Campanhas de incentivo devem durar entre três e seis meses Garanta motivação e treinamento dos promotores Loja cujo lay-out é intocado provoca pouco impulso nos clientes usuais Quanto mais tempo o cliente fica na loja maior é o seu potencial de consumo

10 M erchandising M erchandising

11 Definições Colocação em prática das estratégias
promocionais através do uso de non mídias, como embalagens, displays, cartazes, stoppers No Brasil também tem conotação de inserção de marca ou produto em programas de TV, filmes e outras atividades de alcance público. Essa ação em inglês recebe o nome de tie-in

12 Razões para usar o merchandising
85% das decisões de compra ocorrem dentro do estabelecimento varejista Consumidores são fortemente influenciados pelo material promocional no PDV Permanência média de cada pessoa nos supermercados é de 24,9 minutos, com índice de compra de US$ 1,40 por minuto* Fonte: POPAI

13 Pontos Importantes Durante o processo de compra, o tempo de decisão em frente à gôndola não passa de cinco segundos em média. Levando em consideração que são segundos “em movimento”, devido ao percurso do carrinho. A identificação do produto no mercado não é feita somente por marcas. A embalagem é também um fator discriminatório por sua forma, cor e texto.

14 Sentidos humanos Aprendemos: 1,0% pelo paladar 1,5% pelo tato
3,5% pelo olfato 11 % pela audição 83 % pela visão Fonte: Veronis, Shler & Assoc.

15 “Tudo o que não é bem exposto não é visto.
Se não é visto, não é comprado.” Regina Blessa

16 com apoio de propaganda com display na loja com display e propaganda
Situação do produto apenas o desconto com apoio de propaganda com display na loja com display e propaganda Incremento de venda + 40% +130% +200% +460% Fonte: Nielsen

17 Impacto dos Materiais Cartazes de ofertas de preço ou promoção
materiais em geral cartazes (papelaria em geral) brindes (compre isto e ganhe aquilo) cupons (admitiu usar esse recurso) concursos e sorteios costumam ler encartes/tablóides das lojas c/ ofertas afirmaram planejar as compras com encartes afirmaram aproveitar as ofertas dos encartes 50% 44% 33% 9% 1% 86% 45% 91% Fonte: POPAI Brasil

18 Materiais de PDV Displays Adesivos Balcão para demonstração
Bandeirolas Bandeja para degustação Banner Cartaz de carrinho Faixas de gôndolas Infláveis In store mídia Luminosos Móbile Papel forração Sinalizador de vitrine ou entrada Sinalizador de ilha Stopper e wobbler Take one

19 Dicas para o Planejamento
Descubra qual a imagem visual que seu produto tem no PDV. Pesquise os pontos fortes e francos da embalagem, do material promocional, dos displays e da localização Identifique e atenda às necessidades de seu consumidor Adote um dia da semana para rodar os PDVs e enxergar o que os consumidores enxergam diariamente Exija que sua agência de propaganda tome conhecimento do que acontece com seu produto dentro do PDV

20 O que a promoção não fará
Junto a clientes Gerar fidelidade total Reverter aversão ao produto Suprir necessidades básicas Pela empresa Substituir propaganda Suprimir erros estratégicos Superar problemas de embalagem e qualidade Substituir treinamento da equipe

21 Promoção de imagem Seu principal objetivo é reforçar ou criar um novo conceito para a imagem da empresa ou produto. Não resulta em vendas e nem tem retorno no curto prazo

22 Patrocínio Patrocinar um time, clube, atleta...
Há uma tendência natural do ser humano imitar quem está acima do comum, quem tem fama e prestígio, procurando identificar-se com ele. Vivemos em nos mesmos a fama que essas pessoas têm.

23 Patrocínio Quando planejado coerentemente contribuem para a formação e construção de uma forte personalidade de marca dos produtos / serviços. O patrocínio inteligente agrega valor às marcas.

24 Patrocínio As atividades de patrocínio caracterizam-se como atividades de promoção e, em sua maioria, de promoção institucional.

25 Mas é... Patrocínio Mecenato ou

26 O que as empresas esperam patrocinando?
Satisfação em servir à comunidade Melhora da imagem institucional na comunidade Promoção da cultura Obtenção de benefícios culturais Contribuição à educação em geral Melhora do ambiente organizacional

27 E do mecenato? A proteção dos artistas A proteção do patrimônio cultural e artístico A montagem de acervos A doação de obras de arte As fundações

28 Tipos de patrocínio Cultural Social Esportivo Educacional
Ecológico ou Ambiental

29 Conceitos transmitidos por patrocínios
Cultura Esporte Social Seriedade Energia Responsabilidade Beleza Alegria Compromisso Sofisticação Vigor Maturidade

30 Conceitos transmitidos por patrocínios
Cultura Esporte Social Seriedade Energia Responsabilidade Beleza Alegria Compromisso Sofisticação Vigor Maturidade

31 Conceitos transmitidos por patrocínios
Maturidade Vigor Sofisticação Compromisso Alegria Beleza Responsabilidade Energia Seriedade Social Esporte Cultura

32 Formas de patrocínio Patrocínio exclusivo Co-patrocínio (2 a 6 cotas)
Apoio

33 O que o patrocinador deve avaliar
Adequação do público e do evento à imagem da empresa Relação custo x benefício Qualidade e capacidade dos locais onde eventos serão realizados Capacidade de gerar mídia espontânea Participação de concorrentes e outros patrocinadores Seriedade do promotor do evento Flexibilidade para ações promocionais paralelas

34 Importante O patrocínio será um mero instrumento de promoção se for adotado esporadicamente ou baseado em oportunidade somente.

