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COMUNICAÇÃO DE MARKETING.  A comunicação integrada de marketing, ou o composto de comunicação, é uma das quatro áreas integrantes do composto de marketing,

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Apresentação em tema: "COMUNICAÇÃO DE MARKETING.  A comunicação integrada de marketing, ou o composto de comunicação, é uma das quatro áreas integrantes do composto de marketing,"— Transcrição da apresentação:

1 COMUNICAÇÃO DE MARKETING

2  A comunicação integrada de marketing, ou o composto de comunicação, é uma das quatro áreas integrantes do composto de marketing, o “P” de promoção.

3

4  Fixar o produto na mente do consumidor;  Criar uma mensagem única, consistente, compreensível sobre o produto.  Oferecer informações e incentivos para o consumidor adquirir o produto ou serviço da empresa;

5  Resulta do reconhecimento de que os objetivos da comunicação de MKT só poderão ser alcançados se todos os elementos do programa de comunicação forem coordenados e integrados, de modo a criarem uma posição, mensagem ou imagem únicas, diferenciadas e consistentes na mente do consumidor-alvo do produto.

6 Um campo de batalha

7 Tornar usuário fiel dos produtos dos produtos e serviços da empresa fabricante.

8  Al Ries e Jack Trout (1981) “Diariamente milhares de mensagens publicitárias concorrem por um espaço na mente do consumidor. Portanto, não se engane. A mente é o campo de batalha.”

9  O efeito da comunicação de MKT só poderá ser medido com base na impressão causada na mente do consumidor.

10  Segundo Al Ries e Jack Trout (1981): “a propaganda é a psicologia na prática”, ressaltando a importância di estudo da psicologia para compreender como a mente humana funciona.

11  É uma estratégia de criar uma posição única, isto é, uma imagem exclusiva para o produto na mente do consumidor, com base nas suas características diferenciadas e nas posições já ocupadas pelos concorrentes.

12  Posicionamento não é aquilo que você faz com um produto.  Posicionamento é aquilo que você provoca na mente do cliente.  A empresa posiciona o produto na mente do consumidor potencial

13  Posicionamento Por Atributo: As empresas podem se posicionar com certos atributos (ou aspectos) como uma cervejaria – por exemplo – pode afirmar que seu produto é "o mais antigo do mercado" ou um hotel descrever-se como o mais alto da região. Mas, esse tipo de posicionamento é o mais fraco porque não divulga nenhum benefício real para os consumidores de seus produtos (ou serviços).

14  Posicionamento Por Uso e/ou Aplicação: Nesse caso, o produto é posicionado como o melhor para determinada finalidade. Exemplo: a NIKE descreve um de seus tênis como sendo o melhor para corrida e, outro tipo, como o melhor para jogar basquete.

15  Posicionamento Por Benefício: Nesse posicionamento, o produto (ou serviço) promete certo benefício aos consumidores e os profissionais de marketing trabalham basicamente com esse tipo. Exemplo: "OMO lava mais branco"

16  Posicionamento Por Categoria: Nesse caso, a empresa pode se descrever como a líder na sua categoria. O melhor exemplo á a Gillette, a qual virou sinônimo de lâmina de barbear.

17  Professores do Dep. FGV-EAESP – GESTÃO DE MARKETING. Ed. Saraiva, 2003


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