A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PERCEPÇÃO E TOMADA DE DECISÃO ProfªDenise Ferreira 1.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PERCEPÇÃO E TOMADA DE DECISÃO ProfªDenise Ferreira 1."— Transcrição da apresentação:

1 PERCEPÇÃO E TOMADA DE DECISÃO ProfªDenise Ferreira 1

2 Percepção individual •Todos os gestores que estão no mercado possuem o mesmo preparo técnico e estão olhando para os mesmos números. •Entretanto decidem de forma diferente;alguns se dão bem, outros mal. ProfªDenise Ferreira2

3 3 Percepção e Tomada de Decisão •A forma como as pessoas tomam decisões e a qualidade das escolhas finais, dependem muito de suas percepções. •A tomada de decisão ocorre em relação a um problema - discrepância entre o estado atual de coisas e o estado desejado, exigindo cursos de ações alternativos.

4 ProfªDenise Ferreira4 Percepção •Processo pelo qual os indivíduos processam interpretam e organizam suas impressões sensoriais,com a finalidade de dar sentido ao ambiente. •O que uma pessoa percebe pode ser diferente da realidade objetiva

5 ProfªDenise Ferreira5 Por que a percepção é importante para o estudo do Comportamento Organizacional? •Porque o comportamento das pessoas baseia-se na sua percepção da realidade, e não da realidade em si. •O mundo como é percebido, é o mundo importante para o comportamento.

6 ProfªDenise Ferreira6 Você é bom com cores?! Então dê uma olhada na figura a seguir...

7 ProfªDenise Ferreira7

8 8 As cores dos quadrados “A” e “B” são iguais!?

9 ProfªDenise Ferreira9

10 10 Não?!!?!!! Melhor olhar de novo......

11 ProfªDenise Ferreira11

12 ProfªDenise Ferreira12 Convencido?! Volte se quiser... E não... Ninguém mudou as cores dos quadrados enquanto eles eram isolados... Você apenas acabou de testemunhar um fato importantíssimo do funcionamento do seu cérebro....

13 ProfªDenise Ferreira13 Ele se esforça ao máximo para enxergar aqueles quadrados como eles deveriam ser... Um preto e outro branco... Não importa se eles são da mesma cor... Os quadrados adjacentes dizem que eles tem que ter cores diferentes... E seu cérebro faz você enxergar assim....diferente....

14 ProfªDenise Ferreira14

15 ProfªDenise Ferreira15 Isso é importantíssimo... isso nos confere maior precisão visual....é assim que conseguimos perceber mais detalhes em todas as paisagens que nos rodeiam dia-a-dia...mais contraste entre as cores....

16 ProfªDenise Ferreira16 E só uma prova de que não importa o que está no mundo ao seu redor... Mas sim como você percebe esse mundo!!

17 ProfªDenise Ferreira17 Fatores que influenciam a percepção Observador •Nossa atenção parece ser influenciada pelos nossos interesses. •Nossos interesses pessoais diferem consideravelmente, o que um indivíduo percebe em uma situação, pode ser totalmente diferente da percepção do outro. •As expectativas também podem distorcer a percepção. Faz com que vejamos aquilo que esperamos ver.

18 ProfªDenise Ferreira18 Fatores que influenciam a percepção O Alvo As características do alvo que está sendo observado também afeta a percepção. Ex: pessoas atraentes, sons, movimentos. Como os alvos não são observados isoladamente a sua relação com o cenário influencia a percepção. O que percebemos vai depender de como separamos a figura de seu cenário geral.

19 ProfªDenise Ferreira19 Fatores que influenciam a percepção A Situação Os elementos que fazem parte do ambiente, influenciam a nossa percepção. Ex:Trajes de gala para ir trabalhar. Você reparará mais nas atitudes dos seus subordinados quando o gerente geral estiver na cidade. •Nem o observador nem o alvo mudaram no escritório, mas a situação mudou.

20 ProfªDenise Ferreira20 A Teoria Da Atribuição •Quando observamos o comportamento,tentamos determinar se suas causas são internas ou externas.

