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Audrey Vasconcelos Lenildo Morais.  CMMI / MPS.BR › Modelos de Maturidade de Qualidade de Software › Aplicações criteriosas de conceitos de gerenciamento.

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1 Audrey Vasconcelos Lenildo Morais

2  CMMI / MPS.BR › Modelos de Maturidade de Qualidade de Software › Aplicações criteriosas de conceitos de gerenciamento de processos e de melhoria da qualidade ao desenvolvimento e manutenção de software

3 CMMIMPS.BR Modelo internacionalModelo brasileiro Desenvolvido pelo Software Engineering Institute-SEI em 1992 Desenvolvido por algumas empresas brasileiras em 2003 Possui representação por estágios (5 níveis)e contínua (6 níveis) Possui representação em níveis (7 níveis) Custo mais elevadoCusto acessível Mais complexoMais simples

4 Níveis de Maturidade Áreas-chaves de Processos Características comuns Capacidade do processo Orienta na realização das metas Implementação e institucionalização

5 NívelDescrição 1Inicial 2Gerenciado 3Definido 4Gerenciado quantitativamente 5Otimizado

6  Os processos são caóticos  Geralmente a organização não possui um ambiente de desenvolvimento de software  Padrões não existem (e se existem, não são seguidos)

7  Os projetos das organizações possuem requisitos gerenciados e processos planejados, medidos e controlados  As práticas permitem que a organização cumpra os planos no desenvolvimento dos projetos  Os requisitos, processos e serviços são gerenciados

8  Os processos são bem caracterizados e entendidos  A padronização permite maior consistência nos produtos gerados pela organização  Na descrição dos processos são usados padrões, procedimentos, ferramentas e métodos bem definidos

9  Os processos são selecionados para contribuir com o desempenho geral dos demais processos  São controlados usando métodos estatísticos e outras técnicas quantitativas  Aspectos qualitativos devem ser traduzidos em números  Dados sobre todos os processos são coletados e analisados

10  Os processos são continuamente melhorados com base em um entendimento quantitativo das causas comuns de alterações de desempenho  A melhoria contínua é obtida com inovações e melhor uso de tecnologias  Objetivos quantitativos de melhoria são estabelecidos, continuamente revisados e usados como critérios de gerenciamento  Os efeitos da implantação da melhoria de processos são medidos e avaliados

11 NívelDescrição 0Incompleto 1Realizado 2Gerenciado 3Definido 4Gerenciado quantitativamente 5Otimizado

12  Não-realização de um processo  Se um processo é implementado, mas um ou mais objetivos específicos da área de processo não é(são) satisfeito(s)

13  Cada processo deve cumprir com todos os objetivos específicos de sua área  Um processo utiliza entradas determinadas e leva à obtenção de produtos específicos, identificados como saídas

14  Cada processo é planejado e executado de acordo com uma política determinada  Todo processo é institucionalizado  Requisitos e objetivos são estabelecidos  Processos são monitorados, controlados e revisados, assim como os produtos resultantes

15  Processos padronizados são estabelecidos e melhorados continuamente  Os processos definidos são descritos e executados de maneira mais rigorosa  São estabelecidos em função de um conjunto padronizado de processos organizacionais e, por isso, são consistentes em toda empresa

16  Os processos dão definidos e controlados quantitativamente, por exemplo, aplicando-se técnicas estatísticas  A administração dos processos, bem como a avaliação da qualidade destes, é fundamental em critérios quantitativos  Previsibilidade do desempenho de processos

17  Os processos são adaptados para cumprir os objetivos de negócio da organização  Foco na melhoria contínua do desempenho  Melhorias tecnológicas incrementais e de inovação  Os processos otimizados são melhorados continuamente, pela intervenção nas causas de variação de desempenho

18 Por estágiosContínua Fornece um caminho pré-definido para melhoria através de: Implementação em seqüência Cada nível é base para o próximo Fornece maior foco nas áreas de processo escolhidas de acordo com os objetivos do negócio, reduzindo os riscos Permite comparação dentro da organização e entre organizações pelo uso de níveis de maturidade Oferece classificação única que resume os resultados e avaliações Permite comparação de áreas de “processo” dentro da organização e entre organizações Oferece migração fácil do SW-CMM para o CMMI Oferece migração fácil da comunidade de engenharia de sistemas CMMI

