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SCAMPI1/47 O Método de Avaliação SCAMPI Alexandre Vasconcelos.

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Apresentação em tema: "SCAMPI1/47 O Método de Avaliação SCAMPI Alexandre Vasconcelos."— Transcrição da apresentação:

1 SCAMPI1/47 O Método de Avaliação SCAMPI Alexandre Vasconcelos

2 SCAMPI2/47 Método de Avaliação SCAMPI  Um método de avaliação tem como objetivo determinar o nível de aderência de um processo, ou conjunto de processos, à um modelo de referência  Um dos produtos do projeto CMMI é o método de avaliação SCAMPI – Standard CMMI Appraisal Method for Process Improvement

3 SCAMPI3/47 Método de Avaliação SCAMPI  Objetivos  Coletar dados para entender os processos implementados  Determinar o nível de aderência de um processo, ou conjunto de processos, nos projetos eleitos como representativos na organização, às práticas do CMMI  Determinar o grau de satisfação das metas investigadas na avaliação  Identificar pontos fortes e fracos do processo  Atribuir classificação (se requerido pelo patrocinador da avaliação)

4 SCAMPI4/47 Método de Avaliação SCAMPI: Principais Aspectos  Realizada colaborativamente por uma equipe liderada por um Lead Appraiser autorizado pelo SEI  Seleção do escopo organizacional  Unidade organizacional previamente definida em comum acordo com o contratante.  Verificação através de evidências objetivas  Informações qualitativas ou quantitativas, registros, declaração de fatos que caracterizam a implementação de elementos do processo

5 SCAMPI5/47 Método de Avaliação SCAMPI: Principais Aspectos  Implementação das práticas baseadas em Indicadores de Implementação das Práticas  “PII-based process appraisal”  Tipos de indicadores  Artefatos diretos, artefatos indiretos e afirmativas PP SP1.1-1 Estabelecer um WBS (work breakdown structure) de alto nível para o escopo do projeto Artefatos indiretos: Atas de reuniões, Anotações do desenvolvimento do WBS Artefatos diretos: WBS, descrição de tarefas, descrição dos pacotes do projeto Informações: “Eu trabalhei na equipe de definição do WBS”, “Eu utilizei o WBS como base para minhas atividades”

6 SCAMPI6/47 Método de Avaliação SCAMPI: Principais Aspectos  “Corroboração” das informações  Artefatos diretos combinados com artefatos indiretos ou informações obtidas em apresentações e entrevistas  Cobertura da avaliação  Evidências objetivas suficientes para a implementação de cada prática  Evitar avaliações baseadas somente em papel, devem haver afirmações declaradas (chamadas face-to-face F2F)  Pelo menos 50% das práticas de cada meta

7 SCAMPI7/47 Método de Avaliação SCAMPI: Classes de Avaliação

8 SCAMPI8/47 Método de Avaliação SCAMPI: Atividades  Planejar e preparar a avaliação  Média de tempo de três meses  Conduzir a avaliação  Média de 6-8 dias  Reportar os resultados da avaliação  Resultado preliminar  Resultado final  Ocorre imediatamente após a realização da avaliação

9 SCAMPI9/47 Método de Avaliação SCAMPI: Papéis em uma Avaliação  Participantes da avaliação  Patrocinador da avaliação  Gerentes de projeto  Lideres de equipe  Membros da equipe de desenvolvimento As pessoas a serem entrevistadas são selecionadas desde a fase do planejamento

10 SCAMPI10/47 Método de Avaliação SCAMPI: Papéis em uma Avaliação  Equipe de avaliação  Média de 4 a 5 pessoas  Líder da avaliação – Possui a responsabilidade geral sobre a avaliação  Membros da equipe - Se dividem em mini-equipes por área de processo a ser avaliada  Outras Responsabilidades a serem atribuídas na equipe :  Coordenador – responsável pela logística da avaliação  Bibliotecário – responsável por toda documentação da avaliação  Controlador do tempo  Todos devem tomar nota de tudo durante o processo  Equipe completa => REVISA TODO O TRABALHO  O resultado final de uma avaliação é consensual!!

11 SCAMPI11/47 Processo de Obtenção de Ratings Ratings de nível de capacidade e/ou maturidade Ratings de satisfação dos objetivos (metas) Caracterização da implementação das práticas (PIIs) em nível de unidade organizacional Caracterização da implementação das práticas (PIIs) em nível das instanciações (projetos)

12 SCAMPI12/47 Caracterização da Implementação

13 SCAMPI13/47 Regras de Agregação em Nível de Processos

14 SCAMPI14/47 Exemplo de Diagnóstico do Nivel de Maturidade Exemplo de Diagnóstico do Nivel de Maturidade

15 SCAMPI15/47 Resultado do Diagnóstico do Setor XXX Resultado do Diagnóstico do Setor XXX

16 SCAMPI16/47 Objetivos  A finalidade do diagnóstico é prover visibilidade para a gerência do setor XXX a respeito da aderência dos processos e práticas da unidade ao nível 2 do CMMI;  Para atingir o objetivo proposto, se torna indispensável o entendimento a respeito do status atual dos processos e práticas quanto ao atendimento ao nível 2 do CMMI.