21 ProfªDenise Ferreira21 A Teoria Da Atribuição Causas Internas •São aqueles vistos como sob o controle do indivíduo. •Ex: Chegou atrasado porque ficou na farra. •Considerado como comportamento usual. Causas Externas •Aqueles que são resultantes de estímulo de fora.A pessoa é vista como se tivesse sido forçada àquele comportamento por causa daquela situação. •Ex: Chegou atrasado, teve problemas no trânsito.

22 ProfªDenise Ferreira22 A Teoria Da Atribuição •A teoria explica a forma como julgamos diferentemente as pessoas, dependendo do sentido que atribuímos ao comportamento. •Esta determinação depende de três fatores:Diferenciação, consenso e coerência.

23 ProfªDenise Ferreira23 A Teoria Da Atribuição A Diferenciação é quando o individuo mostra ou não comportamentos diferentes em situações diversas. Caso o comportamento seja usual, será julgado como de causa interna.

24 ProfªDenise Ferreira24 A Teoria Da Atribuição Consenso Quando todas as pessoas que enfrentam uma determinada situação respondem de maneira semelhante. Ex:Atrasado. Quando todos os funcionários que fazem o mesmo caminho estão atrasados também.

25 ProfªDenise Ferreira25 A Teoria Da Atribuição Coerência O observador busca coerência nas ações.A pessoa reage sempre da mesma forma? Quanto mais coerente o comportamento, mais inclinado fica o observador a atribuí- lo a causas internas.

26 ProfªDenise Ferreira26 Erro Fundamental de atribuição •A tendência de subestimar a influência de fatores externos e de superestimar os fatores internos no julgamento do comportamento alheio.

27 ProfªDenise Ferreira27 Viés de autoconveniência •A tendência das pessoas atribuírem seu próprio sucesso a fatores internos e colocarem a culpa dos fracassos em fatores externos.

28 ProfªDenise Ferreira28 Simplificações usadas no julgamento das outras pessoas Percepção seletiva •As pessoas interpretam seletivamente o que vêem, com base em seus próprios interesses, experiências passadas e atitudes. •A seletividade nos permite uma leitura rápida dos outros e das situações com o risco de errarmos.

29 ProfªDenise Ferreira29 Efeito Halo •Quando construímos uma impressão geral sobre uma pessoa com base em uma única característica.

30 ProfªDenise Ferreira30 Efeitos de contraste •A avaliação das características de uma pessoa é afetada pela comparação com outras pessoas encontradas recentemente,que têm essas mesmas características avaliadas como melhores ou como piores. •Ex. A avaliação de qualquer candidato pode sofrer distorções por causa da sua posição na ordem de chamada.Pode ser beneficiado se o candidato anterior for medíocre, ou prejudicado se o antecessor for brilhante.

31 ProfªDenise Ferreira31 Projeção •Atribuição de características próprias de um indivíduo a outras pessoas. •Os executivos, ao fazerem a projeção,comprometem sua capacidade de reagir às diferenças individuais.Tendem a ver as pessoas mais homogêneas do que realmente são.

32 ProfªDenise Ferreira32 Estereotipagem •Julgamento de uma pessoa com base na percepção sobre o grupo do qual ela faz parte. •Os muito ricos •Os pobres •Os médicos •Os economistas

33 ProfªDenise Ferreira33 Generalização •É um meio de simplificar o mundo complexo e nos permitir manter a coerência. “Todos os atletas são trabalhadores” “Os homens não prestam” “Mulheres são complicadas” “Chefes novos são problemáticos”

34 ProfªDenise Ferreira34 Entrevista de Seleção •As evidências indicam que os entrevistadores fazem julgamentos de percepção freqüentemente errôneos. •As informações negativas colhidas no começo têm um peso muito maior do que as obtidas depois. •A avaliação de um mesmo candidato, feita por dois avaliadores, pode ter inúmeras variações.

35 ProfªDenise Ferreira35 Profecia auto-realizada ou efeito pigmaleão •Quando uma pessoa tem uma percepção distorcida de outra,e a expectativa resultante é que a segunda pessoa se comporte de maneira coerente com essa percepção. •Se um executivo espera grandes feitos de seus subordinados,provavelmente eles não o decepcionarão.O reverso também é verdadeiro.

