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As vantagens de saber comunicar-se no ambiente de trabalho

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Apresentação em tema: "As vantagens de saber comunicar-se no ambiente de trabalho"— Transcrição da apresentação:

1 Grupo 4º As vantagens de saber comunicar-se no ambiente de trabalho MANAUS 18/07/2013

2 • A comunicação é um processo ou um conjunto de processos de troca de dados ou informações entre duas ou mais partes. Sejam os envolvidos pessoas, máquinas/sistemas ou animais.

3 • O termo Comunicar provém do Latim communicare que significa colocar em comum. A partir da etimologia da palavra entendemos que comunicação é o intercâmbio compreensivo de significação por meio de símbolos.

4 A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO NO AMBIENTE DE TRABALHO Existem dois erros principais na comunicação corporativa: a utilização de um vocabulário altamente rebuscado, que dificulta o entendimento ou o uso de termos populares e chulos, que passam a imagem de falta de cultura e conhecimento. Para desenvolver uma boa comunicação no ambiente de trabalho é preciso encontrar o “meio termo” entre os dois problemas citados.

5 • Uma boa comunicação é elemento fundamental para o sucesso. Os profissionais não devem ter medo de expor suas ideias, apenas devem estar atentos para falar de forma a serem compreendidos, ou seja, de maneira objetiva e clara.

6 • Os profissionais devem ampliar o seu vocabulário e buscar se comunicar de forma objetiva e simples. A comunicação deve ser adequada ao nível de compreensão do receptor. Além disso, é preciso tomar cuidado com a comunicação escrita. Esta é diferente da verbalização, onde é possível perceber a intenção da pessoa. Para não correr risco de errar, deve-se sempre ser cordial e cuidar com a ambiguidade de sentidos.

7 • A comunicação e o cuidado emocional A comunicação é um dos mais importantes aspectos do cuidado de enfermagem que vislumbra uma melhor assistência ao cliente e à sua família que estão vivenciando ansiedade e estresse decorrentes do processo de hospitalização, especialmente em caso de longos períodos de internação ou quando se trata de quadros de doença terminal.

8 • O processo comunicativo é a forma de estabelecer uma relação de ajuda ao indivíduo e à Família. • Contudo, para a condução de nossa reflexão assumimos que o cuidado emocional é a habilidade de perceber o imperceptível (Sá, 2001), exigindo alto nível de sensibilidade para as manifestações verbais e não verbais do cliente que possam indicar ao enfermeiro suas necessidades individuais.

9 • Comunicação Interpessoal É o nível de comunicação em que os papéis de emissor (fonte) e de receptor (destino) são exercidos de modo recíproco por duas ou mais pessoas.

10 Tipos de barreiras da comunicação:  Egocentrismo  Timidez  Dificuldades de expressão  Ausência/falhas de códigos comuns  Escolha inadequada (meio, receptor, mensagem, forma, local, estrutura)  Excesso de intermediários  Preconceitos  Suposições  Distrações

11 "A capacidade de se comunicar bem é o que acende uma fogueira nas pessoas. É o que transforma grandes ideias em ações. É o que torna possível todas as realizações“ Dale Carnegie

12 Referências Bibliográficas • FREIRE, P. Extensão ou comunicação? Rio de Janeiro: Paz e Terra, • MONTAGU, R. et al. The effects of hme nursing care of patients during terminal illness on the bereaved’s psycological distress. Nursing Research, v. 47, n.1, p.02-10, • SARAIVA, A. M. P. O doente inconsciente e a efetividade da comunicação através do toque. Nursing. n. 134, p • SKILBECK, J.; PAYNE, S. Emotional support and the role of clinical nurse specialists in palliative care. Journal of Advanced Nursing. V.43, n.5, p • SÉ, A. C. de O. O cuidado do emocional de enfermagem. São Paulo: Robe Editorial, • WALDOW, V. R. Cuidado humano: o resgate necessário. 2ª ed. Porto Alegre: Sagra Luzzato, 1999.


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