35 Dica Quanto maior for o número de detalhes apresentados em um projeto, maiores são as chances de encontrar um patrocinador.

36 Um Projeto Um bom projeto se constrói com a:
Avaliação – demandas potenciais de um produto artístico Adaptação – formato do produto adaptado à demanda Ativação – o oferecimento e a venda do projeto Análise – resultados antes/durante/depois

37 Dicas Toda obra é do tamanho da divulgação e todo patrocínio é do tamanho proporcional da obra. Para ter visibilidade é preciso ser noticiado, Para ser noticiado é preciso ser notícia e, Para ser notícia é preciso criar fatos. Ex.: 1975 – Primeiro passeio ciclístico para estimular o uso da bicicleta.

38 Marketing Cultural No Brasil, investir em Marketing cultural como política de comunicação institucional é uma estratégia eficaz de relações públicas. Ex.: CCBB, Instituto Cultural Itaú, Claro Hall Manoel M. Machado Neto

39 Marketing Cultural É um investimento a longo prazo que não resulta em vendas diretas ou consumo específico de produtos. Constitui elementos integrados a uma estratégia de marketing que possibilita o posicionamento de uma marca institucional ou de um produto no imaginário de um ou mais segmentos de público.

40 Marketing Esportivo Critério Banco do Brasil
Não patrocina times, patrocina a seleção para não desagradar clientes Apoio na Paraolimpíada Ninho – Nestlé Passou a ser top of mind após estratégia alinhada ao marketing esportivo

41 E E ventos ventos

42 Evento é um instrumento institucional e promocional, utilizado na comunicação dirigida, com a finalidade de criar conceito e estabelecer a imagem de organizações, produtos, serviços, idéias e pessoas, por meio de um acontecimento previamente planejado. Gilda Fleury Meirelles

43 Classificação de Eventos
Reunião Dialogal Baseada na informação, no questionamento e na discussão – palestra, conferência, seminário, simpósio, convenção, entrevista, entre outros.

44 Classificação de Eventos
Reunião Coloquial Baseada no entretenimento, no lazer, na aproximação entre as pessoas e na confraternização – coquetel, café da manhã, almoço, jantar, brunch, happy hour, entre outros.

45 Classificação de Eventos
Competitivos Concurso, torneio, entre outros.

46 Classificação de Eventos
Expositivos ou Demonstrativos Feira, salão, mostra, exposição, desfile, lançamento de produtos, inauguração, entre outros.

47 Categorias Institucional Promocional ou Mercadológico
Quando visa criar ou firmar o conceito e a imagem da empresa, entidade, governo ou pessoa Promocional ou Mercadológico Quando objetiva a promoção de um produto ou serviço de uma empresa, governo, entidade ou pessoa, com fins mercadológicos.

48 Áreas de Interesse Artística Governamental Científica Empresarial
Cultural Folclórica Educativa Informativa Cívica Política Governamental Empresarial Lazer Social Desportiva Religiosa Turística

49 Planejamento Objetivos Públicos Estratégias
É o que se pretende alcançar com o evento, seja ele institucional ou promocional. Públicos São aqueles que se pretendem atingir com a realização do evento. Estratégias São as ações desenvolvidas e executadas para se alcançar os objetivos propostos e atingir os resultados desejados.

50 Eventos São campos neutros para se apresentar junto ao concorrente
Atingem público selecionado Transferem o prestígio do evento para marca ou produtos expostos Conferem boa oportunidades para lançamentos e Promoções Quem vai está disposto e aberto a contato Locais ideais para desafiantes provocarem indiretamente comparação com o líder do segmento

51 Os 10 mandamentos da Promoção

52 1 Não tentar executar aquilo que os outros componentes do marketing podem fazer melhor

53 Ser a melhor alternativa para atingir os objetivos
2 Ser a melhor alternativa para atingir os objetivos

54 Obter o máximo efeito pelo menor custo
3 Obter o máximo efeito pelo menor custo

55 4 Estar de acordo com os padrões de comportamento daqueles para os quais é destinada e de acordo com a imagem da marca

56 Atrair a atenção e provocar ação de aceitação
5 Atrair a atenção e provocar ação de aceitação

57 Ser simples, clara, fácil de entender
6 Ser simples, clara, fácil de entender

58 Utilizar tanto apelos emocionais quanto racionais
7 Utilizar tanto apelos emocionais quanto racionais

59 Ser única, singular e exclusiva
8 Ser única, singular e exclusiva

60 Ser honesta, evidentemente honesta
9 Ser honesta, evidentemente honesta

61 10 Ser suficientemente desejada por todos de quem seu sucesso dependa, recebendo por parte da empresa total apoio e que a equipe de funcionários perceba e imite.


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