36 ProfªDenise Ferreira36 Avaliação de Desempenho •Toda avaliação de funcionário depende muito do processo de percepção. •As medidas objetivas dão margem a menos erros do que as medidas subjetivas. •Avaliar o esforço e a lealdade do funcionário é difícil, pois o julgamento está suscetível de distorções e vieses de percepção.

37 ProfªDenise Ferreira37 Fatores que influenciam a percepção O observador •Atitudes •Motivação •Interesses •Experiências •Expectativas A Situação •Momento •Ambiente de Trabalho •Ambiente Social Alvo •Movimento •Sons •Tamanho •Cenário •Proximidade

38 ProfªDenise Ferreira38 Exercícios 1.Cite alguns resultados positivos no uso de simplificações para o julgamento de outras pessoas. 2.Como as percepções de nossas próprias ações diferem de nossas percepções das ações das outras pessoas? 3.Como a seletividade afeta a percepção?Dê um exemplo de como ela pode gerar uma percepção distorcida. 4.O que é estereotipagem? Dê um exemplo de como ela pode gerar uma percepção distorcida. 5.Do que trata a teoria da atribuição? Quais são as suas implicações na explicação do comportamento organizacional?

39 ProfªDenise Ferreira39 Conceito de Decisão •Decisão:Escolhas feitas entre duas ou mais alternativas. •Todas as decisões requerem a interpretação e a avaliação de informações. •Os dados vem de diversas fontes e precisam ser selecionados, processados e interpretados.

40 ProfªDenise Ferreira40 Como devem ser tomadas as decisões? •Quais dados, são relevantes para uma determinada decisão?

41 ProfªDenise Ferreira41 Processo Racional De Tomada De Decisões •Aquele que toma decisões para otimizar é racional. Faz escolhas consistentes, com maximização de valor, dentro de certos limites. •Escolhas feitas através de um modelo chamado, modelo de tomada de decisões racionais.

42 ProfªDenise Ferreira42 São seis as etapas do modelo. 1.Definir o problema. (gasto maior que o previsto) 2.Identificar os critérios de decisão isto é, identificar o que é relevante decidir. (preferências pessoais). 3.Dar pesos específicos a estes critérios. Para lhes dar a correta prioridade. 4.Desenvolver as alternativas.Listar as alternativas para decisão do problema. 5.Avaliar as alternativas. Comparando os pontos fracos e fortes das alternativas com os critérios e pesos. 6.Escolher a melhor alternativa. Cálculo da decisão ótima.

43 ProfªDenise Ferreira43 Premissas Do Modelo •Este modelo possui diversas premissas. 1.Clareza do problema;sem ambigüidades. 2.Conhecimento das opções;ciência das conseqüências. 3.Clareza das preferências;classificação e ponderação dos critérios e alternativas. 4.Preferências Constantes;critérios de decisão constantes e pesos atribuídos que sejam estáveis no decorrer do tempo. 5.Ausência de limitação de tempo ou custos;assume-se qualquer limitação de tempo e custo. 6.Retorno máximo; escolha do valor percebido que resulte no máximo retorno.

44 ProfªDenise Ferreira44 Criatividade na tomada das decisões •O tomador de decisões precisa ter criatividade, isto é, habilidade de gerar idéias úteis e novas.A criatividade ajuda o tomador de decisões identificar todas as alternativas viáveis.

45 ProfªDenise Ferreira45 Os três componentes da criatividade. •A criatividade individual, requer: Perícia Pensamento Criativo Motivação criatividade

46 ProfªDenise Ferreira46 Perícia •É a base de todo trabalho criativo.O potencial de criatividade é maximizado quando a pessoa tem habilidades, conhecimentos e domínio dos assuntos relativos à sua área de atuação.

47 ProfªDenise Ferreira47 Pensamento Criativo •Engloba características de personalidade:inteligência, independência, autoconfiança,propensão para correr riscos,centro de controle interno,tolerância a ambigüidade, perseverança diante da frustração.

48 ProfªDenise Ferreira48 Motivação intrínseca pela Tarefa •Desejo de trabalhar em alguma coisa por ser interessante, envolvente, excitante, gratificante ou desafiadora.Este componente motivacional que faz com que a criatividade potencial se transforme em idéias criativas concretas.Por isso que pessoas criativas, adoram seu trabalho!

