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O Método de Avaliação SCAMPI Alexandre Vasconcelos

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Apresentação em tema: "O Método de Avaliação SCAMPI Alexandre Vasconcelos"— Transcrição da apresentação:

1 O Método de Avaliação SCAMPI Alexandre Vasconcelos

2 Método de Avaliação SCAMPI
Um método de avaliação tem como objetivo determinar o nível de aderência de um processo, ou conjunto de processos, à um modelo de referência Um dos produtos do projeto CMMI é o método de avaliação SCAMPI – Standard CMMI Appraisal Method for Process Improvement SCAMPI

3 Método de Avaliação SCAMPI
Objetivos Coletar dados para entender os processos implementados Determinar o nível de aderência de um processo, ou conjunto de processos, nos projetos eleitos como representativos na organização, às práticas do CMMI Determinar o grau de satisfação das metas investigadas na avaliação Identificar pontos fortes e fracos do processo Atribuir classificação (se requerido pelo patrocinador da avaliação) SCAMPI

4 Método de Avaliação SCAMPI: Principais Aspectos
Realizada colaborativamente por uma equipe liderada por um Lead Appraiser autorizado pelo SEI Seleção do escopo organizacional Unidade organizacional previamente definida em comum acordo com o contratante. Verificação através de evidências objetivas Informações qualitativas ou quantitativas, registros, declaração de fatos que caracterizam a implementação de elementos do processo SCAMPI

5 Método de Avaliação SCAMPI: Principais Aspectos
Implementação das práticas baseadas em Indicadores de Implementação das Práticas “PII-based process appraisal” Tipos de indicadores Artefatos diretos, artefatos indiretos e afirmativas PP SP1.1-1 Artefatos indiretos: Atas de reuniões, Anotações do desenvolvimento do WBS Artefatos diretos: WBS, descrição de tarefas, descrição dos pacotes do projeto Estabelecer um WBS (work breakdown structure) de alto nível para o escopo do projeto Informações: “Eu trabalhei na equipe de definição do WBS”, “Eu utilizei o WBS como base para minhas atividades” SCAMPI

6 Método de Avaliação SCAMPI: Principais Aspectos
“Corroboração” das informações Artefatos diretos combinados com artefatos indiretos ou informações obtidas em apresentações e entrevistas Cobertura da avaliação Evidências objetivas suficientes para a implementação de cada prática Evitar avaliações baseadas somente em papel, devem haver afirmações declaradas (chamadas face-to-face F2F) Pelo menos 50% das práticas de cada meta SCAMPI

7 Método de Avaliação SCAMPI: Classes de Avaliação

8 Método de Avaliação SCAMPI: Atividades
Planejar e preparar a avaliação Média de tempo de três meses Conduzir a avaliação Média de 6-8 dias Reportar os resultados da avaliação Resultado preliminar Resultado final Ocorre imediatamente após a realização da avaliação SCAMPI

9 Método de Avaliação SCAMPI: Papéis em uma Avaliação
Participantes da avaliação Patrocinador da avaliação Gerentes de projeto Lideres de equipe Membros da equipe de desenvolvimento As pessoas a serem entrevistadas são selecionadas desde a fase do planejamento SCAMPI

10 Método de Avaliação SCAMPI: Papéis em uma Avaliação
Equipe de avaliação Média de 4 a 5 pessoas Líder da avaliação – Possui a responsabilidade geral sobre a avaliação Membros da equipe - Se dividem em mini-equipes por área de processo a ser avaliada Outras Responsabilidades a serem atribuídas na equipe: Coordenador – responsável pela logística da avaliação Bibliotecário – responsável por toda documentação da avaliação Controlador do tempo Todos devem tomar nota de tudo durante o processo Equipe completa => REVISA TODO O TRABALHO O resultado final de uma avaliação é consensual!! SCAMPI

11 Processo de Obtenção de Ratings
Ratings de nível de capacidade e/ou maturidade Ratings de satisfação dos objetivos (metas) Caracterização da implementação das práticas (PIIs) em nível de unidade organizacional em nível das instanciações (projetos) SCAMPI

12 Caracterização da Implementação
SCAMPI

13 Regras de Agregação em Nível de Processos
SCAMPI

14 Exemplo de Diagnóstico do Nivel de Maturidade
SCAMPI

15 Resultado do Diagnóstico do Setor XXX
SCAMPI

16 Objetivos A finalidade do diagnóstico é prover visibilidade para a gerência do setor XXX a respeito da aderência dos processos e práticas da unidade ao nível 2 do CMMI; Para atingir o objetivo proposto, se torna indispensável o entendimento a respeito do status atual dos processos e práticas quanto ao atendimento ao nível 2 do CMMI. SCAMPI