17 SCAMPI17/47 Descrição dos Papéis na Avaliação PapelDescriçãoResponsávelResponsabilidade PatrocinadorAlta gerência João Xyz - Revisar e aprovar este plano - Promover recursos necessários para avaliação - Providenciar a sala e equipamentos conforme requisitos colocados Coordenador da Avaliação Representante do setor avaliado, responsável por facilitar a condução da avaliação Fabio Abc - Organizar a documentação dos projetos e dos processos e torná-las disponíveis para consulta na sala de trabalho - Fazer o intercâmbio de informações com os avaliadores, assegurando que todos os aspectos aqui definidos estarão sendo atendidos - Obtenção das assinaturas dos envolvidos e patrocinadores no documento de planejamento até a data prevista no cronograma. Avaliador Equipe Externa Avaliadores responsáveis por conduzir a avaliação e apresentar resultados Alexandre Vasconcelos e... - Elaborar o plano da avaliação e submetê-lo à aprovação - Conduzir a avaliação através de entrevistas e análise de documentos - Reportar resultados Avaliador Equipe Interna Avaliadores internos, representantes do setor avaliado Fabio Abc e... - Apoiar os Avaliadores Equipe Externa no entendimento dos processos e práticas do setor - Não divulgar os resultados dos avaliadores antes da comunicação final. Equipe avaliadaParticipantes das equipes de projetos de desenvolvimento e manutenção Maria, Martha,... - Comparecer com antecedência a hora marcada nas entrevistas previstas, no local comunicado - Fornecer todas as informações requisitadas pelos Avaliadores

18 SCAMPI18/47 Condução do Diagnóstico  Conduzido por: Alexandre Vasconcelos e...  Data: de xx/yy/zz a xx/yy/zz  Local: XXX  Técnica:  Processo adaptado do método de avaliação oficial CMMI, com menos rigor, tempo e envolvidos  Entrevistas a membros da equipe  Análise de documentos  Foram realizadas x sessões de entrevistas com um total de y pessoas e algumas entrevistas informais complementares.

19 SCAMPI19/47 Escopo Avaliação  Escopo: Unidade de Sistemas  Projetos XXX e YYY  Tipos de Serviços Avaliados  Desenvolvimento de Sistemas e Manutenção  Escopo do Modelo  Nível de maturidade 2 do CMMI, com exceção da Área de Processo SAM - Gerência do Contrato do Fornecedor, por entendermos como não aplicável

20 SCAMPI20/47 Riscos da Avaliação  A avaliação não foi realizada no nível de profundidade de uma avaliação oficial  Nem todas as subpráticas foram analisadas  Não houve corroboração das informações coletadas  Nem todos os documentos associados foram analisados

21 SCAMPI21/47 Critérios de Avaliação  Foi julgado para cada prática:  Definição de Processos: quanto a prática está documentada em relação a como deve ser realizada  TD: Totalmente Definido  LD: Largamente Definido  PD: Parcialmente Definido  ND: Não Definido  NR: Não Definido  Institucionalização: quanto a prática está em uso na organização  TI: Totalmente Implementado (os dois projetos atendem)  LI: Largamente Implementado (um projeto atende, e o outro está quase)  PI: Parcialmente Implementado (Os dois projetos atendem parcialmente / um dos projetos atende e ou outro não)  NI: Não Implementado (Nenhum dos projetos executou a prática / ou um dos projeto executou parcialmente)

22 SCAMPI22/47 Dados Organizacionais

23 SCAMPI23/47 A Empresa (1) – Descrição  Objetivo da obtenção do CMMI-2  Controle e Melhoria do processo de desenvolvimento  Marketing, vantagem competitiva no mercado, exportação de software.  Missão/Negócio  Usar a melhor solução tecnológica para satisfazer os clientes dos clientes.  Tamanho  X pessoas: y diretores, z pessoas administrativo-financeira, n pessoas de suporte ao usuário e o restante como desenvolvedores.

