A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SEMINÁRIO INTEGRADOR 3 – A ESCOLA E O CONTEXTO ATUAL UFRGS Curso: Licenciatura em Artes Visuais Coordenadoras: Profª. Drª. Maria Helena Wagner Rossi (UCS)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SEMINÁRIO INTEGRADOR 3 – A ESCOLA E O CONTEXTO ATUAL UFRGS Curso: Licenciatura em Artes Visuais Coordenadoras: Profª. Drª. Maria Helena Wagner Rossi (UCS)"— Transcrição da apresentação:

1 SEMINÁRIO INTEGRADOR 3 – A ESCOLA E O CONTEXTO ATUAL UFRGS Curso: Licenciatura em Artes Visuais Coordenadoras: Profª. Drª. Maria Helena Wagner Rossi (UCS) e Profª. Drª. Umbelina Barreto (UFRGS); Professores formadores: Profª. Claudia Zamboni de Almeida (UCS) e Prof. Rodrigo Núñez (UFRGS); Tutores a distância: Michele Wilbert e Tatiane Bertuol (UCS) e Adriana Daccache, Elisete Armando e Ivan Vieira (UFRGS). Aluna: Marilda de Fátima Boeira Pólo: Gramado

2 OBJETO DE APRENDIZAGEM

3 PÚBLICO ALVO: Professor de Artes da 8ª série do Ensino Fundamental Alunos da 8ª Série do Ensino Fundamental

4  PERÍODO DE DESENVOLVIMENTO: Mais ou menos um mês

5 JUSTIFICATIVA: A partir da atividade realizada “Em minha sala de aula”, destaco os seguintes trechos, que justificam a escolha pelo objeto de aprendizagem proposto. são de pesquisar sobre artistas locais, seus trabalhos e técnicas gostariam de utilizar técnicas diferenciadas, com materiais diversificados e realizar exposições na escola “Algumas sugestões dos alunos são de pesquisar sobre artistas locais, seus trabalhos e técnicas, visitar museus em outras cidades, pois em Canela não possui nenhum, pesquisar sobre artistas, suas obras, as diferentes tendências e períodos artísticos. Quanto aos trabalhos práticos, gostariam de utilizar técnicas diferenciadas, com materiais diversificados e realizar exposições na escola. Também acreditam ser importante, trazer para a escola os objetos que declaram ter em casa e considerar arte, para que seja compartilhado com os colegas”.

6 OBJETIVOS:  Potencializar ao educando e ao educador, momentos para o reconhecimento dos principais pontos turísticos de sua cidade, sentindo-se co-participante deste meio, através de uma ação interdisciplinar.  Conhecer artistas locais que representam os pontos turísticos da cidade através de seus trabalhos, bem como, as técnicas utilizadas.  Fotografar,filmar e reproduzir os pontos turísticos através de materiais e técnicas variadas.  Realizar exposições dos trabalhos, valorizando as iniciativas e obras dos alunos.

7 CANELA, POR MUITAS RAZÕES!

8 CASCATA DO CARACOL

9 CATEDRAL DE PEDRA

10 PARQUE DA FERRADURA

11 PARQUE DAS SEQUÓIAS

12 MORRO PELADO

13 MUNDO A VAPOR

14 VALE DO QUILOMBO

15 CASTELINHO

16 DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE: Conversar previamente com os alunos sobre os pontos turísticos de Canela; Realizar passeios em dias alternados aos principais pontos turísticos, possibilitando o conhecimento, formação de imagem visual dos mesmos e registros através de fotografias e filmagens. Proporcionar encontros com pessoas locais que já realizaram trabalhos de registros dos pontos turísticos através da arte e/ou artesanato. Algumas possíveis sugestões: pinturas de telas, entalhes em madeira, bordados, fotografias, vídeos...

17 DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE: Revelar as fotos tiradas pelos alunos durante as visitas e encontros e realizar uma exposição. Editar vídeos produzidos e realizar sessões de apresentações dos mesmos. Propor aos alunos que reproduzam através da arte ou artesanato, o ponto turístico que mais lhe chamou a atenção, fazendo uso de sua criatividade através da técnica que achar mais adequada. Realizar exposição dos trabalhos realizados.

18 RECURSOS UTILIZADOS: Passeios; Visitas; Conversas; Fotografias, filmagens, câmeras fotográficas e filmadoras; Materiais diversos (tintas, pincéis, telas, madeira, sucatas, tecidos, linhas, agulhas, argila, papéis...)

19 AVALIAÇÃO: A avaliação será realizada através da observação e análise contínua dos trabalhos desenvolvidos pelos educandos, valorizando seus saberes extra-escolares, tendo deste uma visão global, respeitando ritmos e sugerindo processos avaliativos que vem de encontro com a situação apresentada.

20 OBSERVAÇÕES: Os trabalhos propostos poderão contar com o envolvimento de outras disciplinas, como produções de textos em Língua Portuguesa, conscientização ambiental em Ciências, histórico do município e dos pontos turísticos em História, análises de dados e criação de gráficos e tabelas em Matemática, entre outros.

21 REFERÊNCIAS: Material disponibilizado na disciplina Seminário Integrador 3 – A escola e o contexto atual  Sites:   cao=vivendo cao=vivendo  


Carregar ppt "SEMINÁRIO INTEGRADOR 3 – A ESCOLA E O CONTEXTO ATUAL UFRGS Curso: Licenciatura em Artes Visuais Coordenadoras: Profª. Drª. Maria Helena Wagner Rossi (UCS)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google