17 Descrição dos Papéis na Avaliação
Papel Descrição Responsável Responsabilidade Patrocinador Alta gerência João Xyz - Revisar e aprovar este plano - Promover recursos necessários para avaliação - Providenciar a sala e equipamentos conforme requisitos colocados Coordenador da Avaliação Representante do setor avaliado, responsável por facilitar a condução da avaliação Fabio Abc - Organizar a documentação dos projetos e dos processos e torná-las disponíveis para consulta na sala de trabalho - Fazer o intercâmbio de informações com os avaliadores, assegurando que todos os aspectos aqui definidos estarão sendo atendidos - Obtenção das assinaturas dos envolvidos e patrocinadores no documento de planejamento até a data prevista no cronograma. Avaliador Equipe Externa Avaliadores responsáveis por conduzir a avaliação e apresentar resultados Alexandre Vasconcelos e ... - Elaborar o plano da avaliação e submetê-lo à aprovação - Conduzir a avaliação através de entrevistas e análise de documentos - Reportar resultados Avaliador Equipe Interna Avaliadores internos, representantes do setor avaliado Fabio Abc e ... - Apoiar os Avaliadores Equipe Externa no entendimento dos processos e práticas do setor - Não divulgar os resultados dos avaliadores antes da comunicação final. Equipe avaliada Participantes das equipes de projetos de desenvolvimento e manutenção Maria, Martha, ... - Comparecer com antecedência a hora marcada nas entrevistas previstas, no local comunicado - Fornecer todas as informações requisitadas pelos Avaliadores SCAMPI

18 Condução do Diagnóstico
Conduzido por: Alexandre Vasconcelos e ... Data: de xx/yy/zz a xx/yy/zz Local: XXX Técnica: Processo adaptado do método de avaliação oficial CMMI, com menos rigor, tempo e envolvidos Entrevistas a membros da equipe Análise de documentos Foram realizadas x sessões de entrevistas com um total de y pessoas e algumas entrevistas informais complementares. SCAMPI

19 Escopo Avaliação Escopo: Unidade de Sistemas
Projetos XXX e YYY Tipos de Serviços Avaliados Desenvolvimento de Sistemas e Manutenção Escopo do Modelo Nível de maturidade 2 do CMMI, com exceção da Área de Processo SAM - Gerência do Contrato do Fornecedor, por entendermos como não aplicável SCAMPI

20 Riscos da Avaliação A avaliação não foi realizada no nível de profundidade de uma avaliação oficial Nem todas as subpráticas foram analisadas Não houve corroboração das informações coletadas Nem todos os documentos associados foram analisados SCAMPI

21 Critérios de Avaliação
Foi julgado para cada prática: Definição de Processos: quanto a prática está documentada em relação a como deve ser realizada TD: Totalmente Definido LD: Largamente Definido PD: Parcialmente Definido ND: Não Definido NR: Não Definido Institucionalização: quanto a prática está em uso na organização TI: Totalmente Implementado (os dois projetos atendem) LI: Largamente Implementado (um projeto atende, e o outro está quase) PI: Parcialmente Implementado (Os dois projetos atendem parcialmente / um dos projetos atende e ou outro não) NI: Não Implementado (Nenhum dos projetos executou a prática / ou um dos projeto executou parcialmente) SCAMPI

22 Dados Organizacionais
SCAMPI

23 A Empresa (1) – Descrição
Objetivo da obtenção do CMMI-2 Controle e Melhoria do processo de desenvolvimento Marketing, vantagem competitiva no mercado, exportação de software. Missão/Negócio Usar a melhor solução tecnológica para satisfazer os clientes dos clientes. Tamanho X pessoas: y diretores, z pessoas administrativo-financeira, n pessoas de suporte ao usuário e o restante como desenvolvedores. SCAMPI

24 A Empresa (2) – Organograma
Diretoria Geral SQA Conectividade e Segurança Consultoria Organizacional Unidade de Sistemas (USI) Unidade Administrativa/ Financeira Foco da certificação SCAMPI

25 A Empresa (3) Mapeamento dos papeis do CMMI nível 2 nos papéis da organização Acumulado pelo SQA. Gradativamente passando para os projetos Gerente de Configuração Engenheiro de Qualidade SQA Outros diretores Gerente de Projetos Diretor geral Gerência Sênior Papel na Empresa Papel CMMI SCAMPI