49 ProfªDenise Ferreira49 O ambiente de trabalho pode ter efeito significativo na motivação. Cinco fatores organizacionais podem vir a ser obstáculos à criatividade. 1.Expectativa da avaliação.Preocupação com o trabalho a ser avaliado. 2.Supervisão – ser observado enquanto trabalha. 3.Motivadores externos – ênfase em recompensas externas. 4.Competição – enfrentar situações competitivas com os colegas. 5.Limitações de escolhas – receber limites dentro dos quais o trabalho pode ser realizado.

50 ProfªDenise Ferreira50 Como são realmente tomadas as decisões dentro das organizações? •Boa parte das decisões tomadas no mundo real não segue o modelo racional.

51 ProfªDenise Ferreira51 Como são realmente tomadas as decisões dentro das organizações? •As pessoas geralmente se contentam em aceitar uma decisão aceitável ou razoável para o seu problema,sem buscar a alternativa ótima. Por esta razão os tomadores de decisão fazem uso limitado de sua criatividade.

52 ProfªDenise Ferreira52 Responda •Quando escolheu o curso e a faculdade, analisou todas as alternativas viáveis? Todos os critérios importantes para a sua decisão? Avaliou cada uma das alternativas em relação aos critérios, para encontrar a faculdade ou o curso ideal? •Caso a resposta seja NÃO,você em vez de otimizar, apenas se satisfez.

53 ProfªDenise Ferreira53 Limitação da Racionalidade •Quando enfrentamos um problema complexo, tendemos a reagir reduzindo-o a um nível em que possa ser mais facilmente compreendido.Isso acontece porque a nossa capacidade limitada de processamento de informações torna impossível assimilar e compreender todos os dados necessários para a otimização.

54 ProfªDenise Ferreira54 Limitação da Racionalidade •Dentro da limitação da racionalidade a solução final vai representar uma escolha satisfatória e não a ideal.

55 ProfªDenise Ferreira55 Tomada De Decisão Intuitiva •Tem sido cada vez mais revelada e já ganhou respeitabilidade. • Conceito: Um processo inconsciente gerado pelas experiências vividas. •Isso não acontece como uma alternativa ao método racional;na verdade, eles são complementares. •Ler exemplo da página 133 – jogo de xadrez.

56 ProfªDenise Ferreira56 Quando as pessoas usam mais a intuição para tomar decisões? São 8 as identificações. 1.Alto nível de incerteza. 2.Poucos precedentes em que se basear. 3.Variáveis menos previsíveis cientificamente. 4.Fatos limitados. 5.Quando os fatos não indicam o caminho. 6.Dados analíticos não são úteis. 7.Várias alternativas plausíveis. 8.Limitação de tempo e pressão para a decisão certa.

57 ProfªDenise Ferreira57 Fazendo Escolhas •Para evitar excesso de informações os tomadores de decisões baseiam-se na heurística, ou atalhos de julgamentos para suas escolhas. •A Heurística possui duas categorias:a disponibilidade e a representatividade.Ambas geram vieses de julgamento.

58 ProfªDenise Ferreira58 Heurística da Disponibilidade •A tendência das pessoas julgarem as coisas com base nas informações mais facilmente disponíveis. •Eventos que despertam emoções,particularmente vividos ou que ocorrem mais recentemente tendem a estar mais disponíveis em nossa memória.

59 ProfªDenise Ferreira59 Heurística da Disponibilidade •A Heurística da Disponibilidade pode explicar porque os executivos, quando fazem as suas avaliações anuais, costumam dar mais peso aos comportamentos mais recentes de seus funcionários do que aqueles de vários meses atrás.

60 ProfªDenise Ferreira60 Heurística da Representatividade •Milhões de meninos brasileiros, sonham em jogar futebol na Seleção Brasileira.Na verdade eles tem muito mais probabilidade de se tornarem médicos do que jogadores da seleção, mas estão sofrendo da heurística da representatividade. •Conceito:Avaliação da probabilidade de uma ocorrência, com base em analogias e observações de situações idênticas onde elas não existem.

