A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Emagrecer é uma coisa; Perder peso é outra! (05/10) DICA DE SAÚDE – Outubro 2011 Emagrecer significa perder gordura, independente se você diminui o peso.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Emagrecer é uma coisa; Perder peso é outra! (05/10) DICA DE SAÚDE – Outubro 2011 Emagrecer significa perder gordura, independente se você diminui o peso."— Transcrição da apresentação:

1 Emagrecer é uma coisa; Perder peso é outra! (05/10) DICA DE SAÚDE – Outubro 2011 Emagrecer significa perder gordura, independente se você diminui o peso na balança ou não. Como assim? Muitas pessoas se iludem com o que vêem na balança. Você pode ter exatamente o mesmo peso daqui a 3 meses e estar mais magro(a) se você conseguir aumentar a massa muscular e diminuir a quantidade de gordura. Ou ainda, é possivel que você perca 5 quilos e fique mais gordo(a) se perder muita massa muscular. A única forma de saber se você emagreceu ou apenas perdeu peso é medindo a composição corporal através de uma avaliação física. Se você perder 10 kilos de peso somente com dietas malucas, uso de remédios para inibir apetite e não praticar exercícios de musculação, é possível que fique mais gordo(a) que antes! Estranho não? Pois estima-se que numa situação destas 75% do peso perdido seja de massa muscular e apenas 25% de gordura. Portanto, para que ocorra o verdadeiro emagrecimento, e para que este se matenha, é de fundamental importância a combinação de uma alimentação adequada prescrita por nutricionista + exercícios físicos prescritos somente por profissional de educação física. Fonte:

2 Exercício Físico = Saúde e Economia (12/10) DICA DE SAÚDE – Outubro 2011 Que a prática regular de exercícios físicos traz benefícios à saúde já não é mais novidade para ninguém, porém seus benefícios vão além disso. Estudos mostram que fazer exercícios também traz economia financeira. Uma pesquisa realizada em 149 pessoas com diferentes doenças constatou diminuição do consumo de comprimidos em 51%, logo após um ano de exercícios físicos sistemáticos. Essa redução do consumo representou para esse grupo de pessoas uma redução de gastos de 48%. Em idosos com saúde comprometida a economia chegou a 80%. Uma questão importante que foi comprovado em outro trabalho foi a importância do profissional de Educação Física.Neste estudo, foram pesquisadas 300 pessoas, divididas em dois grupos de 150. No grupo acompanhado pelo profissional de Educação Física reduziu em 89% o uso de medicamentos, enquanto o que não contava com o profissional atingiu apenas 11%. A economia representada em dinheiro chegou a 89% por dia onde havia acompanhamento do professor contra 46% onde não havia. Com esses dados vimos que o que investimos em exercício físico bem orientado ganhamos em saúde e o poupamos em dinheiro. Fonte: msn.minhavida.com.br

3 Importância da Musculação no combate a Osteoporose (19/10) DICA DE SAÚDE – Outubro 2011 Com a chegada da menopausa (mulheres) e Andropausa (homens), o indivíduo fica mais vulnerável a perda de massa muscular e de massa óssea, podendo chegar a indesejável osteoporose. Esse processo acomete mais as mulheres. A principal característica desta doença é a dificuldade que os ossos têm para absorver cálcio e por isso se tornam fracos e fáceis de serem quebrados. Esse processo acarreta alterações no sistema endócrino como a diminuição dos hormônios que ajudam os ossos a reter mais cálcio. E qual o papel da musculação nisso tudo? A musculação é uma atividade que estimula a síntese protéica (captação, retenção e aumento das proteínas pelo músculo) e, conseqüentemente, estimula a mineralização óssea, promovendo a absorção de cálcio pelos ossos. Lembre-se: você não precisa esperar adquirir a osteoporose! Faça musculação para prevení-la. Então, mexa-se! Oriente-se com um profissional de educação física devidamente habilitado e tenha uma vida mais feliz e saúdavel! Fonte:

4 Obesidade x Postura (26/10) DICA DE POSTURA – Outubro 2011 Fonte: O mundo globalizado oferece diversos produtos tecnológicos para facilitar o cotidiano da população mundial visando apenas o conforto evitando se possível qualquer tipo de atividade física. Por esse motivo o sobrepeso e a obesidade estão sendo considerados um dos principais problemas de Saúde Pública atual. O excesso de peso além de ser um distúrbio nutricional provoca danos no sistema musculoesquelético, podendo causar desvios posturais, estando associado também como fator de risco nas doenças articulares. A postura pode ser definida como a posição do corpo no espaço, apresentando relação direta de suas partes com a linha do centro de gravidade.Podendo ser influenciada por diversos fatores, sendo um deles EXCESSO DE PESO CORPORAL. De acordo com Nahas (2006), o excesso de peso pode desencadear sérios problemas lombares. Segundo Silva et al. (2005), foi observado em adultos com sobrepeso o aumento da curvatura torácica e o aparecimento de joelhos valgos e pés planos. Para Tribastone (2001), o aumento do arqueamento lombar ou do ângulo lombossacral ocasiona uma lordose, tendo como causas comuns, má postura, gestação, obesidade e musculatura abdominal fraco.


Carregar ppt "Emagrecer é uma coisa; Perder peso é outra! (05/10) DICA DE SAÚDE – Outubro 2011 Emagrecer significa perder gordura, independente se você diminui o peso."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google