19 MPS.BR Modelo de Referência (MR-MPS) Método de Avaliação (MA-MPS) Modelo de Negócio (MN-MPS) Guia Geral Guia de Implementação Guia de Aquisição Guia de Avaliação Documentos do Programa ISO/IEC CMMI® ISO/IEC 15504

20  Contém os requisitos que os processos das unidades organizacionais devem atender para estar em conformidade com o MR- MPS  Contém as definições dos níveis de maturidade, processos e atributos do processo (Guia Geral)  O Guia de Aquisição é um documento complementar destinado a organizações que pretendem adquirir S&SC (boas práticas)

21  O Guia de Implementação sugere formas de implementar cada um dos níveis do MR-MPS e formas de como uma unidade organizacional que faz Aquisição de produtos pode implementar o MR-MPS

22  Define o processo e o método de avaliação MA-MPS, os requisitos para avaliadores líderes, avaliadores adjuntos e Instituições Avaliadoras (Guia de Avaliação)

23  Descreve regras de negócio para: › Implementação do MR-MPS pelas Instituições Implementadoras (II) › Avaliação seguindo o MA-MPS pelas Instituições Avaliadoras (IA) › Organização de grupos de empresas pelas Instituições Organizadoras de Grupos de Empresas (IOGE) › Certificação de Consultores de Aquisição (CA) › Programas anuais de treinamento do MPS.BR pr meio de cursos, provas e workshops

24 NívelDescrição AEm otimização BGerenciado quantitativamente CDefinido DLargamente definido EParcialmente definido FGerenciado GParcialmente gerenciado

25 Atributos de ProcessosDescrição AP 1.1O processo é executado AP 2.1O processo é gerenciado AP 2.2 Os produtos de trabalho do processos são gerenciados AP 3.1O processo é definido AP 3.2O processo está implementado AP 4.1O processo é medido AP 4.2O processo é controlado AP 5.1 O processo é objeto de melhorias e inovações AP 5.2 O processo é otimizado continuamente

26 NívelAtributos de Processos A AP 1.1, AP 2.1, AP 2.2, AP 3.1, AP 3.2, AP 4.1, AP 4.2, AP 5.1 e AP 5.2 B AP 1.1, AP 2.1, AP 2.2, AP 3.1, AP 3.2, AP 4.1 e AP 4.2 C AP 1.1, AP 2.1, AP 2.2, AP 3.1 e AP 3.2 D AP 1.1, AP 2.1, AP 2.2, AP 3.1 e AP 3.2 E AP 1.1, AP 2.1, AP 2.2, AP 3.1 e AP 3.2 FAP 1.1, AP 2.1 e AP 2.2 GAP 1.1 e AP 2.1

27  Gerência de Projetos › Estabelecer e manter os planos que definem as atividades, recursos e responsabilidades dos projetos  Gerência de Requisitos › Gerenciar os requisitos do produto e dos componentes do produto do projeto e identificar inconsistências entre os requisitos, os planos de projetos e os produtos de trabalho do projeto

28  Aquisição › Gerenciar a aquisição de produtos que satisfaçam às necessidades expressas pelo adquirente  Gerência de Configuração › Estabelecer e manter a integridade de todos os produtos de trabalho de um processo ou projeto e disponibilizá-los a todos os envolvidos

29  Garantia da Qualidade › Assegurar que os produtos de trabalho e a execução dos processos estejam em conformidade com os planos, procedimentos e padrões estabelecidos  Gerência de Portfólio de Projetos › Iniciar e manter projetos que sejam necessários, suficientes e sustentáveis, de forma a atender os objetivos estratégicos da organização

30  Medição › Coletar, armazenar, analisar e relatar os dados relativos aos produtos desenvolvidos e aos processos implementados na organização e em seus projetos, de forma a apoiar os objetivos organizacionais