61 ProfªDenise Ferreira61 Escalada do Comprometimento •Outro viés que ameaça as decisões é o apego a uma decisão anterior, a despeito de informações negativas.. •Ex. Perder dinheiro em um negócio porque você se determinou a provar que a sua decisão original estava certa, continuou colocando recursos em uma causa perdida desde o início.

62 ProfªDenise Ferreira62 Diferenças Individuais:Estilos de Tomada de Decisões Existem quatro abordagens individuais diferentes. Fundamento básico deste modelo, as pessoas diferem em duas dimensões: 1.Maneira de pensa,algumas pessoas são lógicas e racionais.Processam informações sistematicamente. Outras são criativas e intuitivas. Percebem as coisas em seu conjunto. 2.Tolerância à ambigüidade. Necessidade de estruturar as informações para minimizar as ambigüidades, enquanto outras são capazes de processar muitos pensamentos ao mesmo tempo.

63 ProfªDenise Ferreira63 Diferenças Individuais:Estilos de Tomada de Decisões Quando estas duas são traduzidas graficamente, formam 4 estilos de tomada de decisões. 1.O Analítico 2.O conceitual 3.Diretivo 4.Comportamental

64 64 Modelo De Estilo Decisório Analítico Conceitual Diretivo Comportamental Maneira de pensar RacionalIntuitivo Baixa Alta Tolerância à Ambigüidade

65 ProfªDenise Ferreira65 Limitações Organizacionais •Avaliação de Desempenho •Sistemas de Recompensas •Regulamentações Formais •Limites de Tempo impostos pelo Sistema •Precedentes Históricos – suas escolhas anteriores limitam suas opções agora. •Ex: casamento,decisões governamentais sobre orçamento de um ano para outro.

66 ProfªDenise Ferreira66 Resumindo... •As escolhas que fazemos hoje, são em grande parte resultado das escolhas que fazemos há anos.

67 ProfªDenise Ferreira67 Diferenças Culturais •O histórico cultural influi em sua seleção de problemas,na profundidade da análise, na lógica da racionalidade ou se as decisões organizacionais são tomadas em grupo ou individualmente. •As Culturas diferem quanto ao tempo,à racionalidade, soluções de problemas ou aceitação dos mesmos.

68 ProfªDenise Ferreira68 Diferenças Culturais •Executivos do Egito levam mais tempo para decidir do que os americanos. •A racionalidade é extremamente valorizada nos Estados Unidos e outros países do Ocidente. O que não é o caso do Irã e outros. •Tailândia e Indonésia buscam a aceitação do problema levam mais tempo para reconhecer o problema. •Os japoneses valorizam o conformismo e a cooperação.

69 ProfªDenise Ferreira69 Ética no Processo Decisório •As considerações éticas devem ser um critério importante na orientação do processo decisório de uma organização.

70 ProfªDenise Ferreira70 Três Critérios Éticos Para O Processo Decisório •Você pode utilizar três critérios diferentes para fazer uma escolha com ética. UTILITARISMO DIREITOS JUSTIÇA

71 ProfªDenise Ferreira71 Três Critérios Éticos Para O Processo Decisório 1.Critério Utilitarista, as decisões são tomadas no sentido de proporcionar o melhor para o maior número.

72 ProfªDenise Ferreira72 Três Critérios Éticos Para O Processo Decisório 2. Critério da Justiça,estabelecer e apoiar regras justas e imparciais, de maneira que exista uma distribuição eqüitativa de custos e benefícios.

73 ProfªDenise Ferreira73 Três Critérios Éticos Para O Processo Decisório 3. Critérios nos direitos,tomar decisões coerentes com os direitos e liberdades fundamentais dos cidadãos, de acordo com a constituição.

74 ProfªDenise Ferreira74 Cada critério tem suas vantagens e responsabilidades... •Utilitarismo, pode promover a eficiência e a produtividade, mas pode resultar no desrespeito aos direitos da minoria.

75 ProfªDenise Ferreira75 Cada critério tem suas vantagens e responsabilidades... •O uso dos Direitos protege os indivíduos de atos ilegais e é coerente com a liberdade e a privacidade, mas pode acarretar uma sobrecarga de questões legais, sob o risco de prejudicar a eficiência e a produtividade.

