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Organização Programática do Novo Programa de Português para o Ensino Básico 1º Módulo.

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Apresentação em tema: "Organização Programática do Novo Programa de Português para o Ensino Básico 1º Módulo."— Transcrição da apresentação:

1 Organização Programática do Novo Programa de Português para o Ensino Básico
1º Módulo

2 Organização programática do 1º Ciclo
Guião de análise

3 Organização do programa do 1º ciclo
O 1º Ciclo organiza-se em dois momentos distintos (página 22): 1º e 2º anos; 3º e 4º anos.

4 Traços distintivos entre o 1º e 2º momentos do 1º Ciclo
carácter adaptativo; função de capacitação. 2º momento (1.1.3): aprendizagem de novas convenções sobre o modo como o texto escrito se organiza; aprendizagem gradual de procedimentos de compreensão e interpretação textual. (página 22)

5 Resultados esperados nas competências específicas de compreensão do oral e de expressão oral
1º momento: saber escutar para cumprir ordens; prestar atenção para reter o essencial da mensagem; compreender o essencial… (página 24) 2º momento: saber escutar para organizar e reter informação essencial em português padrão; distinguir o essencial do acessório… (página 25) 1/2

6 Expressão oral 1º momento: falar de forma clara e audível; esperar a sua vez; formular pedidos e perguntas; narrar situações vividas e imaginadas (página 24). 2º momento: para além das referidas, planificar e apresentar exposições breves; produzir breves discursos orais em português padrão com vocabulário e estruturas gramaticais adequados (página 26). 2/2

7 Heterogeneidade de textos a privilegiar no 1º Ciclo
Textos literários adequados à faixa etária dos alunos (página ); Textos de ontem e de hoje; Textos de autores portugueses e estrangeiros; Textos multimodais; Textos variados (literários e não literários) – notícias, bilhetes, instruções, mapas, gráficos… (página 63 – )

8 Expressões relevantes que dão a dimensão da concepção de exercícios efectivos de escrita para os alunos do 1º Ciclo O 1º ciclo deverá permitir aos alunos o exercício efectivo da escrita, através da redacção de textos que possibilitem ora a realização de actividades reguladas por modelos, ora a escrita pessoal e criativa (página 23 – 1.1.4).

9 Etapas da planificação das actividades da escrita
Planificação (equaciona-se o objectivo da comunicação, o tipo de texto, geram-se ideias e elabora-se um plano); Textualização; Revisão. (página 23 – 1.1.4).

10 Papel do professor nas diferentes etapas da escrita processual
Todo o processo de escrita será organizado, executado e avaliado sob regulação do professor (página 23 – 1.1.4)

11 Actividades que promovem a transformação do conhecimento implícito em conhecimento explícito da língua A análise e a reflexão sobre a língua concretizam-se quer em actividades nos domínios do modo oral e do modo escrito, quer em trabalho oficinal (página 23 – 1.1.5)

12 Aspecto relevante introduzido pelo actual programa no que concerne a procedimentos e instrumentos de acesso à informação A criação de hábitos de pesquisa e o desenvolvimento de competências que permitam a todos aceder à informação em diferentes suportes e linguagens (página 67 – ); Todas as escolas deverão potenciar a biblioteca escolar equipadas com as tecnologias de informação e comunicação (página 67 – ).

13 Organização programática do 2º Ciclo
Guião de análise

14 Organização do programa do 2º Ciclo do ensino básico
A gestão dos percursos de aprendizagem assentará no equilíbrio entre a estabilização e a consolidação de determinados saberes, a aquisição, o alargamento e o aprofundamento de outros (página 73/74 – 2.1.1).

15 Relação de progressão no que respeita aos resultados esperados nas competências específicas de compreensão do oral e de expressão oral, no 1º e 2º ciclos No 2º ciclo a comunicação oral adquire uma função relevante na organização do trabalho na sala de aula, na execução das tarefas, na divulgação e partilha dos resultados… Os alunos terão de se confrontar com a necessidade de observar e elaborar critérios de desempenho que garantem eficácia e produtividade às actividades de escuta, de interacção verbal e de exposição oral, bem como a consolidação de modalidades formais das mesmas. (página 74 – 2.2.2)

16 Critérios para a constituição dos corpora textuais, no 2º ciclo
Representatividade e qualidade dos textos; Integridade das obras; Diversidade textual; Progressão; Intertextualidade. (página 100 – 2.4.2)

17 Explicitação de resultados esperados na escrita, no 2º ciclo
É essencial que os alunos se constituam como produtores de texto com crescente autonomia (página 74 – 2.2.4); Escrever para responder a diferentes propostas de trabalho; Utilizar com autonomia processos de planificação, textualização e revisão… Escrever em termos pessoais e criativos; Produzir textos coerentes e coesos em português padrão. (página 77)

18 Papel do professor nas diferentes etapas da escrita processual
Sob a orientação do professor, os alunos, individualmente ou em grupo, definem critérios de elaboração de textos escritos, que funcionam como referenciais, quer de avaliação, tendo em vista um processo de aperfeiçoamento e de reescrita, quer de nova produção (página 74 – 2.2.4).