24 SCAMPI24/47 A Empresa (2) – Organograma Diretoria Geral SQA Conectividade e Segurança Consultoria Organizacional Unidade de Sistemas (USI) Unidade Administrativa/ Financeira Foco da certificação

25 SCAMPI25/47 A Empresa (3) Mapeamento dos papeis do CMMI nível 2 nos papéis da organização Acumulado pelo SQA. Gradativamente passando para os projetos Gerente de Configuração Engenheiro de QualidadeSQA Outros diretoresGerente de Projetos Diretor geralGerência Sênior Papel na EmpresaPapel CMMI

26 SCAMPI26/47 A Empresa (4) Ferramentas Word, Access (tracking) PP/PMC MS Project, AllNetic Time Tracker RM Helpdesk da Portais, Mantis Controle de Mudanças CVS, Ant + XML (geração de builds)GC FerramentaPropósito

27 SCAMPI27/47 Dados dos Projetos Avaliados

28 SCAMPI28/47 Dados dos Projetos  A empresa atualmente possui um total de x projetos de desenvolvimento / manutenção de software  Os x projetos foram avaliados, com o objetivo de se conhecer as principais características dos projetos desenvolvidos na empresa  Tipo de cliente  Objetivos  Ciclo de vida  Identificar a atividade primária (desenvolvimento ou manutenção)  Tamanho da equipe  Cronograma  Aspectos de Sub-contratação

29 SCAMPI29/47 Dados de Projetos  Os projetos de evolução têm ciclos pequenos de desenvolvimento (1 mês).  Projetos de curta duração < 1 ano utilizam o ciclo em cascata.  Projeto mais longos utilizam o ciclo iterativo e incremental.  Podem existir projetos com uma única pessoa.

30 SCAMPI30/47 Projeto XXX  Cliente  YYY  Objetivo  Abc...

31 SCAMPI31/47 Projeto XXX  Equipe do projeto  1 desenvolvedor em tempo integral; 1 gerente em tempo parcial.  Modelo de ciclo de vida adotado  cascata  Cronograma  Inicio em xx/yy/zzzz  Atualmente o projeto encontra-se na etapa de Análise e Projeto  Situação atual: no prazo

32 SCAMPI32/47 Resultados da Avaliação

33 SCAMPI33/47 Resultados – Práticas Genéricas

34 SCAMPI34/47 Resultados – Definição de Processos

35 SCAMPI35/47 Resultados – Institucionalização

36 SCAMPI36/47 Práticas Genéricas – Principais Aspectos  Existe política definida para os processo  Os recursos necessários são disponibilizados para a equipe  As responsabilidades estão bem definidas pelo processo  Os papéis na área de medição precisam ser melhor definidos  Treinamentos nos processos foram realizados  Os processos estão sendo avaliados pelo SQA  Com exceção do processo de MA, que sofreu apenas uma auditoria  Nem todos aparentam conhecer a política dos processos  Nem todos os processos estão sendo seguidos, em geral os processos não estão sendo controlados nem por medições nem por atividades planejadas X realizadas (a PA de medição está tendo a institucionalização iniciada)  O acompanhamento dos processos está sendo feito de maneira informal e sob demanda pela alta gerência  O grupo de SQA não está sendo avaliado quanto a aderência Desvios Encontrados Pontos Fortes

37 SCAMPI37/47 REQM – Principais Aspectos  Criação de protótipos para homologação dos requisitos  definição de critérios de aceitação e de provedores de requisitos  A aceitação dos requisitos está sendo realizada através de um checklist Pontos Fortes Desvios Encontrados  Algumas reuniões não estão sendo documentadas (comprometimento da equipe interna);  O processo de gestão de mudanças ainda não foi executado;  Atenção: O conceito de mudança de requisitos está com foco em mudanças solicitadas pelo cliente (mudanças levantadas internamente)  Um dos projetos não tem matriz de rastreabilidade (análise de impacto empírica);

38 SCAMPI38/47 PP – Principais Aspectos Pontos Fortes Desvios Encontrados

39 SCAMPI39/47 PMC – Principais Aspectos Pontos Fortes Desvios Encontrados

40 SCAMPI40/47 MA – Principais Aspectos Desvios Encontrados Pontos Fortes

41 SCAMPI41/47 PPQA – Principais Aspectos Pontos Fortes Desvios Encontrados

42 SCAMPI42/47 CM – Principais Aspectos Desvios Encontrados Pontos Fortes

43 SCAMPI43/47 Observações Gerais Informações não relacionadas com o CMMI

44 SCAMPI44/47 Aspectos Gerais  Pontos fortes  Existe um grupo de definição de processos atuante;  Existe um processo de testes definido;  A empresa tem certificação ISO9001 (cultura de qualidade).  Observações  O papel e a composição da gerência sênior precisa ser melhor trabalhado internamente e o processo precisa ser ajustado  Não está claro para a equipe de desenvolvimento o papel de cada um dos coordenadores  Necessidade de melhor conhecimento sobre o organograma da empresa, papéis e responsabilidades de alguns cargos

45 SCAMPI45/47 Recomendações Gerais

46 SCAMPI46/47 Recomendações Gerais  Recomendação 1: xxx.  Recomendação 2: yyy.  Recomendação 3: zzz.


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