76 ProfªDenise Ferreira76 Cada critério tem suas vantagens e responsabilidades... •O enfoque na justiça, protege os interesses dos menos poderosos e sub- representados, mas pode estimular um espírito de acomodação que reduz a propensão aos riscos, à inovação e a produtividade.

77 ProfªDenise Ferreira77 Ética E Cultura Nacional •O que é entendido como decisão ética na China pode não ser no Brasil ou Canadá. •Não existem padrões éticos globais. Ex.As propinas são comuns em Países como a China e o Brasil, um canadense que trabalha aqui pode enfrentar o dilema:devo pagar propina para assegurar o negócio? O roubo na China é punido com a vida. No Brasil...????

78 ProfªDenise Ferreira78 Dilema Ético •Imagine que você é um executivo de nível médio em uma empresa com cerca de mil funcionários.Como você reagiria a cada uma das situações a seguir?

79 ProfªDenise Ferreira79 Dilema Ético 1.Você está negociando um contrato com um potencial cliente muito grande, cujo representante insinuou que o negócio será certamente fechado caso sua empresa financie a ele e a sua mulher um cruzeiro pelo Caribe.Você sabe que os empregadores do representante não aprovariam esta conduta, mas tem a autorização para realizar a despesa. O que você faria?

80 ProfªDenise Ferreira80 Dilema Ético 2.Você precisa saber a opinião dos consumidores que utilizam produtos de seu concorrente. Você acha que obteria respostas muito mais honestas se as pessoas não soubessem a identidade real de sua empresa.Seu chefe sugere que você contate estes consumidores usando um nome fictício. O que você faria?

81 ProfªDenise Ferreira81 Dilema Ético •Você se depara com a oportunidade de roubar R$300 mil de sua empresa, com a absoluta garantia de não ser descoberto nem detido. O que você faria?

82 ProfªDenise Ferreira82 Tomada de Decisões em Grupo •Os grupos oferecem excelente veículo para a realização de diferentes etapas do processo de tomada de decisões. •São uma fonte de coleta mais ampla e profunda de informações.

83 ProfªDenise Ferreira83 Vantagens •Melhor desempenho, a partir de uma base mais ampla de conhecimentos e experiências. •Maior criatividade, perspectiva mais aberta e maior eficiência na abordagem dos problemas. • Disposição para reagir às mudanças e correr riscos. • Responsabilidade nas decisões, compromisso em comum. •Geram Decisões de qualidade mais elevadas. •Grupos compostos por pessoas com históricos diferentes, a análise será mais crítica e as alternativas mais extensivas. •Quando a solução final for escolhida, haverá mais gente para apoiá-la e implementá-la.

84 ProfªDenise Ferreira84 Desvantagens •Quando os objetivos são mal definidos ou conflitantes; •Os grupos são menos eficientes que os indivíduos em termos de rapidez; •Decisões em grupo, consome tempo; •Conflitos entre os membros, causados pelas várias emoções e reações humanas; •Demora no processo de decisão; •Predomínio de um grupo ou facção dentro da equipe. •Pressões geradas em relação à conformidade na tomada de decisões.

85 ProfªDenise Ferreira85 Eficiência e Eficácia •Ao decidirmos pelo uso dos grupos no processo decisório, devemos questionar se os ganhos em eficácia serão suficientes para suplantar as perdas em eficiência.

86 ProfªDenise Ferreira86 Pensamento Grupal e Mudança de Posição Grupal •Dois fenômenos têm o potencial de afetar a capacidade de avaliar objetivamente as alternativas e chegar a soluções de qualidade.

87 ProfªDenise Ferreira87 Pensamento Grupal •Está relacionado com as normas. •Pressões para conformidade impedem que o grupo avalie criticamente propostas incomuns, minoritárias ou impopulares. •É como uma doença que afeta muitos grupos e pode prejudicar seu desempenho. Isto descreve uma deterioração mental do indivíduo, seu senso de realidade e seu julgamento moral, como resultado da pressão do grupo.

