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Luciana Tolstenko Nogueira

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Apresentação em tema: "Luciana Tolstenko Nogueira"— Transcrição da apresentação:

1 Luciana Tolstenko Nogueira
Educação em Saúde Luciana Tolstenko Nogueira

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3 EDUCAÇÃO - Conceitos Educar é humanizar
Educar é o ponto de partida para nossas reflexões A educação é um instrumento de equalização social, portanto de superação da marginalidade Educar é aprender a sermos humanos

4 EDUCAÇÃO - Conceitos Educação é a ação exercida pelas gerações adultas sobre as gerações jovens para adaptá-las à vida social É o conjunto de todos os processos através dos quais a pessoa desenvolve capacidade, atividades, e outras formas de comportamento positivo na sociedade onde vive.

5 EDUCAÇÃO - Conceitos A prática educacional tem como objetivo central fazer avançar a capacidade de compreender e intervir na realidade para além do estágio presente, gerando autonomia e humanização.

6 EDUCAÇÃO - Conceitos A educação está atrelada aos processos de ensinar e aprender, assim a educação está associada à atividades de aprendizagem.

7 EDUCAÇÃO - Conceitos “É um processo vital de troca, baseada nas ações conscientes do educador e pela vontade livre do educando”

8 “Educar não é informar, educar é pensar com seus pensamentos e dos outros como mudar a trajetória da vida .” ( Pereira, 2001)

9 Educação População e ação

10 EDUCAÇÃO EM SAÚDE

11 “Os objetivos da educação em saúde são de desenvolver nas pessoas o senso de responsabilidade pela sua própria saúde e pela saúde da comunidade a qual pertençam e a capacidade de participar da vida comunitária de uma maneira construtiva”. ( Grupo Científico sobre Pesquisa em Educação em Saúde)

12 Saúde Ter ou não estas condições implica em saúde ou adoecimento;
Condições de vida + acesso ao trabalho + escola + moradia + alimentação. Saúde Ter ou não estas condições implica em saúde ou adoecimento; Saúde => “direito de todos” e uma “conquista social”.

13 Educação em Saúde Trabalho dirigido sobre o conhecimento das pessoas

14 AÇÕES EDUCATIVAS “Práticas de ensino-aprendizagem desenvolvidas junto com a população com a finalidade de debater e promover a tomada de decisão em relação a atitudes e práticas de saúde, através da reflexão crítica de ambos os atores.”

15 Ao realizar uma atividade educativa, devemos considerar:
Para quem se destina a educação; Conteúdos, objetivos e metodologia; Participação ativa, crítica e reflexiva dos atores envolvidos no processos educativo.

16 A informação de saúde a ser transmitida à população deve estar alicerçada em bases epidemiológicas sólidas e critérios técnicos consistentes. As pessoas devem ter acesso fácil, oportuno e compreensível;

17 As informações devem ser transmitidas de maneira adequada, através de sistemas visuais e auditivos que mobilizem a atenção e motivem sua utilização; Assim como o indivíduo tem direito à informação o cidadão tem o dever de se informar.

18 Trabalho a ser desenvolvido na área de educação em saúde está voltado para a auto-educação;
Exprime a tomada de consciência por parte do indivíduo acerca da importância do processo educativo para sua formação e desenvolvimento.

19 AÇÕES EDUCATIVAS Funções educativas => 5 atividades: Estimulativa;
Exercitativa; Orientadora; Didática; Terapêutica.

20 AÇÕES EDUCATIVAS Profissional de Saúde = defensor-facilitador;
Fazer com que os indivíduos resgatem sua cidadania, colocando-a em evidência na promoção de saúde.

21 Barreiras para uma boa atividade educativa
Falta ou desconhecimento de uma metodologia adequada; Visão equivocada de profissionais de saúde que se vêem como “donos do saber”.

