A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Administração Estratégica

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Administração Estratégica"— Transcrição da apresentação:

1 Administração Estratégica
CAPÍTULO 15 Administração Estratégica

2 Palavras Chave Autor Futuro. Decisão. Resultados. Programação.
Mintzberg Negócio Atual. Tendências. Decisão. Concorrência. Produtos e serviços. Ansoff MAXIMIANO /TGA – Fig – Definições de estratégia, segundo diversos autores.

3 Seleção de oportunidade. Produtos e serviços.
Autor Palavras Chave Seleção de oportunidade. Produtos e serviços. Investimento de recursos. Objetivos. Pascale Metas e objetivos de longo prazo. Cursos de ação. Alocação de recursos. Chandler Vantagens da empresa em relação aos desafios do ambiente. Adaptação da empresa ao ambiente. Hampton MAXIMIANO /TGA – Fig – Definições de estratégia, segundo diversos autores.

4 Estratégia Ameaças Oportunidades Objetivos
MAXIMIANO /TGA – Fig – Em todas as definições de estratégia, sempre está presente a necessidade de definir objetivos em sintonia junto com as ameaças e oportunidades do ambiente.

5 Acompanhamento e Avaliação da Estratégia
Implementação da Estratégia Planejamento Estratégico MAXIMIANO /TGA – Fig – Administração estratégica é a disciplina que trata do planejamento, implementação, execução e controle (acompanhamento e avaliação) da estratégia.

6 Estratégia Corporativa
Estratégia de Ramo ou Unidade de Negócios Grandes corporações diversificadas com muitas unidades de negócios Estratégia Funcional Empresas com negócios ou operações singulares Estratégia Operativa (Planejamento operacional) MAXIMIANO /TGA – Fig – Quatro níveis de aplicação dos conceitos e técnicas de administração estratégica.

7 Situação Estratégica Desejada Situação Estratégica Atual
Passado Presente Futuro Situação Estratégica Atual MAXIMIANO /TGA – Fig – Do passado para o presente de qualquer organização, sempre é possível identificar estratégias implícitas ou explícitas. Nem todas as organizações têm estratégias explícitas do presente para o futuro.

8 Plano Estratégico Análise Interna Análise do Ambiente
MAXIMIANO /TGA – Fig – O processo de elaboração de um plano estratégico baseia-se na análise do ambiente externo e no diagnóstico interno da organização.

9 Concorrentes Potenciais
Ameaça de entrada de novos concorrentes Fornecedores Rivalidade entre Concorrentes Poder de barganha Compradores Substitutos Ameaça de substituição MAXIMIANO /TGA – Fig – Forças competitivas de um ramo de negócios.

10 Ação e Controle do Governo
Mudanças nas Condições da Economia Mudanças nas Normas Sociais Mudanças Tecnológicas MAXIMIANO /TGA – Fig – Tendências que a organização deve monitorar.

11 Análise Interna da Organização Análise de pontos Fortes e Fracos
Análise do Desempenho Análise de pontos Fortes e Fracos Participação dos clientes no faturamento Participação dos produtos e serviços no faturamento Vantagens competitivas Participação no mercado Vulnerabilidades identificadas na análise do desempenho Sensibilidade e experiência dos executivos Consultas aos clientes Benchmarking MAXIMIANO /TGA – Fig – Dois focos do diagnóstico organizacional: a análise do desempenho e análise de pontos fortes e fracos.

12 1997 2002 (previsão) Mercado Externo (52%) Mercado Externo (65%)
Mercado Interno (35%) Mercado Interno (48%) MAXIMIANO /TGA – Fig – Gráficos da participação dos clientes (mercados) no faturamento.

13 Vendas líquidas por área (em %)
12 Outros Produtos 09 Pager 42 Celulares 18 Rádio Comunicação móvel 19 Semicondutores MAXIMIANO /TGA – Fig – Gráficos da participação dos produtos nas vendas.

