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Janice Janissek de Souza ETAPA DA COLETA DE DADOS.

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1 Janice Janissek de Souza ETAPA DA COLETA DE DADOS

2 COLETAR DADOS: O que é e o que envolve? ENVOLVE: A)Selecionar um instrumento ou método B)Aplicar instrumento C)Preparar observações registros e medições para serem analisados Etapa que consiste em coletar informações pertinentes sobre variáveis, acontecimentos, contextos categorias, comunidades ou objetos envolvidos na pesquisa

3 COLETA DADOS ENFOQUE QUANTITATIVO Na perspectiva quantitativa coletar os dados significa MEDIR Processo de vincular conceitos abstratos com indicadores empíricos MEDIR Utilizado para registrar dados observáveis que representam verdadeiramente os conceitos ou variáveis Instrumento Medição

4 REQUISITOS ESSENCIAIS INSTRUMENTO MEDIÇÃO Grau em que a aplicação repetida ao mesmo indivíduo produz resultados iguais CONFIABILIDADE Grau em que o instrumento realmente mede a variável que pretende medir VALIDADE

5 TIPOS DE VALIDADES CONSTRUCTO Grau no qual a medição se relaciona de forma coerente com outras medições de acordo com hipóteses teoricamente derivadas Teoria: Investigações feitas encontram que A relaciona- se positivamente com B, C e D e negativamente com D. Se o instrumento realmente mede A deve também relacionar-se da mesma maneira CRITÉRIO Julga-se a validade de critério de um instrumento comparando-o com um padrão externo Ex; Exame sobre pilotar avião deve refletir com exatidão como um grupo de piloto é capaz de pilotar um avião CONTEÚDO Grau no qual a medição representa o conceito medido Ex:Teste aritmética: deve incluir problemas das quatro operações e não apenas de 2

6 VALIDADE Validação de um constructo está vinculado com a teoria Não é possível validar um constructo a menos que exista um marco teórico que embase a variável em relação a outras variáveis É preciso que haja pesquisas demonstrando que conceitos estão relacionados

7 FATORES QUE AFETAM A CONFIABILIDADE E VALIDADE

8 COMO ESCOLHER UM INSTRUMENTO 1- Escolher um instrumento já desenvolvido e disponível que se adapte às necessidades do estudo 2- Construir um novo instrumento de medição de acordo com a técnica apropriada

9 PASSOS PARA CONSTRUIR UM INSTRUMENTO A) Listar as variáveis do estudo B) Revisar a definição conceitual das variáveis C)Revisar a definição operacional das variáveis

10 NÍVEIS DE MEDIÇÃO Medição Ordinal Existem categorias e elas mantêm uma ordem de maior ou menor Ex: Nível de prestígio de certas profissões Medição Nominal As categorias não possuem ordem nem hierarquia. Refletem diferenças apenas nas próprias variáveis Ex: Sexo: feminino ou masculino Afiliação religiosa: católico judeu protestante etc.

11 TIPOS DE INSTRUMENTO DE MEDIÇÃO DE DADOS QUANTITATIVOS ESCALAS PARA MEDIR ATITUDES Conjunto de itens apresentados em forma de afirmações ou juízos perante os quais se pede a reação dos indivíduos Os indivíduos precisam escolher um dos cinco pontos da escala. Cada ponto representa um valor numérico

12 Objeto da atitude medidoAfirmação O votoVotar é uma obrigação de todo cidadão responsável Escala ( ) concorda muito ( ) concorda ( ) Nem concorda nem discorda ( ) Discorda ( ) Discorda muito Escala ( ) Definitivamente sim ( ) provavelmente sim ( ) Indeciso ( ) Provavelmente não ( ) Definitivamente não OU

13 ALTERNATIVAS DE PONTOS NAS ESCALAS LIKERT Alternativa 1: Concorda muito Concorda Nem concorda nem discorda Discorda muito Alternativa 2: Concorda totalmente ConcordaNeutroDiscorda totalmente Alternativa 3: Definitivamente sim Provavelmente sim Indeciso Provavelmente não Definitivamente não Alternativa 4: Completamente verdadeiro verdadeiro Nem falso nem verdadeiro Falso Completamente falso