26 A Empresa (4) Ferramentas SCAMPI Controle de Mudanças
Word, Access (tracking) PP/PMC MS Project, AllNetic Time Tracker RM Helpdesk da Portais, Mantis Controle de Mudanças CVS, Ant + XML (geração de builds) GC Ferramenta Propósito SCAMPI

27 Dados dos Projetos Avaliados
SCAMPI

28 Dados dos Projetos A empresa atualmente possui um total de x projetos de desenvolvimento / manutenção de software Os x projetos foram avaliados, com o objetivo de se conhecer as principais características dos projetos desenvolvidos na empresa Tipo de cliente Objetivos Ciclo de vida Identificar a atividade primária (desenvolvimento ou manutenção) Tamanho da equipe Cronograma Aspectos de Sub-contratação SCAMPI

29 Dados de Projetos Os projetos de evolução têm ciclos pequenos de desenvolvimento (1 mês). Projetos de curta duração < 1 ano utilizam o ciclo em cascata. Projeto mais longos utilizam o ciclo iterativo e incremental. Podem existir projetos com uma única pessoa. SCAMPI

30 Projeto XXX Cliente YYY Objetivo Abc... SCAMPI

31 Projeto XXX Equipe do projeto Modelo de ciclo de vida adotado
1 desenvolvedor em tempo integral; 1 gerente em tempo parcial. Modelo de ciclo de vida adotado cascata Cronograma Inicio em xx/yy/zzzz Atualmente o projeto encontra-se na etapa de Análise e Projeto Situação atual: no prazo SCAMPI

32 Resultados da Avaliação
SCAMPI

33 Resultados – Práticas Genéricas
SCAMPI

34 Resultados – Definição de Processos
SCAMPI

35 Resultados – Institucionalização
SCAMPI

36 Práticas Genéricas – Principais Aspectos
Pontos Fortes Desvios Encontrados Existe política definida para os processo Os recursos necessários são disponibilizados para a equipe As responsabilidades estão bem definidas pelo processo Os papéis na área de medição precisam ser melhor definidos Treinamentos nos processos foram realizados Os processos estão sendo avaliados pelo SQA Com exceção do processo de MA, que sofreu apenas uma auditoria Nem todos aparentam conhecer a política dos processos Nem todos os processos estão sendo seguidos, em geral os processos não estão sendo controlados nem por medições nem por atividades planejadas X realizadas (a PA de medição está tendo a institucionalização iniciada) O acompanhamento dos processos está sendo feito de maneira informal e sob demanda pela alta gerência O grupo de SQA não está sendo avaliado quanto a aderência SCAMPI

37 REQM – Principais Aspectos
Pontos Fortes Desvios Encontrados Criação de protótipos para homologação dos requisitos definição de critérios de aceitação e de provedores de requisitos A aceitação dos requisitos está sendo realizada através de um checklist Algumas reuniões não estão sendo documentadas (comprometimento da equipe interna); O processo de gestão de mudanças ainda não foi executado; Atenção: O conceito de mudança de requisitos está com foco em mudanças solicitadas pelo cliente (mudanças levantadas internamente) Um dos projetos não tem matriz de rastreabilidade (análise de impacto empírica); SCAMPI

38 PP – Principais Aspectos
Pontos Fortes Desvios Encontrados SCAMPI

39 PMC – Principais Aspectos
Pontos Fortes Desvios Encontrados SCAMPI

40 MA – Principais Aspectos
Pontos Fortes Desvios Encontrados SCAMPI

41 PPQA – Principais Aspectos
Pontos Fortes Desvios Encontrados SCAMPI

42 CM – Principais Aspectos
Pontos Fortes Desvios Encontrados SCAMPI

43 Informações não relacionadas com o CMMI
Observações Gerais Informações não relacionadas com o CMMI SCAMPI

44 Aspectos Gerais Pontos fortes Observações
Existe um grupo de definição de processos atuante; Existe um processo de testes definido; A empresa tem certificação ISO9001 (cultura de qualidade). Observações O papel e a composição da gerência sênior precisa ser melhor trabalhado internamente e o processo precisa ser ajustado Não está claro para a equipe de desenvolvimento o papel de cada um dos coordenadores Necessidade de melhor conhecimento sobre o organograma da empresa, papéis e responsabilidades de alguns cargos SCAMPI

45 Recomendações Gerais SCAMPI

46 Recomendações Gerais Recomendação 1: xxx. Recomendação 2: yyy.
Recomendação 3: zzz. SCAMPI


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