22 MEIOS DE VEICULAÇÃO TV, rádio, jornais, revistas, livros, vídeos, cinema, folders, cartazes, teatro, música; Duas formas de transmissão(Aberta e Fechada); Projeto / Programa / Atividade  Mensagem a ser trabalhada;

23 MEIOS DE VEICULAÇÃO Comunicação entre os Órgãos Responsáveis e a População; Necessidade de um Sistema Simbólico; O Comunicado deve ser direto e realista;

24 FATORES IMPORTANTES Público – Alvo;
Peculiaridades e Realidade Social da Região;

25 FATORES IMPORTANTES Impacto do Conteúdo;
Criatividade e entendimento na Mensagem;

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27 OBJETIVOS DA DIVULGAÇÃO
O impacto do conteúdo pode ou não modificar a forma de comportamento do receptor; Orientar o receptor dos benefícios da mensagem; Conteúdo da mensagem deve levar a reflexão de valores já existentes;

28 Exemplos de Propagação de Ideais de Saúde

29 Áreas de Trabalho Saúde na Escola Educação em Saúde para o Trabalhador
Canal Futura - TV do Conhecimento Movimentos Comunitários Humanização do Atendimento DST/AIDS PACS e PSF Telemedicina Comunicação Social, para atividade de suporte aos programas e atividades do órgãos técnicos do Ministério da Saúde e da política de saúde. IEC

30 Facilidades para a Educação em Saúde
Disponibilidade de dados epidemiológicos; Decisão política de priorizar o Programa; Poder convocatório do MS em relação a instituições públicas e privadas; Existência de material produzido; Potencial para financiamento, inclusive com acordos internacionais existentes.

31 Áreas de Responsabilidade
Diretoria de Programas em Educação em Saúde; I –     Disseminação de informações de saúde através de meios eletrônicos. II –    Projetos de capacitação de pessoal para ações específicas.

32 Educação em Saúde na Escola
Formação de atitudes e valores que levam os alunos a práticas as quais irão conduzir à saúde; Deve estar presente em todos os aspectos da vida do escolar; Ser integrada à educação global.

33 Escola Brasil: grande percentual de crianças e adolescentes frequentando a escola com alguma regularidade; Depois do âmbito familiar é o principal local p/ o desenvolvimento de ações informativas e educativas em saúde.

34 Papel da Escola Desenvolver estilos de vida saudáveis,
Condutas de baixo risco Compreensão de que saúde não é só ausência de doenças condições adequadas de saneamento habitação educação cultura, lazer, dentre outros.

35 Projetos MS e MEC: veiculação de conteúdos básicos na área de saúde aos professores e alunos através da TV Escola; Idéia central: propagar informações de saúde entre os alunos da rede pública de ensino em todo o território nacional, para o desenvolvimento de ações de promoção à saúde

36 Objetivos Formação de hábitos saudáveis de vida;
Adoção de comportamentos de baixo risco à saúde; Contribuir para formação de espírito crítico; Promover, distribuir e veicular material através da TV Escola, dentre outros.

37 Tarefa que depende de profissionais
com habilidades e competências para orientar as pessoas: Promover à saúde; Evitar riscos à saúde; Restaurar a saúde; Prevenir doenças. Não é de competência exclusiva de uma única categoria = multiprofissional.

38 Desafios: Orientar as pessoas para a tomada de decisões em suas vidas no sentido da promoção de saúde; Conseguir que as pessoas possam ter uma melhor qualidade de vida.

39 Como trabalhar com um grupo
O profissional da área de saúde, no processo educativo deverá ter firmeza, segurança e entusiasmo. Deverá saber que uma população será mais saudável a medida que seu nível de conhecimeto das informações referentes à saúde porventura existentes sejam assimiladas.

40 Pode-se recorrer ao uso de tarefas que estimulem o potencial individual
Prática de atividades criativas Desenhos Dramatização Cartazes Esculturas Certificar-se de que os ouvintes possam aprender sozinhos Estimular o interesse

41 Como motivar um grupo Utilizar forças motivadoras
Capacidade de persuadir Saber definir o problema Resultado visado Adequação do conteúdo ao nível da população e dos meios utilizados

42 Motivação É um processo pessoal interno que determina a direção e a intensidade do comportamento humano. A aprendizagem só se realiza a partir do desenvolvimento de forças motivadoras.

43 Como motivar um grupo Analisar a frequencia e os cuidados recebidos em casa Observar se ocorreu algum bloqueio à comunicação Estimular o ouvinte a se cuidar e alterar e corrigir os problemas Avaliar

44 Áreas de Domínio Domínio cognitivo Afetivo Psicomotor

45 Temas Abordados Hábitos Alimentares Técnicas de prevenção
Doenças – esclarecer sobre fatores de risco Meios de promoção de saúde

46 Obrigado!!


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