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CORPOREIDADE: EDUCAR PARA NÃO REEDUCAR

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Apresentação em tema: "CORPOREIDADE: EDUCAR PARA NÃO REEDUCAR"— Transcrição da apresentação:

1 CORPOREIDADE: EDUCAR PARA NÃO REEDUCAR
Filomena Fabrin

2 Olhares sobre o corpo Filosofia ora marginaliza - ora enaltece Platão
marginalização - visão logocêntrica (logos = razão) Filósofos medievais corpo – instrumento da alma Descartes e Newton dualismo (posições opostas, contrárias): razão pensante > corpo ou matéria Foucault - força útil: corpo produtivo e corpo submisso Sartre - só existe conhecimento comprometido

3 Olhares sobre o corpo Assmann (educação)
conceito sobre o corpo, corporeidade aberto a constantes complementações Várias linguagens sobre o corpo e suas especificidades alertam para a dissociação ou dualismo sobre corpo-mente: psicomotricidade motricidade pedagogia do movimento

4 Olhares sobre o corpo Atualidade (veiculado na mídia)
culto ao corpo belo, escultural: parte física, malhação, emagrecimento estética leva ao uso de anabolizantes que pode provocar a morte Reabilitação do corpo: admitir que a corporeidade é algo fundamental para a vida humana aprimorar a qualidade de vida: recuperação da vivência da corporeidade Olhares sobre o corpo

5 Corporeidade e Educação
O corpo é o elemento principal da aprendizagem. Assmann (1995, p. 77) “A corporeidade não é fonte complementar de critérios educacionais, mas seu foco irradiante primeiro e principal. Sem uma filosofia do corpo, que pervada tudo na Educação, qualquer teoria da mente, da inteligência, do ser humano global enfim, é de entrada, falaciosa” Corporeidade e Educação

6 Corporeidade e Educação
Conceitos de corporeidade: Corporeidade é o conhecimento do corpo do ponto de vista filosófico, que parte de sua dimensão biológica, na qual esse corpo não se dissocia da mente, já que fazem parte de um conjunto que se interrelaciona ininterruptamente. A mente não existe sem o corpo e o corpo não existe sem a mente. Mente e corpo cohabitam e coexistem num mesmo ser. Corporeidade é corpo vivenciado.

7 Corporeidade e Educação
Merleau-Ponty (1945, p.90) “Eu só posso compreender a função do corpo vivo realizando-o eu mesmo e na medida em que sou corpo que se levanta em direção ao mundo” Corporeidade e Educação

8 Corporeidade e Educação
Por que relacionar o corpo com a aprendizagem? Assmann (1995, p. 113) “O corpo é do ponto de vista científico, a instância fundamental e básica para articular conceitos centrais para uma teoria pedagógica” Sendo a aprendizagem parte integrante desse desenvolvimento, o corpo não pode e não deve ficar esquecido nesse processo Corporeidade e Educação

9 Corporeidade e Educação
Queiroz ( 2001, p. 53) “O caminho para o resgate pleno de corporeidade no âmbito educacional é longo e está apenas começando. O fato de já estar em andamento uma desconstrução da visão logocêntrica e uma tomada de consciência do caráter imprescindível da corporeidade, na teoria e na prática pedagógica, já deve ser saudado como um promissor avanço. Resta incentivar a inclusão dessas orientações nos planos pedagógicos e fomentar a criação de experiências pioneiras que traduzam, na prática, aquilo que a teoria indica como necessidade urgente e inadiável.”

10 Corporeidade e Educação
Assmann (1995, p. 59) “Parece, pois chegada a hora de ter a ousadia de afirmar que o ético-político e as opções solidárias precisam ser definidas a partir da Corporeidade. O mesmo é válido acerca da aprendizagem, englobando neste conceito tanto a dimensão instrucional – aprendizagem de conteúdos e procedimentos – quanto o aprender a aprender – ou seja, a aquisição de padrões generativos do agir e do pensar – não descuidando jamais o criativiver e a fraternura”

11 Sites dos vídeos O corpo em movimento
Corporeidade Sites dos vídeos


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