19 Actividades que promovem a transformação do conhecimento explícito da língua
Uma criteriosa actividade de descoberta, reflexão, explicitação e sistematização de conhecimentos sobre a língua prossegue neste ciclo, de modo a configurar um mapa de conceitos coerente. O conhecimento explícito da língua é reinvestido na melhoria dos desempenhos nas outras competências (página 74 – 2.2.5).

20 Formas de utilização das TIC no apoio ao trabalho nas competências específicas
No que se refere às TIC, devem estas ser utilizadas como ferramentas de apoio ao trabalho nas competências específicas. Assim importa dar ao aluno oportunidades para: … (página 109 – )

21 Organização programática do 3º Ciclo
Guião de análise

22 Organização do programa do 3º ciclo do ensino básico
A organização do programa do 3º ciclo deve assegurar uma progressiva apropriação do objecto de trabalho e de conhecimento em questão – as práticas sociais da linguagem – em situações didácticas que possam contribuir para a formação do indivíduo nas dimensões cognitiva, física, afectivo-emocional e sociocultural. Deste modo, promove-se uma efectiva inserção no mundo extra-escolar, ampliando as possibilidades de participação no exercício da cidadania (página 112 – 3.1.1).

23 Traços distintivos entre o 2º e 3º ciclos
Desenvolvimento das capacidades de pesquisa, de levantamento de hipóteses, de abstracção, de análise e de síntese, em direcção a um pensamento cada vez mais formal. Assegura-se, assim, o alargamento e a complexificação de formas de raciocínio, de organização e de comunicação de saberes e pontos de vista pessoais (página 112 – 3.1.1).

24 Corpus textual a privilegiar no 3º ciclo
Deve-se privilegiar textos de diferentes tipos e apresentados em diversos suportes, gradualmente mais complexos, que permitam desenvolver, progressivamente, a autonomia dos leitores e a compreensão crítica (página 113 – 3.1.4). Estes textos, de diferente natureza (escritos, falados, visuais) e complexidade, integram-se no campo da literatura, nos textos do quotidiano e dos media, permitindo ampliar o conhecimento de como os sentidos são construídos e comunicados (página 136 – 3.4.1).

25 Expressões relevantes que dão a dimensão da concepção de exercícios efectivos de escrita para os alunos do 3º ciclo Partindo dos saberes adquiridos nos ciclos anteriores, trata-se de aprofundar este trabalho, apoiando os alunos na apropriação de mecanismos textuais progressivamente mais complexos, em que utilizem a linguagem escrita para pensar, para comunicar e para aprender (página 113 – 3.1.5).

26 Papel do professor nas diferentes etapas da escrita processual
É fundamental proporcionar aos alunos experiências em que eles desenvolvam a capacidade de produzir textos para narrar, descrever, expor, explicar, comentar ou argumentar, integrados em projectos de escrita com ligação ao trabalho sobre os textos literários, à exploração dos meios de informação e comunicação ou ao estudo das matérias escolares (página 140 – ); 1/2

27 Da análise das produções dos alunos e do estabelecimento de interacções produtivas, entre essas produções e os textos de autor, resultará uma progressiva sistematização de critérios que constituem referenciais, quer para avaliação, tendo em vista um processo de aperfeiçoamento e de reescrita, quer para a elaboração de novas produções escritas (página 114 – 3.1.5). 2/2

28 Actividades que promovem a transformação do conhecimento explícito da língua
O reforço do estudo sistematizado sobre a língua concretiza-se em actividades: de comunicação oral; de leitura; de escrita; práticas oficinais específicas. (página 114 – )

29 Um exemplo da progressão vertical inter-ciclos, a partir de um descritor de desempenho
Compreensão do oral: 1º e 2º anos (página 29): Utilizar técnicas simples…. 3º e 4º anos (página 30): Utilizar técnicas… 2º ciclo (página 80): Utilizar procedimentos para reter e alargar a informação recebida: … 3º ciclo (página 120): Utilizar procedimentos para clarificar, registar, tratar e reter a informação…

30 Autoria: Alda Silveira, EBS de Velas Paula Reis, EBS da Calheta Paulo Ribeiro, EBS de Velas Ana Teresa Gonçalves, EBS de Velas Domingos Nunes, EBS da Calheta São Roque do Pico, 15 e 16 de Outubro de 2009


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