31  Avaliação e Melhoria do Processo Organizacional › Determinar o quanto os processos padrão da organização contribuem para alcançar os objetivos de negócio da organização › Apoiar a organização a planejar, realizar e implantar melhorias contínuas nos processo com base no entendimento de seus pontos fortes e fracos

32  Definição do Processo Organizacional › Estabelecer e manter um conjunto de ativos de processo organizacional e padrões do ambiente de trabalho usáveis e aplicáveis às necessidades de negócio da organização  Gerência de Recursos Humanos › Prover a organização e os projetos com os recursos humanos necessários e manter suas competências adequadas às necessidades do negócio

33  Gerência de Reutilização › Gerenciar os ciclos de vida dos ativos reutilizáveis

34  Desenvolvimento de Requisitos › Definir os requisitos do cliente, do produto e dos componentes do produto  Integração do produto › Compor os componentes do produto, produzindo um produto integrado consistente com seu projeto, e demonstrar que os requisitos são satisfeitos para o ambiente alvo ou equivalente

35  Projeto e Construção do Produto › Projetar, desenvolver e implementar soluções para atender aos requisitos  Validação › Confirmar que um produto ou componente do produto atenderá ao seu uso pretendido quando colocado em produção  Verificação › Confirmar que cada serviço e/ou produto de trabalho do processo ou do projeto atende apropriadamente os requisitos especificados

36  Desenvolvimento para Reutilização › Identificar oportunidades de reutilização sistemática de ativos na organização e, se possível, estabelecer um programa de reutilização para desenvolver ativos a partir de engenharia de domínios de aplicação  Gerência de Decisões › Analisar possíveis decisões críticas usando um processo formal, com critérios estabelecidos, para avaliação das alternativas identificadas

37  Gerência de Riscos › Identificar, analisar, tratar, monitorar e reduzir continuamente os riscos em nível organizacional de projetos

38  Não possui processos específicos  O processo Gerência de Projetos sofre uma evolução  Novos resultados são acrescentados ao processo Gerência de Projetos para atender aos objetivos de gerenciamento quantitativo  Análise de Desempenho do Processo Organizacional

39  Não possui processos específicos  Inovação e Implantação na Organização  Análise de Causas e Resolução

40 CMMIMPS.BR EstágioÁreas de ProcessosNívelProcesso 1 Processo ad-hoc (imprevisível) - -

41 CMMIMPS.BR EstágioÁreas de ProcessosNívelProcesso 2 Gerência e controle do projeto Planejamento do projeto Gerência de requisitos Garantia da qualidade do processo e do produto Gerência de acordos com os fornecedores Gerência de configuração Medição e Análise G Gerência de projetos Gerência de requisitos F Garantia da qualidade Aquisição Gerência de portfólio de projetos Gerência de configuração Medição

42 CMMIMPS.BR EstágioÁreas de ProcessosNívelProcesso 3 Gerência de projeto integrada Definição do processo organizacional Foco no processo organizacional Treinamento organizacional Validação Verificação Integração do produto Solução técnica Desenvolvimento de requisitos Gerência de riscos Análise de decisão e resolução E Gerência de projeto (evolução) Definição do processo organizacional Avaliação e melhoria do processo organizacional Gerência de recursos humanos Gerência de reutilização D Validação Verificação Projeto e construção do produto Integração do produto Desenvolvimento de requisitos C Gerência de riscos Desenvolvimento para reutilização Gerência de decisões

43 CMMIMPS.BR EstágioÁreas de ProcessosNívelProcesso 4 Gerência quantitativa do projeto Desempenho do processo organizacional B Gerência de projetos (evolução)

44 CMMIMPS.BR EstágioÁreas de ProcessosNívelProcesso 5 Análise de causas e resolução Inovação e implantação na organização A -

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46 1. Introdução 2. CMMI 3. MPS.BR 4. CMMI x MPS.BR 5. Exercícios 6. Sugestões de leitura 7. Tópicos de pesquisa 8. Referências


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