88 ProfªDenise Ferreira88 Mudança De Posição Grupal •Refere-se à situação em que, ao discutir um conjunto de alternativas e escolher uma solução, os membros do grupo tendem a exagerar suas posições iniciais.Muitas vezes o cuidado excessivo domina,evidências indicam que e há uma mudança conservadora. •Mais freqüentemente acontece que os grupos tendem a assumir posturas de risco.

89 ProfªDenise Ferreira89 Sintomas do fenômeno do Pensamento Grupal 1.Racionalizam quaisquer resistências às suas premissas. 2.Exercem pressão direta sobre àqueles que possuem dúvidas ou sobre quem questiona a validade dos argumentos. 3.Os membros que tem dúvidas não se desviam do que parece ser o consenso do grupo, seja ficando calado, seja minimizando para si mesmo suas dúvidas. 4.Parece haver uma ilusão de unanimidade.Se alguém permanece calado, assume-se que esteja de pleno acordo.Torna-se voto favorável.

90 ProfªDenise Ferreira90 Exemplos de Grupos de decisão que fracassaram •Falta de preparo em Pearl Harbour em •A guerra do Vietnã.

91 ProfªDenise Ferreira91 •As pessoas que têm um posicionamento diferente daquele da maioria dominante são pressionados a suprimir, a esconder ou modificar seus verdadeiros sentimentos e convicções.

92 ProfªDenise Ferreira92 O Pensamento grupal ataca todos os grupos?

93 ProfªDenise Ferreira93 •Não, é só quando o grupo se sente ameaçado coletivamente em perder sua imagem positiva. •O pensamento grupal é uma forma do grupo proteger sua imagem positiva.

94 ProfªDenise Ferreira94 Como amenizar o pensamento grupal? •Encorajar os líderes do grupo a assumirem um papel imparcial. •Devem procurar a contribuição de todos os membros e evitar a manifestação de suas opiniões,especialmente nos primeiros estágios das deliberações. •Indicar um membro do grupo para fazer o papel de advogado do diabo.Terá a função de desafiar abertamente a posição da maioria e oferecer perspectivas divergentes.

95 ProfªDenise Ferreira95 Como amenizar o pensamento grupal? •Utilizar exercícios que estimulem a discussão ativa das alternativas diferentes, sem ameaça ao grupo e intensificando a proteção de sua identidade.

96 ProfªDenise Ferreira96 Mudança de Posição Grupal •Uma mudança no caráter da decisão, entre a decisão do grupo e a decisão individual, que pode ser feita pelos membros;pode tender para o conservadorismo ou para a postura de risco. •A explicação mais plausível desse fenômeno, é a difusão das responsabilidades, estas decisões isentam os membros, individualmente, da responsabilidade pela escolha final.

97 ProfªDenise Ferreira97 Como podemos usar estas descobertas? •A direção de mudança, para cautela ou o risco, vai depender das inclinações pessoais antes da discussão.

98 ProfªDenise Ferreira98 Técnica De Tomada De Decisões •A forma mais comum de tomada de decisões em grupo ocorre nos grupos de interação. Nesses grupos os membros interagem face a face, usando a interação verbal para se comunicarem. •Estes grupos pressionam seus membros à conformidade de opinião.

99 ProfªDenise Ferreira99 Técnicas que podem ajudar a superar as pressões. •Brainstorming, processo de geração de idéias que estimula especificamente toda e qualquer alternativa, ao mesmo tempo que impede quaisquer críticas a essas alternativas. •É simplesmente uma ajuda para gerar idéias.

100 ProfªDenise Ferreira100 Técnica de Grupo Nominal •Método de tomada de decisões em grupo no qual os membros se reúnem para escolher uma solução,de maneira sistemática porém independente. •Esta técnica restringe a discussão e a comunicação interpessoal durante o processo de tomada de decisão.O problema é apresentado e as seguintes etapas se sucedem:

101 ProfªDenise Ferreira101 Técnica de Grupo Nominal 1.Pessoas reunidas em grupo, sem discussão, cada membro coloca, por escrito,suas idéias sobre o problema. 2.Cada participante apresenta uma idéia ao grupo, até que todas tenham sido apresentadas e registradas. Nenhuma discussão é iniciada sem que essa etapa se encerre. 3.O grupo discute as idéias e as avalia. 4.Cada participante faz uma classificação das idéias apresentadas.A idéia que receber a melhor votação será a decisão final.