14 DIREÇÃO DAS AFIRMAÇÕES NA ESCALA LIKERT I- Os funcionários da direção de Impostos Nacionais são grosseiros no atendimento ao público 1.Concorda muito 2.Concorda 3.Nem concorda nem discorda 4.Discorda 5.Discorda muito II- Os funcionários da direção de Impostos Nacionais são educados no atendimento ao público 5. Concorda muito 4. Concorda 3. Nem concorda nem discorda 4. Discorda 5. Discorda muito

15 QUESTIONÁRIO Instrumento mais utilizado Consiste em um conjunto de questões com uma relação a uma ou mais variáveis a serem medidas

16 TIPOS DE QUESTÕES DO QUESTIONÁRIO TIPOS DE QUESTÕES Fechadas Contem alternativas de resposta previamente delimitadas Podem ser dicotômicas ou incluir várias opções resposta Abertas Não delimitam a priori as alternativas de resposta

17 TIPOS DE RESPOSTAS ÀS QUESTÕES FECHADAS DO QUESTIONÁRIO DICOTÔMICAS Estuda atualmente? ( ) Sim ( ) Não VÁRIAS ALTERNATIVAS (EXCLUDENTES) Quanto tempo vê televisão aos domingos? ( ) Diretor-geral ( ) Gerente ( ) Coordenador ( ) Supervisor ( ) Empregado

18 TIPOS DE RESPOSTAS ÀS QUESTÕES FECHADAS DO QUESTIONÁRIO VÁRIAS ALTERNATIVAS (NÃO EXCLUDENTES) Quanto tempo vê televisão aos domingos? ( ) Diretor-geral ( ) Gerente ( ) Coordenador ( ) Supervisor ( ) Empregado HIERARQUIZAÇÃO DE OPÇÕES Quanto lhe interessa desenvolver em cada área? (Indique de 1 a 10 em cada caso conforme seus interesses) Saúde Segurança e higiene Relações com sindicatos Qualidade de Vida no Trabalho

19 QUESTÕES ABERTAS DO QUESTIONÁRIO Exemplos: Por que você faz psicoterapia? ____________________________________________ Qual é a sua opinião sobre o programa X? _____________________________________________ Como você define a sua experiência neste trabalho? ___________________________________________

20 CARACTERÍSTICAS DAS QUESTÕES Errado: Os trabalhadores brasileiros são produtivos? Certo: Quão produtivos você considera, em geral, os trabalhadores brasileiros? NÃO DEVEM INDUZIR RESPOSTAS Errado: A OMS realizou estudos e comprovou que o tabagismo causa danos ao organismo você considera que fumar é nocivo à saúde? A maioria das pessoas opina que.... Os pais de família acham que.... A Igreja considera.... NÃO APRESENTAR IDÉIAS RESPALDADAS EM EVIDÊNCIAS COMPROVADAS Levar em conta: Nível sócio-econômico educacional ideologia religião afiliações a grupos ou partidos. LINGUAGEM UTILIZADA DE FORMA ADEQUADA

21 CARACTERÍSTICAS DAS QUESTÕES Errado: Os trabalhadores brasileiros são produtivos? Certo: Quão produtivos você considera, em geral, os trabalhadores brasileiros? NÃO DEVEM INDUZIR RESPOSTAS Errado: A OMS realizou estudos e comprovou que o tabagismo causa danos ao organismo você considera que fumar é nocivo à saúde? A maioria das pessoas opina que.... Os pais de família acham que.... A Igreja considera.... NÃO APRESENTAR IDÉIAS RESPALDADAS EM EVIDÊNCIAS COMPROVADAS Levar em conta: Nível sócio-econômico educacional ideologia religião afiliações a grupos ou partidos. LINGUAGEM UTILIZADA DE FORMA ADEQUADA

22 OUTROS ASPECTOS IMPORTANTES TAMANHO Se for curto demais: perde-se informação NÃO FAZER PERGUNTAS DESNECESSÁRIAS OU INJUSTIFICADAS Se for longo demais, torna-se entediante (mais de 35 minutos para responder) INSTRUÇÕES Incluir uma página de apresentação ou uma carta explicando os objetivos do questionário Incluir agradecimento ao indivíduo por ter participado e disposto seu tempo

23 OUTROS ASPECTOS IMPORTANTES AUTO-ADMINISTRADO POR ENTREVISTA PESSOALPOR ENTREVISTA TELEFÔNICA ENVIADO POR CORREIO POSTAL, ELETRÔNICO OU SERVIÇO MENSAGENS PELA INTERNET


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