14 Exemplo Vantagem Competitiva
Mercedes-Benz, Volkswagen, Boeing, Rede Globo, Bic. 1. Qualidade de projeto, do produto e de serviço. Empresas japonesas que usam o modelo de produção e administração enxuta. 2. Eficiência e baixo custo das operações e dos recursos. Microsoft, Banco 24 Horas. 3. Liderança na inovação. Volkswagen, Xerox. 4. Disponibilidade e desenho da assistência técnica (serviço pós-venda) MAXIMIANO /TGA – Fig – Principais vantagens competitivas de algumas organizações e produtos.

15 Exemplo Vantagem Competitiva
Lojistas, empresas e microempresários em geral; negócios que operam o sistema de venda de porta em porta. 5. Relações pessoais com consumidores. Vale do Rio Doce, Petrobrás, cartel do cimento. 6. Propriedades ou controle de matérias-primas de alto custo ou escassa. Bancos, fundos de pensão. 7. Disponibilidade de capital. Petrobrás, Telefônica, cartel do cimento, Microsoft. 8. Controle do mercado MAXIMIANO /TGA – Fig – Principais vantagens competitivas de algumas organizações e produtos.

16 Exemplo Vantagem Competitiva
Nestlé, Johnson & Johnson, Açúcar União, Coca-Cola, Gillette, Disney. 9. Aceitação pelo consumidor da marca da empresa. Açúcar União, Nestlé, Gillette. 10. Conveniência e disponibilidade do produto (eficácia do sistema de distribuição). Carros populares, camelôs. 11. Preço baixo. Mercedes-Benz, primeira classe em aviões. 12. Preço alto. MAXIMIANO /TGA – Fig – Principais vantagens competitivas de algumas organizações e produtos.

17 5 11 Cannon Outras 7 Minolta 7 70 Gestetner Xerox
MAXIMIANO /TGA – Fig – Representação da participação no mercado das copiadoras.

18 Análise da organização
Análise do ambiente Análise da organização Identificação de missão e negócio Clientes e mercados Definição de objetivos estratégicos Produtos e serviços Vantagens competitivas Participação no mercado Seleção de estratégias Desempenho econômico financeiro Genéricas De adaptação Administração de carteiras MAXIMIANO /TGA – Fig – Principais tópicos a considerar na elaboração de um plano estratégico.

19 Participação no Mercado
Grande Pequena Grande   ? ? ? ? Estrelas Pontos de Interrogação Vacas Leiteiras Vira-Latas Crescimento do Mercado Pequeno MAXIMIANO /TGA – Fig – A matriz BCG de administração de carteiras de produtos e negócios.

20 Políticas e Planos Operacionais Estrutura Organizacional
Estratégia Planos Funcionais Operações Marketing Finanças Recursos Humanos Políticas e Planos Operacionais Estrutura Organizacional MAXIMIANO /TGA – Fig – Três maneiras de implementar a estratégia.

21 Perspectiva do Cliente
Balanced Scorecard Perspectiva da Inovação e Aprendizagem Organizacional Perspectiva do Desempenho Financeiro Perspectivas dos Processos Internos MAXIMIANO /TGA – Fig – O balanced scorecard – quatro dimensões do desempenho de uma organização.

22 Preparação do Plano Estratégico Implementação do Plano Estratégico
Acompanhamento e Controle da Execução MAXIMIANO /TGA – Fig – O ciclo da administração estratégica recomeça com a implementação e o controle da execução dos planos.

23 Consumo em Bilhões de Reais Renda Mensal = Salários Mínimos
Milhões de Domicílios Consumo em Bilhões de Reais Renda Mensal = Salários Mínimos Classe 19% = 428 (52%) Mais de 10 A/B 30% = 226 (28%) De 4 a 10 C 51% = 163 (20%) De 1 a 3 D/E MAXIMIANO /TGA – Fig. 1 – O ciclo da administração estratégica recomeça com a implementação e o controle da execução dos planos.


Carregar ppt "Administração Estratégica"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google