102 ProfªDenise Ferreira102 Técnica de Grupo Nominal •A principal vantagem desta técnica é que ela permite que o grupo se reúna formalmente sem restringir o pensamento independente, como ocorre com o grupo de interação.

103 ProfªDenise Ferreira103 Reunião Eletrônica •Os participantes interagem com computadores, permitindo o anonimato dos comentários e da votação de cada um. •É uma mescla da técnica de grupo nominal com uma sofisticada tecnologia de informação.

104 ProfªDenise Ferreira104 Reunião Eletrônica •Até 50 pessoas se sentam a uma mesa em forma de ferradura, cada uma com um terminal de computador à frente.As questões são apresentadas e os participantes digitam a resposta em seu terminal. Os comentários individuais bem como os votos de cada um, são apresentados em uma tela de projeção colocada na sala.

105 ProfªDenise Ferreira105 Reunião Eletrônica •As principais vantagens: •Anonimato •Honestidade •Velocidade

106 ProfªDenise Ferreira106 Qual a melhor Técnica? •A escolha da Técnica mais adequada vai depender dos critérios a serem enfatizados e de uma análise de custo - beneficio.

107 ProfªDenise Ferreira107 •Grupo de interação - reforça a coesão de grupo. •O brainstorming mantém a pressão social ao mínimo, •Grupo Nominal é uma forma barata de gerar muitas idéias. •Reuniões Eletrônicas processam rapidamente as idéias.

108 ProfªDenise Ferreira108 Avaliação da Eficácia dos Grupos Critério de Eficácia Tipos de Grupo InteraçãoBrainstormingNominalEletrônica Número de idéiasBaixoModeradoAlto Qualidade das idéiasBaixoModeradoAlto Pressão socialAltoBaixoModeradoBaixo CustoBaixo Alto VelocidadeModerado Alto Orientação para a tarefaBaixoAlto Potencial de conflitos interpessoais AltoBaixoModeradoBaixo Sensação de realizaçãoAlto a BaixoAlto Comprometimento com a solução AltoNão se aplicaModerado Desenvolvimento da coesão do grupo Alto ModeradoBaixo FONTE: Murnighan apud Robbins (2002, p. 240)

109 ProfªDenise Ferreira109 Tamanho do Grupo Grupos maiores – eficazes para tarefas de levantamento de informações. Grupos Menores – eficazes para implementações de ações.

110 ProfªDenise Ferreira110 Exercícios de Fixação 1.O que é o modelo de tomada de decisões racionais? Em quais condições ele é mais bem aplicado? 2.Descreva os fatores organizacionais que podem criar limitações para a tomada de decisões? 3.Qual o papel da intuição na tomada de decisão eficaz? 4.As decisões antiéticas são fruto da postura individual do tomador de decisões ou se devem ao ambiente em que ele se insere? Explique.

111 ProfªDenise Ferreira111 Questões para reflexão crítica. 1.Como as diferenças de experiências entre professores e alunos podem afetar as percepções deles sobre os trabalhos escritos e comentários em classe. 2.Quais os fatores, na sua opinião, que diferenciam um bom tomador de decisões? Relacione suas respostas com o modelo racional de seis etapas. 3.Você já aumentou seu comprometimento com um curso de ação fracassado?Caso já tenha feito isso, analise as decisões que foram sendo tomadas, explique o seu comportamento. 4.Em sua maior parte, as decisões individuais nas organizações são um processo não racional.Concorda com isso? Discuta.

112 ProfªDenise Ferreira Encontre uma situação entre os colegas em que exista forte evidência de que uma pessoa agiu de forma muito diferente de seu comportamento normal, e que essas mudanças deveu-se à pressão exercida pelo grupo.

113 Referências •ROBBINS, S. P.(2005) Comportamento Organizacional,11.ed.: Pearson Prentice Hall. ProfªDenise Ferreira113


Carregar ppt "PERCEPÇÃO E TOMADA DE DECISÃO ProfªDenise Ferreira 1."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google